Jump to content


Photo

Calibrando O Monitor


  • Faça o login para participar
25 replies to this topic

#1 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 27/08/2004, 14:38

Todos sabem(?) da importância de estar com o Monitor calibrado corretamente para obter melhores resultados com as cores usadas em trabalhos indiferente da mídia.

- Sei que a ferramenta para fazer a Calibragem é o Adobe Gamma, porém, qual o processo certinho pra fazer a calibragem correta?

- O tipo de placa de vídeo interfere?

- Existe algum tipo de "padrão" para a Calibragem? Ou, tem que ser na base do olhômetro mesmo?


Grato !
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#2 NoxxyGenius®

NoxxyGenius®

    Turista

  • Usuários
  • 52 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Lins - São Paulo
  • Interesses:Photos, Video, Movies, DivX;), etc..

Posted 28/08/2004, 13:40

Ae, eh uma otima pergunta q tb ha tempos procuro respota, mas nunca chego num resultado satisfatorio...

[]s
NoxxyGenius®

#3 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 28/08/2004, 16:13

bom, vou fazer um tutorial então.
se ninguem postar nenhum tutorial até lá, posto o meu até quinta feira.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#4 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 31/08/2004, 13:25

Fico no aguardo então, pessoALL !!!


(y)
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#5 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 31/08/2004, 14:41

Seguinte pessoal, vou passar aqui um tutorial sobre calibração de monitores utilizando o adobe gamma.

Existem vários métodos de se calibrar um monitor. O mais profissional é usando um espectrofotometro para medir a intencidades das cores rgb do monitor, porém, como este método está longe da maioria dos usuários aqui cadastrados, vou passar a calibração no olhometro mesmo.



1) Sobre a referência de cores.

Para se calibrar um monitor para a área gráfica é necessário uma referência impressa. Esta referência deve ser uma imagem onde se tenha uma grande gama de cores, brilhos e saturações + tons neutros.

Sem este impresso você não terá referência alguma na hora de calibrar. Não pode ser qualquer impressão. Este impresso deve ser calibrado, sugiro que seja um Cromalin (Utilizando fotolitos) ou uma prova digital que você tenha certeza que está calibrada.


Eu costumo utilizar esta imagem impressa para calibrar meu monitor:
Posted Image


Bom, vamos agora para o que interessa:

2) Utilizando o Adobe Gamma.

Abra o Adobe Gamma que encontra-se no painel de controle (PC).
Posted Image


Esta é a primeira janela que aparecerá em sua tela:
Posted Image

- Escolha a opção Contro Panel e dê avançar.


Agora aparecerá esta tela:
Posted Image

É nesta tela que vamos calibar o monitor.

Tenha a prova na mão e vamos lá:


a) Description

Esta opção é para escolher o ICC que você quer utilizar para controlar o esquema de cores do seu monitor. Existem vários, eu utilizo o Adobe RGB (1998).



B) Brightness and Contrast

Esta opção é para a calibração do brilho e do contraste do monitor. Você vai ajustar o brilho e o contraste utilizando os recursos do próprimo monitor.

Deixo o contraste do monitor no máximo e mexa no brilho até que os quadradinhos mais claros fiquem muito escuros, o mais escuro que vocês puderem deixar, só não deixem ficar totalmente preto ao ponto de se fundir com os quadradinhos pretos.
**Caso você esteja vendo uma tarja totalmente preta, mexa no brilho e contraste do seu monitor para entender este tópico.



Phosphors
As especificações dos fósforos do monitor deve ser obtida no manual do seu monitor. Caso não consiga esta informação utilize a opção Trinitron.



Gamma
Agora vamos mexer nas cores. Deixe a opção view single gamma only desabilitada, assim as barras RGB aparecerão.

Com a prova de referência em mãos comece a mexer nas barras RGB até atingir as corres corretas. Estas barras funcionam mais ou menos como o Leves do Photoshop.


White Point
Seguinte pessoal, para ajustar o ponto branco do monitor você vais mudando a temperatura até a cor branca do monitor ficar o mais próximo possível do papel que você imprimui sua referência. Claro que este não é o método mais científico de se definir o ponto branco. Em artes gráficas o padrão de iluminação é de 5500 graus K, porém, para deixar o monitor com esta temperatura é necessário que todo o ambiente esteja com esta intensidade de luz. Para uma calibração no olhometro nós ajustamos a temperatura para compensar as variações do ambiente.

Outra coisa, cuidado com o ambiente que você quer calibrar o seu monitor, se pela manhã o sol bate na tela e pela tarde fica tudo escuro todo o trabalho de calibração está perdido.



Bom,

é só isso, simples né.


Kreativ, posta também o seu método de calibração para a gente aprender como fazer de outra forma.

É isso pessoal.


Para quem quiser baixar a imagem para calibração CLICK AQUI.
A imagem está em JPG mas está com qualidade máxima.

Edição feita por: vichenco, 31/08/2004, 16:22.

=======
VICHENCO
=======

#6 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/08/2004, 16:17

Dr. Vichenco, o testform está dando erro na hora de copiar.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#7 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 31/08/2004, 16:23

Isso que dá não testar os links antes de postar.

Já está concertado Krea.


obrigado.

sds.

Edição feita por: vichenco, 31/08/2004, 16:23.

=======
VICHENCO
=======

#8 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/08/2004, 19:02

blz to baixando o arquivo. Assim que terminar o tutorial em coloco aki, não muda muito do que vc disse não.

sds, :D


interessante a turma das antigas está vortando. Bons tempos estão pra vir.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#9 alx

alx
  • Visitantes

Posted 01/09/2004, 10:48

concordo krea... andei vendo várias discussões com alto nível.. vc, core, lincoln, vich... to achando muito bom! ;)

#10 joca

joca

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/09/2004, 13:35

muito bom o tutorial!! parabens!
so uma pergunta, em impressao a laser, o tipo de papel muda um pouco a cor certo? pode ficar com mais ou menos brilho etc..
qual o papel vc recomendaria a impressao para poder calibrar o monitor? ou nao faz diferenca??

vlw,

joca

#11 bycururu

bycururu

    Turista

  • Usuários
  • 28 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Iraque

Posted 09/09/2004, 12:38

Pra q serve isso

— — — — —— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —
D e s I g u i n i m _ N o i s _ n a u m _ M a n j a _ N a D A
"Sabio Aquele q Naum Sabe Nada"

— — — — —— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Posted Image


#12 alx

alx
  • Visitantes

Posted 09/09/2004, 17:50

Pra q serve isso

pra que serve o q??? :huh:

#13 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 15/10/2004, 17:02

joca...creio que em um couche fosco ou alto brilho dá conta do recado ;)
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#14 djmadra

djmadra

    Normal

  • Usuários
  • 82 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Sao Paulo
  • Interesses:Design Gráfico, Carros Antigos, Djing

Posted 25/10/2004, 21:11

o adobe gamma seria uma "pré calibragem" ..ele nao faz a calibragem real..

o que faz mesmo é um aparelho que você "gruda" ele no monitor..nao to lembrado o nome dele..vc gruda ele, e ele sincorniza com um software e pronto..seu monitor está calibrado.
SE NAO ME ENGANO é espectrofotometro..mas nao tenho certeza... :wacko:

ah..! claro que a luz do ambiente influencia..

na editora abril, o cara q dá saida fica numa salinha com uma lampada de 60 wats e uma capa preta no computador..ele "se cobre " junto com o comp. com a capa

Edição feita por: djmadra, 25/10/2004, 21:12.

Rafael Bruno - SP - Site do meu PUMA
Illustrator, Indesign, Photoshop Avançado, Produção Gráfica
----------------------------
PUMA
Vento no rosto, coração aberto, trepidação constante, sintilante elo.
As listas passando, a sensação do estradar, o ronco gostoso, como é bom de te andar.
Tua beleza incrível, montada há anos atrás ,quão evoluído no tempo, o passado se faz.
No andar na cidade, quem não para pra te olhar?

#15 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 26/10/2004, 09:36

O nome é espectrofotometro mesmo. E a luz ambiente correta é 5000 graus K.

Este realmente é o método profissional de se calibrar o monitor, mas, como a maioria dos usuários aqui cadastrados não possuem este aparelho, achei mais adequado passar o método de calibração no "OLHOMETRO" mesmo,

Concorda?
=======
VICHENCO
=======




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq