Esse tipo de animação que vc falou (alpha) pode ser feito de 3 modos diferentes:
1. da mesma forma que eu fiz o exemplo anterior, isto é, utilizando interpolação e um MC.
2. Se você quiser que õ alpha do botão salte para 100 (isto é, rapidamente, sem gradativo). Basta que nas ações do botão você coloque:
on(rollOver){
this._alpha=100;
}
on(rollOut){
this._alpha=50;
}
3. Agora se você quer um efeito gradativo, o processo por ActionScript é um pouco mais complicado. Coloque no seu primeiro frame:
MovieClip.prototype.fade = function(a, v) {
if (a == null || a == undefined) {
a = true;
}
this.onEnterFrame = function() {
if (a) {
if (this._alpha>50 && a) {
this._visible = a;
this._alpha -= v;
if (this._alpha<=50) {
this._visible = a;
return false;
}
}
} else {
if (this._alpha<100 && a != true) {
this._visible = true;
this._alpha += v;
return true;
}
}
};
};
E nas ações de um Movie Clipe:
on(rollOver){
this.fade(true,20);
}
on(rollOut){
this.fade(false,20);
}
Extraido e adaptado de www.pontoflash.com.brÉ só escolher...
1: é mais trabalhoso pq vc vai precisar fazer um por um
2: tem o defeito de o alpha saltar de 50 para 100 e vice versa
3: é na minha opinião o melhor, apesar de ser mais complicado pq envolve algumas ações mais dificeis, ele cria um padrão para todos os movie clips que vc quiser. Bastanto colocar as ações correspondentes em cada MC desejado...
Espero ter ajudado...