Jump to content


Photo

Segurança Básica Em Seu Computador.


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 GPDTrunks

GPDTrunks

    12 Horas

  • Usuários
  • 180 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/11/2004, 18:09

Segurança Básica em seu Computador.


Resolvi refazer um tutorial de segurança básica de seu PC. Almejando aqueles que sabem pouco, mas querem se aperfeiçoar e se manter seguros, bem como aqueles que já tem conhecimento na área e gostam de discutir opiniões. Tentarei manter as informações atualizadas, bem como colocar mais dicas.

- Mas porque proteger meu computador, quem vai querer alguma coisa com ele?

Isso é simples, pesquisas afirmam que hoje o empenho na criação de códigos malicioso tem outros alvos, deixando para segundo plano as grandes firmas, que investem demais em segurança.

- Mas quem será então?

Os usuários domésticos apresentam pouca resistência para hackers* (“do mal”), exatamente pela sua ignorância do assunto, bem como sua curiosidade (vai dizer que você nunca abriu um anexo que não sabia do que se tratava e de repente BUM! Vírus), logo somado a algumas coisas interessantes que seus arquivos podem fornecer, fa-se uma vitima perfeita.

- Mas que tipo de arquivo útil eu posso ter para os outros?

Contas e senhas de banco com certeza são a maior ambição de Crackers**, mas há também empresas interessadas de saber os costumes dos internautas, como sites que freqüentam e traçar um perfil para propaganda direcionada, como também CPFs, documentos ou simplesmente sem motivos, pelo simples prazer de destruição.

- Meu Dio Santo!!! Vou desligar esse pc agora!!!

Por isso que precisamos estar sempre atentos, mas não é necessário se desesperar, abaixo poderemos acompanhar algumas informações que se interpretadas e seguidas à risca irão diminuir drasticamente os riscos que os usuários domésticos correm.



* O conceito de hacker é muito discutido, mas a maioria concorda que Hacker é aquele que possui um alto conhecimento sobre determinado software de um computador, e isso não quer dizer que necessariamente ele tem que usar para fins maliciosos.

** Esses sim são apontados como Hackers que agem de maneira maléfica, ou danosa.


Windows Updates.

Certamente este é um passo muito importante para segurança de seu pc. Através do Windows Update poderemos atualizar o Sistema Operacional, corrigindo falhas de seguranças e Bugs (erros).
Os Windows XP e 2000 costumam baixar a atualização automaticamente, apenas informar quando de ser instalado, através de um ícone na Task Bar (onde fica o relógio), mesmo assim, é bom conferir e pode ser feito das seguintes maneiras:

1 – Clicando aqui

2 – Abrindo seu Internet Explorer, acessando: [Ferramentas] – [Windows Update].

3 – Acessando o site de Microsoft e selecionando Windows Update.


Antivírus

Todos os dias diversos vírus novos de computador são criados, um bom antivírus que reconheça e elimine-os é essencial. Se você já tem um, ótimo! Trate de manter ele atualizado com suas correções e novas listas de vírus. Se você não tem trate de instala-lo, segue uma lista de boas opções:

AVG 6.0 – Freeware (“De Grátis”).
Avast – Freeware
AVG 7.0 – Shareware (Pago).
Norton – Shareware
Mcafee. – Shareware.
Panda. – Shareware

OBS. Nunca use dois antivírus simultaneamente. Destes, da lista, tenho preferência por usar o Norton System Works que possui ótimas opções para manutenção da máquina e o AVG, pois é bom e não é pago.
OBS 2: O AVG 6 será descontinuado em dezembro de 2004, mas já haverá nova opção freeware, vou tentar atualizar aqui com a nova versão, de qualquer maneira basta procurar na página oficial do programa.


Spywares - Trojans.

Trata-se de variações de vírus que dificilmente são pegos por antivírus. Eles agem coletando informações de seu computador e enviando para fora, bem como podem abri Backdoors* deixando seu computador passível de invasões ou simplesmente instalar programas indesejados em sua máquina, que abrem paginas pornôs e propagandas em sua máquina e instalam barras de “ajuda” em seu Internet Explorer, prejudicando o desempenho de sua máquina e colocando em risco sua privacidade.

Segue uma lista de bons softwares que tratam de eliminar essas pragas de seu computador, assim como os antivírus, é importante manter estes softwares atualizados, e executa-los com freqüência (os antivírus estão sempre ativos impedem a maioria dos vírus de serem instalados em sua máquina, geralmente os “anti – spywares” não ficam ativos, precisam ser executados para remover os invasores).

Ad-Aware - Freeware
Spybot – Freeware
GIANT Antispyware - Shareware SpySubtract – Shareware
Spy Sweeper – Shareware
Easycleaner – Freeware

OBS. Este Easycleaner não se trata exatamente de um Antispyware, mas ajuda muito a desfazer suas sujeiras no Windows, bem como ajuda a remover restos de programas desisntalados que deixam sua máquina lenta. Leia seu tutorial em http://www.clubedoha...br/d250401.html

OBS 2: Uso e aprovo os 3 freewares, se por acaso eles acusarem algum spyware que não conseguem remover, basta pegar uma versão trial* das outras opções para tentar também.

* Backdoor – Porta de trás, seria um caminho aberto em seu computador para invasões.
** Trial é uma versão demonstrativa que possui tempo limitado para expirar. Varia de cada fornecedor.



Informações importantes.



Muito bem, agora aprendemos alguns softwares excelentes para segurança de nossa máquina, mas temos de entender (como eu disse no começo do texto) que não há softwares de proteção que resistam a usuários curiosos. Por isso vamos ver algumas dicas de cuidados que temos de tomar.

- Não abra anexos de e-mails.É extremamente importante não sair abrindo tudo que chega em seu e-mail, principalmente se você não sabe a origem do mesmo, se por acaso for um remetente conhecido, procure confirmar com a pessoa se ela realmente enviou o arquivo, pois há vírus que “se enviam” automaticamente sem conhecimento do usuário da máquina. As Extensões que potencialmente podem ser um vírus são: PIF – SRC – EXE – COM – e ZIP (pois este pode conter um vírus dentro).

- Sempre que for acessar seu banco via internet, verifique se ele tem a opção “Teclado Virtual” e use-a. Através do teclado virtual sua senha fica encriptada e não poderá ser descoberta por “programas-espiões” que eventualmente estejam instalados na máquina. Note que a Caixa Econômica, por exemplo, oferece as duas opções : teclado virtual ou campo de texto para senha; use sempre o teclado virtual, para manter-se seguro.

- Não acredite em seus e-mails, além dos anexos com vírus que constantemente chegam em sua caixa de entrada, existem e-mails falsos que alegam representar alguma instituição conhecida e sugerem que você entre com dados sigilosos para atualização, ou baixe um arquivo em sua máquina para obter alguma vantagem. Em ambos os casos você sairá prejudicado. Exemplos desses e-mails são:

· Mensagem de seu banco, pedindo para você atualizar seus dados.
· Mensagem da Receita federal pedindo atualizações de dados.
· “Seu nome está no SERASA ou SPC”
· Você recebeu um cartão virtual (veja bem, os falsários exigem que você baixe um arquivo “.exe” em sua máquina para visualização, se o cartão for verdadeiro, só será necessário você entrar na página da instituição, sem ter que passar dado algum seu, nem baixar nada em sua máquina).
· Cadastro do BBB-X, baixe o formulário(.exe).
· Empresa X quer um orçamento de sua firma, favor preencher o arquivo (.exe).
· Há inclusive mensagens falsas indicando que um e-mail seu retornou, ou, que há vírus em seu computador, mas você nunca enviou aquele e-mail.

- Cuidado ao acessar páginas “alternativas” (sites pornôs e de material ilícito, por exemplo) na internet, elas abrem diversos Pop-ups* oferecendo um milhão de benefícios e tentam instalar vários programas em sua máquina. Sempre negue tudo, um programa errado instalado pode ser a porta de entrada para os demais.

- Faça Backup de seus arquivos. Este procedimento trata-se de copiar seus arquivos importantes para um local seguro, o que é indispensável para sua tranqüilidade. Além de seu computador poder ser prejudicado por vírus, ele é passível de falhas mecânicas também, podendo tornar os dados de seu disco rígido indisponíveis (perdidos). Entretanto, não é aconselhável cópias em disquete devido sua baixa confiabilidade e extrema capacidade de falhar quando mais precisamos, Procure salvar em outros computadores, em armazenamentos na web, ou em CD´s e DVD´s por exemplo.


Links Úteis.

Aproveitei este texto para colocar alguns outros links de grande utilidade que podem ser usados para pesquisas básicas :

Dicas para Windows XP Ou Dicas para Windows XP
Tudo sobre acesso rápido de internet e configurações de modens.
Dicas para Windows 2000
Fórum dos Webmasters


Conclusão.


Embora complicado, é inegável a enorme gama de benefícios que o computador oferece. Basta um pouco de empenho e cuidado que você poderá desfrutar dos benefícios que o mundo digital lhe oferece. Boa Sorte.







Nome : Fabio Garcia R. Mangueira. Brasileiro, 22 anos.
Profissão : Suporte técnico em computadores e redes.
Msn : fabio_florianópolis@hotmail.com
Nicks : Trunks, TrunksD2, GPDTrunks.
I am a servant of the Secret Fire, wielder of the Flame of Anor. You cannot pass. The dark fire will not avail you, flame of Udun. Go back to the Shadow. You cannot pass!

#2 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 26/11/2004, 08:34

Bem formulado o tópico e com conteudo bem útil!
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq