Jump to content


Photo
- - - - -

A Nova Lei Da Pirataria


  • Faça o login para participar
25 replies to this topic

#1 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 04/11/2004, 09:54

Processos e multas por violação de direitos autorais não são nenhuma novidade no País. Algumas mudançãs realizadas na lei, no entanto, prometem tornar a punição do infrator bem mais dlorosa do que o pagamento de alguns reais.
A partir de agora, quem piratear propriedade intelectual pode pegar até quatro anos de prisão. Quem apenas violar os direitos autorais, sem intenção de lucrar com isso, pode pegar pena de três meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa. Nos casos em que houver "reprodução total ou parcial de uma obra intelectual" e ela for feita "com intuito de lucro direto ou indireto", o infrator pode ficar preso de dois a quatro anos, além de também pagar uma polpuda multa.
A nova legislação brasileira é pioneira no mundo. Não existe ainda em nenhum país uma lei similar. Isso porque o novo texto incluiu a citação a programas de troca de arquivos e permite que o réu seja considerado culpado simplesmente pela comprovação da existência de programas desse tipo em seu computador.

Fim da farra

Outra forte investida contra a pirataria está sendo realizada em cyber-cafés e LAN Houses. No último mês, diversas casas foraum autuadas por violação de direitos autorais. De acordo com Valdemar Riveiro, diretor da APDIF, Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos, esses locais "permitem que os clientes copiem e transfiram da Internet arquivos musicais, e os gravem em CDs. Cobram por tal serviço e assim violaum direitos autorias".


(y)
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento

#2 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 04/11/2004, 11:02

As cadeias estarão cheia de pais e adolescentes, somente para agravar ainda mais um problema social cronico.

Eu penso que o maior dos problemas não esta na pirataria, mas sim nos valores que são cobrados pelos detentores dos direitos... se vc vive num pais de terceiro mundo, vc pode comprar um DVD de Playstation pela bagatela de R$150 a R$200, enquanto nos paises de primeiro mundo este valor é de 50US$, levando em consideração que o sistema economico financeiro do nosso pais é complatamente incompativel...

É só vc colocar na balança...
O salário no Brasil, por exemplo, o comercial é de R$312, ou seja, 1 jogo custa 50% do salário.
Nos paises de primeiro mundo, especificamente nos EUA, uma salário em média é de 600US$, ou seja, 12% do salário.

Diferente né? Então eu pergunto... de quem é a real culpa?
------
Mero mortal!

#3 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 04/11/2004, 11:05

Realmente Prog, postei isso para informação e noção!
As leis nem sempre são feitas pensando no povo, quem desenvolve tem o direito? Sim, tem. Mas abusa nos valores de uma forma absurda!!!

Enquanto issu nós, simples mortais vamos levando e usando tudo o que é open (linux, firefox, avg, zonealarm, iptables *rs*...)

(y)
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento

#4 Stress

Stress
  • Visitantes

Posted 04/11/2004, 11:18

M4lw33s, qual é a fonte dessa notícia?

#5 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 04/11/2004, 11:49

Vou tentar confirmar... recebi por email, só sei que é foi retirada da PCMASTER (coloquei no começo co "quote")!
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento

#6 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 06/11/2004, 07:57

Eu não acredito que irá mudar alguma coisa. Quem não se lembra da história de que a BrTurbo não poderia mais fornecer espaço para colocarem seus vídeos e que o P2P seria proibido? O que aconteceu? Terminou em pizza!!!

Pode até ter a lei e tal, mas muito pouca coisa irá mudar. Chuto que 95% dos brasileiros com acesso a internet tem um programa P2P e baixa músicas, filmes, etc.
Thales Santos

#7 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 06/11/2004, 10:48

O problema é que a fiscalização é muito fraca!!! Por isso não vai vingar essa lei!
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento

#8 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 06/11/2004, 11:46

Um dia vinga... :)

Sabios são aqueles que entendem que o sistema existe para proteger interesses de empresas e de clientes, e se você não acredita nisto, tb perde seu direito de reclamar quando algum dos seus direitos é violado.

Um dia alguém vai chegar e dizer que a palhaçada acabou, como o próprio EUA, com suas "táticas terroristas", notificando que se providencias não forem tomadas, irão suspender as exportações de tecnologia ao Brasil.

Se eu estivesse num posto importante do governo, pode ter certeza que providencias seriam tomadas imadiatamente, não desmerecendo a tecnologia nacional, mas respeitando aos interesses de um dos maiores países do mundo... afinal, nos dias de hoje, quem quer ser inimigo dos EUA?

Viji... entrei no assunto de politica e conomia... mas bem... o objetivo é fazer com que os direitos sejam exercidos e não distorcidos.
------
Mero mortal!

#9 Vitor Alves

Vitor Alves

    Eu mesmo!

  • Ex-Admins
  • 1615 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itu/SP - Brasil - 3º Mundo

Posted 06/11/2004, 12:01

Concordo com vc Prog, msm o Bush tendo sido reeleito (pessima escolha na minha opinião, que nada importa).

Os EUA ainda tem o maior poder economico e tecnologico.

Mas nem me passa pela cabeça uma forma de como barrar a pirataria!
Eles dão o CD e o Gravador, distribuem o conteudo na net!
Hoje o "pirata" tem tudo no alcance das mãos para trabalhar com uma grande facilidade!!!

É muito dificil e complicado o assunto!!
Vitor T. Alves <- BLOG | FEEDS -> Vitor T. Alves
Analista de Desenvolvimento

#10 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 06/11/2004, 12:46

Tá tudo bem, ninguém quer ser inimigo dos EUA, mas os EUA não podem com o mundo todo não...

Para acabar com a pirataria: Deveria ser proibido ter gravador de CD em casa, e a venda de Mídias tb, acabando com backups além de pirataria. Ir a casa de um por um ver se não tem programa P2P ou algo pirata (O que não existe hoje, somente nas empresas, e nem elas são fiscalizadas corretamente). Dúvido que o Brasil faça isso. Nã o consegue nem combater os camelôs que ficam expostos, muito menos coisas na internet que na maioria das vezes não estão em domínio nacional.

Essa é minha opinião..
Thales Santos

#11 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 06/11/2004, 14:13

Existem métodos de proteger, eles só não estão sendo utilizados, ainda.
Digamos que estão sendo testados, e, cada vez mais, novos mecanismos vão surgir.

Não estou nem me referindo diretamente aos softwares em si, mas aos tipos de midias e a criptografia. Tem muita coisa rolando que, nós, simples mortais do terceiro mundo, não temos nem como imaginar.
------
Mero mortal!

#12 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 06/11/2004, 17:27

hehe. ótimo tema msm. ja to vendo q a seção ta funfano legal..

tp sobre o q o dsark disse, pode até ser q poderia dar certo, mas exercendo certas atitudes p/ combater a pirataria, como foi dito, acho q nao daria, pois aí, de um jeito ou de outro acabaria infringindo outras leis..de privacidade e etc..imagina so uma fiscalização em casa em casa, sem chances d e funfar msm.

acho q o caminho seria por algo como o prog disse msm, dar algum jeito de nao deixar arquivos serem copiados por ex. ou algo do tipo msm, msm q seja muito dificil isso, mas acho q seria a solução mais proxima da realidade.

mas acho q pelo menos, a fiscalização em empresas, deveriam ser mais fortes msm. pelo menos isso. rs.

t+ gente
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#13 ffmm

ffmm

    Veterano

  • Usuários
  • 1224 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/11/2004, 23:12

Prog, discordo de vc, pois até hj não vi um sistema que impossibilitasse cópia.

Por exemplo, a ativação do windows xp: existe crack pra isso.

Proteção dos DVD's: por um descuido da Real, foi possível criar um programa pra copiar o conteudo do dvd.

Acredito que a solução para acabar com a pirataria seria abaixar os preços (pelo menos em países de terceiro mundo), pois assim a pessoa poderia coprar um software original como o windows sem precisar ficar sem comer.

Por exemplo, o Windows XP Home custa uns 700 reais. Pra pessoa comprar isso, se torna dificil, pois eh muito caro.

Agora, se descobrirem uma maneira de proteger softwares contra cópia, e ela realmente funcionar, não conseguir ser quebrada, e os preços dos softwares ficarem os mesmos, sabe o que vai acontecer? O software livre vai se popularizar entre os usuários domesticos. Assim algumas produtores de software vão perder o monopólio.

#14 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 07/11/2004, 07:23

Baixar os preços ajuda mas não resolve, muitos podem pensar: Pra que pagar R$ 50 num software se posso pagar R$ 10 no camelô? Ou então, pra que comprar um software se posso baixa-lo e crackea-lo gratuitamente na internet?

Muitos vão querer levar vantagem.

Bom, estou movendo para informática em geral, pois não tem nada a ver com hardware. ;)
Thales Santos

#15 JeDaH

JeDaH

    Rammstein!

  • Usuários
  • 490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP - ZN

Posted 07/11/2004, 16:08

não adianta criarem progs que travem copia ou mesmo destravamento do prog... ultimos jogos vem todos com a trava starforce.. foram 3 meses mais ou menos e um cara conseguiu quebrar a trava que diziam inquebravel... creio que a melhor solução seria baixar mesmo o preço dos softwares, por exemplo colocar um Windows XP a 50 conto eu compro de boá ainda é caro? sim porém temos que ver que há muitas pessoas que trabalharam para fazer "funcionar" o programa...
Ein Schrei wird zum Himmel fahren
schneidet sich durch Engelscharen
Vom Wolkendach fällt Federfleisch
auf meine Kindheit mit Gekreisch

Rammstein - Mein Teil




2 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq