Jump to content


joanacaldas

Member Since 11/11/2014
Offline Last Active 22/01/2015, 13:32
-----

#1021340 SWIFT. Conheça um pouco da história dessa linguagem de programação e s

Posted by joanacaldas on 22/01/2015, 13:20

No último WWDC, evento promovido pela Apple para desenvolvedores, a companhia apresentou a Swift, sua nova linguagem de programação dedicada para aplicativos de iOS e OS X. Com a intenção de permitir que os aplicativos sejam construídos mais facilmente, a nova linguagem quer romper com tudo que já foi feito para dispositivos móveis.
 
swift blog
 
Desenvolver uma nova linguagem de programação diz muito mais sobre as intenções da Apple do que apenas a necessidade de criar aplicativos mais seguros. Uma nova linguagem de programação trás com ela todo um novo ecossistema de desenvolvedores capazes de levar a empresa para um novo patamar de dependência, onde os aplicativos criados sejam exclusivos para os seus dispositivos.
 
Indo além da visão de negócios, é possível também perceber uma maior preocupação com a qualidade dos apps. Com isso, podemos imaginar que este será o foco da Apple para os próximos anos. Mas, de tudo isso, o que você realmente precisa saber sobre a Swift? Confira a seguir, os principais pontos da nova linguagem de programação da empresa da maçã.
 
 
Nova para todos
 
A Swift é uma linguagem de programação completamente nova para todos. Construída para ser tratada como linguagem de baixo nível, também é baseada em Objective-C. O primeiro app desenvolvido é o próprio aplicativo da WWDC 2014 e a Apple já disponibilizou guias completos sobre ela na Apple Store (apenas em inglês).
 
Segundo Tim Cook, CEO da Apple, a nova linguagem irá permitir que os aplicativos sejam criados mais rapidamente e com menos chances de erros, tornando seu desenvolvimento mais fácil.
 
 
Aplicativos melhores e mais estáveis
 
Ainda é cedo para listar as principais melhorias trazidas pela Swift, mas nas demonstrações da Apple no WWDC 2014 foi possível perceber uma incrível melhora em relação ao modo tradicional de se desenvolver aplicativos.
 
Além de melhores, mais seguros e mais estáveis, apps rodando Swift são muito mais rápidos. Se compararmos com Python, a Swift é quase quatro vezes mais rápida no mesmo hardware. Já comparando com Objective-C, ela fica três vezes mais rápida. A promessa é que mesmo códigos mais complexos sejam executados rapidamente pelos mesmos aparelhos.
 
 
Coexiste com Objective-C
 
Atualmente, os desenvolvedores de OS X e iOS estão acostumados com a linguagem Objective-C. Segundo a Apple, a intenção não é substituir a linguagem, mas fazer com que as duas coexistam. Ou seja, na prática, isso significa que aplicativos escritos em Objective-C poderão ter partes refeitas em Swift. O contrário também vale.
 
Por outro lado, é nítido que com o tempo a empresa foque suas melhorias na Swift. Além disso, novos dispositivos podem vir com funcionalidades exclusivas à nova linguagem, obrigando os desenvolvedores a adotá-la.
 
 
Você realmente precisa dela?
 
Trocar de linguagem de programação é algo complicado para qualquer desenvolvedor, mas é ainda mais complicado ignorar uma nova linguagem que afeta cerca de 200 milhões de usuários. Enquanto o surgimento da Swift significa aprender uma linguagem completamente nova, também significa criar aplicativos mais rapidamente e com menos erros.
 
Ao fim, a decisão de adotar a Swift talvez nem passe pela vontade do desenvolvedor, mas pela necessidade de se manter atualizado com o mercado e com o que buscam seus clientes e usuários. E para isso acontecer basta um movimento da Apple.
 
E você, pretende aprender a programar em Swift? Dê sua opinião e vamos continuar o debate nos comentários abaixo.
 
 
 



IPB Skin By Virteq