Jump to content


Photo

Tutorial Oop


  • Faça o login para participar
114 replies to this topic

#46 ricardoesteves

ricardoesteves

    disabled

  • Usuários
  • 141 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis - SC

Posted 12/05/2005, 17:24

Eu moro em Floripa ...
--------------------------------------
E se Jesus estiver certo?

#47 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 17/08/2005, 18:50

Ressucitando um tópico vovê.
Num tá dando pra lê o tuto não.
Tá tudo misturado. Acho que é porque o Bala uso o bbcode de PHP.

Dá pra arrumar?

Abraços

#48 quinhone

quinhone

    12 Horas

  • Usuários
  • 172 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/11/2005, 00:28

Cara, eu já tava perdido nesse negócio de Classe e Funções, agora travou as 4 rodas, vc misturou PHP com HTML, deu até labirintite, não entendi nada rsss

Mas vou ver se consigo separar pra poder entender melhor o que vc fez lá.

outra coisa, fui inventar de ler o tutorial de OOP e PHP5 no iMaster, aí a casa caiu aqui, mudaram tudo, será que vou ter que reaprender o pouco que sei de PHP4?

O Lula podia fazer um plebicito, pra decidirmos qual linguagem de programação deve permanacer no poder:

PHP, PASCAL, C#, C++, JAVA, JAVASCRIPT, ACTIONSCRIPT, ASP, ASPX, XML, DHTML, fora as que eu não conheço..

:blink:

Att Luis

#49 quinhone

quinhone

    12 Horas

  • Usuários
  • 172 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/11/2005, 17:30

E aí galera, Balala estou tentando fazer uma classe com meu arquivo conecta.ini.php, mas não estou conseguindo, vc podia ajudar né... rsss

o arquivo é esse:

<?php
$servidor = "localhost";
$usuario_bd = "root";
$senha_bd = "";
$banco_bd = "direciona";
$con = mysql_connect($servidor, $usuario_bd, "$senha_bd")or die ('Não foi possível conectar ao banco de dados: ' . mysql_error());
mysql_select_db($banco_bd) or die (mysql_error());
?>

Valeu

Luis

PS: QUEM QUISER O TUTORIAL DO BALALA FORMADO LEGALZINHO E EM PDF, CLICK AQUI

#50 Naruto

Naruto

    12 Horas

  • Usuários
  • 186 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/12/2005, 19:36

tipo o tutorial deve estar ótimo.. mas está ilegivel =/
uzumaki.naruto
-----------------------------------------------
"Eu não vou contra minhas palavras. Este é meu estilo ninja."
» Uzumaki Naruto

#51 quinhone

quinhone

    12 Horas

  • Usuários
  • 172 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/12/2005, 21:19

Naruto, Eu arrumei o tutorial e coloquei em PDF na minha mensagem antes dessa tem o Link pra baixar ele OK

Att

Quinhone

Edição feita por: quinhone, 15/12/2005, 21:20.


#52 quinhone

quinhone

    12 Horas

  • Usuários
  • 172 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/12/2005, 21:19

Naruto, Eu arrumei o tutorial e coloquei em PDF se vc quiser posso te mandar em PVT

#53 ::..Hunter..::

::..Hunter..::

    Turista

  • Usuários
  • 26 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/12/2005, 16:43

o arquivo para download está quebrado, poderia arrumar por favor?
Não tenho vícios, só bebo e fumo quando jogo!

#54 Morse

Morse

    Behind Green Eyes!

  • Usuários
  • 118 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, Photoshop...

Posted 30/01/2006, 20:57

galera.
o tuto está ilegivel,

onde está o link pra fazer o download do tutorial que o quinhone arrumou?

abraaços!
[BRAX.CC] - APENAS 20 CARACTERES.. EM BREVE! ;)

#55 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/02/2006, 19:01

Muito bom o tutorial ... e pra quem queria ver e tava com problemas eu arrumei as tags, se o balala ou outro moderador quiser substituir fique a vontade.


Tutorial PHP - Programação Orientada à Objeto (OOP)

Porque um tutorial de OOP?
É uma forma de programação pouco vista no PHP, mas com o lançamento da versão final do PHP 5.0 tudo indica que ele passará a ser mais Orientado à Objeto. Tanto como já é na versão 5.0 como será nas próximas.

O futuro ninguém conhece, então não posso falar, PHP depois da versão 7.0 será somente OOP, como talvez ele pode não fazer tanto sucesso entre os programadores e nem existir mais na versão 5.1.

Um tutorial destinado aos Programadores PHP em geral, aos usuários do Fórum WM Online, e para o cara que não me deixou em paz até isso ficar pronto, thiagorls. Até quando estive me ausentando do Fórum, veio me cobrar isso, cara de pau, não?

Chega de babozeira e vamos ao que interessa, PHP!

================================================================================

Porque programar OO (Orientado à Objeto)?
Nem eu, nem qualquer outra pessoa no mundo pode chegar pra você e falar:
- Programe OO que é muito melhor.
Ou vice-versa. Não teve, não tem e provavelmente não terá nenhuma vantagem em relação a outra forma de programação. Tudo é uma questão de gosto e prática. Claro que, algumas vantagens uma tem em relação a outra, muitas pessoas comentam que programando OO você poderá publicar e buscar classes já prontas para fazer alguma função. Mas o mesmo aconteceria com a Programação "Normal". Comparar OO ao Método normal, é semelhante a comparar as funções echo ou print.

Portanto, não vou estar aconselhando a usar ou não usar OO, é simplesmente o seu gosto. Mas, como li em uma frase no livro PHP 4 - A bíblia.

"Não fique constrangido, caso um Programador OO diga que o script dele de 10 linhas é melhor que o seu de 5 linhas"

Realmente, programando em OO você terá um código fonte maior. Mas por outro lado, melhor compreendido (para outros programadores de OO) do que um código ao modo "normal".

O suporte a OO no PHP, como está no site oficial (php.net) é para usuários com experiências em outras linguaguens que são OO, como C#, e estão acostumados com ela. Por isso da introdução OO no PHP.

Vamos dar os parabéns para quem continuar, pois, está ciente que é uma maneira um pouco mais demorada, mas talvez possa ser mais organizada de programar. Não dúvido que muitos programadores ao lerem o texto acima, tenham para por ai. Nada de incomum, muitos irão ver OO e começar a programar nela, os demais, não veram vantagem nenhuma e deixarão de lado.

================================================================================

Introdução
Enfim, começaremos. Para qualquer programação OO, você criará tudo baseado em Classes, e as variáveis que você costumava usar, passarão a ser Objetos. Vamos à um exemplo:

<?php
class MinhaClasse { // Declaração da Classe
  var $txt1; // Declaração das Variáveis
  var $txt2;
  }

$MeuObjeto = new MinhaClasse();
?>

Um exemplo sem utilização, mas que poderá nos ajudar a entender como criar uma classe. Na linha 2 (class MinhaClasse {) é onde declaramos nossa Classe, cada vez que quiser criar um objeto a partir dela, criaremos chamando pelo nome definido "MinhaClasse". Podemos criar quantas classes diferentes quiser, mas não pode ser em bloco:

<?php
class MinhaClasse {
?>
<?php
  var $txt1;
  var $txt2;
  }
?>

O exemplo acima não irá funcionar. Voltando ao exemplo correto, as linhas 3 e 4 é onde declaramos nossas variáveis. Exato, para se trabalhar com classes, precisamos declarar as variáveis antes de usá-las. Mas não precisamos definir seu tipo, a não ser que queiramos uma Matriz:

<?php
class MinhaClasse {
  var $txt1 = array();
  var $txt2;
  }

$MeuObjeto = new MinhaClasse();
?>

Acho que até aqui não teremos maiores problemas, vamos prosseguir.

Retornando Valores das Classes
Sei que a minha classe tem as váriaveis $txt1 e $txt2, mas como gravo e imprimo o que tem nelas? De uma maneira simples, mas não aconselhada, seria utilizar o operador "->". Vamos supor que o script acima faça parte do nosso código:

echo $MeuObjeto -> txt1;

Não, não esqueci do sinal $ antes de váriavel $txt1. Ao utilizar um objeto referenciamos as váriaveis dele somente com 1 sinal de $. Essa mesma forma poderia ser utilizada para definir valores à variavel:

$MeuObjeto -> txt1 = "Olá Brasil!";

Mas então, porque comentei antes que não era aconselhado utilizar dessa forma? Pelo simples fato de estarmos trabalhando com classes não somente para ter uma espécie de Matriz Multidimensional, mas sim para organizar nosso código. E uma maneira organizada de se fazer isso seria trabalhar com funções dentro das classes:

<?php
class MinhaClasse {
  var $txt1;
  var $txt2;

  function Retornar1() {
    echo $this -> txt1;
    }
  }

$MeuObjeto = new MinhaClasse();
?>

Agora você se pergunta "O que diabos faz aquele $this ali?". $this é somente uma referência à classe em que se encontra a função. Poderiamos sem problemas colocar no nome da classe para retornar o valor da váriavel, mas iria atrapalhar caso estivessemos trabalhando com classes hierarquicas, ter uma classe pai e filho. Mas isso não é hora de comentar ainda, mais pra frente veremos ;)

Voltando ao nosso código, veja que, a função está dentro de nossa classe, então para executar ela seria dessa forma:

$MeuObjeto -> Retornar1();

Certo, mas já que não utilizo a forma "antiga" para ler a váriavel, como faço para armazenar um valor à ela?
O segredo está nas funções :)

<?php
class MinhaClasse {
  var $txt1;
  var $txt2;

  function Retornar1() {
    echo $this -> txt1;
    }

  function Gravar1($valor) {
    $this -> txt1 = $valor;
    }
  }

$MeuObjeto = new MinhaClasse();
?>

Então ao executar a função $MeuObjeto -> Gravar1(), temos que passar um valor que será o novo valor da váriavel $txt1. Quaisquer outros tipos de funções podem ser declaradas dentro da classe, mas tenha idéia que trabalhar com OO é justamente para ter no final, um código limpo e de fácil entendimento. Talvez alguém está se perguntando, porque venho colocando váriaveis com letras maiusculas. Isso é somente seu estilo de programação, vinha fazendo com _ a um bom tempo, mas mudei o jeito por vontade própria ao iniciar em OO, acho que dessa forma fica mais fácil identificar. Mas como disse, é somente o gosto, poderia sem problema algum criar a classe minha_classe e $meu_objeto. Só cuidado com a forma MinhaClasse, pois PHP faz distinção entre váriaveis maiusculas e minusculas.

Acho que podemos encerrar nossa introdução por aqui. Vamos à alguns exemplos mais práticos.

================================================================================

Já conheço, agora, como utilizo?

Vamos continuar então Sr. Classe :D Nosso próximo passo é desenvolver algo útil com essas benditas classes. Vou tentar mostrar no exemplo a seguir, uma comparação entre Programação OO e o Método "Normal". Vamos para o desenvolvimento de um mini carrinho de compras, talvez uma Cesta ^^.

<?php
class Cesta {
  var $Desconto;
  var $Preco      = array();
  var $Quantidade = array();

  function Cesta($desconto) {
    $this -> Desconto = $desconto;
    }

  function AdicionarItem($item, $preco, $quantidade) {
    if( isset($this -> Preco[$item]) ) {
      $this -> Quantidade[$item] += $quantidade;
      } else {
        $this -> Preco[$item] = $preco;
        $this -> Quantidade[$item] = $quantidade;
        }
    }
  }

$MinhaCesta = new Cesta(10);
?>

CALMA, não desista, Objetos não é complicado, sei que deve ter parecido, mas veja com calma o exemplo:

- Do inicio até a linha 5, é o que vinhamos fazendo até agora, nada de novo.
- A função Cesta() está pedindo por uma váriavel $desconto, e essa função tem o mesmo nome que nossa classe, coencidencia? Não, de mandeira alguma, veja que ao chamar nossa classe na penultima linha, passamos um valor pela classe "10". Ao criar uma nova classe, ela automaticamente executa uma função com o mesmo nome que a classe. Então ao mesmo tempo executamos essa função e declaramos a váriavel Desconto com o valor 10. Que no final de tudo, essa será a porcentagem de descontos que o usuário ganhará em cima das compras.
- Já a função AdicionarItem() tem mais explicações sobre ela mesmo do que OO. Primeiro verificamos se já existe o item na nossa matriz, se ele existir, somamos o valor ao que já existe, se não existir, definimos o Preco[$item] com o valor que foi passado e atribuimos a quantidade que foi passada.

Como isso iriamo funcionar? Para adicionar itens ao nosso carrinho, fariamos dessa forma: (O script acima já está em nosso código)

$MinhaCesta -> AdicionarItem(1, 15.75, 10);

Somente executamos a função AdicionarItem passando os valores 1 para o código do item, 15.75 como o valor do item e 10 como a quantidade.

Vamos virar o angulo de nossa atenção e ver como isso seria pela maneira tradicional. Provavelmente você teria que utilizar um banco de dados, onde cada item que seria adicionado no banco teria um código do usuário e sempre que fosse necessário puxar os dados, teriamos que fazer consultas ao banco de dados.

Mas qual a vantagem de jogar dentro de uma váriavel e na próxima página perdeu tudo? Então utilizaremos uma váriavel que não seja perdida na próxima página, podemos declarar uma váriavel de sessão como nosso objeto:

$_SESSION['MinhaCesta'] = new Cesta(10);

Resolvido o problema? Então temos um script que ficaria fácil de fazer uma manutenção, e sem utilizar recursos do servidor para conexões e consultados ao banco de dados. Vamos ver agora algumas funções que poderiamos anexar nesse nosso código:

<?php
class Cesta {
  var $Desconto;
  var $Preco      = array();
  var $Quantidade = array();

  function Cesta($desconto) {
    $this -> Desconto = $desconto;
    }

  function AdicionarItem($item, $preco, $quantidade) {
    if( isset($this -> Preco[$item]) ) {
      $this -> Quantidade[$item] += $quantidade;
      } else {
        $this -> Preco[$item] = $preco;
        $this -> Quantidade[$item] = $quantidade;
        }
    }

  function RemoverItem($item, $quantidade) {
    if ( isset( $this -> Quantidade[$item] ) ) {
      if ( $this -> Quantidade[$item] >= $quantidade ) {
        $this -> Quantidade[$item] -= $quantidade;
        } else {
          $this -> Quantidade[$item] = 0;
          }
        } else {
          return false;
          }
    }

  }

session_start();

$_SESSION['MinhaCesta'] = new Cesta(10);
?>

Implementamos uma função para remover alguns itens que desejarmos. Algo como, adicionamos 50 mas tenho dinheiro para comprar somente 30, então preciso remover 20. Nossa primeiro comparação da função é ver se o item já está em nossa cesta, se não estiver, essa função retorna FALSE. A segunda comparação é ver se existe o total a ser removido no carrinho. Não teria lógica remover 70 itens se só tenho 50, e ficar com -20, isso provavelmente iria acarretar em problemas na contagem final. Se ele não tiver o total a ser removido ele define a váriavel Quantidade como 0.

Já temos nossas mãos na cesta, podemos adicionar e remover itens que desejamos, agora nos resta somente contratar nosso caixa:

<?php
class Cesta {
  var $Desconto;
  var $Preco      = array();
  var $Quantidade = array();

  function Cesta($desconto) {
    $this -> Desconto = $desconto;
    }

  function AdicionarItem($item, $preco, $quantidade) {
    if( isset($this -> Preco[$item]) ) {
      $this -> Quantidade[$item] += $quantidade;
      } else {
        $this -> Preco[$item] = $preco;
        $this -> Quantidade[$item] = $quantidade;
        }
    }

  function RemoverItem($item, $quantidade) {
    if ( isset( $this -> Quantidade[$item] ) ) {
      if ( $this -> Quantidade[$item] >= $quantidade ) {
        $this -> Quantidade[$item] -= $quantidade;
        } else {
          $this -> Quantidade[$item] = 0;
          }
        } else {
          return false;
          }
    }

  function TotalCompras() {
    $soma = 0;
    while ( list($cod, $valor) = each($this -> Quantidade) ) {
      $soma += $this -> Quantidade[$cod] * $this -> Preco[$cod];
      }
    $soma -= $soma * ($this -> Desconto / 100);
    return $soma;
    }

  }

session_start();

$_SESSION['MinhaCesta'] = new Cesta(10);
?>

Alguma dúvida sobre essa função? Uma simples para terminar. Somente percorremos toda a Matriz e calculamos a Quantidade de cada item * seu Proço unitário, aplicamos a porcentagem de descontos que o usuário tem e retornamos a Soma Total.


E como funcionaria todo o nosso script?

<?php
class Cesta {
  var $Desconto;
  var $Preco      = array();
  var $Quantidade = array();

  function Cesta($desconto) {
    $this -> Desconto = $desconto;
    }

  function AdicionarItem($item, $preco, $quantidade) {
    if( isset($this -> Preco[$item]) ) {
      $this -> Quantidade[$item] += $quantidade;
      } else {
        $this -> Preco[$item] = $preco;
        $this -> Quantidade[$item] = $quantidade;
        }
    }

  function RemoverItem($item, $quantidade) {
    if ( isset( $this -> Quantidade[$item] ) ) {
      if ( $this -> Quantidade[$item] >= $quantidade ) {
        $this -> Quantidade[$item] -= $quantidade;
        } else {
          $this -> Quantidade[$item] = 0;
          }
        } else {
          return false;
          }
    }

  function TotalCompras() {
    $soma = 0;
    while ( list($cod, $valor) = each($this -> Quantidade) ) {
      $soma += $this -> Quantidade[$cod] * $this -> Preco[$cod];
      }
    $soma -= $soma * ($this -> Desconto / 100);
    return $soma;
    }

  }

session_start();

$_SESSION['MinhaCesta'] = new Cesta(10);

$_SESSION['MinhaCesta'] -> AdicionarItem("AF 1520", 17.90, 15);
$_SESSION['MinhaCesta'] -> AdicionarItem("AE 1735", 21.00, 5);
$_SESSION['MinhaCesta'] -> TotalCompras();
?>

Dessa forma, se conclui o exemplo de nossa Cesta de Compras. Agora vocês se perguntam:

- Pronto, fico bunito, mas só posso fazer isso com OOP?

Como comentei no inicio, tudo pode ser feito, qualquer script que você faria da maneira "convencional" poderia ser feito Orientado à Objeto. Para se ter uma idéia de alguns outros tipos que podem ser bastante úteis é nas Manutenções gerais de um site, upload de arquivos, murais de mensagens/recados, ...

Muitos scripts podem ser criados, de asas a sua imaginação ;)

E para quem gosta de repassar seus scripts, o que ficaria mais fácil, passar esse trecho de um código:

class Cesta {
  var $Desconto;
  var $Preco      = array();
  var $Quantidade = array();

  function Cesta($desconto) {
    $this -> Desconto = $desconto;
    }

  function AdicionarItem($item, $preco, $quantidade) {
    if( isset($this -> Preco[$item]) ) {
      $this -> Quantidade[$item] += $quantidade;
      } else {
        $this -> Preco[$item] = $preco;
        $this -> Quantidade[$item] = $quantidade;
        }
    }

  function RemoverItem($item, $quantidade) {
    if ( isset( $this -> Quantidade[$item] ) ) {
      if ( $this -> Quantidade[$item] >= $quantidade ) {
        $this -> Quantidade[$item] -= $quantidade;
        } else {
          $this -> Quantidade[$item] = 0;
          }
        } else {
          return false;
          }
    }

  function TotalCompras() {
    $soma = 0;
    while ( list($cod, $valor) = each($this -> Quantidade) ) {
      $soma += $this -> Quantidade[$cod] * $this -> Preco[$cod];
      }
    $soma -= $soma * ($this -> Desconto / 100);
    return $soma;
    }

  }

Ou uns 10-15 arquivos?

================================================================================

Conclusão

Sei que passei rápido demais o assunto sobre OO, mas acredite, não há muito o que se explicar. Isso é um método de programação, não uma função ou algo assim, que possa ter detalhes, exemplos ou mais coisas. Confesso que da forma que passei isso, restringue a pessoas que tenham já algum conhecimento em PHP, mas realmente, você primeiro precisa aprender PHP, para depois passar para OO, como espera criar funções e tudo mais se está apenas começando? Tudo ao seu tempo.

