Jump to content


warezratito

Member Since 19/06/2007
Offline Last Active 15/09/2010, 22:22
-----

Topics I've Started

.:como Criar Um Poster:.

19/06/2007, 03:51

TUTORIAL Criado no Photoshop CS2

Vamos imaginar que alguém vos pedia um trabalho para um poster do STAR WARS para anunciar o DvD de extras.
Como vocés iriam começar a realização deste poster?

Arranjar sempre o maior numero de imagens possiveis sobre a saga do STAR WARS.

Obter as fontes usadas no logo do STAR WARS (TRUETYPE). Nome da fonte: star jedi-Regular

Agora que obtemos o material necessário podemos começar por criar o poster. Em primeiro lugar temos de ter ideia do que vamos criar,depois de se saber o que fazer começamos então por ir no programa XARA 3D e abrimos este programa.
Escolhemos a fonte que mencionei Star Jedi-Regular e escrevemos no Xara 3D a palavra STAR ajustem a luz nas letras, ajustem a perspectiva, e coloquem o fundo (Background) sempre a cor negra em seguida depois de tudo pronto salvamos com o tamanho de 1535 na sua largura e 500 na sua altura em formato BMP a 24 bits.

As letras têm de ser criadas em separado no Xara 3D, o motivo é porque se vocés escreverem o texto do titulo todo complecto a palavra WARS não fica certa com a palavra Star portanto fica a palavra WARS mais pequena em relação á STAR.

Posted Image

Apresentação da letra no XARA 3D

Agora voltamos a escrever mas a palavra WARS e com o mesmo metodo que já expliquei para a palavra STAR.Ok ambas as palavras estão salvas.

Abrimos em seguida o Photoshop, e passamos as imagens salvas para o Photoshop, vamos então abrir um novo documento no Photoshop (New) com as medidas de 2175 x 1535 pixels com o fundo a preto.

Posted Image

fundo a Preto e suas medidas

Posted Image

Letras preparadas para copy/past no novo documento.

Em seguida vamos na palavra STAR selecionamos a palavra usando o rato sobre o Layer desta palavra e clicando ao mesmo tempo na tecla Ctrl para marcar as letras da palavra STAR em seu redor.
Vejam a próxima imagem a palavra STAR Selecionada, Agora com a ferramenta MAGIC WAND TOOL Na barra de ferramentas á vossa esquerda no Photoshop activem e depois com o rato cliquem com o botão direito sobre a área da letra selecionada e marquem Select Inverse como mostra na imagem.

Posted Image

Barra de Ferramentas á esquerda no Photoshop. Ferramanta seleccionada Magic Wand Tool

Posted Image

Selecção das letras com a ferramenta MAGIC WAND TOOL

Depois desta selecção vão em Edit/Copy/Paste O Paste será feito no novo documento que vocés abriram antes. O mesmo processo para a palavra WARS.

Agora temos ambas as palavras no novo documento e vamos centralizar as duas palavras. Para centralizarem pode usar guias e para activar estas guias vão em View/Extras Marquem os Extras depois com o rato arrastam as linhas que podem ir buscar no topo e na lateral esquerda do vosso documento, para as puxar têm de ter na barra de ferramentas a ferramenta Move/Tool activa ou podem levar o rato a puxar as linhas sem esta ferramenta estar activa, mas será mais seguro com a ferramenta activa, assim evitam que possam alterar alguma coisa na vossa área de trabalho com outra ferramenta selecionada.

Posted Image

Letras centralizadas e as linhas de guia, a seta indica a direcção para cima das letras.

Movam com a mesma ferramenta seleccionada Move/Tool as letras até se encontrarem ao centro do documento, podem usar os cursores do vosso teclado para mover as letras. Convém que tenham os dois Layers marcados esta opção permite que movam as duas palavras ao mesmo tempo mantendo assim as letras centralizadas.
Para marcarem os dois Layers usam a tecla Ctrl mais o botão do rato esquerdo e clicam um a um nos Layers.

Posted Image

Layers seleccionados.

Em seguida vamos dar um Transform nas letras e com os dois Layers marcados vamos em Edit/Free Transform e movemos a partir dos cantos superiores ou inferiores o rectângulo até vocés acharem que está um tamanho considerável e á escala em relação ao documento. Os vossos olhos serão a precisão desta correcção.

Posted Image

Transformar as letras em simultâneo a partir dos cantos.

Sem modificar nada de nada nas letras vamos escolher algumas imagens ao vosso gosto ou podem construir uma imagem com montagens e depois aplicar ás letras como é apresentado neste tutorial.
Têm de tomar atenção que é sempre necessário trabalhar Layer a layer o que irá acontecer quando vocés passarem a imagem que querem montar sobre as letras para o Photoshop este acrescenta sempre mais um Layer.

Depois de terem a vossa imagem no Photoshop vamos começar a montar a imagem na letra. Ajustem a imagem ao tamanho total da palavra STAR mesmo que ultrapasse um pouco não importa,desde que vocés mantenham um certo critério na imagem. As personagens convêm estar todas ou quase todas dentro da letra, reparem na próxima figura a qual já mostra a letra marcada sobre a imagem.
Agora como obter este efeito sobre a imagem marcando a letra??? Muito simples, de certeza que vocés depois de ficarem a saber vão pensar. (Ora bolas afinal era só isto?????) ehehehe, pois era!
Vamos lá então, imagem sobre a letra, a qual na área dos Layers terá de ficar acima da letra STAR com a tecla Ctrl segurem esta tecla e sobre o Layer da palavra STAR cliquem com o vosso rato. Prontos já está? Ok, a vossa palavra STAR está marcada com o pontilhado como mostra a imagem seguinte.

Posted Image

Imagem marcada com pontilhado.

Em seguida com a ferramenta Magic Wand Tool activada e com o Layer da imagem activo fazem Select Inverse com o botão do rato direito sobre a imagem no documento. Agora vão na tecla Delete do vosso teclado e façam clique. Pois é ficou apenas a imagem com a mesma forma da letra, simples não é???? ;) Para a palavra WARS fazem o mesmo processo.

Como sempre existe a parte mais chata de um trabalho para alguns é o limpar certas áreas,mas para que este fique como se pretende têm de o fazer. Vamos limpar algumas partes da imagem que não interessam que fiquem as quais cobrem a perspectiva das letras e isto interessa que se veja senão vocés ficam sem ter a dimensão da letra pretendida ou a forma de 3D.

Na palete dos Layers têm uma opção que se chama de Fill nesta opção reduzam a opacidade da imagem para 40% ou menos, o que acontece é que passam a ver as letras por baixo da imagem, então vamos na ferramenta Polygonal Lasso Tool na área das ferramentas á vossa esquerda e selecionamos esta ferramenta, em seguida com o Lasso Tool marcado clicam na tecla do Shift a qual permite que possam contornar as áreas que pretendem limpar todas ao mesmo tempo sem desmarcar a primeira e assim por diante, no fim é só clicar na tecla Delete que elimina a área que foi marcada por vocés.

Posted Image

Áreas recortadas com a ferramenta Polygonal Lasso Tool

Depois de limparem as duas palavras vocés podem voltar a colocar o Fill a 100%. A partir deste momento têm a imagem recortada á mesma medida das letras. Podia-se aproveitar este modelo para criar uma imagem como é apresentado na Intro desta saga, mas a minha ideia será outra para este poster.

Para último vamos abrir o Blending Options na área da palete dos Layers e vamos colocar um Bevel/Emboss sigam os mesmos valores que mostra a figura para ambas as palavras.

Posted Image

Bevel/Emboss

Posted Image

Pronto a Imagem está finalizada

Posted Image

Pormenor das letras STAR WARS a 100% antes de se colocar as imagens.

Aconselho sempre que trabalhem com as vossas imagens a 100% de tamanho para terem bem a percessão dos detalhes e onde andam a tratar as respectivas áreas, podem também aumentar mais que 100% o que deixa o trabalho mais perfeito e os recortes são mesmo sobre as áreas limites e de mais fácil manejo com o rato nas curvas.Devo lembrar que um circulo é constituido por vários segmentos de recta.

A partir daqui tudo pode acontecer, temos o titulo já pronto e como sempre devem guardar este trabalho em formato PSD Posted Image, em seguida irei mostrar uma série de montagens incluindo algumas mascaras que irão complectar este poster.
A partir daqui vocés ficaram a saber algumas maneiras de poderem trabalhar imagens com letras e montar e recortar a imagem á forma da letra e também como usarem algumas das ferramentas no Photoshop, isto serve para alguns trabalhos extra poster ou capas para DvD, depois é tudo uma questão de vocés explorarem com outras imagens em outro genero de trabalhos.

Trabalhar com vários programas obriga a que se possam aperfeiçoar melhor em algumas áres dos Editores de Imagens, neste caso o Xara 3D é um excelente programa para criar Letras em 3D, e leve em relação a outros programas mas não é um Editor de Imagens, o Photoshop também cria letras em 3D mas para poderem transformar as letras com a mesma forma que o Xara 3D é necessário mais trabalho o que obriga a uma quantidade de Layers para recriar as letras a 3D, assim o Xara 3D já permite obter o resultado final de uma única vez.

Também podem adicionar texturas no Xara 3D, mas quando se passa as letras para o Photoshop convém que estas vão limpas e depois no Photoshop é que colocam texturas se acharem que o devem fazer.

Quando dei inicio a este tutorial achei que não devia falar na criação de pastas por grupos na área dos Layers do Photoshop.
Nesta fase da criação do poster devemos organizar um pouco o nosso trabalho, convém saber o que contém cada layer como para vossa segurança de trabalho manterem os Layers dentro de pastas divididas por grupos (GROUP).

Podemos ver este exemplo na palete dos Layers:

Em primeiro lugar devem criar um novo Group (Grupo) e renomear a pasta deste Grupo (Figura 1). No meu caso apliquei o nome de STAR WARS, sendo assim será esta pasta de Grupo que irá ter as imagens todas das letras
STAR WARS.

Posted Image

Figura 1

IPB Skin By Virteq