Jump to content


Photo

Ganhe Produtividade Utilizando Macros


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 MACUL

MACUL

    Doutor

  • Usuários
  • 770 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 08/10/2004, 09:41

Enviado por reinaldo_mra em segunda-feira, 9 de agosto de 2004 (ESAST)

No dia a dia do desenvolvimento de aplicativos nos deparamos com diversas tarefas repetitivas. Macros é um dos recursos disponíveis no Visual Studio .NET para automatizar tarefas e assim ganhar produtividade.
Reinaldo Moreira Rezende Alves
reinaldo_mra@ig.com.br
www.dotnetraptors.com.br


Ganhe Produtividade Utilizando Macros

No dia a dia do desenvolvimento de aplicativos nos deparamos com diversas tarefas repetitivas. Macros é um dos recursos disponíveis no Visual Studio .NET para automatizar tarefas e assim ganhar produtividade.

Automatizando uma seqüência de pressionamento de teclas

A forma mais simples e rápida de utilizar macros é automatizar uma seqüência de teclas pressionadas. Para fazer isto siga os passos abaixo:

1) Inicie a gravação de uma macro temporária clicando em Tools -> Macros -> Record TemporaryMacro, ou simplesmente pressionando Ctrl+Shift+R. Uma pequena caixa de ferramentas, seu visual lembra os antigos gravadores cassete, é apresentado com as opções de pausa, parar e cancelar.

2) Pressione uma seqüência de teclas. Nesta etapa sua criatividade irá dizer o quanto você tirará proveito deste recurso. Normalmente eu mesclo texto digitado com Ctrl+V para colar algum texto mais dinâmico.

3) Quando terminar de digitar a seqüência de teclas, clique em Tools -> Macros -> Stop Recording ou pressione novamente Ctrl+Shift+R. Neste ponto a macro é gravada.

4) Para executar esta seqüência de teclas clique em Tools -> Macros -> Run TemporaryMacro ou pressione Ctrl+Shift+P. Você pode executar a macro quantas vezes desejar.

Macro Explorer

Agora vamos começar a compreender um pouco mais como as macros funcionam. Clique em Tools -> Macros -> Macros Explorer ou pressione Alt+F8. Será apresentado a janela Macro Explorer.

As macros são organizadas de uma forma hierárquica. Elas são organizadas em projetos, módulos e macros. Expanda o projeto “MyMacros”, dentro dele expanda o módulo RecordingModule. Veja a macro "TemporaryMacro". A seqüência de teclas digitadas no passo 2 logo acima estão gravadas nesta macro. Clique sobre TemporaryMacro, pressione F2 para renomea-la, digite “MinhaMacro”, pressione ENTER. Assim nossa macro não será sobrescrita quando iniciar novo processo de gravação (utilizando o passo 1 descrito acima).

Outras Formas de Executar uma Macro

Antes de prosseguirmos para tópicos mais avançados, vamos verificar outras formas de executar uma Macro.

1) Utilizando duplo clique: efetue um duplo clique sobre “MinhaMacro”.

2) Configure uma tecla de atalho para disparar a macro quando pressionada. Clique em Tools -> Options, na janela Options clique em Keyboard. Em “show commands containg” digite “MinhaMacro” para localizar a macro criada anteriormente. Selecione a macro “MinhaMacro”. Na caixa de texto “Press shortcut keys” pressione uma combinação de teclas representando um atalho. Exemplo Ctrl+Alt+2. Clique no botão Assign, clique em OK, se abrir um diálogo clique em Sim. Dentro do editor, quando você pressionar a tecla de atalho configurada sua macro será executada.

3) Na janela Command Window: digite o nome completo da macro, neste caso Macros.MyMacros.RecordingModule.MinhaMacro, e pressione ENTER.

Editando a Macro

Na janela Macro Explorer localize a macro “MinhaMacro”. Para isto expanda o projeto "MyMacros", o módulo "RecordingModule". Clique com o botão da direita sobre “MinhaMacro”, clique em Edit. Isto abrirá a Macro IDE. Devido a características especiais a IDE para macro é um pouco diferente, mas você se sentirá em casa. Observe que você passa a trabalhar com duas instâncias do Visual Studio. Você edita as macros na nova instância chamada de Macro IDE e testa a macro na instância original.

Observe que uma macro é na verdade um método escrito em VB.NET. Este método interage com o Visual Studio através do objeto DTE. Entre várias propriedades e métodos o DTE possui a propriedade ActiveDocument cuja finalidade é representar o documento atualmente ativo no Visual Studio. ActiveDocument possui a propriedade Selection que possui métodos e propriedades necessários para reproduzir a seqüência de comandos.

No meu caso eu obtive o código abaixo.


Sub MinhaMacro()
DTE.ActiveDocument.Selection.Text = "dotnetraptors"
DTE.ActiveDocument.Selection.NewLine()
DTE.ActiveDocument.Selection.DeleteLeft()
DTE.ActiveDocument.Selection._
StartOfLine(vsStartOfLineOptions.vsStartOfLineOptionsFirstText, True)
DTE.ActiveDocument.Selection.Delete()
DTE.ActiveDocument.Selection.Indent(3)
End Sub


Obviamente alterando este código, o comportamento da macro é alterado.

Apesar de muito importante, não é escopo deste artigo detalhar o objeto DTE. Mas você pode obter maiores informações no link http://msdn.microsof...rfdteobject.asp e na documentação que acompanha o Visual Studio.

Por exemplo vamos abrir um diálogo “Olá Mundo”.


Sub MinhaMacro()
System.Windows.Forms.MessageBox.Show( “Olá mundo”)
End Sub


Quero demonstrar com esta alteração que uma macro é um aplicativo comum. Você pode acessar um banco de dados, arquivo XML, abrir formulário ou outra atividade da mesma forma que faz em seus aplicativos. Apenas lembre de adicionar a referência para os assemblies necessários. Para isto na janela Project Explorer, da instância Macro IDE, expanda o projeto desejado, clique com o botão da direita sobre “References”, clique em “Add Reference”.

Carregando Um Projeto Existente e Criando Novo Projeto

Voltando para a instância original do Visual Studio .NET, na janela Macro Explorer. Clique com o botão da direita sobre a opção Macros. Veja que você tem a opção de carregar um projeto de macro já existente clicando em “Load Macro Project” ou de criar um novo projeto clicando em “New Macro Project”.

Criando Novo Módulo

Clique com o botão da direita sobre um projeto, por exemplo “MyMacros”, clique em new module.

Criando uma Nova Macro

Expanda o projeto desejado, exemplo o “MyMacros”. Clique com o botão da direita sobre o módulo desejado, exemplo “RecordingModule”. Clique em “New Macro”. Para editar esta macro clique com o botão direito sobre ela, em seguida clique em Edit.

Recurso de Depuração

Quando você está editando uma macro você utiliza duas instâncias, como mencionado acima. A depuração funciona normalmente como você está acostumado (eu não consegui utilizar a janela Command Window). Você pode inserir “breakpoints” em locais desejados para parar a execução. Na instância original do Visual Studio você executa a macro. Se foi inserido um “breakpoint”, a execução para no ponto marcado. Você pode utilizar os avanços disponíveis no Visual Studio, entre outros recursos de depuração.

Conclusão

Macro é uma importante ferramenta de produtividade. Utilize-a com criatividade para obter maiores ganhos.

Futuramente disponibilizarei no site da comunidade dotnetraptors um conjunto de macros que se encontra em desenvolvimento.

De : http://www.dotnetrap...space/2942.aspx
*************** M ** A ** C ** U ** L ***************

*************************************************




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq