Jump to content


Photo

Duvida Page Maker


  • Faça o login para participar
13 replies to this topic

#1 roddiniz

roddiniz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/09/2004, 04:01

Olá, sou novo aki e gostei muito dos posts deste forum, pois foi por isso que me cadastrei... Bem, minha duvida é a seguinte, estou fazendo uns teste de CMYK no Page Maker, tenho as figuras no photoshop e elas saem com as cores nitidas, mas quando as importo no page maker, elas saem com as cores escuras bem diferentes das que eram no photoshop por exemplo, o vermelho sae um pouco puxado para o roxo e assim por diante, e quanto mando imprimir no page maker, a figura sae deste mesmo jeito, com as cores feias, mas quando mando imprimir direto do photoshop, sae com as cores normais... a minha impressora é uma epson 740, o que tenho que fazer? por exemplo faço uma arte inteira no page maker com as cores aparecendo ruim na tela e na minha impressora, fechar o fotolito e mandar para a grafica vai ficar impresso com as cores erradas ou é só uma questão de ajuste no page maker antes de criar um novo arquivo para poder sair legal na minha impressora para visualizar antes?

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 10/09/2004, 13:31

o pagemaker trabalha com uma visualização triste de imagens mesmo... para saída em imagesetter o que conta é o que você vê no photoshop....

para imprimir legal na sua impressora eu recomendaria que você exporte seu trabalho como pdf e imprima a partir do acrobat reader.

#3 roddiniz

roddiniz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/09/2004, 14:17

então se eu gerar ao PDF ele vai imprimir com as cores legais?

#4 alx

alx
  • Visitantes

Posted 10/09/2004, 17:46

isso depende muito da sua impressora.

#5 roddiniz

roddiniz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/09/2004, 18:30

a impressora é uma epson 740 muito boa. vou fazer os testes e posto aki.

#6 nucleo|de|ideias

nucleo|de|ideias

    Turista

  • Usuários
  • 38 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sorocaba.sãopaulo

Posted 11/09/2004, 02:27

_eeeeeaaaaaaeeeeee pessoar!!!!!

_caro roddiniz, não sei o grau de conhecimento técnico que vc tem em pagemaker (se estiver aprendendo recomendo o indsgn, mai si vc for macaco velho no pg digo que vc ainda deve dar uma olhada no indsgn (y)). como o nosso amigo alessandro disse, a vizualização dele é bem ruim.

_recomendo (humilde opinião) que vc migre para o indesign (se vc ver o"cs", vai se apaixonar) meu velho... as vizualizações nele são bem melhores e perfeitas (se bem calibradas no color managent).

_ah... já ia me esquecendo, o que eu mais gosto nele é que rola uns .jpg em high quality nele.

_acho que é só isso.

_PAX (aprendi com o meu distante amigo alx) :D

#7 alx

alx
  • Visitantes

Posted 13/09/2004, 08:12

PAX é show.

seguinte, como o ndi falou, o indesign tem um lance legal no color management, vc pode trabalhar com o mesmo perfil de cores do ps, ou seja, a mesma visualização que tem no photoshop, vai ter no indesign.

abrass.


PAX.

#8 roddiniz

roddiniz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 13/09/2004, 11:46

Legal, vou ver se baixo este idesign, pq o lance é o seguinte, ja trabalhei na edição de uma revista de video games, mas como nao era eu que fecha para mandar para a grafica, nem me importei em saber como funcionava este lance de cores, mas agora, fui convidado a ser colaborador em uma revista de carros, e agora vou ter q fazer a parte de imagens em cmyk e fechar o fotolito sozinho, por isso a minha duvida....e nao querendo pedir demais, como vou fechar estes arquivos em fotolito, alguem sabe algum site q tenha passo a passo, ja tenho o distiller instalado e uma impressora post-script. fiquei sabendo que tb nao vou poder usar fontes true type e sim as do adobe atm....

#9 alx

alx
  • Visitantes

Posted 13/09/2004, 15:44

se der uma procurada vai encontrar tópicos onde discutimos isso anteriomente... mas adianto que o processo de fechamento de um editorial é bem complexo... se vai ser a sua primeira experiência seria melhor estar ao lado de algum profissional... como por exemplo, acompanhar o fechamento no bureau de pré-impressão responsável pela execução do serviço.

#10 warmaster

warmaster

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maceió/AL

Posted 21/09/2004, 01:35

Opa grande ALX! Não sei se vc ainda lembra de mim!! Sou o cara que uma vez lhe importunou querendo tirar algumas dúvidas no page maker! Bem! Lembra do livro que eu estava editorando! Poisé..terminei, meio que nas coxas..mas terminei, é o seguinte: Consegui importar o conteúdo do livro do word para o pagemaker! Fiz uns ajustes aqui e ali...e entre um capítulo e outro existia uma figura...uma figura em preto e branco mesmo...inseri a figura .jpg (importar), e vi que a imagem ficou ruim, aí oq fiz: eu desenhei a mesma firgura no corel e exportei como (.ai) e inseri dessa forma...o resultado melhorou..pelo menos visto na tela, não sei impresso! Não sei se fiz o certo! Bem no final do livro existirá umas fotografias...Gostaria de saber qual a resolução...dpi's...das fotografias..e qual a extensão eu devo salvá-la antes de importar no pagemaker! lembro q as fotografias serão em preto e branco mesmo..Então não precisarei me importar com modos de cor (RGB/CMYK), não é verdade?
Sem querer abusar muito de vc! Já a capa será colorida e farei no photoshop nas dimensões do livro (46x16, ele aberto), bem gostaria de saber a resolução..tamanho da imagem..modos de cor... e em qual extensão deverei salvar o arquivo!!!
Putz..to até com vergonha de postar isso tudo!Mas to realmente precisando de ajuda! Sou um analfabeto gráfico...reconheço!
Grande abraço e espero ansioso pelas suas abençoadas orientações!!! ;)
"...As man fights man
In the epic struggle for survival
The warmaster shall reign
With oppression fed by a burning hate..."


[]'s
:: warmaster ::
fdsfreire@hotmail.com

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 24/09/2004, 08:46

vou separar em perguntas pq meu quote não está ativando...


1. Opa grande ALX!
nunca direcione as perguntas. muitos users lêem este fórum e poderiam te ajudar.

2. Não sei se vc ainda lembra de mim!! Sou o cara que uma vez lhe importunou querendo tirar algumas dúvidas no page maker!
claro que lembro, velho... tenho vc no meu msn.

3. Bem! Lembra do livro que eu estava editorando! Pois é..terminei, meio que nas coxas..mas terminei
lembro... uma dica: procure conversar com o pessoal da gráfica para onde vai enviar o livro... vc vai perceber q trabalhar 'nas coxas' com processos gráficos pode ser muito pior do que apenas terminar o projeto.

4. entre um capítulo e outro existia uma figura...uma figura em preto e branco mesmo...inseri a figura .jpg (importar), e vi que a imagem ficou ruim...
hmmmm.. apesar de não recomendar JPG, o processo estava certo. o fato dela ter ficado ruim é pq o preview do pagemaker devia estar em baixa resolução... (deduzindo que a imagem estivesse no tamanho natural a 300dpi, claro!). basta mudar o ajuste de visualização. entre em preferências (ctrl + k) e deixe como na imagem.

Posted Image

5. aí oq fiz: eu desenhei a mesma firgura no corel e exportei como (.ai) e inseri dessa forma...
era desnecessário redesenhar no corel... mas tendo feito isso o ideal seria que tivesse exportado em formato EPS.

6. o resultado melhorou..pelo menos visto na tela, não sei impresso! Não sei se fiz o certo!
esse é um problema do pagemaker.. na tela pode esta bonito e na impressão sai uma porcaria. um exemplo de erro grosseiro: copia um desenho vetorial do coreldraw e cola no page. vai ficar lindo... mas vai imprimir pra ver!!! eu, pelo menos, exportaria o AI em EPS.

7. Bem no final do livro existirá umas fotografias...Gostaria de saber qual a resolução...dpi's...das fotografias..e qual a extensão eu devo salvá-la antes de importar no pagemaker! lembro q as fotografias serão em preto e branco mesmo..Então não precisarei me importar com modos de cor (RGB/CMYK), não é verdade?
não. não é verdade. mesmo as fotografias estando em preto e branco vc precisa respeitar a estruturação de um arquivo digital. ou seja, se é pb precisa estar corretamente em tons de cinza. a resolução é 300dpi, com o color mode em grayscale e salvas em TIFF.

Sem querer abusar muito de vc!
não só de mim... muitos users com experiência lêem esta sala e poderiam ajudar, por isso evite dar 'nome aos bois'... temos, por exemplo, ótimas participações do vichenco, do kreativ, do core, do mad_mouse, do kavoo e de tantos outros...

8. Já a capa será colorida e farei no photoshop nas dimensões do livro (46x16, ele aberto), bem gostaria de saber a resolução..tamanho da imagem..modos de cor...
nas dimensões não! lembre-se da sangria. deve fazer 1cm maior (q vai dar uma sangria de 5mm para todos os lados. modo de cor depende... se for apenas 4 cores, em CMYK. se for mais q isso vai ser uma imagem em MultiChannel. não se esqueça q a capa de um livro não é apenas o tamanho da capa X 2.

é: CAPA + CANOA + CONTRA CAPA.

a canoa é 'grossura' do livro.

9. e em qual extensão deverei salvar o arquivo!!!
se for CMYK (sem canais de cor a mais) em TIFF, se tiver pantones (mais cores) em EPS DCS 2.0 - aqui no fórum tem dicas de como gerar um EPS DCS 2.0 muito boas.

9. Putz..to até com vergonha de postar isso tudo!Mas to realmente precisando de ajuda! Sou um analfabeto gráfico...reconheço!
sem crise, estamos aqui pra isso. boa sorte e não esquece de dizer se isso tudo deu certo, ok?


Grande abraço e espero ansioso pelas suas abençoadas orientações!!!
abraços.


PAX.

#12 warmaster

warmaster

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maceió/AL

Posted 25/09/2004, 01:20

Muito obrigado e desculpe aí pelas mancadas!!!Valeu!
"...As man fights man
In the epic struggle for survival
The warmaster shall reign
With oppression fed by a burning hate..."


[]'s
:: warmaster ::
fdsfreire@hotmail.com

#13 rodriggo

rodriggo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Gbariel - rs

Posted 26/11/2008, 15:51

Olá estou postando pela 1ª vez no forum!
Trabalho a um bom tempo com o PM uso o 6.5, mas até hj tenho umas duvidas, principalmente na hr de gerar o pdf.
estou terminando um jornal e n consigo gerar o pdf colorido configuro para colorido mas ele sai pb.
sei q este problema n é so meu quem trabalha com o page sabe q ele alem de ser limitado tem coisas dificeis de comprender.
A o pdf é com separação de cores

Caso alguem queira me ajudar entra no msn Rodriggocprado@hotmail.com
vlw


2 Percdebi q o indesign cada dia adquire novos adeptos, e me parece q o Alx ajuda muito o pessoal, estou pensando em miggrar para o indesign, até baixei os tutorias, mas preciso de umas dicas, caro Alx se puder agradeço
é so add rodriggocprado@hotmail.com

e ficarei feliz em ajudar caso alguem queira uma dica de PM ok
abraço :)

#14 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 10/12/2008, 08:27

olha rodrigo, qdo vc gera PDFs em separations, vc vê as cores CMYK separadas. ou seja, vê quatro páginas no PDF. é normal.
para gerar o PDF colorido, faça o fechamento em COMPOSITE, mas o bureau pode não conseguir dar saída nesta configuração.

o InDesign tem grandes evoluções em relação ao PageMaker. O Page fica para trabalhos mais simples e máquinas de menor desempenho. Históricamente o INDD COME memória e a Adobe não parece se preocupar com isso.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq