Jump to content


Photo

Sangria


  • Faça o login para participar
23 replies to this topic

#1 Prica Olandim

Prica Olandim

    12 Horas

  • Usuários
  • 191 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/08/2004, 14:33

Ola!

Estou fazendo o um anunco pra uma revista, e tem que haver sangria ....

Alguem pode me explicar direito o q é? Seria a margem?

Nesse anuncio acho que não ira precisar, pq nao tem imagem de fundo.

Eu tbm preciso mandar o anuncio para teste em print.... o q seria isso??

E to pensando em mandar em jpeg....é melhor mandar em Tif?


bjos

Edição feita por: Prica, 26/08/2004, 14:45.

Priscila Olandim
Canon XT
www.priscilaolandim.com
Fotolog

#2 klango

klango

    Aqui é das antigas

  • Usuários
  • 1013 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Anápolis-GO em breve na glória com meu Deus.
  • Interesses:Cristo Jesus - Familia - Música - Internet e multimidia - Carros antigos.

Posted 26/08/2004, 14:46

Cara em todo trabalho gráfico é bom deixar um espaço de sangria, porque se não deixa corre o risco do corte não ser preciso e ficar aqueles filetes brancos en volta da página entende.


Se estiver desenvolvendo em Corel manda o arquivo do corel em curvas.
Não acho legal mandar em jpg manda Tif se não for o caso citado acima, mas manda com resolução alta, tipo 600 dpi pra cima.


t+
VIVA COM SAÚDE - NUTRI CENTER SUPLEMENTOS

.:: Nutri Center Suplementos Alimentares ::.
Loja de Suplementos Alimentares pelo Menor Preço do País. Compre já Suplementos Alimentares: Whey Protein, Albumina, BCAA, Maltodextrina, Creatina, Aminoácidos, Vitaminas, Diets, Ligth, celíacos, Perca peso rapido, Nutri Center Suplementos, sua loja de Suplementos Alimentares em Anápolis - GO e na Internet. 62-3702-7789

#3 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 26/08/2004, 14:51

Seguinte:

Observe na imagem abaixo. Nesta página os elementos gráficos utrapassam as marcas de corte. Isso se chama sangria.

Para que serve:
Se você fizer esta página sem sangria, na hora de cortar existe uma variação e sem ela pode aparecer um filetinho branco.

A sangria serve exatamente para compensar a variação na hora do corte.

Eu costumo deixar 4mm de sangria. Alguns deixam mais, outros menos.


Se não fui claro queixe-se que tento explicar novamente.

Attached Files


Edição feita por: vichenco, 26/08/2004, 14:52.

=======
VICHENCO
=======

#4 Prica Olandim

Prica Olandim

    12 Horas

  • Usuários
  • 191 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/08/2004, 15:03

Entendi perfeitamente o que é sangria!!!! Valeu!

Eu to fazendo o anuncio no Photoshop, então é melhor eu salvar em Tif né?

E outra coisa, tenho q mandar por e-mail pro cara as fontes que utilizei no anuncio, e mandar tbm um "print"... o q seria isso??

Eu nunca tinha trabalhado com midia impressa.... desculpe a ignoracia!

Bjos
Priscila Olandim
Canon XT
www.priscilaolandim.com
Fotolog

#5 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 26/08/2004, 15:40

Sim, manda em tif

sim, manda as fontes

"print": impressão. Pode ser em jato de tinta. Só para ele comparar com o arquivo para ver se não deu erro em nada.
=======
VICHENCO
=======

#6 alx

alx
  • Visitantes

Posted 26/08/2004, 15:42

se for mandar apenas em TIF não precisa mandar as fontes junto, porque a imagem achatada (tif) não necessita de fontes instaladas no computador para ler o arquivo, como num arq aberto psd ou cdr.

PAX.


em tempo... além da sangria, que é uma margem externa, use também uma margem interna - de uns 5mm - como limite para elementos de textos ou logomarcas. evite colocá-las muito próximo ao corte para não correr o risto de tê-las cortadas.

#7 Prica Olandim

Prica Olandim

    12 Horas

  • Usuários
  • 191 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/08/2004, 15:43

Sim, manda em tif

sim, manda as fontes

"print": impressão. Pode ser em jato de tinta. Só para ele comparar com o arquivo para ver se não deu erro em nada.

eu sei q print é impressão, mas ele falou pra eu mandar print por e-mail....

o tamanho da imagem é um A4, e salvei em tif sem compactação, e deu 160 MB :(


Bjos
Priscila Olandim
Canon XT
www.priscilaolandim.com
Fotolog

#8 alx

alx
  • Visitantes

Posted 26/08/2004, 15:45

arquivo gráfico é grande mesmo... o print a que ele se refere pode ser muita coisa... pode ser um printscreen para ver a arte.. pode ser um pdf gerado em setup print... pode ser muita coisa.

#9 Prica Olandim

Prica Olandim

    12 Horas

  • Usuários
  • 191 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/08/2004, 15:47

se for mandar apenas em TIF não precisa mandar as fontes junto, porque a imagem achatada (tif) não necessita de fontes instaladas no computador para ler o arquivo, como num arq aberto psd ou cdr.

PAX.


em tempo... além da sangria, que é uma margem externa, use também uma margem interna - de uns 5mm - como limite para elementos de textos ou logomarcas. evite colocá-las muito próximo ao corte para não correr o risto de tê-las cortadas.

Isso q achei estranho, pq a fonte vai estar na imagem...em qualquer computador vai da pra ler com a fonte q coloquei....
Qual formtato q eu teria que mandar as fonte junto?
Fiquei ate sem graça de fazer tantas perguntas pra ele... :wacko:
Priscila Olandim
Canon XT
www.priscilaolandim.com
Fotolog

#10 alx

alx
  • Visitantes

Posted 26/08/2004, 15:49

qq formato aberto. psd, cdr, indd, qxd, pmd, p65, fh10... qq formato onde o texto fosse editável precisaria ter as fontes instaladas no seu equipamento.

não é o caso de um tif.

#11 klango

klango

    Aqui é das antigas

  • Usuários
  • 1013 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Anápolis-GO em breve na glória com meu Deus.
  • Interesses:Cristo Jesus - Familia - Música - Internet e multimidia - Carros antigos.

Posted 26/08/2004, 15:51

Como o alx falou não precisa sas fontes por si tratar de uma imagem achatada, exporta como jpg 300dpi e manda por e-mail pra ele, quanto ao Tif manda por CD pra gráfica.



t+
VIVA COM SAÚDE - NUTRI CENTER SUPLEMENTOS

.:: Nutri Center Suplementos Alimentares ::.
Loja de Suplementos Alimentares pelo Menor Preço do País. Compre já Suplementos Alimentares: Whey Protein, Albumina, BCAA, Maltodextrina, Creatina, Aminoácidos, Vitaminas, Diets, Ligth, celíacos, Perca peso rapido, Nutri Center Suplementos, sua loja de Suplementos Alimentares em Anápolis - GO e na Internet. 62-3702-7789

#12 alx

alx
  • Visitantes

Posted 26/08/2004, 15:54

JPG não serve para produção gráfica de alta qualidade. a compactação pode danificar detalhes da imagem.

#13 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 26/08/2004, 17:50

vc só precisa mandar as fontes se o seu tiff for em layers, se for achatado, como acima explicado, não é necessário mandar as fontes.

Quanto ao JPG, você pode sim mandar as imagens em JPG, desde que seja na compressão máxima (12) e em CMYK.

JPG' em compressão máxima pode ser usado como formato de transporte, ou seja, apenas para envio, pois para saída em fotolito ou ctp não é o formato ideal.

Quando o seu fornecedor receber a imagem em JPG em compressão máxima ele transformará em tiff ou eps (melhores formatos para pré-impressão).

Teste aqui na Fast Film (empresa que trabalho) e na revista Profissional Publish comprovaram que o JPG em compressão máxima não perde qualidade perceptível e o tamanho reduz muitíssimo.
=======
VICHENCO
=======

#14 Prica Olandim

Prica Olandim

    12 Horas

  • Usuários
  • 191 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/08/2004, 19:41

Oi de novo....

Olha o anuncio... esta certo a sangria?

Posted Image


"Quanto ao JPG, você pode sim mandar as imagens em JPG, desde que seja na compressão máxima (12) e em CMYK"
Como que se faz aasim? Na hora de salvar ru coloco 12 na quialidade??
e pq tenho q salvar em CMYK?

Bjos... muito obrigada por vcs estarem me ajudando!!!! ;)
Priscila Olandim
Canon XT
www.priscilaolandim.com
Fotolog

#15 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 27/08/2004, 02:14

isso mesmo Prica o vichenco errou quando disse na COMPRESSÃO máxima. Na verdade ele quis dizer na QUALIDADE máxima porque se fosse compressão máxima seria totalmente perceptível a perda na qualidade de imagem...
quanto ao CMYK...(image, mode, CMYK colors) porque o sistema de impressão de gráficas utiliza quatro cores (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) para fazer a impressão, também chamado de método substrativo se não me engano... o seu monitor por exemplo utiliza apenas 3 cores para exibir toda a gama cromática RBG (vermelho, verde, azul) sistema aditivo...
alx, creativ me corrijam se falei errado algo...
bom Prica poderia escrever uma bíblia sobre CMYK mas acho que não tem necessidade agora.
Qualquer coisa estamos aí.
...vichenco sem ofensa nenhuma mesmo apenas te corrigi ;)
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq