Jump to content


Photo

Arquivos .eps


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 Uli

Uli

    Turista

  • Usuários
  • 25 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itapetininga

Posted 25/06/2004, 15:04

B) Vi um tutorial de PS em é mostrado como os arquivos eps ajudam a prtoduzir efeitos como o do silk screan (pelo menos acho que é isso)...
:D gostaria de saber o que são os arquivos eps e qual programa da Adobe os produz (ou como faço no PS)...
(y) Valeu!
Nóóóóóóóssa Filhoti !!!

"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens, mas não tenho muita certeza quanto ao universo"
(Einstein)

#2 birozon182

birozon182

    Turista

  • Usuários
  • 44 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Matão

Posted 25/06/2004, 16:24

Os arquivos EPS são gerados em softwares de ilustração (Illustrator, CorelDraw, FreeHand, etc.),
Assinatura editada pela equipe Fórum Wmo, favor ler as regras

#3 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 25/06/2004, 20:36

bota etc. nisso.. quase todos os programas gráficos fazem .eps até photoshop.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#4 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 27/06/2004, 11:29

puitz . . . vamos explicar direito isso . . . tah td errado !

0) seu nome verdadeiro eh . . . Encapsulated Post Script

1) arquivos .EPS são utilizados para arquivos que tem como fim a impressão e naum web . . . pois são arquivos extremamente pesado com uma grande quantidade de cores (chegam quase a ser tão bons quanto os .TIFF)

2) .EPS são arquivos "curingas" . . . pois abrem em diversos softwares sem bruscas alterações de cores e se mantém como vetor editável . . . mas eh claro q vc perde cores . . . sempre perde (ao tirar do software nativo)

3) quando vc utiliza cores especiais . . . PANTPONE . . . em algum arquivo eh indispensável q seja salvo como .EPS para que o próximo software ou o q for continue com sua cor especial e naum transforme em cromia . . .

4) saum mto utilizados por softwares vetoriais devido a grande variedade de softwares . . . ele mantem o arquivo legível em TODOS os programas gráficos !


bem . . . depois posto mais sobre .EPS . . . são mto importantes ! ! !


abrassss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#5 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 27/06/2004, 13:42

Uli Postado em 25 Jun 2004, 15:04

Vi um tutorial de PS em é mostrado como os arquivos eps ajudam a prtoduzir efeitos como o do silk screan (pelo menos acho que é isso)...

onde você viu isso, coloque o link assim fica mais fácil de saber sobre o que estamos falando. .eps serve pra muitas coisas. Muito bom para separação de cores pra silk(cores especiais).

core Postado em 27 Jun 2004, 11:29

vamos explicar direito isso ...tah td errado !

????? - o que tá errado ??? quando tiver algo errado por favor informe no que erramos, assim aprendemos mais.

errado tá isso aqui

1) arquivos .EPS são utilizados para arquivos que tem como fim a impressão e naum web . . . pois são arquivos extremamente pesado com uma grande quantidade de cores (chegam quase a ser tão bons quanto os .TIFF)

.eps não é QUASE tão bom....ele é igual e em alguns casos melhor que .tif, ele tem suas caracteristicas e .tif tem outras caracteristicas. Agora EPS nao perde nada.

mas eh claro q vc perde cores . . . sempre perde (ao tirar do software nativo)

não, eps não perde cores não. se o cara colocou 100C e 20M, ele continua preservando as cores. tanto vetor como bitmap.

Edição feita por: _kreativ_, 27/06/2004, 13:46.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#6 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 27/06/2004, 14:21

1) ????? - o que tá errado ??? quando tiver algo errado por favor informe no que erramos, assim aprendemos mais.

2) .eps não é QUASE tão bom....ele é igual e em alguns casos melhor que .tif

3) ele tem suas caracteristicas e .tif tem outras caracteristicas.

4) Agora EPS nao perde nada.

mas eh claro q vc perde cores . . . sempre perde (ao tirar do software nativo)

não, eps não perde cores não. se o cara colocou 100C e 20M, ele continua preservando as cores. tanto vetor como bitmap.


ok . . . :)

vc tem razão achoo q naum me expliquei direito . . .

1) . . . em 2 posts as explicações estavam superficiais , sem atender diretamente o pedido . . . e meio q sem adicionar informação técnica solicitada . . . simples .

2) agora . . . .eps eh igual ao .tiff em definição de impressão ? ? ?
(como manja de gráfica e processos gráficos de impressão . . . eh mto estranho ouvir isso, pois eh ateh mesmo "default' a solicitação de .tiff em originais quando gerados por digitais e/ou scanneados os cromos e originais físicos pelo bureal . . . e depois disso o envio dos filmes, ou, arquivo com .tiff linkados em arte-finais (AFs) aprovados p/ gráfica . . . básico . )

3) . . . características individuais q voltam ao .tiff (como original) de qualquer forma . . . se naum me engano geralmente usa-se o .eps para :
- geração de arquivos linkados ao AF q tem como característica cor especial (no caso o .EPS DCS2)
- ou utilização de clipping patch . . . recorte de imagens com fundo transparente para impressão, totalmente diferente de web

4) um teste simples . . . um box gerado pelo freehand em cromia . . . um do illustrator . . . um do corel . . . . um do quarkxpress . . . um do ps . . . salve todos como .eps . . . abre no ps e avalie . . . coloque um do lado do outro, na tela e depois de impresso . . . isso acontece pq algumas teorias técnicas naum funcionam na prática . . . dia-dia .

quando lih os posts estava com pressa por isso me expressei taum mal . . .



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#7 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 27/06/2004, 15:03

blz core... sei que vc manda muito bem. e aceito perfeitamente suas conclusões.

2) agora . . . .eps eh igual ao .tiff em definição de impressão ? ? ?
(como manja de gráfica e processos gráficos de impressão . . . eh mto estranho ouvir isso, pois eh ateh mesmo "default' a solicitação de .tiff em originais quando gerados por digitais e/ou scanneados os cromos e originais físicos pelo bureal . . . e depois disso o envio dos filmes, ou, arquivo com .tiff linkados em arte-finais (AFs) aprovados p/ gráfica . . . básico . )

Default não significa que seja a melhor opção e sim a mais usada. Concordo em usar .tif pra maioria dos casos, por um motivo simples. Nem todos os programas aceitam o EPS ou visualizam o EPS de forma correta e aceitável. Caso do corel, importe um .eps nele e verá tudo serrilhado e feio, mas ao gerar o arquivo fechado .eps fica tudo tranquilo. Tif é mais usado por ser mais simples e fácil de manipular, em certos casos a pessoa tem que ser técnica demais pra entender e usar o EPS em tudo.
O que eu digo ser igual é na qualidade. Eu nao perco qualidade nem definição de cores. Se fosse asssim a editora abril não pediria pra fechar arquivo em .EPS, agora que está migrando para o PDF. Ultimamente, ela pede 1 PDF, 1 EPS e 1 TIF. esta ordem é a ordem de qualidade e garantia de um bom resultado.

3) . . . características individuais q voltam ao .tiff (como original) de qualquer forma . . . se naum me engano geralmente usa-se o .eps para :
- geração de arquivos linkados ao AF q tem como característica cor especial (no caso o .EPS DCS2)
- ou utilização de clipping patch . . . recorte de imagens com fundo transparente para impressão, totalmente diferente de web

perfeito. Mas para usuários avançados o eps ajuda dando velocidade nos programas de DTP(Indesign, quarkxpress e pagemaker), para quem não tem máquina PARRUDA . Várias agencias de PP, usavam o eps DCS (que cria 5 arquivos 1 pra cada cor e 1 de preview) , pra ajudar na velocidade pois eles ficam mais leves pra se trabalhar. Mas é claro só funciona pra quem tem impressora postscript, por isso .tif fica mais viável e mais universal "defaut" pois ele não precisa de tanta frescura.
No caso de EPS vindo de programas de imagens como photoshop, tanto faz tif como EPS. Pois tudo é imagem mesmo. tif é mais fácil de trabalhar e eps mais complexo.

4) um teste simples . . . um box gerado pelo freehand em cromia . . . um do illustrator . . . um do corel . . . . um do quarkxpress . . . um do ps . . . salve todos como .eps . . . abre no ps e avalie . . . coloque um do lado do outro, na tela e depois de impresso . . . isso acontece pq algumas teorias técnicas naum funcionam na prática . . . dia-dia .

Vai sair tudo igual. Todos sairão a mesma cor. Pra fazer este teste temos que desligar todos os perfis de cor e gerenciamento de cor de cada programa.
Certificar que cada programa esteja com seu arquivo em CMYK, e as cores em process color CMYK. Após isso manda ver e sairá todos a mesma porcentam de cor. Ao imprimir deligue todo gerenciamento de cor. vai sair tudo igual.

não defendo que o EPS deve ser usado toda hora,(eu mesmo só uso quando preciso de cores especiais ou verniz localizado) mas defendo que ele é um formato que não se perde qualidade e nao se altera cores.

sds, (y)

Edição feita por: _kreativ_, 27/06/2004, 15:07.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#8 Uli

Uli

    Turista

  • Usuários
  • 25 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itapetininga

Posted 28/06/2004, 17:32

:huh: Acho que não especifiquei!
B) Vi isso no tutorial de um livro: Desvendando o Adobe Photoshop, da Digerati, onde com arquivos eps layers e blend modes é produzido um efeito igual ao de silk screan e os eps eram feitos em um programa da Adobe que não é o Ilustrator (infelismente não lembro o nome)...

Edição feita por: Uli, 28/06/2004, 17:34.

Nóóóóóóóssa Filhoti !!!

"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens, mas não tenho muita certeza quanto ao universo"
(Einstein)

#9 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 28/06/2004, 20:08

fera isso é um assunto muito extenso.... melhor você postar algum exemplo do que você quer, pois existe várias formas de trabalhar com eps vindos de outro programa. é EPS mesmo ???? - tem algum exemplo do que você quer, qual efeito final ???
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#10 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 29/06/2004, 00:56

1) O que eu digo ser igual é na qualidade. Eu nao perco qualidade nem definição de cores.

2) Várias agencias de PP, usavam o eps DCS (que cria 5 arquivos 1 pra cada cor e 1 de preview) , pra ajudar na velocidade pois eles ficam mais leves pra se trabalhar. Mas é claro só funciona pra quem tem impressora postscript, por isso .tif fica mais viável e mais universal "defaut" pois ele não precisa de tanta frescura.

3) No caso de EPS vindo de programas de imagens como photoshop, tanto faz tif como EPS. Pois tudo é imagem mesmo. tif é mais fácil de trabalhar e eps mais complexo.


hehe . . . vc manja .



. . . mto bom post anterior . . .

. . . concordo . . .

. . . e discordo, claro !



1) Tagged Image File Format, o .tiff eh o mais utilizado para salvar imagens em scanners de DTP e tb high-end , pois sua principal característica eh armazenar dados de tamanho e resolução . . . além de ser extremamente versátil para bitmaps e apresentar o melhor preview em softwares gráficos (podendo definir de PB ateh CIELab) .
No lugar do pesado .eps um .tiff em LZW pode ser utilizada sem problemas . . . pois atinge apenas áreas de pixels semelhantes resumindo informações, sem atingir contornos . . . para agilizar o processamento . . .

. . . e se o problema for máquinas fracas, o .eps pode atrapalhar ainda mais . . .

. . . o .eps, pois armazena informações de configuração de página, fontes, vetores, pixels e ateh mesmo cabeçalhos descrevendo em qual software foi feito .

A grande vantagem pra impressão eh q eles tb guarda informações de saída como lineatura, angulação, tipos de ponto e ateh mesmo função de transferência (p/ ganho de ponto . . . o q tb o torna mto pesado . . . mesmo RIPando mais rápido q o .tiff .

2) basta um simples drive de impressão . . . boas gráfica disponibilizam os drives p/ geração de arquivos pré-configurados .

3) concordo inteiramente . . . eh mto mais complicado se trabalhar com .eps .



. . . legal, kreativ, precisamos fazer isso mais . . .

. . . jah estava ficando monótono demais . . .

. . . hehehe .



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#11 jhonesjns

jhonesjns

    De volta ao Lar

  • Usuários
  • 631 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Tucuruví/SP
  • Interesses:Adobe PhotoShop, 3D Sudio Max, Corel Draw 11, Macromedia Flash MX, Front Page XP, Dreamweaver MX, Fireworks MX... e Fórum WMO, é claro !

Posted 29/06/2004, 02:11

HeuAueIahEaUeiA

Oba !
A conversa ta interesante ... mas ... continuem não parem não ... hehehe

to aprendendo ! hehehe

Quero saber mais sobre aquele negocio de Duotones com eps ... o irmaozinho core sabe do que eu to falando ... ei mano kreativ, se tu souber, manda ae tb ! hehehe

vamo fazer esse tópico ficar completo sobre o assunto .eps !
hehehehe

Abrassssss pro 6 amigos !
Nome: Jhones Rafael
Msn: jhonesjns@msn.com
Portfolio: .: Em Construção :.
GMail: jhonesjns@gmail.com |
...... retornando ao WMO, minha casa ......

#12 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 29/06/2004, 12:23

e se o problema for máquinas fracas, o .eps pode atrapalhar ainda mais . .

bom. vamos dividir as coisas. ta ficando confuso. Existe vários tipos de EPS, o EPS pra saida e o EPS IMAGEM.
eps atrapalhar maquinas fracas ? um eps DSC de 5 arquivos deixa um trabalho feito em quark, muito mais rápido. Eu já tive maquinas pequenas e usava só eps, pq tiff deixava o sistema mais lento. peso por peso é quase igual.

. . . o .eps, pois armazena informações de configuração de página, fontes, vetores, pixels e ateh mesmo cabeçalhos descrevendo em qual software foi feito .

ai nos estamos falando de outro tipo de EPS.
Como estamos na área de photoshop, todas as minhas observações estão baseadas em arquivos de IMAGEM EPS e não de arquivos EPS pra saida.

A grande vantagem pra impressão eh q eles tb guarda informações de saída como lineatura, angulação, tipos de ponto e ateh mesmo função de transferência (p/ ganho de ponto . . . o q tb o torna mto pesado . . . mesmo RIPando mais rápido q o .tiff .

concordo no caso de arquivo EPS de saida. Tanto é que fazer um EPS é o mesmo que fazer um arquivo fechado .PS - fica gigante o arquivo, mas tem mais qualidade que o .tif na parte de traços. Mas hj trocamos .eps pra .pdf, pois .pdf bate o tif e o eps junto, porque preserva qualidade, traços e pesa menos que as duas extenções.

Lembra o que eu disse, em vários casos é bom usar o EPS em outros não.

hauha o pior é que não estamos ajudando o nosso amigo. Pois não é o que ele precisa. bom.. EPS(IMAGEM) é bom pra preservar efeitos de cores especiais, angulos e pontos já do photoshop.

Conclusão: TIF é o mais usado sempre foi o padrao e sempre será. isso é fato. eps(imagem) preserva a mesma qualidade do que o tif e tem o mesmo peso e preserva cores, também é fato. Tem como vantagem recursos para efeitos usando cores especiais. Recorte em path, tanto .eps como .tif aceitam.
EPS(pra saida) gerados em programas vetores e outros, são muito pesados, porém preservam qualidade de traço e imagem. Atualmente está sendo substituido pelo PDF que pesa bem mesmo e preserva tudo. Tif final pra saida só em imagem, transformar um anuncio todo em TIF faz com que o mesmo perca qualidade nas fontes e traços. Muito usado ultimamente, porém é uma forma errada.

Core, vc eu alx.. vich e outras pessoas, poderiamos discutir isso a noite toda no msn da vida. o bom é discutir de forma sadia assim aprendemos mais uns com os outros. (y)

como o assunto é extenso, e nao estamos resolvendo o pró do nosso amigo, vamos aguardar ele postar uma definição melhor do que ele quer de efeito, assim saberemos se é o EPS que ele procura.

Edição feita por: _kreativ_, 29/06/2004, 12:40.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#13 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 30/06/2004, 17:04

EPS(pra saida) gerados em programas vetores e outros, são muito pesados, porém preservam qualidade de traço e imagem. Atualmente está sendo substituido pelo PDF que pesa bem mesmo e preserva tudo. Tif final pra saida só em imagem, transformar um anuncio todo em TIF faz com que o mesmo perca qualidade nas fontes e traços. Muito usado ultimamente, porém é uma forma errada.

Core, vc eu alx.. vich e outras pessoas, poderiamos discutir isso a noite toda no msn da vida. o bom é discutir de forma sadia assim aprendemos mais uns com os outros. (y)


hehehe . . .

. . . essa observação q vc fez matou . . . descreveu com poucas palavras o uso correto de .tiff e .eps !

. . . essa segunda . . . jah acho q naum estou no mesmo patamar de vcs , afinal sabem mto mais do q eu em pré-impressão e impressão (recebo como um elogio) .

. . . adoro post's com informações (como este) e de forma sadia, claro, afinal aprendo mto !



abrasss kreativ . . . (y)
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#14 jhonesjns

jhonesjns

    De volta ao Lar

  • Usuários
  • 631 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Tucuruví/SP
  • Interesses:Adobe PhotoShop, 3D Sudio Max, Corel Draw 11, Macromedia Flash MX, Front Page XP, Dreamweaver MX, Fireworks MX... e Fórum WMO, é claro !

Posted 04/07/2004, 02:26

É ! ! ! Eu tb aprendo mto com esses tipos de topicos !
Gostaria que esses tipos de topicos nunca acabasse !

hehe


Abras mano kreativ e irmãozinho core !
Nome: Jhones Rafael
Msn: jhonesjns@msn.com
Portfolio: .: Em Construção :.
GMail: jhonesjns@gmail.com |
...... retornando ao WMO, minha casa ......

#15 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/07/2004, 17:11

sobre esse livro da digerati..

eu tenho ele, com cd's e tudo mais
todas as imgs dos tutos, são eps... e pesadas :P
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq