Jump to content


Photo

Proteção.


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 1nc1ud3

1nc1ud3

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 23 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/11/2004, 16:51

Tipo eu estou desenvolvendo um script de rotação de galerias e links, então quando terminado irei vender por exemplo para o wmonline.com.br gostaria de saber como faço para que tipo este script so funcione no wmonline assimempedindo que o cliente não abuse e use noutro site ou mesmo venda.

Aguardo respostas....

Valeu fui! (y)
º nick: minalba
º icq: 322527969
º msn: suporte_bras@hotmail.com
-------------------------------------------
Participe do movimento brasil só PAZ!

#2 Saryu

Saryu

    Aprendiz Mestre

  • Usuários
  • 132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santos-SP

Posted 10/11/2004, 17:32

Este script é apenas pro cara ou vai vender pra outros o mesmo script?

#3 magnum

magnum

    Eu chego lá! (12h)

  • Usuários
  • 271 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campina Grande - PB

Posted 10/11/2004, 21:48

Cara, acho q nao tem como fazer isso. Tipo limitar o servidor onde o script poderá rodar. E mesmo que exista se você for vender o script terá que mandar o código para o comprador e ele pode remover a proteção.

Creio que o máximo que você pode fazer é encriptar seu código fonte impedindo alterações. Você pode fazer isso usando o zend encoder ou outros similares. Creio q tem um tópico no fórumo falando sobre isso. (y)
Álvaro Magnum Barbosa Neto
WAM WebMedia
magnum@wamwebmedia.com.br

#4 naughty

naughty

    2 Links Design e Tecnologia

  • Usuários
  • 334 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Bento do Sul - SC
  • Interesses:Desenvolvimento em PHP<br />Sistemas Integrados<br />Desenvolvimento WEB Geral

Posted 10/11/2004, 22:45

Existe uma maneira sim. A Zend (criadora do engine do PHP) vende um programa que "pré-compila" o código, tornando ele ilegível. Também existe a opção de limitar em que domínio o script poderá funcionar. Esse programa tem um preço bem salgado (a suíte completa custa mil dólares), mas resolve. O cliente só precisa instalar um programa da Zend que funciona junto com o PHP (além de possibilitar a execução de scripts pré-compilados, ele também promete melhorar o desempenho dos scripts).
Dá uma olhada em www.zend.com
Dionei Miodutzki
2 Links Design e Tecnologia
www.2links.com.br
-----------------------------------------------------------------------
Conheça o Planalto Norte, a direção certa para bons negócios.
www.planaltonorte.com.br

#5 daytor

daytor

    Daytor Art'$

  • Usuários
  • 271 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/11/2004, 10:36

Bom eu não sei o que esse script faz, mas é o seguinte.

O terra tem um script que vc pode utilizar o formmail deles sem vc precizar fazer nenhum scirpt pra isso, basta vc colocar o link para o script deles.

Se vc colocar esse link em um action de um form que não esteja hospedado na hospedagem deles, vc não consegue usar (provavelmente no script mesmo tem essa proteção). Ou seja desta vc usa o link pro script deles, mas não tem como passar pra outro, somente pra outro que tb tem a hospedagem, que naturalmente quem tem a hospedagem poderá usar tranquilamente.

Então vc poderia fazer um link deste script para que quiser comprar e tiver acesso(assim não terá acesso ao código). Colocar uma proteção que esse script só vai funcionar na hospedagem da pessoa, ou no login e senha desta pessoa, e por ai vai, depende de como vc quer fazer a proteção de cada um.

Bom lembrando que nada é seguro 100%, sempre tem uma brecha.

Tudo é 100% seguro, até alguem encontrar uma brecha.
- - :: Daytor Desenvolvimento :: - -

#6 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 12/11/2004, 07:36

bom, manter parte do codigo num servidor que o seu cliente nao tenha acesso é uma alternativa, porem tem varios porens, hehehe

1) se seu server sai do ar, o script do cliente para de funcionar, mesmo o site dele estando no ar...

2) vc vai precisar manter esses scripts online pro resto da vida, jah que vc vendeu um produto que necessita deles

3)há um decrescimo substancial na performance da aplicação...


Eu acho que, se vc esta bem preocupado com isso, seu script deva valer mais que a licença do Zend Encoder (y)

Edição feita por: Stormbringer, 12/11/2004, 07:38.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#7 nandotrade

nandotrade

    12 Horas

  • Usuários
  • 124 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/11/2004, 10:07

Já passei por esse tipo de situação e acho que por mais que hajam preocupações e precauções a gente sempre vai estar sujeito a ser enrolado.

Além das sugestões e opiniões já passadas antes, existe uma outra para minimizar a pirataria de seu software aplicativo.



- Avalie a situação sob o foco comercial. O trablaho amador sempre nos leva a vender aplicativos sem nenhum controle sobre o que se fez.

- De forma mais profissionalizada, não há nada que um bom contrato de Sessão de Uso do aplicativo com as respectivas cláusulas de não copiar, etc., etc. e multas proíbitivas já façam as pessoas pensarem 2 vezes antes de sair duplicando o produto. Atualmente, e ao menos as empresas maiores, tem essa preocupação de evitar a pirataria. Mas ainda assim não é suficiente.

- Ainda em seu contrato e na hora da venda de seu aplicativo, vc já deve alertar e fazer um jogo aberto com o seu cliente que o seu aplicativo irá obter alguns dados do servidor e do ambiente de comunicação para gerar uma chave de liberação de uso do produto que precisa estar cadastrada no seu Script de CONFIG. Faça um Script que pegue esses dados, e a partir disso gere uma chave para o seu aplicativo, e grave essa chave em um de seus códigos CONFIG.

- Já avise também ao seu cliente que isso consta no contrato e que consta também que no caso de haver troca desses dados no ambiente dele (hardware links, IP, Nome do Server - o que vc escolheu para gerar a chave), você terá de ser acionado para gerar nova chave e liberar o produto novamente.

- De tempos em tempos vc pode ter no meio de todos os seus scripts um que rode lendo novamente os mesmos dados e regerando a chave para verificar se o produto ainda roda no mesmo lugar, ou seja comparando com a chave do CONFIG.

Por fim lembre-se, que tudo aquilo que já foi dito aqui também é valido. Existem meios mais seguros de fazê-lo, mas que podem onerar sua aplicação ou até mesmo torná-la mais lenta.

Eu optei por fazer algo nesta linha e não tive até hoje o meu aplicativo copiado.

Essa é apenas mais uma alternativa entre tantas outras.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq