Jump to content


Photo

Resolução Confusa..como Fazer?


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 13/08/2004, 04:29

Pessoal do fórun, ainda não entendi uma coisa: se vcs recomendam passar uma imagem para 300dpis antes da impressão em qualquer programa menos o Corel pq senão perde qualidade, como fazer isso no PS por exemplo?? já sei q vou em canvas size, etc. mas...não sei se tem a ver a opção constrain proportions mas a imagem aumenta de tamanho (isto irrita) e no Corel tu converte pra 300dpis ela fica do mesmo tamanha e ainda ganha um anti-aliasing <_<

Por favor, é como eu pegar uma imagem na web q não tem como pegar ou arranjar outra de outro lugar sendo q quero aumentar a resolução dela. Sem aumentar ela, subsequentemente, sem perder qualidade.

E outra: se for scanear em 300dpis vcs sabem q ficam "pixels inventados" pelo scanner devido à interpolação...como vcs tiram isso (se é q dá pra tirar) no PS??

ó Deus abençoe quem me responder direitinho!!! obrigado
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#2 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 13/08/2004, 05:17

bom, vamos lá.

Pessoal do fórun, ainda não entendi uma coisa: se vcs recomendam passar uma imagem para 300dpis antes da impressão em qualquer programa menos o Corel pq senão perde qualidade, como fazer isso no PS por exemplo?? já sei q vou em canvas size, etc. mas...não sei se tem a ver a opção constrain proportions mas a imagem aumenta de tamanho (isto irrita) e no Corel tu converte pra 300dpis ela fica do mesmo tamanha e ainda ganha um anti-aliasing


Não se deve subir dpi's para 300. Isso se chama interpolar a imagem ou como você mesmo disse "pixels inventados" :)
pegar uma imagem de 72, 100, 150 dpis e subir pra 300 dpis irá interpolar e isso nao deixará a imagem com qualidade.

DIca: Para maioria dos papeis pode se usar até 225 dpis, tirando serviços de alta qualidade (arte/fotografia) com papel de alta qualidade Quanto melhor o papel mais DPIS, quanto pior a qualidade do papel, menos dpis.

o calculo de lineaturaX2 já é meio que ultrapassado.
hoje se usa lineatura X 1,5 ou X1,7
papeis de altíssima qualidade com saida de filme em altíssima resolução se usa em 350 dpis.
maioria dos papeis de média qualidade saem com fotolito a
150linhas x 1,5 = 225dpis alta qualidade 175/linhas x 3 = 350dpis
altíssima qualidade 350/380dpis - apenas=off-set

você acha que a imagem ficou maior, mas se olhar em image size, verá que ela tem o mesmo tamanho. O que mudou foi a forma de ver o preview. 100% é para monitor/web e 50% é a média pra gráfica. mude a visualização pra 50%

O corel é falho neste ponto, pois o zoom dele não muda e sim você que dá zoom, de um zoom bem pertinho e verá a mesma coisa.

de todos os programas o photoshop é o que tem melhor interpolação. O corel não interpola tão bem quando o photoshop. E anti-aliasing o photoshop também tem.
no corel tende a ficar meio pixalizado enquanto no photoshop meio q embassado.

Por favor, é como eu pegar uma imagem na web q não tem como pegar ou arranjar outra de outro lugar sendo q quero aumentar a resolução dela. Sem aumentar ela, subsequentemente, sem perder qualidade.

Não existe milagres, se aumentar a imagem interpolando. A mesma perderá qualidade. o certo é pegar uma imagem grande na net tipo 2400x2000 pixels que dará uma imagem de qualidade na gráfica de até 21x15cm, 23x16cm aproximadamente, varia dos pixels. Segredo: pegar imagens grannndes da net.

E outra: se for scanear em 300dpis vcs sabem q ficam "pixels inventados" pelo scanner devido à interpolação...como vcs tiram isso (se é q dá pra tirar) no PS??

hoje em dia, não se faz scanner com menos de 600 dpis óticos.... média é 1200dpisx600dpis óticos. conceito errado isso de dpis pra scaner. mas isso é uma longa história.
Exemplo:Se eu preciso de 300dpis para se ter qualidade, então resume-se que um scaner com 600dpis só pode ampliar uma imagem a 200% ou seja o dobro e por ai vai. divide o máximo de dpis óticos do scanner por 300 dpis e se chega a quantidade de ampliação. Fora disso é interpolação.
DPI de scaner é fator ampliação e não qualidade. Fator qualidade é densidade óptica.
Meu scaner tem 5.000 x 5.000 dpis ópticos mas a densidade óptica é de 4.0 (o melhor que tem), existem alguns de 4.2 4.4 mas isso nao passa de ilusão, pois o olho humano só enxerga até 4.0 D se não me engano.
Ele custa media 60 mil dolares.... e tá cheio de scaner ai que diz fazer 11.000 dpis a menos de mil reais.
Densidade óptica é a capacidade de captar o máximo de áreas escuras e áreas claras da foto/cromo.

nem vou revisar o texto, to a mais de 48 horas workando... se tiver algo errado arrumo depois... fuiiiiiiiiiii o resto a turma ajuda aee. :wacko:

Edição feita por: _kreativ_, 21/09/2004, 17:22.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#3 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 13/08/2004, 20:44

Desculpa fazer UP: mas a intenção era achar o tópico, pois movi de photoshop para processos gráficos e o mesmo estava sumindo.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#4 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 13/08/2004, 21:06

Krea...

Se você tivesse apenas essa boa vontade que denonstra aqui no forum, tentando ajudar as pessoas que estão começando agora nesse mundo gráfico, e lhes passando todas as informações, que sei que você camelou muito até chegar a este ponto, se você tivesse apenas essa boa vontade, você já seria uma pessoa incrível.

Mas, além disso você tem um conhecimento técnico, vivencial e teórico de dá inveja a qualquer um.


Sou seu fã e seu amigo, e que po**a que eu não tô aí nesse nordeste ensolarado ;)


Enquanto meu sonho de ir morrar (ou remorrar) no nordeste não chega, vamos os dois, eu daqui e você daí, criando imagens, materializando idéias alheias e colocando cores neste mundo, porque este mundo que vivemos é o das artes, das ARTES GRÁFICAS

Um abraço,

rk.

P.S. pessoal do fórum: desculpe-me pela rasgação de ceda. (y)

Edição feita por: vichenco, 13/08/2004, 21:09.

=======
VICHENCO
=======

#5 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 14/08/2004, 02:57

obrigado kreativ, é sempre bom e agradável ter alguém com um nível técnico de se admirar obrigado vc me esclareceu tudo. bom quanto à "falsidade" desses sacanner de 300 reais q dizem fazer 19.200 dpis (interpolação) eu já sabia mas... vc disse q tem um desses scanners de 60 mil??? oq vc é?? dono de gráfica ou de bureau?? realmente...keria ter um desses hehe
obrigado! não poderia ser mais completa a explicação. agradeço de todo o coração valeu!
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#6 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 14/08/2004, 03:16

kreativ só mais uma coisa...nos aprofundando em scaners aki...tenho um de mesa da TCE simples em relação à esse q vc citou q tem as seguintes especificações no manual:
método de digitalização: uma passagem
Resolução: óptica->600x1200dpi
interpolada->19200x19200dpi
modo de digitalização:
cor: 36-bit/pixel - 68,7 bilhões de cores
escala de cinza: 12-bit/pixel - 4096 tons de cinza

fonte de luz: Lâmpada catódica fria

poderias me dizer se é razoável esse meu scanner?? ele tem 600x1200 de óptica...e outra esse negócio de profundidade de cores é falcatrua também pq me parece q o olho humano reconhece no máx. 10 milhões de cores...de tem scanner com 42-bit de cores... ;)
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#7 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 14/08/2004, 23:58

vichenco

Po, cara valeu pelo elogio. Sabe que também admiro vcs pacas.... vichen e alx.
Mas sou um aprendiz ainda... tenho muito que aprender. :) valeu mesmo.

vc disse q tem um desses scanners de 60 mil??? oq vc é?? dono de gráfica ou de bureau?? realmente...keria ter um desses hehe
obrigado!

Trabalho sim, num birô de fotolito, tratamento e manipulação de imagens, provas de cor, fotos digitais, e programação visual.
O scaner é caro pois é apropriado para tudo, escaneia fotolito(copydot), objetos, cromos, opcados, negativos, etc....

mas existe scaners na média de 9mil reais com qualidade e software de inteligência artificial igual o meu. Porém `são mais específicos, alguns só cromos, outros fazer cromos e opacos com densidade de 3.4 ou 3.6 alguns chegam a 3.8 e tem menos dpis. Ou seja você escolhe a aplicação que melhor lhe convem e compra. eu por exemplo estou comprando em breve 1 scaner só de cromos e 1 scaner só pra opacos de médio porte, já com software de inteligência artificial que retoca manchas, sujeiras, arranhões, auto contrast, etc..... vou gastar bem menos e vai ajudar na nova estrutura de impressão digital.

Sobre Profundidade dos Bits da imagem, isso lhe ajudara a ter uma idéia.
Profundidade de Bits - básica
http://www.dcc.unica...urso/node9.html


• Resolução óptica: O único número que interessa. Lembre-se de que os originais reflexivos raramente precisam de digitalizações superiores a 300dpi, mas que os scanners de alta resolução produzem melhores resultados a qualquer resolução. Para flatbeds com adaptadores de película, 2400dpi é um mínimo absoluto.

• Resolução interpolada: Disparate de marketing. Na sua máxima resolução óptica, os scanners já estão no seu limite de gravação de detalhes. A interpolação apenas acrescenta mais pixels “vazios” e produz ficheiros colossais sem qualquer detalhe adicional.

• Profundidade de bits: Em teoria, quanto mais alta for a profundidade de bits, mais subtil e suave é a cor. Na prática, é um número calculado que não faz concessões à engenharia do scanner, à qualidade do CCD ou ao rácio sinal/ruído.

• Alcance dinâmico ou D-MAX/Densidade Optica: Quanto mais alto for o alcance dinâmico, melhor o scanner lida com o contraste e a densidade extremos. Na prática, o número é frequentemente calculado a partir da profundidade de bits, e não faz concessões ao rácio sinal/ruído que pode tornar muita sombra inutilizável em scanners mais baratos.
mais informações: http://pcguia.xl.pt/...media/200.shtml

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#8 Vip10

Vip10

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RJ
  • Interesses:Design, tecnologia, multimídia, gadgets, carros, audio.

Posted 09/09/2004, 20:06

_kreativ_
parabéns pela competência é graças a pessoas como você que esse mundo fica um pouco mais agradável de se viver.
Estou no 2° período de Design Gráfico da Estácio e estou apaixonado pelo curso.

Aproveitando o tópico, tinha um scanner TCE que parou de funcionar, fui hoje no ponto Frio disposto a comprar um HP e me deparei com um dilema, haviam 3 opções:
HP 2400 - já dá conta do recado (ainda mais pra quem tinha um TCE..rs) - R$309,00

HP 3670 - o diferencial é que scaneia negativos e slides (será que realmente vale a pena este recurso?) - R$499,00

Multifuncional HP 1315 - minha impressora já é muito boa (Epson 777) então só valeria a pena pegar esse multifuncional se eu conseguisse vender minha impressora, pois o preço dele é o mesmo do scanner HP 3670 (no Ponto Frio eu levo meu TCE queimado e eles me dão um desconto de R$200,00 nesse multifuncional que custa R$699,00).

Pela experiência de vocês, o que me aconselham a comprar?
Tem ainda o Genius HR7 que também scaneia negativos e slides e custa cerca de R$100,00 mais barato que o HP 3670, mas me disseram que a qualidade dele não é muito boa, apesar de ter uma resolução maior.

O que vocês me aconselham????

Acho lindos os Canon, fininhos, mas a resolução é menor que dos HP.
Canon (600x1200) x HP (1200x1200) x Genius (1200x2400)

Um abraço
Fábio
Um abraço
Fábio
Blog:
www.fabiodutra.com.br

#9 alx

alx
  • Visitantes

Posted 10/09/2004, 13:29

sabe um scaner q vale a pena procurar? um agfa snapscan... era demais... não sei se ainda tem, mas ele era ótimo... e baratinho.

sobre multifuncional eu acho meio fria... qdo quebra, de uma vez vc fica sem scaner, sem impressora e sem a copiadora.

os hps são bons, trabalhei com um destes q escaneia negativos e a imagem capturada era muito boa.

#10 Vip10

Vip10

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RJ
  • Interesses:Design, tecnologia, multimídia, gadgets, carros, audio.

Posted 10/09/2004, 14:11

sabe um scaner q vale a pena procurar? um agfa snapscan... era demais... não sei se ainda tem, mas ele era ótimo... e baratinho.

sobre multifuncional eu acho meio fria... qdo quebra, de uma vez vc fica sem scaner, sem impressora e sem a copiadora.

os hps são bons, trabalhei com um destes q escaneia negativos e a imagem capturada era muito boa.

Alx e demais,

eu fiquei navegando aqui no fórum depois que postei minha mensagem e vi um lance de uns espelhos com um papel vegetal que substitui o porta-negativos, disseram que funciona muito bem.

Se realmente funcionar, valerá mais a pena pegar o HP 2400 que é R$200,00 mais barato e utilizar essa gambiarra dos espelhos.

Quanto ao multifuncional já estou desistindo mesmo, tava olhando as especificações dele, a minha impressora possui uma resolução melhor e o scanner separado também tem maior resolução, então vou pegar separado mesmo.

Minha dúvida agora é se vale a pena pegar com ou sem o porta negativos e slides. :unsure:

Um abraço
Fábio Dutra
Um abraço
Fábio
Blog:
www.fabiodutra.com.br

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 10/09/2004, 17:45

o scaner hp q eu falei tinha o porta negativos, e era péssimo. nunca usei.

qdo precisava escanear algum negativo (ou cromo) em mandava no bureau de pré-impressão e pronto.

por mim é totalmente dispensável.

#12 Vip10

Vip10

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RJ
  • Interesses:Design, tecnologia, multimídia, gadgets, carros, audio.

Posted 13/09/2004, 15:54

o scaner hp q eu falei tinha o porta negativos, e era péssimo. nunca usei.

qdo precisava escanear algum negativo (ou cromo) em mandava no bureau de pré-impressão e pronto.

por mim é totalmente dispensável.

Cara tu falou que era muito bom e agora fala que é péssimo????

os hps são bons, trabalhei com um destes q escaneia negativos e a imagem capturada era muito boa.


Deixa eu ver se entendi direito, o scanner de uma foto é muito boa, agora o scanner do negativo ou cromo que é péssimo é isso?

Se for assim então vale mais a pena pegar o HP 2400 que não tem o porta negativos correto? A resolução é a mesma do 3670, a diferença fica apenas por conta do porta negativos que o 2400 não possui (e do preço, quase o dobro).

Valeu.

Fábio
Um abraço
Fábio
Blog:
www.fabiodutra.com.br

#13 alx

alx
  • Visitantes

Posted 13/09/2004, 16:09

é isso.. a parte adicional de negativo é q não presta... o scaner de opaco é bom. (entenda: bom para uso doméstico!!!) :)

#14 Vip10

Vip10

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RJ
  • Interesses:Design, tecnologia, multimídia, gadgets, carros, audio.

Posted 21/09/2004, 14:09

Beleza Alex,

comprei o HP2400C mesmo. Estou muito satisfeito com ele (afinal, pra quem tinha um TCE :P .

Agora você disse que é pra bom uso doméstico, qual a diferença para um outro scanner profissional? Digo só se percebe diferença se for ampliar a foto ou com ela do mesmo tamanho já se percebe?

O que há de diferente num scanner para uso profissional e qual as marcas e preços aproximados?

Um abraço e obrigado.
Fábio Dutra
www.vip10.net
www.fabiodutra.com
Um abraço
Fábio
Blog:
www.fabiodutra.com.br

#15 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 21/09/2004, 14:41

a diferença é o que falei acima.

Vamos falar o que diferencia escaner doméstico dos semi-profissionais e dos profissionais.

Fator AMPLIAÇÃO: DPIS ÓPTICOS (informações aproximadas)
domésticos: média de 1200dpis ópticos alguns com 2.400dpis ópticos.
Semi profissionais: média de 2400dpis ópticos a 5.000dpis ópticos.
Profissionais: média 5.000dpis ópticos a 11000 dpis ópticos.

Fator QUALIDADE: Densidade óptica (informações aproximadas)
domésticos: média 2.5 a 3.0 densidade óptica.
Semi profissionais: média 3.0 a 3.6 densidade óptica.
Profissionais: média 3.8 a 4.2 densidade óptica.

Fator AI: Inteligência Artificial (software) (informações aproximadas)
domésticos: funções básicas sem inteligência.
Semi profissionais: funções de AI avançadas como retoques de sujeira e arranhões automáticos, anti-moiré para impressos, ajuste de cores automáticos.
Profissionais: funções de AI avançadas como retoques de sujeira e arranhões automáticos, anti-moiré para impressos, ajuste de cores automáticos. copy-dot, 3-D-objetos, tecnologia X,Y,Z.

Fator custo benefício, PREÇO: dimdim, bufunfa, money(informações aproximadas)
domésticos: média de R$ 100 a R$ 1.000 reais
Semi profissionais: média de R$ 5.000 a R$ 15.000 reais
Profissionais: média de R$ 30.000 a R$ 200.000 reais

Fator Tempo/formato: tempo de produção e tamanho de original para escanear
domésticos: de 1 a 4 passadas - formato máximo de escaneamento A4
Semi profissionais: de 1 passada - formato máximo de escaneamento A3+
Profissionais: de 1 passada - formato máximo de escaneamento F-1(44x64cm) média A3+
* detalhe: um escaner com bandeja maior cabem mais originais ao mesmo tempo dando maior produtividade.

Outros fatores:
Escaneamento de objetos 3D, alta produtividade, grandes formatos, recursos especiais gráficos, copy-dot, são encontrados apenas em scanners profissionais, mas tudo depende da área de atuação de cada um, em vários casos os semi-profissionais resolvem.

sds,

Edição feita por: _kreativ_, 21/09/2004, 17:20.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq