Jump to content


tutorial sobre colorizar fotos


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 alx

alx
  • Visitantes

Posted 25/11/2002, 20:31

Colorindo Fotos

Neste tutorial vamos aprender a colorir ou recolorir uma imagem. Numa primeira análise vamos ver como colocar cor em uma foto em branco e preto, ou alterar as cores de uma foto origiral.
Neste estudo vamos recolorir uma imagem para termos resultados diferentes. A foto será um cãozinho... aparentemente um basset, bem simpático.

Posted Image

1) A primeira coisa a ser fazer é descartar as cores da imagem, deixando-a preto&branca, para isso vamos em IMAGE > MODE > GRAYSCALE

Posted Image
"Imagem transformada em Grayscale"


2) Depois, voltamos ela ao padrão de cores original, RGB no caso, ou ao padrão desejado, INDEXED COLORS, CMYS, ou a que for melhor.


Posted Image
"volte a imagem de Grayscale para um modo colorido"

Feito isso vamos começar a editar as cores da foto, mas para isso devemos considerar como o faremos.
O método que usaremos para selecionar as áreas será o da QUICK MASK. A quick mask é a alteração do modo de trabalho do PhotoShop, onde ele deixa de operar na imagem para operar num canal alfa de seleção onde todos os recursos do programa estão disponíves para se alterar a futura seleção. Você pode, por exemplo, aplicar um MOTION BLUR num determinado ponto da sua seleção. Pode aplicar outros filtros, pode aplicar diferentes tonalidades de seleção, pode recortar um pedação da seleção usando PATHS ou OUTRAS SELEÇÕES. Você só voltara a trabalhar na imagem quando sair deste modo.

Vamos lá...

3Para entrar no modo Quick Mask basta clicar sobre o botão na parte inferior da sua caixa de ferramentas, ou pressionando a letra Q, para sair repita o mesmo procedimento. Entraremos e saíremos várias vezes no modo Quick Mask.

Posted Image


4) Quando você trabalha no modo Quick Mask o que for pintado vai ficar com essa cor avermelhada. A área vermelha é o contrário do que será selecionado, ou seja, tanto se pode trabalhar pintanto o objeto que será selecionado (eu prefiro assim), mas quando sair do modo quick mask deverá mandar inverter a seleção (CTRL + SHIFT + I). Em quick mask, é melhor fazermos inicialmente uma pintura grosseira, para depois irmos apagando, desfocando, e retocando nossa futura seleção.

Posted Image
"Neste ponto, a seleção ainda seria grosseira, contendo muito mais do que gostaríamos de selecionar."

5) Agora temos uma seleção mais acabada, ainda não foi necessário usar nenhum recurso além dos pincéis do próprio PhotoShop.

Posted Image
"Aqui já vemos que nossa quick mask está bem mais definida."

6) Pressionando Q, voltamos a trabalhar no modo "normal" do PS, e aí vamos começar a colorir o material..

Posted Image
"Veja que depois de sair da quick mask e inverter a seleção, temos a bucha que o cãozinho está mordendo selecionada."

7) Agora, para começar a colorir, vamos usar a ferramenta Color Balance, e faremos isso usando-a como Adjusment Layers, o motivo é que assim, se precisarmos editar a cor de uma área no futuro, basta ativarmos ela camada de ajuste e editá-la como necessário.

Posted Image

Posted Image
"O ícone com símbolo de contraste, indica a criação de uma adjustment layer, posteriormente para editá-la basta dar um duplo clique sobre a layer."

8) Altere a cor de acordo com o que for visualizando no seu monitor. Lembre-se de deixar a imagem original fechada para que ela não influencie na sua nova montagem... E ajuste a área nas três áreas de tonalidade: Highlights, Midtones e Shadows, assim a sua imagem vai ter um aspecto bem real.

Posted Image
" Uma dica, o ajuste que faz na Highlight sempre será mais ou menos o mesmo das outras duas áreas de tonalidade."

Continua na Parte 2 >>

#2 ForgottenBoy

ForgottenBoy

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/10/2006, 21:54

Ai malz reviver esse topico mais eh q os link das imagens tao quebradas =/
tem como arrumar ai ? xD




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq