Jump to content


Photo

Dentre Tantos, Quem é O Firebirdsql?


  • Faça o login para participar
13 replies to this topic

#1 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 29/10/2004, 15:48

Atualmente utilizo este SGDB para programação Desktop (Delphi, com componentes IBX) e Web (ASP via ODBC e PHP), em todos os casos este se apresenta melhor do que muitos, com recursos avançados e de fácil manipulação, e o melhor... é pequeno.

Funciona em diversas plataformas, incluindo Linux e Windows.
Vale a pena estudar.

Firebird 1.5 é um SGBD SQL completo. É poderoso e leve ao mesmo tempo, com mínima necessidade de configuração e administração. Atende igualmente bem a aplicações de um único usuário e a aplicações corporativas. Um simples servidor Firebird pode manipular múltiplas bases de dados independentes, cada uma com múltiplas conexões clientes. E o melhor de tudo: é verdadeiramente Open Source, assim, livre de qualquer exigência de licenças, mesmo para uso comercial.


Link:
(pt) http://www.comunidad...20Factsheet.htm
------
Mero mortal!

#2 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 29/10/2004, 16:28

Prog,

estava pensando em montar um servidor para testes meus com uma configuração bem "cutting edge" (PHP 5.0, Apache 2.0, TomCat 5.0 e mod_mono), usando o CentOS.

Ai estava pensando em qual banco de dados usar, pensei no MySql, SQLite, Oracle, interbase ou Firebird.

Como você comentou que utiliza ele para Web, queria saber como ele se comporta em relação ao MySql, por exemplo, usando Linux e PHP (se o mod_mono funcionar como quero, no ASP.NET, também).

Já usei FB para desktop, e gostei muito dele, mas gostaria de alguns dados da vida real antes de partir para instalar ele num webserver.

Informações do tipo: Como ele se comporta com muitas conexões stateless, overhead de processamento no servidor etc...

Se puder quebrar esse galho me passando suas experiências com ele na web seria legal.

Abraço.

#3 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 29/10/2004, 17:19

Dentre as informações que você esta me pedindo, posso te responder até um determinado limite. Vou te dar um aspecto tecnológico da estrutura do servidor web aqui na empresa que trabalho, que não é focada na área tecnologica.

Nosso "servidor" web é composto pela seguinte configuração:
- Processador K6-2 500;
- 128MB de memória RAM;
- Hard Disk IDE de 10GB;
- S.O. Red Hat Linux 9.

Ele é "exclusivo" web, rodando os seguintes serviços/processos:
- Apache 2.0.50 com PHP 4.3.8;
- FirebirdSQL 1.5.0;
- DNS Secundário;

A base de dados esta em torno de 4GB, porém, esta apenas recebe cargas mensais de informações importadas de uma base de dados Oracle, no restante do tempo ela é exclusiva para conexões do site, no qual utilizo conexões persistentes.

O sistema é rápido, a maior tabela tem pouco mais de 8 milhões de registros.
Mensalmente, quando acontece a carga no banco, existe uma quantidade maior de acessos, mas nada que seja comparado a um grande site que rode vários sistemas... o máximo de usuários ativos ao mesmo tempo chegou a 32 e o sistema permaneceu funcionando, com uma carga maior de memória e processamento, mas nada preoculpante, em hardwares mais especificos acredito que a performance seja ainda melhor.

É isso...
A nível de informação, utilizo o Firebird para o sistema web apenas por uma questão da gerência. Tenho um projeto para fazer o sistema web conectado diretamente a base de dados do Oracle, mas o pessoal por aqui é meio disconfiado com essa história de segurança. *rs*

No site do Firebird vc encontra um .NET Data Provider para o mono 1.0, mas realmente desconheço tudo o que diz respeito a esta tecnologia.
http://www.firebirds...&id=netprovider
------
Mero mortal!

#4 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 30/10/2004, 00:31

hehe vou usar uma maquina "um pouco" mais parruda que essa para os testes.

Seus comentários me ajudaram bastante, acho que vou fazer o teste com o MySql e o Firebird, provavelmente terei que deixar os dois mesmo...

Valeu pela dica do DSP para mono, vai ajudar muito...

Abraço.

#5 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 30/10/2004, 03:10

e o "cara" integra bem com asp? e em relação a resultados perante o sql server?
qual seria mais vantajoso?

opss..ja ia esquecendo o principal. por um acaso ele so roda em linux?hehe :D
acho q naum né... :(
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#6 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 30/10/2004, 15:36

Ele tem versões para diversos sistemas operacionais, de uma olhada no site oficial.

Mas os hosts não costumam usar em suas hospedagens, não sei pq.
------
Mero mortal!

#7 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 31/10/2004, 20:51

Ele tem versões para diversos sistemas operacionais, de uma olhada no site oficial.

Mas os hosts não costumam usar em suas hospedagens, não sei pq.

okeys..hehe. foi o q imaginei msm..

mas estranho nao usarem então..

e qt a comparação com o sql server?
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#8 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 31/10/2004, 22:07

Mas os hosts não costumam usar em suas hospedagens, não sei pq.


Não dá para "brincar" muito nessa área, uma porque você precisa ter certeza que a coisa funciona (por isso perguntei suas experiencias, antes mesmo de instalar em uma máquina para testes, vou levantar todas as informações possíveeis antes de começar o teste, já que a "pretendo que o teste de certo de cara").

Segundo que a demanda é pequena (pelo menos por enquanto), portanto o aumento de complexidade da configuração não justifica na maioria dos casos (sendo ou não um ótimo BD, precisa de alguem que saiba operá - lo para dar suporte).

A instalação mais recomendada para um webserver Linux, ainda é Apache 1.3 + PHP 4 + MySql (é também a mais procurada).

Abraço.

#9 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 13/11/2004, 04:09

tp instalei ele blzinha..

mas como faço p/ acessá-lo. li os tutos sobre, mas msm assim aidna nao encontrei como e onde ter acesso ao painel de admin do firebird..
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#10 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 13/11/2004, 08:41

pra que que serve esse mod_mono? Ja instalei ele, mas não faço a mínima ideia do que seja ele ...

Alguem aqui usa oracle sql? queria saber o desempenho dos 4, fibird, mysql, postgre sql e oracle sql, qual dos 3 realmente é mais rápido, e mais leve, se possível um bench mark, acho q é assim q se escreve,

#11 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 13/11/2004, 09:12

Vai aí um benchmark? ;)Até Mais :)

#12 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 13/11/2004, 09:21

mas como faço p/ acessá-lo.


Você deve acessa-lo como acessaria o interbase, use as funções para acesso ao interbase do PHP de uma olhada em http://www.php.net/m...n/ref.ibase.php

pra que que serve esse mod_mono?


A intensão do Mono é rodar .NET no Linux de uma olhada em http://www.mono-project.com

desempenho dos 4, fibird, mysql, postgre sql e oracle sql


Por enquanto fico com o MySql, por falta de tempo, ainda não consegui prosseguir com os testes do FB, por isso não tenho dados para comparar, quanto ao Oracle, posso esstar enganado, mas apesar dele ser um excelente SGBD, não o vejo como opção para websites (a não ser que a empresa já use Oracle em seus sistemas e queira integrar ao site).

Abraços.

#13 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 13/11/2004, 18:36

é, ... não sei se oracle é uma boa pra host, nunca vi ninguem procurando ele ... a não ser que fosse rodar aplicações no próprio local da empresa.

Mas tava vendo, o Postgre tem, um desempenho um pouco melhor que o do Mysql, ele consegue trabalhar com arquivos maiores de 1gb com mais fácilidade e rapidez

#14 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 16/11/2004, 11:04

Muito massa esse Benchmark...

No final das contas, acho que ficou mais pra Firebird e Postgre, embora o Postgre tenha obtido melhor desempenho na maioria dos testes e Firebird sempre tinha o melhor desempenho no último, ou seja, com todas as junções ativas. Sabe-se que o Firebird tem formas de otimização de resultado, os quais não foram realizados nestes testes.

Deixando um pouco essa história de desempenho de lado, para se ter um bom desempenho com Oracle, é necessário ter um excelente conjunto de Hardware, encarecendo ainda mais os custos.

No que diz respeito ao MySQL... ainda esta em fase de amadurecimento.

O Firebird é o "novo" velho conhecido, particularmente, não tenho nada a reclamar, desenvolvo soluções em diversos níveis, com implementação de segurança e tudo mais, fácil implementação, leve e muitissimo fácil de migrar de plataforma.

O Postgre é o mais interessante da lista, digamos que este seja o que se aproxima mais do Oracle. Em sua nova versão, se não me engano a 8, esta vindo com um suporte melhor a plataforma win32.
------
Mero mortal!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq