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Marcelo Dischinger

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Offline Last Active 27/07/2005, 13:25
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Ajuda Urgente - Monitor Lcd De Notebooks

28/03/2005, 12:36

Olá, amigos foristas com experiência na área!

Chamo-me Marcelo, moro em Brasília, sou fotógrafo digital Canon 20D e preciso muito que me ajudem com algumas dúvidas. Adquiri na Feira dos Importados aqui em Brasília, há alguns dias atrás, um notebook (recondicionado) Toshiba Satellite A75 – S229 (Pentium 4 – 3.2 Gb, 1024 RAM, HD 80, tela wide 15.4 TruBrite (lisa), gravadora de DVD e placa de vídeo ATI Mobility Radeon 9000 IGP) para trabalhar com tratamento de imagens no Photoshop (não tenho espaço em casa para monitores CRT). Logo que cheguei em casa, percebi, ao visualizar alguns sites e minhas fotos as quais eu estava acostumado a ver num monitor CRT Flatron 17” bem calibrado, um padrão de cores (RGB) absurdamente fora da realidade. O monitor LCD deste notebook só tem ajustes de brilho (F6 e F7) no hardware. A placa de vídeo ATI (que diziam ser excelente) só oferece ajustes de gama, brilho e contraste. Coloquei o meu notebook em rede com um monitor CRT e confirmei o erro grotesco nas cores. Tentei de todas as formas ajustar os três comandos oferecidos pela própria placa para chegar a uma configuração de cor aceitável. No entanto, o que consegui ficou abaixo do aceitável. Como trabalho com Photoshop e fotografia digital, as cores do monitor devem ser fiéis, senão acharei que o white balance da câmera errou e ficarei estragando as minhas fotos na edição, ao invés de melhorá-las. Depois de não ter tido sucesso na configuração do monitor do notebook, cogitei a idéia de defeito na placa ou no monitor. Voltei na Feira (onde comprei o notebook) e coloquei outra máquina igual a minha (mesmo modelo) lado a lado: as duas apresentaram o mesmo padrão, ou seja, impraticável. Após esta constatação, resolvi comparar com outro modelo da Toshiba que tinha lá (Satellite M35X – S456: Centrino 1.7, 512 RAM, HD 80, mesma tela, gravadora de DVD e placa de vídeo GeForce FX Go5200). Abri a mesma imagem nas duas máquinas e comparei. Nesta última máquina, as cores se apresentaram mais fiéis (aceitável, mas não perfeitas) e a placa dela (GeForce – a mesma marca que está instalada em casa no computador do meu monitor Flatron 17”) possui um comando útil a mais que a ATI não dispunha: saturação (vibrance). Após esta constatação (GeForce é melhor que ATI na definição de cores!), perguntei se eles trocavam a placa do meu notebook de ATI para GeForce. Responderam que não, que era complicado, que perdia a garantia e que preferiam me dar outro notebook. Neste exato momento, pensei em realizar a troca de máquina (pagando a diferença a mais já que o modelo com processador Centrinum é R$1.000,00 a mais). Mas, na última hora, resolvi adiar a troca e pesquisar mais. Chegando em casa, ao abrir o site de suporte da Toshiba (http://www.csd.toshi...su_la_home.html) descobri que existem dezenas de outros modelos diversos de notebooks. Ao acessar um outro fórum de fotografia, descobri que é importante, ao se adquirir monitores LCD, verificar o seu nível máximo de contraste e brilho. A partir daí, pirei... O que devo fazer? Existem monitores de notebooks que alcançam contraste de pelo menos 500:1 e brilho de 300cd/cm² (li neste outro fórum que é o mínimo aceitável para monitores LCD – não sei se a regra vale também para os de notebooks), já que o brilho do Centrinum é 220 cd/m² e seu contraste é 300:1 o brilho do Pentium 4 (meu notebook até o momento) é 232 Cd/m² e contraste desconhecido. Qual notebook da Toshiba (ou outra marca) devo encomendar para realizar a troca ou devo trocar mesmo pelo Satellite M35X – S456 (testado) que já está lá para pronta entrega? E se eu encomendar sem testar a reprodução de cores do monitor e ao chegar me arrepender? Ou ainda: é possível calibrar o meu monitor para compensar os erros apresentados (o vermelho fica alaranjado, o amarelo fica escuro, amarronzado e sem vida e o azul fica claro demais – ao aparecer o símbolo do Windows XP no fundo todo preto quando ligo o aparelho já dá para constatar a aberração cromática inaceitável para trabalhos com fotografia)? Por favor, preciso muito da atenção e apoio de vocês. Desculpem se me estendi demais. Obrigado desde já e aguardo ansioso pelas respostas.

Marcelo – Brasília
(61) 9970-9001
mdisc@terra.com.br

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