Jump to content


Photo

Extensões


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 avila

avila

    Turista

  • Usuários
  • 34 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/10/2004, 13:54

Olá pessoal,

Gostatia de saber sobre os tipos de estensões que um arquivo de imagem pode ser salva, e qual a características, vantages, desvantagens e porque usar cada tipo de dela.


Valeu !!!!!!!!!!!!!!

#2 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 28/10/2004, 14:22

explicação dada por Douglas B. no fórum Mundo Design:

1.Uma breve explicação dos formatos mais usados na web:

.::GIF::.
É um formato rápido; muito pouco processamento é ultilizado, para que um arquivo GIF seja exibido. Em compensação, está limitado a 256 cores. É um formato de imagem que guarda as informações sem perda. POde ser carregado em um editor gráfico, gravado em disco, recarregado e re-gravado quantas vezes quisermos. Use o GIF para ilustrações, mapas e line-arts, como imagens do CorelDraw.

.::JPEG::.
É um formato de arquivo com taxas de compreensão bem interessantes. Uma imagem de 264KB, comprimida em JPEG pode apenas ocupar 35KB, sem perda perceptível de qualidade. As imagens em JPEG são, por natureza 24bits. Isso significa que a cor é mais fiel possível, em relação ao original. O lado ruin é que o formato JPEG alcança taxas altas de compressão descartando partes da imagem que passariam despercebidas ao olho humano. Cada vez que um arquivo JPEG é aberto, em um editor gráfico, mais dados são perdidos. O ato de gravar repetidamente um arquivo JPEG o levará rapidamente a uma condição de inaproveitável para uso. Esse formato é especialmente útil para armazenar fotografias.

.::PNG::.
É uma espécie de panacéia universal, um formato com taxa de compressão igual ow superior ao JPG, sem perdas perceptíveis deste. Cuidado, navegadores antigos podem não aceita-lo.

.::JPEG::.
Vem de JOIN PHOTOGRAPHERS EXPERT GROUP. É um comitê que desenvolveu as especificações do padrão que acabou levando ao nome do grupo. JPG é a extensão usualmente ultilizada nos arquivos, ou seja JPEG e JPG é a mesma coisa.

fonte.:
Série Curso BÁSICO & RÁPIDO HTML 4 de Carlos Cardoso
___________________________________________________________________


2. Métodos de codificação de imagem
Também conhecidos como modos da imagem. Descrevem como os píxeis são organizados e representados dentro da memória do computador.

RGB (24 bits): sistema que usa três cores por píxel, permitindo reproduzir até 16,7 milhões de cores. Cada cor é representada em 8 bits (1 byte), permitindo 256 níveis ou valores por cor. O valor (0, 0, 0) de R, G e B equivale ao preto, e o valor (255, 255, 255) de R, G e B equivale ao branco. Estas três cores são conhecidas como primárias; o sistema é baseado na combinação da luz emitida por três fontes de luz. Esta combinação é chamada aditiva.

CMYK (32 bits): sistema que usa quatro cores por píxel. Cada cor é representada em 8 bits, permitindo 256 nível de cor. O sistema CMYK se baseia na qualidade da luz absorvida por uma tinta impressa sobre papel. Desta forma, quanto maior a quantidade de tinta, mais escura será a imagem impressa. Os valores de CMYK são representados como a porcentagens de cada tinta que é depositada no papel. Assim, valores de 0% de C, M Y e K corresponde ao branco, e valores de 100% de C, M, Y e K correspondem ao preto. Como o modo CMYK usa 4 bytes por píxel, ele ocupa 33% mais espaço em memória e em disco do que o modo RGB.

Escala de Cinza (8 bits): sistema que usa 256 níveis de cinza por píxel, ou um byte por píxel. O valor 0 corresponde ao preto, e o valor 255 ao branco. No Photoshop, uma escala de cinza é representada como um porcentual de preto (K): 0 eqüivale ao branco e 100% eqüivale ao preto. Este modo é o recomendado para armazenar imagens em preto e branco guardando tons contínuos.

Preto e Branco (1 bit): também conhecido como Bitmap, pois cada píxel é representado por um único bit. Neste sistema, cada píxel pode assumir o valor 0 (preto) ou 1 (branco). Programas de manipulação costumam oferecer 4 modos de conversão para preto e branco: linha artística (50% Threshold), ordenado, difusão de erro e meio-tom. Dentre todos os modos, o Bitmap é o que resulta em imagem com menor tamanho. Este modo é usado para dar saída em duas cores.

Cor Indexada (de 1 a 8 bits): também conhecido como 256 cores. Neste modo, cada píxel assume um valor presente numa paleta de 256 cores. Existem vários tipos de paletas. Programas de manipulação permitem customizar uma paleta e criar uma nova fazendo uma amostragem da imagem a ser convertida. Este modo é útil para aplicações multimídia e para publicar na Web.



QUOTE
Fonte.:
http://www.mariomari...al/formatos.htm

____________________________________________________________________

3.OUTROS FORMATOS MAIS USADOS PARA IMPRESSÕES:

TIFF (Tagged Image File Format)

É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.

O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos.

TARGA (TGA)

Criado para as placas gráficas Targa, permite armazenar imagens RGB em 32 bits. É geralmente usado para misturar imagens gráficas e vídeo, e para aplicações multimídia.

PICT (PCT)

É o formato gráfico nativo do Macintosh, e permite armazenar imagens raster e vetoriais ao mesmo tempo. Suporta true color e tem um método de compressão considerado muito eficiente. Eu li que o PICT não mantém o mesmo grau de integridade de cores do TIFF, o que é um grande handcap.

BMP (Windows bitmap)

É o formato gráfico nativo do Windows da Microsoft. É capaz de armazenar cores em até 24 bits, e muito popular em ambiente PC: alguns programas como o Paint aceitam somente este formato. Devido à popularidade do Windows, muitos programas, inclusive em Macintosh, suportam o formato BMP.

PCX (Zsoft file Format)

É um dos formatos raster mais antigos, criado para o programa Paintbrush da Microsoft, ainda no tempo do DOS. A versão atual suporta cores em 24 bits, embora antigas versões suporte apenas 256 cores. O PCX é aceito por muitos programas de imagem.

EPS (Encapsulated Postscript)

Desenvolvido pela Adobe, o Postscript é uma linguagem de descrição de páginas. Ao invés de definir píxeis, o Postscript é composto por um conjunto de comandos que são interpretados por um dispositivo de saída (impressoras, por exemplo). Ele pode ser usado para armazenar gráficos (i.e., vetores), imagens raster (bitmap) ou ambos. Por não conter uma representação direta de píxeis, um arquivo EPS não pode ser lido por programas de manipulação de imagens (embora possa ser lido por programas de editoração), mas apenas criado por eles para gerar saídas. O Postscript é capaz de manipular texto e desenhos de maneira eficiente e com qualidade superior ao bitmap, mas não é capaz de armazenar imagens fotográficas, de modo que elas devem ser representadas como bitmaps.

Internamente, o Postscript é formado por comandos que são texto, ou seja, um arquivo EPS contém apenas texto ordinário, cujo significado só pode ser compreendido corretamente por um hardware munido de um interpretador de Postscript. Comandos Postscript podem ser gravados num arquivo, que então é denominado arquivo EPS (diz-se que o Postscript foi encapsulado dentro de um arquivo).

Ao contrário de outros formatos, um arquivo Postscript só pode ser impresso numa impressora capaz de interpretá-lo. Por outro lado, devido à sua popularidade, ele é muito usado para saídas (impressoras, gravadores de filmes, plotters) e por programas de editoração (Page Maker, Quark, etc).

PCD (Kodak Photo CD)

Criado pela Kodak, este é o formato onde são gravados arquivos criados numa estação de tratamento desenvolvida pela Kodak chamada Photo Imaging Workstation (PIW). Usando um scanner CCD, são capturadas imagens com 36 bits (12 bits por cor). As imagens são gravadas nume CD usando uma estrutura especial, ou seja, ele não obedece a formatação de discos MAC ou PC. Mesmo assim, os principais programas gráficos são atualmente capazes de lê-lo, usando um leitor de discos CD ordinário.

Existem dois tipos de scanners Photo CD: o padrão e o Pro PhotoCD. O primeiro gera uma imagem de 2048 x 3072 píxeis. A Kodak alega que esta resolução é suficiente para ampliar um filme 35mm numa cópia fotográfica de 40 x 50 cm, com uma qualidade equivalente à uma ampliação ótica. O sistema do Pro Photo CD usa um outro tipo de scanner, que gera imagens de 4096 x 6144 píxeis. Embora o formato de arquivos seja o mesmo para os tipos de Photo CD, existe uma mídia (um CD) diferente para cada tipo, ou seja, não se pode guardar um scan Pro num Photo CD "normal" (o contrário é possível). Nas duas resoluções, é possível scanear filmes nos formatos 35 mm, 120, 220 e 4x5.

Usando uma técnica de compressão sem perda e muito eficiente, uma mídia Photo CD (600 Mb) pode armazenar até 100 imagens do tipo padrão ou 25 do tipo Pro.

espero ter ajudado... (y)

#3 avila

avila

    Turista

  • Usuários
  • 34 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/10/2004, 10:36

Valeu cara! ajudou muito!!!

#4 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 29/10/2004, 12:26

sempre as ordens (y)

a matéria é um pouquinho grande, mas vale muito a pena ler...

#5 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/10/2004, 15:00

hauhauahuahuaha soh vc mesmo hein levitaN
acontece que ja tem o mesmo topico aqui na wmonline
segue ai o link:

http://forum.wmonlin...showtopic=63288

hehe mas acontece


flw
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#6 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 29/10/2004, 15:33

é meu defeito às vezes querer dar as coisas mastigadas.... (y) (y) :D

#7 f117

f117

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itaúna
  • Interesses:Informática, Linux, Unix, BSDs em Geral, WebDesign, tudo relacionado a informática...

Posted 02/11/2004, 11:34

gostei dessa explocação de extenções !
:D




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq