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Daniel Emiliano

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Offline Last Active 29/01/2017, 06:51
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10 Dicas para aumentar o desempenho do e-mail marketing de sua empresa

29/01/2017, 06:51

Estima-se que mais de 60% da população brasileira, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas já possuem acesso à internet e possuem ao menos uma conta de e-mail, seja pessoal ou profissional.

Segundo pesquisa realizada pela Ipsos, 85% dos entrevistados afirmaram que o e-mail é o principal canal de comunicação entre empresas e clientes.

Dito isso, fica claro o potencial de venda que uma campanha de e-mail marketing possui. No entanto muitos erros são cometidos pelas empresas na hora de se comunicarem com seus clientes por esse meio.

Abaixo listarei algumas dicas para uma campanha matadora e que traga bons resultados.

 

1) Nunca compre lista de e-mails

Eu sei, é muito tentador quando alguma empresa lhe oferece uma lista com milhares de e-mails, mas essa tática deve ser abolida por qualquer empreendedor.

O primeiro motivo é que E-mail marketings precisam ser autorizados pelos clientes, do contrário você estará envio SPAM, e são muitos os problemas que isso pode acarretar para sua empresa, como ter seu domínio incluído em uma listagem Anti Spam, que poderá até mesmo bloquear seu domínio para acesso de algumas pessoas e até mesmo o banimento de sistemas de envio de e-mail.

 

2) Utilize sistemas especiais para envio de e-mail marketing

Não é raro ver pessoas realizando campanhas de e-mail marketing fazendo o disparo de web mails ou de softwares de uso pessoal, como Outlook e Thunderbird.

Realizando o disparo dessa forma, além de correr o risco de extrapolar o limite de envios por hora de seu servidor, o que pode acarretar na suspensão temporária do serviço, você também não contará com todas as facilidades e relatórios que um serviço de disparo especializado pode oferecer.

Serviços de disparo profissionais podem segmentar campanhas, personalizar os e-mails com o nome do cliente e até mesmo identificar se o e-mail chegou e foi aberto, tudo de forma rápida e automatizada.

 

3) Seguimente sua base de e-mails

O mundo lá fora está cheio de pessoas diferentes, com gostos e desejos distintos.

Segmentar sua base de dados de forma que você possa filtrar os contatos e identificar diferentes públicos é de fundamental importância para o sucesso de uma campanha.

Com a possibilidade de filtrar e criar grupos de interesses distintos, você pode criar campanhas personalizadas para cada um e vender o produto que melhor se adéqua aos interesses de cada grupo.

 

4) Evite parecer com um SPAM

Antes de chegar a caixa de entrada de qualquer pessoa, um e-mail enviado passa por um sistema de anti-spam.

Esse sistema basicamente vai “ler” o conteúdo da mensagem e verificar se ela não tem muitos pontos que sugiram ser um spam.

Palavras como “grátis”, “ligue agora”, “clique aqui”, entre outras costumam não ser bem vistas por esses sistemas, assim como o uso de caixa alta nos textos e muitos pontos de exclamação.

Muitas imagens e pouco ou nenhum texto são fatores alarmantes que também serão observados pelos mecanismos de defesa do e-mail.

Sendo assim, tente criar um conteúdo de qualidade, distribuindo bem o uso de textos e imagens e evite cair na armadilha das “palavras chave”.

 

5) Cuidado com a frequência dos e-mails

Por mais que as pessoas tenham interesse em receber e ler sua campanha de e-mail marketing, tenha cuidado com a frequência, já que muito raramente as pessoas vão aceitar receber um alto volume em curto período desses e-mails.

Por experiência própria posso afirmar que enviar campanhas de e-mail diária é um suicídio digital e até mesmo campanhas semanais podem causar irritação do cliente.

Uma estratégia de envio quinzenal ou até mesmo mensal costuma ter uma aceitação bem maior e um número de descadastramento bem inferior.

 

6) Tenha um design limpo

Não confunda uma campanha de e-mail marketing com a criação de um website.

Ninguém entra em um e-mail esperando ver grandes obras artísticas e sim um conteúdo que seja de seu interesse.

Sendo assim, tente ser breve nas informações prestadas, evite utilizar muitas imagens que poluam o e-mail e concorram em atenção com o texto.

Lembre-se também que nos dias atuais, mais de 50% dos acessos a e-mail são feitos em aparelhos moveis como Tablets e Celulares, dispositivos que exigem um conteúdo limpo e que gaste o mínimo de uso de dados possível.

 

7) Cuidado com as imagens

Muitos softwares de leitura de e-mail bloqueiam o carregamento de imagens em uma primeira visualização.

Evite portanto colocar os textos mais importantes de seu e-mail “embutidos” em uma arte gráfica, pois ela pode acabar por não ser visualizada pelo cliente.

Para e-mails marketings que visam apresentar textos, imagens de destaque e outras formatações mais avançadas, é altamente recomendado a programação em HTML do mesmo, que pode ser feito por um bom profissional de desenvolvimento web.

 

8) De a opção de descadastramento ao seu cliente

Ser marcado como “Spam” pelo cliente nunca é uma boa situação. A partir do momento em que o mesmo o assinalar como spam, além de seus e-mails não chegarem mais para essa pessoa, você também estará alimentando uma má reputação com os mecanismos de e-mail e uma reputação muito ruim pode resultar em sansões e bloqueios com esses sistemas.

Sendo assim, colocar um botão para descadastro do cliente é uma solução prudente a ser tomada, assim você não envia mais e-mail para quem se sente incomodado com o recebimento e poupa sua reputação na rede de ser afetada negativamente.

 

9) Monitore as métricas da campanha e faça ajustes

Acompanhar métricas como porcentagem de recebimento, de descadastro, de apertura, etc é de fundamental importância para a manutenção de uma campanha de qualidade.

Após alguns disparos já é possível identificar por exemplo pessoas que não abrem suas mensagens e dessa forma seria prudente remove-las da lista de envio, reduzindo os custos de envio e também evitando a possibilidade de ser marcado como Spammer em um futuro próximo.

Faça testes A x B com conteúdos distintos para o mesmo público e veja qual tem melhor resultado, para assim seguir uma estratégia mais eficiente e ir fazendo ajustes finos em suas campanhas.

Não ignore pedidos de remoção de lista e esteja atento para responder questionamentos de seus clientes no menor tempo possível.

 

10) Precisa de um profissional capacitado e com experiência em criação e gestão de campanhas de e-mail marketing?

Entre em contato e solicite um orçamento que terei prazer em oferecer a sua empresa um serviço de qualidade e que gere resultados!

Ligue para (19) 98805-4918 ou mande E-mail para contato@danielemiliano.com.br

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