A intenção desse tutorial não é mudar o jeito de todos programar, pessoalmente, devo ter nem 30% dos meus trabalhos feitos OO. Como iniciei o tutorial, não há uma vantagem de um método sobre o outro, em alguns casos OO pode ser melhor e em outros a maneira convencional pode ser a melhor forma.

Com certeza, muitas dúvidas ficaram, expliquei um método de programação em 10 segundos... Espero somente desse tutorial é que, quem se interessar por OO, realmente tente desenvolver alguns mini projetos, e a qualquer dúvida, há várias pessoas aqui para lhe ajudar ;)

Mas acredite em uma coisa, saber quando, onde e porque utilizar OO é muito mais díficil que aprender a programar em OO.

Então, como diria alguém que mata 2 leões por dia com as unhas e dentes...

"Let the carnage begin" - Stormbringer

Edição feita por: bimonti, 09/06/2006, 22:52.

WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#56 Felipe Pena

Felipe Pena

    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

  • Ex-Admins
  • 6441 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 25/02/2006, 11:24

Obrigado bimonti!

Reajustei o post do Balala e coloquei seu devido crédito. ;)
Felipe Pena
[...] ó terra, terra, terra; ouve a palavra do Senhor. — Jeremias 22:29

#57 JoinTek

JoinTek

    24 Horas

  • Usuários
  • 454 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santarém, PA

Posted 02/04/2006, 20:46

Como que usa o ECHO nisso ae?
AEhuiAehuiAHEuiHAEUI

Balala: cara, eu realmente sou seu fã... só entrei nisso pra tentar fazer um sistema de login melhor que aquele seu e acabei viciando.. AeUIHAeUIAHEiuE...

Sucesso Velho! ;)

[]'s

#58 calcio

calcio

    PHP é oq manda! Heavy Metal na veia!

  • Usuários
  • 377 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Desenvolvimento de websites e Gerenciamento de Projetos

Posted 16/08/2006, 09:31

Moto vivo voltando...
ótimo tudo, muito bonito, funcional e prático. Até agora isso é oq falam sobre OO, mas ainda ñ é OO, ñ pelo conceito. rs rs

A pergunta que ñ quer calar!!!!!!!!!!

Como fazer isso OO como por exemplo em Delphi onde vc pode fazer um Sistema de 3 camadas, apresentação, negócio e dados. Esse exemplo e cria a classe e roda. Gostaria de saber como colocar ele em 3 camadas.

Sei q vão dizer... A cria um form, uma classe pra conexão, uma classe pra fazer tarefas do banco como incluir, alterar e excluir e junte com a classe cesta. O problema é como fazer isso? Como fazer essas coisas separadas se comunicarem?

Alguém pode dar uma ideia?
Abraços Cálcio Heavy Metal

#59 Naruto

Naruto

    12 Horas

  • Usuários
  • 186 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/08/2006, 03:20

aki o script naum funcionou.. e olha q eu até tentei copia o código postado no tutorial inteirinho... mesmo assim nada aparece =\

será q é pq estou usando php5?
uzumaki.naruto
-----------------------------------------------
"Eu não vou contra minhas palavras. Este é meu estilo ninja."
» Uzumaki Naruto

#60 Balala

Balala

    What you want for yourself?

  • Ex-Admins
  • 3357 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jaraguá do Sul - SC
  • Interesses:http://forum.wmonline.com.br/index.php?showtopic=5792

Posted 17/08/2006, 07:47

Sim Naruto, no PHP 5 a função construtora da classe não é a com o mesmo nome, que era no PHP 4:

PHP4
class ABC
{
  function ABC() {} // construtora
}

PHP5
class ABC
{
  function __construct() {} // construtora
}

Para não ter problemas com as versões, faça algo assim:

class ABC
{
  function __construct()
  {
	$this -> ABC(); // chama a função construtora do PHP caso seja PHP5
  }
  
  function ABC() {}
}

Balala - Admin Geral Webfórum - Retired
Twitter
Stop Spreading Lies!
Posted Image




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq