Jump to content


actinoco

Member Since 19/11/2007
Offline Last Active 31/01/2021, 00:46
-----

Topics I've Started

publicação visa oferecer subsídios para a implementação de a

13/09/2019, 01:50

Esta visa oferecer subsídios para a implementação de ações educativas na esfera da educação não formal, em especial cursos e oficinas, tanto presenciais, como a distância e híbridos, particularmente no que diz respeito aos aspectos didático-pedagógicos relacionados a seu planejamento, execução e avaliação.
 
Objetivo: Capacitar e atualizar os diversos atores sociais como agentes promotores da segurança e saúde dos trabalhadores.
 
Descrição: Realização de ações educativas básicas e regulares na área de segurança e saúde no trabalho.
 
Produto: Pessoa capacitada.
 
Especificação do produto: Pessoa capacitada e avaliada segundo os requisitos de frequência e aproveitamento.
 
Detalhamento da implementação: No âmbito da educação básica, identificar as necessidades e as demandas sociais; elaborar projetos específicos de oferta de cursos e oficinas segundo a proposta de educação em Segurança e Saúde no Trabalho da Fundacentro.

Nos dias de hoje, o progresso tecnológico e as intensas pres

12/09/2019, 01:56

A proteção dos trabalhadores contra doenças e lesões relacionadas ao trabalho faz parte do mandato histórico da OIT. Doenças e lesões não são indissociáveis do trabalho, nem a pobreza é razão para se menosprezar a segurança e a saúde dos trabalhadores.
 
O objetivo fundamental da OIT é promover oportunidades para que mulheres e homens obtenham trabalho decente e produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Resumimos tudo isso na expressão “trabalho decente”. Diretrizes sobre sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho Trabalho decente é trabalho seguro, e trabalho seguro é também um fator de produtividade e de crescimento econômico.

Programa Nacional de Engenharia de Segurança da Indústria da

11/09/2019, 02:37

Com a publicação da Portaria nº 4 de 4/7/1995 do MTE, que deu nova redação à Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18), a equipe técnica do Programa Nacional de Engenharia de Segurança da Indústria da Construção Civil (Proesic) procedeu à revisão de atualização dos livretos da Série Engenharia Civil, desenvolvidos por técnicos da Fundacentro, adequando-os ao atual contexto normativo.
 
A primeira revisão da Série foi em 2004 para adequação à nova redação da Norma Regulamentadora 18.

Dermatologia Ocupacional

09/09/2019, 23:45

As dermatoses ocupacionais têm contribuído de modo importante como causa de danos os mais variados à integridade física do trabalhador. Apesar de elas não produzirem alterações graves à saúde, acabam, todavia, determinando agravos de diversos tipos à mucosa, à pele e aos seus anexos.
 
Desconforto, prurido variável, ferimentos diversos, traumas, hiperceratoses, dermatites irritativas e alérgicas, discromias, erupções acneiformes, ulcerações, tumores, cicatrizes, sequelas diversas, algumas até com comprometimento psicossomático, representam o trágico saldo decorrente das más condições de Higiene e Segurança do Trabalho em nosso país. Em alguns casos, envolvendo pacientes alérgicos, torna-se necessário o afastamento definitivo do ambiente de trabalho, ocasionando prejuízos tanto ao empregador quanto ao empregado.

material contendo textos abordando temas relacionados à legi

09/09/2019, 01:41

Para subsidiar as ações de capacitação e as posteriores atividades de difusão, foi elaborado, por especialistas de diversas áreas, material contendo textos abordando temas relacionados à legislação, à agricultura sustentável, ao manejo ecológico de pragas, aos impactos e ao controle de riscos no uso de agrotóxicos, entre outros assuntos.
 
O conteúdo aqui publicado tem por base parte integrante do referido material, dedicada a discutir o tema da segurança no trabalho com agrotóxicos com a fundamental abrangência e complexidade exigidas pelo tema.

IPB Skin By Virteq