Jump to content


Photo
- - - - -

O Webesigner E A Saúde


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#16 Eveready

Eveready

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/06/2005, 04:12

Achei interessante esse tópico...

De uns tempos pra cá venho sentindo minha vista muito cansada, parece que pra enxergar direito tenho que forçar a vista pra focar os ícones e letras.

Procurei hj na net pra ver se achava algo a respeito ( refresh rate ) e achei isso:

Taxa de Atualização (Refresh Rate)

É um dos itens mais importantes para determinar o conforto visual. Certamente você já deve ter percebido que em taxas de refresh baixas a tela parece cintilar, piscar, este é o famoso flicker. Muitas pessoas dizem que a 75Hz não é mais possível se perceber o flicker, mas o ideal é o refresh de 85Hz. Isso varia muito da sensibilidade da vista da pessoa. Eu, por exemplo, não suporto a taxa de 75Hz, me incomoda muito, uso sempre 85Hz, e conheço gente que usa a taxa de 60Hz e diz que está perfeito, não vê diferença nenhuma entre 60Hz e 85Hz. Claro que, mesmo que a pessoa não seja capaz de perceber, o flicker provoca danos a saúde. Não é recomendável trabalhar com taxas muito maiores que o necessário para se eliminar o flicker, sob a pena de se degradar a qualidade da qualidade da imagem. Além disso, pesquisas indicam que taxas acima de 100Hz podem reduzir o desempenho da leitura, embora as razões ainda não estejam muito claras.
Porém, de nada adianta um monitor que seja capaz de operar em 1280x1024@85Hz se a placa de vídeo não suportar tal resolução. Ou seja, ambos devem ser capazes de operar na resolução desejada. Isso varia de placa para placa. A minha (Asus V7700), por exemplo, que já esta um pouco defasada, suporta 2048x1536@75Hz.


Eu sempre pensei que quanto mais alto a frequencia vertical MELHOR.
Pelo que diz ai não é bem isso: "Não é recomendável trabalhar com taxas muito maiores que o necessário para se eliminar o flicker, sob a pena de se degradar a qualidade da qualidade da imagem. Além disso, pesquisas indicam que taxas acima de 100Hz podem reduzir o desempenho da leitura, embora as razões ainda não estejam muito claras"

Usava 85hz em 1024x768 ( oq dizem ser o recomendado ) em um Samsung 753DF 17"

Hj abaixei pra 75hz pra ver se muda algo.

Alguém já abaixou a frequencia e melhorou ?

Outra coisa que to meio "paranóico" é que em fotos to achando que to meio estrábico ! e nunca fui... Como um amigo ai em cima citou a palavra "estrábico" resolvi perguntar mesmo que n tenha muito a ver...

Será q todos esses anos em frente ao computador pode deixar uma pessoa "meio estrábica" ??? ou é paranóia minha mesmo ? rs....

Abraços a todos !




2 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq