Caro Leonardo, concordo com seu ponto de vista, em partes. Os grandes portais não estão em busca, (pelomenos não exclusivamente) de seguimentos e conteúdo e sim de visitas, pois quanto mais visitantes no portal maior seu leque de publicidade e conteudo eles sabem e podem gerar e derrubar o seu, o meu e o de qualquer micro empresário do mercado, lógico que se eu tivesse 500 mil pra comprar um portal que gerasse 100.000 visitantes eu o fazia , independente de seu seguimento, mas é justamente isso, o IG esteve atras de visitas, e fez a união do útil ao agradavel, manteve uma boa política de conduta para atrair publicidade.
Porem é muito mais confiável a OI anunciar em um produto da IG (Internet Generator) do que anunciar em um produto do Paulo (Eu).
Agora como falei no início, concordo com seu ponto de vista, desde que seja feito uma política correta e que garanta uma seguridade do seu conteudo, mas isso não garante que a OI anunciaria neste site sem a presença de uma marca forte por tras.
E você disse, que a site Riofestas.com.br se não me engano, é o maior site do RJ, você está falando de um seguimento (FESTAS) né?
Outra coisa, temos um outro site (guia comercial e cobertura de eventos). ele recebe 41000 visitante unicos ao dia.
Hoje um dos meus socios preparou um plano de midia para um empresa de pós graduação ligadas a OFFSHORE (petróleo).
E colocou no plano de midia 30 dias de exibição de um banner na pagina principal deste site. valor: 200 reais.
Quando eu vi o mesmo no plano, falei para meu socio, "Não acho interessante usar este site como mídia para este curso, é um curso forte voltado a profissionais pessoas que teram de pagar 500 reais de mensalidade, não um cara que está afim de pegar o telefone de uma pizzaria." Meu socio questionou-me pela minha opnião, "Você está descriminando uma mídia, o importante será o volume de visitantes, os jovens, comerciantes e grande parte do publico alvo deste site está afim ou tem intensão de se qualificar....bla bla bla..." Eu completei, "O cliente não vai aceitar esta mídia, pois não é o publico alvo dele".
No fim meu socio quiz experimentar a ideia.
Palvras de meu cliente: Perfil dele =
MBA Executivo, IBMEC - SP
MBA Direito Economico e Empresarial, FGV - RJ
Pós Graduação em Marketing – ESPM - SP
Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (1984).
FORMAÇÃO E VIVENCIA ACADÊMICA
MBA Executivo, IBMEC - SPPós Graduação em Marketing – ESPM - SPComunicação Social, Universidade Federal Fluminense (1984).
EXPERIENCIA PROFISSIONAL RESUMIDA
Experiência executiva na Gerencia Geral, Gestão Comercial e Marketing e superior a 20 anos, em empresas nacionais e multinacionais, tais como Allianz Group, Prever S.A., APC Skills, Grupo Mac Laren.
Palavras dele:
"Bom 'fulano' Neste portal não vejo futuro, sei que o mesmo tem 41.000 visitas, mas deixa eu te contar uma historinha, Certa vez perguntaram pra um cara, Uma lata de coca-cola hoje custa 2 reais, amanhã pra redução do estoque eu cobraria 1 real na lata, e nos fins de semana eu cobraria 40 centavos, pergunto quantas voc~e compraria? Eu se custasse 10 centavos eu não compraria nenhuma, pois não bebo coca-cola só guaraná. Oque aprendemos, de nada serve o anúncio custar 200 reais se eu não bebo coca-cola".
Então o publico alvo do meu cliente não bebe coca-cola, pra que anunciar onde a grande maioria são bebedores da mesma, vamos procurar quem beb guaraná.
Esse foi meu pensamento quando falei sobre marketing nestes tipos de sites. Publicidade nem sempre é aqui tem uma parede vamos colar um cartaz.
O cara que falou isso para meu sócio podia ser seu professor na faculdade, como você deve ter percebido no perfil dele.
Minha lição seria não acredite em tudo que te falam.
Legal, é isso ai mano. Opniões são pra serem convergidas mesmo, se não isso não seria um forum.
Boa sorte a todos
Edição feita por: frango atirador, 16/02/2005, 19:30.
Paulo A. Teixeira