Jump to content


Photo

Arquivos "enormes" Para Impressão Digital


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 20/07/2004, 11:07

Olá pessoal;

Postei essa pergunta na seção Photoshop mas não obtive muito sucesso com as respostas. Resolvi então reformular e tentar aqui com vocês.

É o seguinte...
Como as agências fazem para fechar arquivos com medidas enormes para impressão digital, no caso específico, lona??? Estou falando de mais de 20 metros e também utilizando imagens (raster) e não vetores.

O que aconteceu...
Precisei criar uma imagem no Photoshop de 1450cm x 134cm a 60dpis, para um trabalho de impressão nesse mesmo processo. Detalhe, o programa não cria um arquivo nessas medidas, por isso, criei com 1/4 do tamanho real a 210dpi em RGB, que era a medida e resolução que "ele aceitou", pois, na verdade, precisaria criar com 240dpis em CMYK... Logo no início do trabalho apresentou esse erro especificado abaixo, por que??? Pelo que li em outros fóruns de técnicas, o Photoshop suporta arquivos de até 2GB, e versões anteriores ao PS 6.0 até 2.10GB...

Como o trabalho requeria certa urgência precisei dividir o arquivo e consequentemente as impressões. Ficaram então, dois arquivos indepedentes com 725cm x 134cm a 60dpi, que é a resolução correta para este tipo de serviço. Trabalhei com cada a um a 650mb aberto sem problemas.

Resolvi o problema dessa maneira mas não consegui tirar essa dúvida... Se alguém tiver conhecimento e puder ajudar, ficaria muito grato.

[]s

Salvador

Attached Files


Edição feita por: Salvador, 20/07/2004, 11:09.

"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#2 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 20/07/2004, 11:28

Salvador...

desculpe não poder ajudar diretamente, pois tentei criar um banner com as mesmas especificações informadas no post e meu photoshop abriu sem xiar.

Estou utilizando Adobe Photoshop CS (8) numa estação com Windows 2000 Pro e 256MB de memória, tenho 3 HDs (10GBs, 10GBs e 20GBs) com o total de 4 partições, na configuração do Photoshop coloco em Scrath Disks do que tem mais espaço disponível para o que tem menos.

Espero ter ajudado.
Boa sorte.
------
Mero mortal!

#3 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 20/07/2004, 12:32

Olá Prog,

Utilizo a configuração quase que idêntica a sua, as únicas diferenças são que tenho 386MB de memória e trabalho com o PS 7.

Essa mensagem "too big" apareceu quando inseri a primeira imagem no arquivo com 1/4 do tamanho real e 210dpis...

Já com os 14 metros ele não cria, igual o anexo abaixo, se olhar bem o tamanho da imagem não consta.

Vou tentar instalar o CS 8 e vêr no que vai dar.

Obrigado pela atenção...

[]s

Salvador

Attached Files


"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#4 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 20/07/2004, 14:01

Não sei o CS, mas as outras versões do PS não criam arquivos com mais de 10m, vc pode fazer um arquivo menor nas mesmas proporções na maior resolução possível, depois basta inserir em algum paginador e ampliar a imagem.
O resultado será uma imagem com uns 30dpis, pelo tamanho final imagino que será visualizado de longe, não haverá maiores problemas, lembre-se que a impressão em outdoor nem dá registro. :P

mad_mouse

#5 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 20/07/2004, 14:12

Não sei o CS, mas as outras versões do PS não criam arquivos com mais de 10m, vc pode fazer um arquivo menor nas mesmas proporções na maior resolução possível, depois basta inserir em algum paginador e ampliar a imagem.
O resultado será uma imagem com uns 30dpis, pelo tamanho final imagino que será visualizado de longe, não haverá maiores problemas, lembre-se que a impressão em outdoor nem dá registro. :P

A impressão é digital a base de solvente, qualidade muito boa e pontos bem fechados. Não sei ao certo, mas me parece que eles ripam a imagem com no mínimo 60dpis sem perca de resolução. Mas o maior problema mesmo é que essa impressão ficará exposta a no máximo 3 metros de altura, ou seja, acho que ficará bem aparente em termos de visualização. <_<

Grande pessoal, é sempre bom conversar com quem entende do assunto.

Obrigado novamente... ;)

[]s

Salvador
"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#6 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 20/07/2004, 14:24

Kra, né por nada naum mas 3 metros até que é bastante, banners em lona comum plotados a 72dpi já fica bom e são vistos de menos distância.
Pelo tamanho acho que o painel será externo, não?? Neste caso seria tinta vinílica de maior viscosidade o que por si só já diminui a resolução final.
Tem coisas que não tem jeito mesmo, infelizmente... :unsure:

A impressão é digital a base de solvente, qualidade muito boa e pontos bem fechados...
...Mas o maior problema mesmo é que essa impressão ficará exposta a no máximo 3 metros de altura, ou seja, acho que ficará bem aparente em termos de visualização. <_< ...


mad_mouse

#7 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 20/07/2004, 14:33

Kra, né por nada naum mas 3 metros até que é bastante, banners em lona comum plotados a 72dpi já fica bom e são vistos de menos distância.
Pelo tamanho acho que o painel será externo, não?? Neste caso seria tinta vinílica de maior viscosidade o que por si só já diminui a resolução final.
Tem coisas que não tem jeito mesmo, infelizmente... :unsure:

A impressão é digital a base de solvente, qualidade muito boa e pontos bem fechados...
...Mas o maior problema mesmo é que essa impressão ficará exposta a no máximo 3 metros de altura, ou seja, acho que ficará bem aparente em termos de visualização. <_< ...

Criando em tamanho real a 60dpis fica Show, já fiz inclusive um painel de 4m x 2m e era p/ uso interno. Eu estava pensando no que disse sobre inserir em um paginador. Acha que 30dpis a essa distância fica bom? Porque a 60dpis como disse acima o PS não suporta.

[]s
"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#8 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 20/07/2004, 15:25

Os 30 dpis eu chutei kra, faz na resolução q puder, coloca num programa de paginação e amplia, a resolução que der manda bala pq mais q isso como vc mesmo disse, o PS não suporta. Acho q vai ficar perto desses 30dpis, ou então faz montando mas aí não sei se terá grandes ganhos na relação trampo/qualidade :P
mad_mouse

#9 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 20/07/2004, 15:42

Os 30 dpis eu chutei kra, faz na resolução q puder, coloca num programa de paginação e amplia, a resolução que der manda bala pq mais q isso como vc mesmo disse, o PS não suporta. Acho q vai ficar perto desses 30dpis, ou então faz montando mas aí não sei se terá grandes ganhos na relação trampo/qualidade :P

É mais ou menos por aí... O negócio é colocar na balança mesmo e vêr o que conta mais nessas horas, ou então partir p/ gambiarra... AI AI AI

Obrigado por tudo aí... (y)

[]s
"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#10 Vector Man

Vector Man

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/08/2004, 23:43

Beleza brother, estou observando seu sofrimento...ris...

Então amigo o banner vai ser para aplicação interna? É mercado?

Quando fazia campanha para varejo entrava muitos banners, cartazes aéreos enfim uma porrada de material de grande formato.
Na agência os cromos vinham em alta resolução e com isso tinhamos a liberdade de reduzir e ampliar a imagem o tamanho que fosse que não perdia qualidade.

Se bem que impressão em grande formato sobre lona ou qualquer de vivil sintético, nunca vai ser como um off-set sobre o papel...

Formata o tamanho de modo que possa ser reenquadrado dentro do Illustrator ou do programa que vc trabalha e manda o arquivo aberto.
Lá na saída eles têm o esquema certo de montagem...talvez entre solda..enfim..


espero ter ajudado.

#11 Salvador

Salvador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Sound Quality;<br>Photoshop

Posted 12/08/2004, 16:56

Fala Vector Man...

Essa impressão em lona era para um painel externo de 14 metros de comprimento, também teria uma distancia de uns 3 metros + ou - para visualização... a dúvida era por conta desse arquivo com tamanho "limitado" pelo photoshop.

Era isso mesmo que tinha pensado, já que tive dificuldades para fechar foi solda mesmo. Essa de um paginador é interessante também, a dúvida era quanto a resolução que iria chegar na saída.

Valew pela ajuda

[]s
"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se" (Henry Ford)

#12 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 13/08/2004, 08:59

Salvador,

criei a imagem com as especificações que você passou no photoshop CS e não tive problemas.

Acho que para você resolver este problema basta instalar o CS.

O PS 7 se aceita tamanhos até 1058cm.

No CS aparece esta mensagem abaixo mas abre numa boa.

Attached Files


=======
VICHENCO
=======

#13 r.gh

r.gh

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba

Posted 12/10/2005, 11:38

Bom pessoal, eu trabalho com uma impressoa digital Roland Soljet Pro II V, ela é a base de solvente tem como resolução máxima 1440 x 1440 DPI. No momento estou fazendo uma impressão para a campanha de natal do Boticário. É uma imagem que tem 3 metros de largura por 2 de altura (tamanho final). Estou imprimindo esa imagem em decalque sem cola, mas isso não vem ao caso. A imagem chegou da agência com 1/3 do tamanho final a 250 DPI, ampliei esta magem para o tamanho final (3x2 m) no PS com somente 25 DPI. Esta resolução em tamanho final é mais do que suficiente. Claro que trabalho com uma impressora TOP de linha, nem usei a metade da resolução que ela comporta (estou usando 360 x 720 DPI). Você tem que levar em consideração a qualidade da impressora também, isso é muito importante.
Abraços. (y)

#14 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 13/10/2005, 17:42

não estou bem certo mas acho que ouvi que o photoshop CS2 pode trabalhar com arquivos de até 4GB! :blink:

perdoem-me se eu estiver errado..

[]'s
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#15 .Scrunch!

.Scrunch!

    Turista

  • Usuários
  • 25 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/10/2005, 17:58

E ae!

Eu tentei aki no Photoshop CS 2, o arquivo sem nada ficou com 413 M e deu a msm mensagem do vichenco...
Acho q o melhor msm seria usar uma versão mais atual do PS...
Quando vc for enviar para impressão não se eskeça de mandar em CMYK....
Onde eu trabalho geralmente as pessoas mandam em RGB e na hora de converter dá uma baita variação, o q pode gerar problemas...
Uma outra dica... qnd vc for fechar esse arquivo pra enviar salve ele como Photoshop EPS..
Só pra vc ter uma idéia... um arquivo de 70 cm x 100 cm com 100 DPI:
.psd = 26 M
.tiff = 41 M
.jpg = 2,56 M
.eps = 0,98 M

Attached Files

  • Attached File  EPS.jpg   45.87KB   0 downloads

[shock me
make me feel better]




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq