Jump to content


Photo

O Mercado Nos Dias Atuais


  • Faça o login para participar
25 replies to this topic

#1 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 04/09/2004, 18:19

Olá!

Atualmente todos os que estão ativamente ativos com sua vida profissional sabem que podemos enfrentar dificuldades sérias no nosso mercado atual.

Eu vou falar sobre alguns desses aspectos.

1. Idiomas
Hoje em dia, no nosso planeta, temos mais de 5000 dialetos, como o português, o inglês, o espanhol, dentre outros.

Atualmente vivemos no meio da globalização, com tecnologia nova, com campos de empregos em novos setores, ou seja, estamos nos tornando seres avançados a cada dia mais.

Agora pense: o Brasil, que é um país em desenvolvimento (em todos os termos), já temos centenas de empresas de outros países aqui.

Agora, imagine que todas as pessoas de uma empresa filial aqui no Brasil não falem outro idioma. Como eles farão para se comunicar com a matriz, em outro país, com outro idioma?

Isso já é um desafio!

Outro exemplo é: se você está desempregado(a), você faz o seu curriculum às mil maravilhas, e suas qualidades são umas das melhores.

Mas se não tiver pelo menos algum item dizendo sobre conhecimentos de outro idioma, então você está com problemas: isso pode garantir que você talvez não consiga preencher a vaga.

Sim... infelizmente é isso.

Existe uma piada (isso mesmo, uma piada!), que é assim:

“O rato estava correndo do gato, e conseguiu se esconder no seu buraco.
Foi quando, depois de algum tempo, o rato ouviu um latido. Pensando que estaria a salvo do gato por causa do cachorro, ele foi apanhado de surpresa pelo gato.
Antes de ser devorado pelo animal, o rato perguntou:
-Uma coisa antes de você me devorar: como você conseguiu imitar tão corretamente o latido de um cachorro?
-Quem não fala dois idiomas nesse mundo globalizado tem suas desvantagens...”

Sim, até o gato fala! :P

Bem, continuando: de acordo com estatísticas, o português é uma das dez línguas mais faladas no mundo, junto com o inglês, mandarim (um dialeto chinês), espanhol, francês, alemão, italiano, russo, dentre outros).

É uma vantagem que saibamos falar um dos idiomas mais difícil do mundo: o português.

Mas como seriam as nossas probabilidades se soubéssemos falar inglês?

Certo dia, no dentista, eu estava lendo umas revistas e comecei a ler um artigo que mostrava os dados de uma pesquisa:

“Se 10 candidatos a uma vaga de Analista de Custos entregarem o seu curriculum ao entrevistador, mas apenas 2 falam inglês. Os outros 8, não.

Quando ele for analisar os curriculuns, ele vai colocar em especial aqueles que falam inglês em primeiro lugar. Os outros podem ser menosprezados, no caso.”

Logo, independente se você for jovem ou não, é uma boa começar a fazer um curso de algum outro idioma.

Caso você não tenha condições financeiras suficientes para sustentar um curso, então faça um curso on-line (na internet). Vou lhes passar alguns endereços que disponibilizam cursos de inglês e outros idiomas on-line.

http://rj.culturainglesaonline.com
http://pagina.de/portunol/
http://www.dwelle.de...s/sprkurse.html
http://creative-mome...freeservers.com
http://www.estacio.br/lol/entrada.html
http://www.parlo.com
http://www.weblinguas.com

Bem, agora passarei ao outro assunto também importante.

2. Informática

Hoje em dia, o computador é um recurso usado pela maioria dos profissionais sobre quase todas as áreas.
Aquele que sabe usar também um computador e seus recursos (não digo Paciência, Campo Minado, Freecell, Copas, dentre outros) também tem uma vantagem em seu curriculum.

Se você sabe usar o Microsoft Word para fazer seus documentos e o Microsoft Excel para fazer planilhas de cálculos, então isso já é um passo;
O pacote Office é o básico que você precisa dominar (pelo menos o básico), de modo que faça alguma coisa com esses programas.

Para quem deseja seguir no ramo do design, por exemplo, é interessante usar: Photoshop, Fireworks, Image Ready, dentre outros.

Para os developers (da web), há mais opções: ASP, PHP, CGI, ASP.NET, XML, JSP, Cold Fusion, XUL, XBL, HTML, XHTML, DHTML, JavaScript, VBScript, MySQL, PostgreSQL, dentre outros.

Para os desenvolvedores de aplicações (analistas de sistemas): Visual Basic, Delphi, Cobol, Acucobol, Cobolaid, C++, e outros.

Isso prova que as tecnologias da internet também estão se desenvolvendo cada vez mais.

Aquele que tem diversos conhecimentos na área de informática também tem vantagens no curriculum, fazendo com que o entrevistador saiba que você tem um controle bom sobre a máquina, que é o computador.


3. Palestras e Seminários

Esse é um item que pode aumentar o seu curriculum, fazendo com que você ouça, de outros profissionais da mesma área, diversas outras opiniões sobre o assunto que você sabe ou deseja saber.

Há milhares de palestras sobre o assunto que você está desejando ouvir.

Em feiras de informática, por exemplo, há diversas palestras sobre uma determinada tecnologia que está inovando a web, os computadores, dentre outros.


Se você executar os três itens que descrevi acima (idiomas, informática e palestras/seminários), você tem grandes vantagens de arranjar um emprego.

Vou pendurar este tópico para auxílio a todos.

Agradeço e apto a responder dúvidas,
Fernando Martins de Toledo
-- Without a Nick

#2 :: Trinny ::

:: Trinny ::

    breakaway. ;]

  • Usuários
  • 238 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília-DF

Posted 04/09/2004, 19:01

Muito interessante esse tópico Without...
Tenho muito ainda o que aprender, com 14 anos eu quero ser uma boa designer bem sucedida futuramente e fazer o que for possível para que isso ocorra...

Idiomas eu sou apaixonada por inglês... Terminando o meu curso de Web ou Ingles eu vou partir pra outro idioma como o Espanhol ou outro, ou então aperfeiçoar mais ainda o meu inglês.

Informática nem se fala... Eu passo praticamente todo o tempo em frente ao meu computador, e não é batendo papo ou se divertindo não. É me esforçando e fazendo coisas que eu mais gosto, como desenvolver imagens, sites, ajudar em foruns... Como esse e os foruns que eu modero, então acho que futuramente isso não será problema pra mim.

Palestras e seminários eu ainda não tive oportunidade de apreciar, mas com o tempo é o que mais vou fazer, pelo menos no meu curso, toda semana o meu professor me dá uma palestra mesmo :lol:

Pois é... O mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
A cada instante cresce mais a responsabilidade em ser um bom profissinal para ser valorizado com seu talento.
Para isso é muito bom se manter informado sobre tudo que ocorre ao nosso redor...
É uma das coisas que eu já venho aprendendo desde os 9 (idade em que comecei a me interessar por Design).
Outra coisa interessante é a linguagem formal que o pessoal usa muito nesse ramo de design, pra falar eu sou ótima, melhor que aquelas atendentes de empresas como a Brasil Telecom ou a vozinha das mulheres que falam em lojas como Riachuelo: "Colaboradora Fulana, Caixa 12..." :D Mas confesso que ainda tenho uma dificuldade de lidar com as pessoas que falam nessa linguagem, um cliente me mandou um e-mail informando sobre o seu site. O e-mail totalmente formal... Apanhei pacas <_<
Uma ironia, é que por mais atualizado que seja o nosso país, ainda tem gente que ri da minha cara quando digo que sou mulher (quando se trata de desenvolver um site para alguem) ou da mesma forma, quando digo a minha idade!
Aff... Dá vontade de falar "Ôh véim, se toca... é a evolução e a tecnologia!!!" :lol:

Mas é isso ae...
Brigadão pelo tópico, vai ser dar uma força violenta pro pessoal!!! (y)


Flw ^_^
• Regras Webfórum (clique aqui)
• Participe do 5° Desafio de Fireworks (clique aqui)

#3 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 04/09/2004, 19:05

Isso também se explica a mim:

Também tenho 14 anos, já tenho o curso de ingles completo, e informática eu faço bastante, e já cheguei a lecionar durante 1 mês numa faculdade daki de guarulhos Cold Fusion.

Eu vou muitas palestras sobre o assunto.

To num trampo simples agora.

#4 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 24/09/2004, 23:39

algumas coisas eu concordo, mas tem que ver também qual é o tipo de serviço que você está tentando conseguir, vestir uma boa roupa na entrevista ajuda e muito, principalmente se você mostrar que gosta de falar e tem boa lábia, falar só com o entrevistador (n) muitas vezes é o jeito mais demorado, pelo menos o que eu tento e faço quando quero muito mesmo uma coisa, é chegar e falar com algum cargo mais alto dentro da empresa em questão, você tem mais chances de conseguir o emprego, tente criar sempre oportunidades pra isso (y)

#5 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 25/09/2004, 21:35

Umas dicas de vestimentas:

Mulheres:
Blusa branca, saia de cor escura (recomendável cinza), paletó preto, cabelo preso, salto alto.

Homens:
Blusa social, seguido por terno (também de cor escura), cinto combinando com o resto da roupa, calça social, sapatos bem limpos.



E dicas para fala (isso mesmo!):

1) Nunca comece uma frase com "Não". Errado:

-Pois então, sr. Fulano, a situação da empresa é essa. Você concorda com isso?
-Não, eu recomendo que...


Certo:

-Pois então, sr. Fulano, a situação da empresa é essa. Você concorda com isso?
-Eu recomendo que...




2) Nunca "ache" nada.

Errado:

-Eu acho que...


-Sim

ou

-Não




Ou é sim ou é não. Não é talvez, eu acho que, eu penso que... Isso não interessa para o entrevistador.

3) Sem gírias.

Errado:

-Tipo, a empresa...



Ok? Espero ter ajudado mais. Quaisquer outras dicas, postem ae! O tópico está aberto.

#6 MastersRoX

MastersRoX

    EDITADO

  • Banidos
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 774 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/10/2004, 22:20

Without a Nick acho que você falou em um ponto fundamental ... as gírias.
Hoje me dia, quem não fala girias.... conversando com seus amigos, ainda mais nessa idade... 14 .. 15 anos. Imagina você em uma entrevista, solta algumas girias... tipo assim ... a sei la... podes cre (n) (n) (n)

#7 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 19/10/2004, 13:14

isso de gíria é ruim ... hehe vc começa a trabalhar, ai vai atender um cliente, tem alguns que tbm falam gírias e não tão nem ai, mas tem outros que é tudo sério mesmo, nem ri de nada, mas tem que saber mesmo qual momento que da pra falar ou não, ...

#8 :: Trinny ::

:: Trinny ::

    breakaway. ;]

  • Usuários
  • 238 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília-DF

Posted 19/10/2004, 13:42

Isso é verdade...
Nós acabamos aprendendo a gíria de uma forma ou outra, mesmo contra a nossa vontade.
Minha mãe mesmo vive brigando comigo por causa das gírias e o que acontece? Hauhauahua, ela mesma está "entrando na onda".
De certa forma isso afeta muuuuito na questão do emprego.
Se o seu chefe te pega explicando sobre a empresa para o cliente, você conversa dessa forma:
"A empresa, tipo, é muito valorizada... Blá blá blá..."
Ou você leva um belo de um "sapo" e ele ficará no seu pé até o fim dos dias, ou você literalmente receberá um pé na xxxxxx.
Digamos então que a gíria é a inimiga número 1 da linguagem forma.
Gírias X Linguagem Formal

Decida-se por você mesmo, antes que seja despedido... :lol:
• Regras Webfórum (clique aqui)
• Participe do 5° Desafio de Fireworks (clique aqui)

#9 ninguem

ninguem

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/10/2004, 13:51

o negócio de girias depende da situação.
to começando a ter uma quantidade razoavel de clientes... em um novo contato, sempre ligo falando Bom dia, tal pessoa passou seu telefone, talz... ai vejo o "jeito" do kra... com a maioria da pra levar de boa, falando giria e tudo pq eh meio informal os contatos, talz... vc tem q saber se posicionar...
se vc fala formalmente em uma ocasião não formal vai ficar conhecido como "mala exibido"...

oke axo mais complicado eh ter q explicar algumas coisas técnicas para clientes totalmente leigos no assunto...
| Chuteiras |

#10 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 20/10/2004, 14:53

Você, antes de mais nada, precisa conhecer a personalidade da pessoa... se a pessoa já lhe vier falando gírias ou então tiver intimidade (profissional) com a pessoa, então tudo bem, mas também num é para exagerar, hein?

[]'s

#11 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 20/10/2004, 16:29

Muito bom tópico Without,

Podes cre galera!
esse lance de gíria em entrevista o bicho pega na parada tá ligadu? :lol:

Essa hora da entrevista é a hora de se policiar mesmo, pra não soltar nenhuma q pode por tudo por água abaixo.

Já tenho uma boa experiência em empresas (estou há 18 anos na estrada e sou designer, ilustrador, enfim comunicador visual) e uma das coisas q aprendi é q vc tem q ser autêntico, sincero, entre outras coisas, (não tente passar o q vc não é) pq o empregador quer gente q resolva os problemas da empresa e traga lucros para a mesma.

Uma camisa social ajuda muito, Mas nem digo q tem q ser calça social e talz (só uso jeans, combina mais comigo, calça social em mim fica ridícula (ou vice-versa, hehe), mas q seja limpa (só se a empresa dá mais valor ao invólucro do q o conteúdo...) O importante é q vc vá numa entrevista de maneira q se sinta bem, isso já te ajuda muito, mas não recomendo ir com a camisa de Iron Maiden ou Linkin Park... ;) :D

Falo inglês e alemão, mas quase não uso o alemão, mais o inglês que realmente faz um diferencial e ajuda muito e na prática.

A história do rato é bem verdadeira, se o rato soubesse o cachorrês, ia por o gato pra correr, né não? hehe

Se um dia vc for recusado por uma empresa, encare naturalmente, pq não é o fim do mundo, pois pode ser q a empresa q está perdendo em não te contratar (muitas vezes é assim q acontece mesmo).

E a vida pode estar reservando algo bem melhor pra vc! ;)

só uma coisa, é na hora do vamos ver ( o pega pra capar) é q cada um segura seu lugar no mercado.

valeu por terem me aturado... :D

Boa sorte a todos.

#12 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 23/10/2004, 19:03

Pois eh...

Eu tenho o inglês fluente, e quero ver se no ano que vem aprendo alemão também...

Nas entrevistas (sou freelancer, calma! Num tenho carteira nem nada, mas é claro que quero um cargo numa empresa, né? Com 18 anos quero um carro!)

E outra coisa que o Pen disse: nunca ir com camisa de Iron Maiden ou Linkin Park... para isso existe camisa do Eminem, Evanescence, Metallica, entre outros ^^)

Brincadeira!

Mas eh verdade mesmo... eu num curto muito usar jeans, a não ser que seja bem folgada... se for escolher entre jeans ou calça social e camisa social, prefiro a segunda opção mesmo...

[]'s

#13 Notialc

Notialc

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Gabriel
  • Interesses:Informática, cursos, internet, futebol, empregos.

Posted 12/11/2004, 00:12

Ola!
Eu sigo todas as dicas postadas aqui mas ainda continuo desempregado. Tenho nível superior completo em informática, sei falar espanhol e arranho o inglês. Mas o que está dificultando as coisas para mim é a falta de experiencia no mercado, pois, 99% das empresas querem profissionais que ja trabalharam na função. Eu que não tenho experiencia comprovada em carteira estou sentindo na pele este problema. Coloco aqui a seguinte pergunta: O que devo fazer agora??? :(

Valew!

#14 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 14/11/2004, 15:38

Tipo, tente trabalhar como freelancer, colocando no cv (curriculum vitae) os trabalhos para quem vc já prestou.

Isso ajuda e muito!

#15 Tsunami

Tsunami

    Normal

  • Usuários
  • 111 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:Guararapes SP
  • Interesses:Adoro animes, mangás, programação e o Shun *.*

Posted 14/11/2004, 21:22

Você tocou em um assunto importantíssimo

O mundo mudou muito em 5 anos, e acredito que a geração que hoje tem entre 11 a 17 anos tomará rapidamente grande parte das vagas disponíveis no mercado de trabalho que atualmente são ocupadas por jovens de 18 a 25 anos. O ponto fundamental nesta "tomada" é com certeza o uso da informática. Hoje uma pessoa que não sabe ao menos fazer páginas em HTML pode ser considerada um Analfabeto Funcional. As gerações mais novas têm contato com a informática há muito mais tempo. Conheço secretárias que nem sabem digitar, quando deveriam até saber utilizar o Photoshop para fazer a publicidade da empresa em que trabalha e ganhar seu espaço ali. O mercado de trabalho será daquele que tiver o currículo mais diversificado: cozinheiros formados na frança com curso técnico em informática no Japão, entende?
Posted Image · O quadrado mágico :D




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq