Jump to content


Computador Em Forma


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Stress

Stress
  • Visitantes

Posted 10/11/2004, 00:30

Computador em forma

PC World - EUA
19/03/2004 13:33

Como seu carro, o computador ganha muito com uma manutenção regular. Mas você não precisa de um mecânico para conservar seu micro em bom estado. É possível dar conta do recado sozinho mesmo. Adote essa rotina de verificações e atualizações e mantenha a máquina funcionando ativamente.

Todo dia
.:. Atualize suas definições de vírus -­ Pragas virtuais disseminam-se em questão de horas. É essencial manter o software antivírus sempre em dia.

.:. Faça backup incremental ­ - É rápido e fácil criar uma cópia de arquivos que mudaram desde seu último backup completo.

.:. Reinicie quando os programas travararem­ - Aplicativos que falham podem fazer outros entrarem em pane. A iniciação faz a limpeza do sistema.

Toda semana
.:. Execute uma varredura completa em busca de vírus ­- Encontre tudo o que há de ruim oculto em seu sistema programando regularmente uma varredura total.

.:. Faça backup completo ­- É melhor proteger-se do que lamentar a perda de dados. Um backup completo permite recuperar as informações se sua unidade falhar.

.:. Execute o Windows Update -­ Obtenha os patches mais recentes da Microsoft para proteger seu sistema operacional contra possíveis invasores. Esse recurso está disponível a partir do menu Iniciar do Windows.

.:. Rode um programa de remoção de spyware e adware - ­ Ferramentas como Spybot Search & Destroy podem localizar e remover rapidamente programas espiões.

Todo mês
.:. Atualize seus programas -­ Para tornar seus aplicativos mais estáveis, busque updates de software nos endereços eletrônicos dos fabricantes ou visite um site como o VersionTracker.

.:. Procure novos drivers -­ Instalar os drivers mais recentes para seus dispositivos pode ajudá-lo a acelerar e estabilizar o computador. Conhecer o modelo do produto e visitar a página do fabricante é um bom caminho para manter o sistema em dia.

.:. Use programas de check-up - ­ Esses programas ajudam na identificação e solução de problemas com seu computador.

Todo ano
.:. Limpe o gabinete do computador ­ - Use um aspirador de pó para remover cuidadosamente a poeira que se acumula no gabinete e pode entupir as ventoinhas.

.:. Limpe totalmente seus programas ­- Se seu micro parecer lento e sem espaço, faça um backup completo e depois use o CD de restauração para retornar o sistema ao estado original.

.:. Faça um diagnóstico completo -­ Um programa de diagnóstico de hardware pode testar seu equipamento e rastrear componentes com falha antes de eles pifarem.

Monte um kit básico
Uma seleção das ferramentas, programas e serviços que tornam a manutenção mais fácil e segura.

Ferramentas
- Chaves: um conjunto de chaves de parafuso com cabeças Phillips, padrão e Torx são adequadas para resolver qualquer eventualidade.

- Alicates e pinças - Alicates de bico fino e pinças facilitam o acesso a partes difíceis alcance.

- Ar comprimido - Seu micro é um depósito de poeira, mas você pode soprá-la para longe com uma lata de ar comprimido.

- Aspirador portátil - Remove cuidadosamente poeira, cabelo e outras sujeiras que se acumulam dentro do gabinete.

- Pulseira antiestática - A eletricidade estática pode matar os componentes internos sensíveis do sistema. Por isso não é recomendável abrir o gabinete sem usar uma pulseira antiestática.

Programas
- Antivírus - Um programa abrangente como o Norton AntiVirus 2004 pode proteger seu micro. Boas alternativas gratuitas também estão disponíveis, como o Avast 4 Home Edition e AVG Anti-Virus.

- Pacote de utilitários - Um bom pacote de utilitários de checkup pode ajudar a proteger sua máquina e corrigir problemas com rapidez e facilidade.

- Firewall - Existem muitas pessoas ruins por aí, mas um firewall como o ZoneAlarm pode mantê-las a distância. Firewalls gratuitos são adequados para a maioria dos usuários.

- Discos de boot - O Windows XP não vem com um disquete de iniciação, mas a Microsoft fornece um programa para criá-lo se você não puder iniciar de um CD. Visite a página da empresa.

Online
- McAfee FreeScan - Você não tem que comprar e instalar software antivírus para saber se há algum programa prejudicial no seu computador. O FreeScan, da McAfee, funciona online e não custa um centavo.

- ShieldsUp - O ShieldsUp, de Steve Gibson, vai examinar seu sistema para descobrir se há portas abertas e se elas poderiam ser usadas por um hacker para ter acesso aos seus dados pessoais.

- PCPitstop - Preocupado com a saúde do disco rígido ou da unidade de disquete? O PC Pitstop oferece um grande volume de testes online de hardware, software e conexão com a internet.

- Backup online - Você não tem de usar uma unidade de DVD regravável para fazer backup de seus dados. Serviços como o XDrive e o IBackup fornecem armazenamento online seguro por uma taxa mensal. Vários provedores de acesso nacional também oferecem serviço de disco virtual como parte de seus serviços de acesso.

- Downloads de PCWorld Online - Não se esqueça de verificar a lista dos utilitários mais populares para testar e reparar seu computador na página de download da PC WORLD.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq