Jump to content


welingon

Member Since 25/01/2008
Offline Last Active 29/02/2008, 17:25
-----

Posts I've Made

In Topic: Tomar Cuidado Com O Que Escrevem ...

21/02/2008, 13:45

Alexandre ... li o seu comentário e achei muito interessante, é verdade, passar informação sem ter certeza da mesma acaba mais atrapalhando do que ajudando .... gostaria que me responde-se uma coisa.
Disse que ai em curitiba tem varias empresas que estão precisando de mão de obra COBOL, vc poderia fazer uma indicação. Moro em São Paulo mas faço trabalho freelance, sou especialista na linguagem principalmente no ambiente Web, se conhecer alguma empresa que esta pensando ou pretende migrar o seus aplicativos COBOL de carcter para Web me indique por favor;

contato

011-9391-5580
email: softwelington@hotmail.com.br

In Topic: Cobol

25/01/2008, 15:15

Bem gente sabe que o Cobol é uma linguagem para desenvolvimento caracter .... no entanto, foi criado com o passar do tempo a possibilidade de desenvolver aplicativos usando Cobol com interface gráfica (o que é ótimo). Com certeza vc ja deve ter ouvido falar no Dialog Sistem né ? O Dialog funciona a base desse conceito. Gerar programas Cobol utilizando telas gráficas. Mas o que torna o uso do Dialog Sistem inviavel é que primeiro, reescrever fontes para este ambiente é um pardo, segundo dar manutenção em fontes nesse ambinete é extremamente estressante pelo fato que o programa neste ambiente necessitar de uma série de componetes do para poder rodar, isso sem contar que se um desses componentes der pau ... o porgramador fica louco até encontrar o erro.
Bom então será que nós vamos ter que nos contentar mesmo em programar em COBOL em ambiente caracter para sempre ? Não, não, pois a uma tecnologia que nova e que esta crescendo a todo o vapor, é o que chamamos de COBOL WEB !!!

Como eu disse no meu comentário no Mundo COBOL, COBOL WEB consiste basicamente em criar programas COBOL(manipular os dados e acessar arquivos ou Banco de Dados com a linguagem ) utilizando interface grafica WEB (interfaces criadas com alguma linguagem de WEB até mesmo o simples HTML). O resultado é espetacular,pois consiguimos nesse ambiente Web criar aplicativos muito mais flexiveis as necessidade atuais do mercado.

O ambiente web tem ao seu favor a rapidez, dinamismo e a segurança na manipulação dos dados do COBOL e a beleza estética das telas graficas WEB, isso sem contar as inumeras validações que é possivel criar nesse ambiente.

Se deseja agradar e satisfazer os seus clientes ... mude pra esse ambiente.

para você programar nesse ambiente não existe nenhuma ferramentinha magica que vc coloca lá o seu fonte escrito em ambiente carcter e ela vai converter automaticamente, não o processo de conversão vai ter que ser feito reescrevendo os fontes mesmo, mas pode ficar tranquilo que é muito facil reescrever os fontes para ambiente Web do que criar um novo em caracter.

A melhor ferramenta que há hoje no mercado para desenvolvimento neste ambiente é o NET EXPRESS da Micro Focus.

Inclusive dia 29 de janeiro (terça feira que vem) eles vão fazer lá na DTS (distribuidora da ferramenta) um evento especifico sobre COBOL WEB ... e também sobre a ferramenta de desenvovimento neste ambiente. Seria muito interessante caso você pudesse ir.
De uma olhada no site deles e procure se informar sobre este evento, o site é http://www.dtsconsulting.com/.

Bom .... caso você tenha aplicativos carcter e deseja migra-los para ambiente web, trabalho como consultor dando suporte especialmente em migração de aplicativos para ambiente Web utilizando COBOL, também faço consultoria da ferramenta caso necessite.

Qualquer coisa entre em contato.

Abraços

IPB Skin By Virteq