Jump to content


Photo
- - - - -

O Mercado Na Internet Está Ruim Mesmo?


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 16/11/2004, 22:47

O mercado da Internet está ruim mesmo?

Todo dia eu ouço a mesma coisa:

"O mercado está difícil...não consigo trabalhos legais", "tá complicado...não sei como vou pagar as minhas contas" ou ainda "o cliente quer pagar pouco e não confia mais no trabalho do webdesigner".

É uma mistura de pessimismo com falta de criatividade e profissionalismo. O pessoal vive mais tempo reclamando do que tomando atitudes que vão melhorar sua situação.

Tá bom...eu sei que sou muito otimista...mas eu prefiro ser assim e agir do que ficar de braços cruzados esperando os bons tempos.

Não resta dúvida de que muitos webdesigners e empresários do setor ajudaram para que realmente houvesse um descrédito por parte do cliente. Mas não podemos generalizar e vestir a carapuça do perseguido.

Na minha opinião o mercado está difícil para quem não sabe trabalhar.

A situação do país deixa a desejar mas isso não é desculpa para deixar de ser criativo e profissional.

Tá faltando paixão.

Não, não estou falando de amor platônico. Estou falando de paixão pelo seu trabalho, do perfeccionismo e do comprometimento com o cliente. Estou falando do envolvimento com cada pixel que você trabalha, cada linha de código que você edita, cada movimento, cada action que é programada no Flash. A gente vive numa ciranda louca atrás de trabalhos e correndo atrás do dinheiro, quando deveria ser ao contrário: os trabalhos chegando e o dinheiro correndo atrás da gente.

O profissional comprometido, literalmente apaixonado e disposto a melhorar e aprender a cada dia, com certeza vive essa experiência. A notícia ruim é que isso não acontece de graça. Muito suor, muita dedicação, muita pesquisa, muita curiosidade, muito tudo.

Olha o pessoal que virou um sucesso em seus trabalhos. Você acha que o Ayrton Senna trabalhou pouco? Quem questiona a genialidade musical do Jobim? Os recém campeões olímpicos brasileiros treinaram pouco?

Nada é de graça e para que você se destaque no mercado e seja reconhecido como um bom profissional, você precisa saber trabalhar, seja você um webdesigner, um gerente de projetos, um webwriter, um webqualquercoisa.

Seja humilde e saiba reconhecer suas limitações e procure aprimorar seu conhecimento todos os dias.

Procure entender o que você está fazendo e saiba defender o seu trabalho. Ouça o seu cliente pois ele é o melhor termômetro para identificar suas falhas. E quando você tiver a certeza absoluta de que você está certo, saiba convencer com justificativas pertinentes.

Para que você não reclame mais do mercado de Internet, apaixone-se pelo seu trabalho e, com certeza, seus clientes vão se apaixonar por ele também.


Publicado em 03 de setembro de 2004
Laert Yamazaki
laert@ideia3.com.br

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em Design, tem longa experiência na área de mídias interativas. Atualmente Diretor da Idéia 3 Digital, cria projetos interativos e atende clientes de diversos setores, principalmente do mercado imobiliário.


FONTE: www.bananadesign.com.br
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#2 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 17/11/2004, 00:15

caraca. me tocou

rs..


zuera, mas bem legal o texto.
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#3 anrand

anrand

    The Orange Power

  • Usuários
  • 109 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:apenas sobevivendo<br>

Posted 24/11/2004, 21:39

captei vossa mensagem, vamos trabalhar.

vetus@onda.com.br

Entre para o lado NEGRO da força mas não entre para o mundo de MARLBORO


Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense na vantagem de que, por enquanto, ainda não há terra em cima.

Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bund@ te empurra para frente

#4 Agência-vr

Agência-vr

    Turista

  • Usuários
  • 34 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Volta Redonda - RJ

Posted 24/11/2004, 23:32

Nossa, isto é o exemplo que devemos seguir!

"Ajudar uns aos outros"...

Estes textos, dicas, apoios morais são muito importantes para o nosso dia-a-dia.

As vezes fico desanimado, com até trabalhos a serem concluídos, mais fica sempre aquela coisa "Amanhã eu faço, Amanhã eu faço"...

Quanto você ve o dia de entregar o projeto chegou e vc ainda não fez nada.
Mas quando leio textos assim eu começo a me lembrar dos bons tempos onde era loulo por html, java script e de tudo que passei para chegar a tal ponto!

Acho que quem está começando nesta área e quem já está nela à algum tempo sabe do que estou falando :)

Pode ter certeza que a partir do momento que você começar a querer desistir ou estiver sem apoio moral, procure alguém do ramo que está na mesma cituação isto ira tirar você e ele da lama!
Cristhian Estanislau ¬
"Quem bem ouve, bem responde."

- Development PHP | MySQL
- Graphical Designer
- Mounter and Repairman of Computer

#5 +h14g0

+h14g0

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/01/2005, 16:13

É desse jeito que eu faço meus designs, quem me conhece desde o começo sabe o quanto eu evolui, já fiquei muito triste por trabalhos que eu fiz no qual todos meus amigos que sao designers acharam otimo, mais o cliente nao, e o cliente fez eu fazer 1 design muito simples, mas estamos ai.

#6 eloahcristina

eloahcristina

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo

Posted 13/01/2005, 11:34

texto marcante... lutar contra aqueles que acham que montar um site, tratar com clientes é um robby ou coisas do tipo!...

todo nos temos que aprender a dar valor ao nosso trabalho, e cobra de acordo com oque ele vale, não se desvalorizando cobrando no máximo R$100,00 por um website completo.. (como vejo mto por ai)...

flw
www.eloahcristina.com.br/ope
Elaboramos esta pesquisa para fins acadêmicos, procurando analisar alguns pontos relevantes que possam ser observados em uma publicação exclusiva à profissionais que estão em contato direto com o mundo do Design. Contamos com a sua colaboração no preencimento desta pesquisa, para que possamos produzir um produto de qualidade e de acordo com as necessidade apontadas por quem já está inserido no contexto, experientes ou iniciantes, profissionais ou apenas usuários.

#7 tiago_tico

tiago_tico

    24 Horas

  • Usuários
  • 443 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/01/2005, 23:16

caraca. me tocou

rs..


zuera, mas bem legal o texto.

Pior que me tocou também, é complicado mais não podemos dessitir :blink: :D

até+V!

#8 H3NR!QU3

H3NR!QU3

    Progamador PHP!

  • Usuários
  • 1032 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:cuiaba MT
  • Interesses:programação... PHP,JAVA,C++ ,c,c# asp, asp.net e delph

Posted 15/01/2005, 12:00

caraca. me tocou

rs..


zuera, mas bem legal o texto.

Pior que me tocou também, é complicado mais não podemos dessitir :blink: :D

até+V!

tbem mi tocou ;)

#9 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 24/01/2005, 11:08

Olá,

bom, faz um tempo que to espremendo a pedra pra ver se sai leite! hehehe... mas desde 2001 to como autonomo e nao penso em voltar a ser empregado, a nao ser por uma quantia bem boa(o dinheiro importa sim).

É dificil conseguir projetos que paguem bem e que sejam legais de se fazer? Sim... Então o lance é, paralelamente, ir moldando uma coisa que te de prazer e que possa te sustentar no futuro... eu to fazendo isso, hehehe.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#10 kelme

kelme

    12 Horas

  • Usuários
  • 262 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/01/2005, 23:57

Cara, é isso aí, o mercado não está ruim para quem se dedica e trabalha não. Mas não pode se desesperar, que as coisas melhoram.

Eu comecei fazendo sites bem comuns em HTML, sempre busquei expor para os clientes minhas limitações e explicar tudo certinho, e também cobrar o preço justo por isso. Os clientes que queriam coisas melhores, que eu não dava conta de fazer, saíam fora. Mas tudo bem.

Depois comecei a fazer sites mais elaborados, sem dinamismo, mas com animações e beleza estética, seguindo regras de mercado, aprendendo com artigos, livros e tudo mais... sempre. E claro, cobrando sempre preços justos. Quem queria algo mais complexo continuava caindo fora, e quem queria coisas mais bartas também... :(

Em seguida, mais recentemente, comecei a trabalhar com php, banco de dados, scripts diversos, eoutras linguagens, só que menos. Agora estou fazendo sites com SGBD, bem modernos, apesar de ainda com algumas limitações. Agora dificilmente o cliente quer algo que não posso oferecer.

E o bom de tudo isso é que, aqueles clientes que não entendem muito bem, que acabam rejeitando meu orçamento por um mais barato, eventualmente depois de algum tempo voltam, pois percebem que aqui se faz bem feito, e os clientes satisfeitos sempre indicam seu trabalho.

É a regra do sucesso, mas no dia-a-dia, com concorrências desleais ou concorrências que oferecem serviços muito melhores, às vezes por preços muito abaixo da média fica difícil manter uma postura. Eu mesmo já desmontei várias vezes, chegando a fazer todo um site de depois pensar: "cara! fiz isso de graça! o cara vai me pagar uma mixaria por esse xxxxxx site! o que que eu tô fazendo?"... É difícil gente, mas com o tempo as recompensas de um trabalho regrado vêm, com certeza! Abraços, Saulo.

:: editando ::

Claro que o que manjo de php e mysql atualmente é bem básico, e tenho muito a aprender com colegas do fórum como o henrique_cba. Falei.

Edição feita por: kelme, 24/01/2005, 23:58.


#11 doutrinador

doutrinador

    Vái encarar?

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 29/01/2005, 07:09

O mercado está é muito bem, obrigado.
Sempre esteve e vái continuar.

O certo é saber aproveitar as oportunidades, criar alternativas para seus clientes, ter preços competitivos e tudo se resolve.

A maioria do clientes até agora, ou não foi procurado por um profissional especializado, ou foi enganado ou as vezes nem sabe do potencial da web no aumento de suas vendas. Em todos estes casos existem possibilidades de se conseguir serviço, seja apresentando um produto ou reformulando o que está mal feito.

Mas garanto, o segredo para tudo está na persistencia e em se fazer um nome no mercado. De cada 10 empresas que você visitar, 9 nem te darão atenção, mas esta unica que te deu a oportunidade de falar, deverá ser tratada como uma única, uma "coca-cola" da vida, não importa se ela é uma lojinha de bairro, ela na sua vida é muito importante, ela que vái te abrir as portas para outros serviços.

Por isso todo cuidado é pouco em relação a este projeto, faça seu melhor, ultrapasse as expectativas do cliente, trabalhe seriamente, você pode até deixar um pouco abaixo do preço, pois você que está começando tem de ter um olho a frente, pensar mais no que poderá ganhar em termos de propaganda com este serviço a longo prazo do que no lucro que obterá de imediato.

Isto, aliado a uma busca constante de conhecimentos, de novas tecnologias fará com que se destaque no mercado em relação aos "webtristezas de plantão". Aqueles que recebem um "não" e saem se queixando para Deus e o mundo e até entram em depressão.

Uma outra coisa é nunca depender de um só ramo (para os freela). Tem época que não se vende nada mesmo, isso acontece em qualquer segmento de mercado, tem hora que as vendas caem, é só uma palavra mal dada do Presidente, seja deste nosso pais ou de outros que o mercado se fecha de tal forma que as vezes demora meses pra voltar a atividade normal. Ninguem investe um centavo em nada.

Eu já vendi cartões de visita e sobrevivi muito bem com isso por meses. E não me envergonho disso. Nestas horas poderemos até apelar para serviços terceirizados, visite as agencias famosas e deixe seu cartão de visitas oferecendo seus serviços como freelance.

O mercado está bom e melhorando a cada dia que passa. É só saber ver as oportunidades e não desistir nunca. (y)

Outro dia ouvi um comentário sarcastico de um amigo:
Ele me disse que existem dois tipos de Brasileiros, os otimistas e os pessimistas.
Os otimistas dizem que vamos comer (censurado) em dois anos.
Os pessimistas dizem que não vái haver (censurado) pra todo mundo.

Se pensarmos assim, é melhor ir preparando o estômago. :P

#12 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 31/01/2005, 11:51

Outro grande problema na hora de fechar um site é o fato dos clientes mal saberem o real significado da internet, suas vantagens e todo o trabalho que engloba para fazer um BOM site.

Até hoje encontrei 2 pedras no meio do caminho.

A primeira - micreiros. Gente sem qualificação nenhuma, que não se dedica nem um pouco, pensa que por saber mexer no frontpage pode sair fazendo um site profissional e se auto-entitula um webdesigner.

Conheço um cara da minha cidade que é vocalista de uma banda. Ele sempre se dedicou como vocalista. O cara realmente é um dos melhores vocalistas que já conhecí. Canta Iron e Angra facilmente!!! Recentemente ele virou um webdesigner!!!!!! Como pode? um cara que dedicou toda sua vida como cantor, virar repentinamente webdesigner???? Isso que eu chamo de micreiro!

A outra pedra - Clientes que não sabem nada, nem tem computador mas estão louco pra ter um site na internet pq dizem por aí que é muito bom!!. O pior é que um cliente desses não investe nem metade do que deveria ser investido na web. Lógico, eu tb não investiria em algo que nem conheço.

Por isso, nesses casos, muita cautela, muita lábia e muuuita paciência
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#13 doutrinador

doutrinador

    Vái encarar?

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 31/01/2005, 12:44

Sobre os micreiros vc tem certa razão, mas os clientes deles geralmente acabem procurando um bom profissional, e ai este profissional faz um serviço decente e cobra um preço condizente.

Sobre os clientes que não sabem nada de internet e nem tem micro ou experiencia na rede, um bom catalogo impresso ajuda muito, e uma assesoria pós venda tambem.

Na verdade é até bom porque vc pode variar seu leque de opções e vender um micro, alem de dar treinamento. (y)

#14 verneklavor

verneklavor

    Desenvolvedor Web

  • Usuários
  • 154 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Fortaleza-CE

Posted 07/02/2005, 23:09

Essa dos micreiros é uma coisa bem phoda mesmo, aqui na minha cidade conheco uns 2, 3 amigos meus que do nada dizem que são web designer's tal, ams so mechem em Front Page, Dream e alguam cosia de Corel ou Ps. <_<

Edição feita por: verneklavor, 08/02/2005, 02:54.

"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor."

#15 Marciofbb

Marciofbb

    Turista

  • Usuários
  • 51 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/02/2005, 17:02

Realmente, pra quem tah começando agora, pega o Dreamweaver e pensa que sabe HTML. Vai no photoshop e muda a cor dos olhos, jah axa que é o WEBMASTER do ano.
O pior é se autointitula de webdesigner.... isso faz cair a confiança em quem realmente trabalha direito, procura aprender e se esforça pra concluir um trabalho perfeito....

ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR..... é a única saída pra quem quer ganhar dinheiro e ser um profisional
Marcio Mota
"As coisas deveriam ser simples e não simpificadas"
Albert Einstein




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq