Jump to content


Photo

Overprint


  • Faça o login para participar
18 replies to this topic

#1 Ivanzinho

Ivanzinho

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/06/2004, 19:44

Fechamento de arquivo em corel ...

o basico eu já li na Web sobre o que é o overprint OUTLINE e FILL, uma explicação no linguajar nosso fica mais facil hehe

Tipo quando é pra usar, pq é chamado de segurança;

Agradeçendo desde já ...

#2 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 14/06/2004, 20:00

Overprint é a sobreposição da cor escolhida sobre todas as outras cores.

Geralmente usada na cor preta em textos para evitar filetes brancos no meio das letras o que tornaria ilegível o texto.
Exemplo: se tenho um texto preto que será impresso em um fundo azul claro. Se não ligar o overprint na hora de fazer o fotolito ou arquivo fechado o preto irá vazar* no azul. Até ai tudo bem, mas se a gráfica imprimir o preto um pouco fora do lugar, pow o problema aparece dando um filete branco entre o fundo azul e a letra preta.

Já se usarmos o overprint o preto nao vaza a cor azul ele é impresso por cima da cor azul. Assim se o preto sair um pouco fora não terá espaço branco embaixo e sim o fundo azul.

* vazar: é quando a cor não sobrepoe a outra ficando branco por baixo. No exemplo acima o fundo azul quando é impresso sozinho irá ficar branco onde entra a cor preta por cima, ou seja no texto.

qualquer outra dúvida posta aee.
sds, :D
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#3 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 14/06/2004, 20:42

Xovê se entendi...

Tipo, sem overprint, no exemplo do azul, é criada uma área branca (a diferença)onde vai ser "casado" o texto preto, se sair um pouquinho do registro, fica o filete branco.

No overprint, não tem esse espaço "vazado" no azul, aí é aplicado o texto preto, sem problemas...

Mas isso só na hora de gerar o fotolito no birô, né não?

#4 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 14/06/2004, 21:25

sim ou do arquivo fechado separate. em certos programas tem que se preocupar com isso até no arquivo fechado composite, no caso PDF.

já gráfica rápida ou laser color nao precisa disso.

mas isso é o birô de fotolito ou a grafica com CTP que se preocupa, se vc for fechar o arquiv, ai vc passa a preocupar com isso.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#5 alx

alx
  • Visitantes

Posted 15/06/2004, 08:25

não precisa ser necessariamente na hora de fechar o arquivo, pen. vc pode settar um objeto para ter overprint, dando um clique com o botão direito sobre ele e selecionando estas opções (coreldraw), ou, no illustrator, indo direto nos 'atributes' do objeto.

assim, qdo for fechar o arquivo mesmo q não peça overprint estes objetos vão tê-lo (gostaram do 'tê-lo'???).

serve tb se vc quiser, por exemplo, ter dois objetos, um ciano e outro amarelo, na intersecção deles, teremos um verde. ou seja, para adição de cores overprint tb é uma boa.

abrass.

#6 Ivanzinho

Ivanzinho

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/06/2004, 14:59

intão ele ''engorda'' onde for selecionado?

Se sim, qnt's em tamanho?

#7 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 15/06/2004, 17:17

não ele não engorda.. ele sobrepoe por cima da outra cor que está debaixo.

Este recurso que você chama de engordar, isso é chamado de Trapping. Que é a sobreposição de cor apenas nas bordas, usando este recurso que deixa a letra mais grossa, evitando o filete branco. Usado em textos ou objetos coloridos (traço), mas isso é função do birô de fotolito ou gráfica. Este recurso fica instalado nos Rips de CTF ou CTP.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#8 alx

alx
  • Visitantes

Posted 15/06/2004, 17:43

ou, no caso do coreldraw, na mesma janela onde vc manda separar a impressão em placas cmyk.

#9 Ivanzinho

Ivanzinho

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/06/2004, 17:46

Estalou aqui na CUCA hehe

Tipo alguem sabe algum vizualizador de PS e PRN , que veja em bitmaps com alta resolução?

Eu já vi numa grafica um que cada ponto das reticulas eram correspondentes cmyk.

brigadao ai rapeize!

#10 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 15/06/2004, 18:04

bom, visualizador de arquivos .ps ou .prn de alta é o PDF - vc usa o distiler pra dislitar e transforma em PDF. Isso á a garantia de o que ver no PDF sair no filme/chapa.

Agora este tipo de visualizador é chamado de RIP - são os interpretadores postscript, nao qual você ve os pontos se formando de cor por cor. Estes Rips custam em média U$ 5.000,00. e só servem pra nós que damos saidas de Fotolito ou gravação de chapa.

(y)

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#11 Ivanzinho

Ivanzinho

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/06/2004, 18:24

NO DISTILER agente ve em pigmentos as reticulas ou em chapado?

em chapado num adianta, tem no corel tbm , eu gostaria de uma em pigmentos msmo..

valeuz

#12 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 15/06/2004, 19:00

http://www.globalgra..._rip/index.html - tem de 3 a 5 mil dolar. Não tem como piratear. pq só funciona com dongle.

agora só por curiosidade? pra que você quer um software pra ver os pontos ??? qual finalidade?

o photoshop dá pra simular, mas apenas pra ter noção de como fica. Mas isso é outra história.
sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#13 alx

alx
  • Visitantes

Posted 16/06/2004, 08:33

se vc procurar (e conseguir encontrar) existe um programa chamado GhostViewver - não tenho certeza se escreve 'viewver' assim mesmo - ele visualiza o PS mesmo, sem distilar nem nada. mostra por pontos, por canais separados e combinados.

eu tinha ele qdo fechava os arquivos de um jornal q fazia... mas isso faz tempo.

#14 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 16/06/2004, 11:07

nussa Axl..... pensi no NOVU hehehe nem lembra disso mais. (y) pelo que vi o GhostView está na versão 4.6. vou até baixar a versao demo aqui pra ver se acho algo interessante.. já q ele convert PDF. bitmap.. etc
quem sabe ele nao me ajuda em algo.

http://www.cs.wisc.e...sview/get46.htm

a versão até que tá boa...... tio Axl desenterrou essa mas... o software hj parece estar mais util.... :D

Edição feita por: _kreativ_, 16/06/2004, 12:27.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#15 alx

alx
  • Visitantes

Posted 16/06/2004, 13:59

"Isto se alegra em ser útil".




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq