O Mercado Na Internet Está Ruim Mesmo?
#1
Posted 16/11/2004, 22:47
Todo dia eu ouço a mesma coisa:
"O mercado está difícil...não consigo trabalhos legais", "tá complicado...não sei como vou pagar as minhas contas" ou ainda "o cliente quer pagar pouco e não confia mais no trabalho do webdesigner".
É uma mistura de pessimismo com falta de criatividade e profissionalismo. O pessoal vive mais tempo reclamando do que tomando atitudes que vão melhorar sua situação.
Tá bom...eu sei que sou muito otimista...mas eu prefiro ser assim e agir do que ficar de braços cruzados esperando os bons tempos.
Não resta dúvida de que muitos webdesigners e empresários do setor ajudaram para que realmente houvesse um descrédito por parte do cliente. Mas não podemos generalizar e vestir a carapuça do perseguido.
Na minha opinião o mercado está difícil para quem não sabe trabalhar.
A situação do país deixa a desejar mas isso não é desculpa para deixar de ser criativo e profissional.
Tá faltando paixão.
Não, não estou falando de amor platônico. Estou falando de paixão pelo seu trabalho, do perfeccionismo e do comprometimento com o cliente. Estou falando do envolvimento com cada pixel que você trabalha, cada linha de código que você edita, cada movimento, cada action que é programada no Flash. A gente vive numa ciranda louca atrás de trabalhos e correndo atrás do dinheiro, quando deveria ser ao contrário: os trabalhos chegando e o dinheiro correndo atrás da gente.
O profissional comprometido, literalmente apaixonado e disposto a melhorar e aprender a cada dia, com certeza vive essa experiência. A notícia ruim é que isso não acontece de graça. Muito suor, muita dedicação, muita pesquisa, muita curiosidade, muito tudo.
Olha o pessoal que virou um sucesso em seus trabalhos. Você acha que o Ayrton Senna trabalhou pouco? Quem questiona a genialidade musical do Jobim? Os recém campeões olímpicos brasileiros treinaram pouco?
Nada é de graça e para que você se destaque no mercado e seja reconhecido como um bom profissional, você precisa saber trabalhar, seja você um webdesigner, um gerente de projetos, um webwriter, um webqualquercoisa.
Seja humilde e saiba reconhecer suas limitações e procure aprimorar seu conhecimento todos os dias.
Procure entender o que você está fazendo e saiba defender o seu trabalho. Ouça o seu cliente pois ele é o melhor termômetro para identificar suas falhas. E quando você tiver a certeza absoluta de que você está certo, saiba convencer com justificativas pertinentes.
Para que você não reclame mais do mercado de Internet, apaixone-se pelo seu trabalho e, com certeza, seus clientes vão se apaixonar por ele também.
Publicado em 03 de setembro de 2004
Laert Yamazaki
laert@ideia3.com.br
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em Design, tem longa experiência na área de mídias interativas. Atualmente Diretor da Idéia 3 Digital, cria projetos interativos e atende clientes de diversos setores, principalmente do mercado imobiliário.
FONTE: www.bananadesign.com.br
#2
Posted 17/11/2004, 00:15
rs..
zuera, mas bem legal o texto.
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#3
Posted 24/11/2004, 21:39
vetus@onda.com.br
Entre para o lado NEGRO da força mas não entre para o mundo de MARLBORO
Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense na vantagem de que, por enquanto, ainda não há terra em cima.
Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bund@ te empurra para frente
#4
Posted 24/11/2004, 23:32
"Ajudar uns aos outros"...
Estes textos, dicas, apoios morais são muito importantes para o nosso dia-a-dia.
As vezes fico desanimado, com até trabalhos a serem concluídos, mais fica sempre aquela coisa "Amanhã eu faço, Amanhã eu faço"...
Quanto você ve o dia de entregar o projeto chegou e vc ainda não fez nada.
Mas quando leio textos assim eu começo a me lembrar dos bons tempos onde era loulo por html, java script e de tudo que passei para chegar a tal ponto!
Acho que quem está começando nesta área e quem já está nela à algum tempo sabe do que estou falando
Pode ter certeza que a partir do momento que você começar a querer desistir ou estiver sem apoio moral, procure alguém do ramo que está na mesma cituação isto ira tirar você e ele da lama!
"Quem bem ouve, bem responde."
- Development PHP | MySQL
- Graphical Designer
- Mounter and Repairman of Computer
#5
Posted 12/01/2005, 16:13
#6
Posted 13/01/2005, 11:34
todo nos temos que aprender a dar valor ao nosso trabalho, e cobra de acordo com oque ele vale, não se desvalorizando cobrando no máximo R$100,00 por um website completo.. (como vejo mto por ai)...
flw
Elaboramos esta pesquisa para fins acadêmicos, procurando analisar alguns pontos relevantes que possam ser observados em uma publicação exclusiva à profissionais que estão em contato direto com o mundo do Design. Contamos com a sua colaboração no preencimento desta pesquisa, para que possamos produzir um produto de qualidade e de acordo com as necessidade apontadas por quem já está inserido no contexto, experientes ou iniciantes, profissionais ou apenas usuários.
#7
Posted 14/01/2005, 23:16
Pior que me tocou também, é complicado mais não podemos dessitircaraca. me tocou
rs..
zuera, mas bem legal o texto.
até+V!
#8
Posted 15/01/2005, 12:00
tbem mi tocouPior que me tocou também, é complicado mais não podemos dessitircaraca. me tocou
rs..
zuera, mas bem legal o texto.
até+V!
#9
Posted 24/01/2005, 11:08
bom, faz um tempo que to espremendo a pedra pra ver se sai leite! hehehe... mas desde 2001 to como autonomo e nao penso em voltar a ser empregado, a nao ser por uma quantia bem boa(o dinheiro importa sim).
É dificil conseguir projetos que paguem bem e que sejam legais de se fazer? Sim... Então o lance é, paralelamente, ir moldando uma coisa que te de prazer e que possa te sustentar no futuro... eu to fazendo isso, hehehe.
๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑
#10
Posted 24/01/2005, 23:57
Eu comecei fazendo sites bem comuns em HTML, sempre busquei expor para os clientes minhas limitações e explicar tudo certinho, e também cobrar o preço justo por isso. Os clientes que queriam coisas melhores, que eu não dava conta de fazer, saíam fora. Mas tudo bem.
Depois comecei a fazer sites mais elaborados, sem dinamismo, mas com animações e beleza estética, seguindo regras de mercado, aprendendo com artigos, livros e tudo mais... sempre. E claro, cobrando sempre preços justos. Quem queria algo mais complexo continuava caindo fora, e quem queria coisas mais bartas também...
Em seguida, mais recentemente, comecei a trabalhar com php, banco de dados, scripts diversos, eoutras linguagens, só que menos. Agora estou fazendo sites com SGBD, bem modernos, apesar de ainda com algumas limitações. Agora dificilmente o cliente quer algo que não posso oferecer.
E o bom de tudo isso é que, aqueles clientes que não entendem muito bem, que acabam rejeitando meu orçamento por um mais barato, eventualmente depois de algum tempo voltam, pois percebem que aqui se faz bem feito, e os clientes satisfeitos sempre indicam seu trabalho.
É a regra do sucesso, mas no dia-a-dia, com concorrências desleais ou concorrências que oferecem serviços muito melhores, às vezes por preços muito abaixo da média fica difícil manter uma postura. Eu mesmo já desmontei várias vezes, chegando a fazer todo um site de depois pensar: "cara! fiz isso de graça! o cara vai me pagar uma mixaria por esse xxxxxx site! o que que eu tô fazendo?"... É difícil gente, mas com o tempo as recompensas de um trabalho regrado vêm, com certeza! Abraços, Saulo.
:: editando ::
Claro que o que manjo de php e mysql atualmente é bem básico, e tenho muito a aprender com colegas do fórum como o henrique_cba. Falei.
Edição feita por: kelme, 24/01/2005, 23:58.
#11
Posted 29/01/2005, 07:09
Sempre esteve e vái continuar.
O certo é saber aproveitar as oportunidades, criar alternativas para seus clientes, ter preços competitivos e tudo se resolve.
A maioria do clientes até agora, ou não foi procurado por um profissional especializado, ou foi enganado ou as vezes nem sabe do potencial da web no aumento de suas vendas. Em todos estes casos existem possibilidades de se conseguir serviço, seja apresentando um produto ou reformulando o que está mal feito.
Mas garanto, o segredo para tudo está na persistencia e em se fazer um nome no mercado. De cada 10 empresas que você visitar, 9 nem te darão atenção, mas esta unica que te deu a oportunidade de falar, deverá ser tratada como uma única, uma "coca-cola" da vida, não importa se ela é uma lojinha de bairro, ela na sua vida é muito importante, ela que vái te abrir as portas para outros serviços.
Por isso todo cuidado é pouco em relação a este projeto, faça seu melhor, ultrapasse as expectativas do cliente, trabalhe seriamente, você pode até deixar um pouco abaixo do preço, pois você que está começando tem de ter um olho a frente, pensar mais no que poderá ganhar em termos de propaganda com este serviço a longo prazo do que no lucro que obterá de imediato.
Isto, aliado a uma busca constante de conhecimentos, de novas tecnologias fará com que se destaque no mercado em relação aos "webtristezas de plantão". Aqueles que recebem um "não" e saem se queixando para Deus e o mundo e até entram em depressão.
Uma outra coisa é nunca depender de um só ramo (para os freela). Tem época que não se vende nada mesmo, isso acontece em qualquer segmento de mercado, tem hora que as vendas caem, é só uma palavra mal dada do Presidente, seja deste nosso pais ou de outros que o mercado se fecha de tal forma que as vezes demora meses pra voltar a atividade normal. Ninguem investe um centavo em nada.
Eu já vendi cartões de visita e sobrevivi muito bem com isso por meses. E não me envergonho disso. Nestas horas poderemos até apelar para serviços terceirizados, visite as agencias famosas e deixe seu cartão de visitas oferecendo seus serviços como freelance.
O mercado está bom e melhorando a cada dia que passa. É só saber ver as oportunidades e não desistir nunca.
Outro dia ouvi um comentário sarcastico de um amigo:
Ele me disse que existem dois tipos de Brasileiros, os otimistas e os pessimistas.
Os otimistas dizem que vamos comer (censurado) em dois anos.
Os pessimistas dizem que não vái haver (censurado) pra todo mundo.
Se pensarmos assim, é melhor ir preparando o estômago.
#12
Posted 31/01/2005, 11:51
Até hoje encontrei 2 pedras no meio do caminho.
A primeira - micreiros. Gente sem qualificação nenhuma, que não se dedica nem um pouco, pensa que por saber mexer no frontpage pode sair fazendo um site profissional e se auto-entitula um webdesigner.
Conheço um cara da minha cidade que é vocalista de uma banda. Ele sempre se dedicou como vocalista. O cara realmente é um dos melhores vocalistas que já conhecí. Canta Iron e Angra facilmente!!! Recentemente ele virou um webdesigner!!!!!! Como pode? um cara que dedicou toda sua vida como cantor, virar repentinamente webdesigner???? Isso que eu chamo de micreiro!
A outra pedra - Clientes que não sabem nada, nem tem computador mas estão louco pra ter um site na internet pq dizem por aí que é muito bom!!. O pior é que um cliente desses não investe nem metade do que deveria ser investido na web. Lógico, eu tb não investiria em algo que nem conheço.
Por isso, nesses casos, muita cautela, muita lábia e muuuita paciência
#13
Posted 31/01/2005, 12:44
Sobre os clientes que não sabem nada de internet e nem tem micro ou experiencia na rede, um bom catalogo impresso ajuda muito, e uma assesoria pós venda tambem.
Na verdade é até bom porque vc pode variar seu leque de opções e vender um micro, alem de dar treinamento.
#14
Posted 07/02/2005, 23:09
Edição feita por: verneklavor, 08/02/2005, 02:54.
#15
Posted 25/02/2005, 17:02
O pior é se autointitula de webdesigner.... isso faz cair a confiança em quem realmente trabalha direito, procura aprender e se esforça pra concluir um trabalho perfeito....
ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR..... é a única saída pra quem quer ganhar dinheiro e ser um profisional
"As coisas deveriam ser simples e não simpificadas"
Albert Einstein
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