Jump to content


Photo

Explicação De Logotipos


  • Faça o login para participar
320 replies to this topic

#1 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 13:56

Galera, eu tinha visto a algum tempo em um forum várias explicações e análises de logotipos de marcas famosas.......acho que poderíamos abordar esse assunto tb...o q acham ?.........eu não sou expert nesse assunto, mas me interesso muito......por isso to dando essa idéia...........flw..... :rolleyes:
msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#2 diego.rodriguez

diego.rodriguez

    Hey Ho Let's Go!

  • Usuários
  • 497 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte | MG
  • Interesses:.: programação<br />.: fotografia<br />.: PHP<br />.: punk rock/hc<br />.: games<br />.: brahma

Posted 02/06/2004, 15:04

acho interessante a ideia
mas seria mais se tivesse alguem q realmente entende...ou entao os proprios criadores

#3 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 16:57

É TIPO ASSIM O Q QUERO DIZER OLHA :

O primeiro logotipo que vou explicar é o da Operadora TIM:


Posted Image



- Vou começar direto pelo slogan que é a parte chave do logotipo.

Como podem ver o slogan é “Viver sem fronteiras” então, logo imaginamos uma coisa. O que não tem fronteiras?

R: MAR

Por isso as ondas no próprio logotipo da TIM.

A cor azul já diz tudo ao que se refere à única coisa que eu não entendi até agora, é o formato do logo. Pode ser que não faça diferença, não sei ainda.

Crédito : Chip_ahoo
msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#4 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 02/06/2004, 17:05

Poxa cara, realmente gostei desse tema.

Se aprofundado vale um bom destauqe cara, parabéns pela idéia.
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#5 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 17:26

Mc Donald's

esse logo tbm usa o "poder das cores"
Posted Image
Mc Donalds = amarelo e vermelho, onde o amarelo indica vazio e o vermelho calor, então vazio + calor sugere FOME (também sede) de comida quente.
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#6 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 17:36

Vocês conhecem a história do logo do Banco do Brasil??

Posted Image

O desenho em azul são os dois "bês" do BB entrelaçados, inseridos numa forma quadrada, e como o amigo afascina descreve acima, passa bastante segurança e credibilidade.

A sobreposição dos "bês" na diagonal apresenta ainda uma analogia ao $ (cifrão).
O amarelo lembra o ouro, dando a idéia de muita riqueza.

A história do logo encontra-se no site do BB.

SITE BB

Só completando e esclarecendo mais ainda, realmente o logotipo do Banco do Brasil são dois "bes" para alguns entederem mais e ou que não conseguem achar onde esta a chave de logotipo, vamos la...

Primeiro olhem o logotipo em seu modo normal, em seguida vejam o mesmo logo só que mostrando os dois "bes" (eu que fiz, tentei ajudar). Como podem ver no segundo mostra claramente o 1B e o 2B pintei eles para difercificar as cores e vocês poderem entender..

Aqui esta os dois "bes" mais claro que isso, nem sei.. nesse ultimo eu tirei eles das suas posiçoes e coloquei os dois de uma forma que pudessemos observar melhor.. Esta ai... a cor amarela faz uma combinaçao muito boa com a azul...

Posted Image Posted Image

Créditos: BME e Chip_ahoo

Edição feita por: -=ZEUS=-, 02/06/2004, 17:40.

msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#7 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 18:06

nossa zeus
nunca imaginei q no logo do BB tinha 2B's, a animação do site é muito bem feita.
-----------------------------------------------------------
eu acho "estranho" o logo da Nestlé.

Logo Nestlé

um passáro e seus filhotes no ninho.
e o slogan:
Good food, Good life

acho bem estranho e acho tbm um bom logo para ser discutido aqui.
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#8 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 02/06/2004, 18:20

Sobre o logo da Nestlé:

É só você pensar um pouco! Quando os filhotes nascem, a primeira refeição que eles tem são sempre a melhor. Então, o passáro maior é a mãe e os menores os filhos. A mãe é a Nestlé, e os filhos são os consumidores que come os alimentos Nestlé. E outra! O ninho representa segurança no que você come, porque os passarinhos são bem protegidos no ninho! Nada ver ou será que eu viajei demais???

Heheheh! Té!
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#9 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2004, 18:44

Posted Image
bem....minha opinião é que quem criou essa logo, quis passar a idéia de cuidado, isso por causa do pássaro com os filhotes, que transmite essa idéia de segurança e cuidado, e é isso que eles querem passar para o consumidor que compra seus produtos....transmite uma coisa materna que novamente sugere cuidado......vamos ver a opinião da galera ae...

Edição feita por: -=ZEUS=-, 02/06/2004, 18:47.

msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#10 afz

afz

    12 Horas

  • Usuários
  • 127 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:logo ali
  • Interesses:design, marketing, publicidade

Posted 02/06/2004, 20:03

É TIPO ASSIM O Q QUERO DIZER OLHA :

O primeiro logotipo que vou explicar é o da Operadora TIM:


Posted Image



- Vou começar direto pelo slogan que é a parte chave do logotipo.

Como podem ver o slogan é “Viver sem fronteiras” então, logo imaginamos uma coisa. O que não tem fronteiras?

R: MAR

Por isso as ondas no próprio logotipo da TIM.

A cor azul já diz tudo ao que se refere à única coisa que eu não entendi até agora, é o formato do logo. Pode ser que não faça diferença, não sei ainda.

Crédito : Chip_ahoo

o formato pode ser entendido como uma embarcaçao... o itálico das letras para dar movimento e dar a idéia do sopro do vento.

PS: isso estou supondo, sao idéias que pode-se ter se essa tese do mar e etc estiver correto
Alex Zanolla

#11 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/06/2004, 09:14

ainda sobre o logo da TIM :

Falando um pouco sobre o logotipo da TIM. Primeiramente devemos conhecer qual o conceito que a marca quer deixar implicito na cabeça do consumidor. Neste caso, contamos com a ajuda do slogan da empresa e também por empirismo, uma vez que a maioria das pessoas conhece as propagandas (belas por sinal) da empresa, que sempre passam a idéia de viver sem fronteiras, com a TIM não existe fronteiras.

A utilização da cor: como alguns sabem, cores são bastante complexas - leia-se interessantes - e podem transmitir muito mais do que se imagina. No caso da TIM é bem fácil descobrir o porque da utilização de vermelho com azul. O vermelho - cor quente - chama a atenção, desperta o interesse do consumidor, causa uma percepção mais rapida. Porém, ele não fixa a atenção, apenas desperta o interesse. Essa fixação da atenção é causada pela cor azul - uma cor fria, assim como o verde - que tem uma percepção mais lenta mas com uma fixação muito grande. Além disso, o azul passa tranquilidade e dá reforça a idéia de horizonte.

Símbolos: As tags vermelhas eu diria que muito além de passar a idéia de sem fronteiras, passam principalmente a idéia de tecnologia dos chips GSM TIM, quem tem um ou já viu sabe do que estou falando, ele lembra muito o desenho no chip.

O formato: Pq o logo tem esse formato!? Percebam que ele não é quadrada, não tem bordas regulares, que delimitam o espaço do logo, justamente por causa do slogan, viver sem fronteiras. Seu formato arredondada dá uma percepção de algo que não é delimitado, marcado e preso, é algo mais solto, leve, lembrando inclusive o formato de um globo, passando a idéia de não existir fronteiras para a TIM.

Créditos : afascina
msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#12 Vincent Vega

Vincent Vega

    Turista

  • Usuários
  • 36 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/06/2004, 12:09

Bom, vou explicar se logotipo é uma palavra MASCULINA ou FEMININA. Vejo muitas pessoas dizerem "a" logo, e não consigo entender o porque.

Fui até o oráculo Aurélio, que me respondeu:

logotipo
[Do fr. logotype.]
S. m.
1.Tip. Grupo de letras fundidas em um só tipo, formando sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação. [Cf. ligatura (2) e letras enlaçadas.]
2.P. ext. Marca constituída por grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma instituição, empresa, etc.
3.Prop. Logomarca. [Melhor seria logótipo.]



Prova-se então que LOGOTIPO é MASCULINO (S.m. = Substantivo Masculino). O logotipo.

Porém, LOGOMARCA é uma palavra feminina. Vejam:

logomarca
[De log(o)- + marca1.]
S. f. Prop.
1. Marca1 (22) que reúne graficamente letras do nome da empresa e elementos formais puros, abstratos. [Cf. símbolo-marca.]
2. Qualquer representação gráfica padronizada e distintiva utilizada como marca1 (22); representação visual de uma marca1 (22). [Sin. ger.: logotipo. Cf. assinatura (10).]


Devemos então falar A LOGOMARCA. Feminino.


E se reduzimos para simplesmente "logo"? A que nos referimos? A logotipo ou a logomarca?
O_o

#13 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/06/2004, 13:36

E se reduzimos para simplesmente "logo"? A que nos referimos? A logotipo ou a logomarca?

acho que "logo" tanto pode ser a redução de logomarca como logotipo.....então nesse caso...tanto faz a logo ou o logo.............acho eu..... :blink:
msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#14 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/06/2004, 17:42

boa observação jack e zeus sobre o logo da nestlé
quem tava viajando era eu:
tava imaginando mta bestera, q vai saber se tem sentido¬:
o ninho uma tigela de sucrilhos¬¬
uma parte do galho um pedaço de milk bar¬¬
plz ñ riam.

e vicent, boa expliação, assim mostra de vez pra pessoas q falam errado o certo. hehe flw
O LOGOTIPO.
A LOGOMARCA.
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#15 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 03/06/2004, 18:43

mt bom o topico
mas sobre o logo da nestlé
eh soh pensar um pouco
ninho em ingles eh oq? nest!!
nestlé...
por isso o ninho..

obs: pensei isso sozinho e n tenho ctz q eh a verdadeira historia do logo
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes




3 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 3 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq