Jump to content


Photo

Explicação De Logotipos


  • Faça o login para participar
320 replies to this topic

#271 Braga

Braga

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/12/2005, 11:53

Sobre o logo da Nestlé:

É só você pensar um pouco! Quando os filhotes nascem, a primeira refeição que eles tem são sempre a melhor. Então, o passáro maior é a mãe e os menores os filhos. A mãe é a Nestlé, e os filhos são os consumidores que come os alimentos Nestlé. E outra! O ninho representa segurança no que você come, porque os passarinhos são bem protegidos no ninho! Nada ver ou será que eu viajei demais???

Heheheh! Té!

Nestlé é o sorenome do fundador da empresa, Henry Nestlé e também significa ninho em francês. Aí foi fácil assimilar o nome com os produtos que a empresa pretendia comercialiar. É o caso onde o publicitário ou designer não pode fugir, é aquilo e pronto, sem discussão.

#272 Zabott

Zabott

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 18 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/12/2005, 20:50

Gostei muito da ideia da analise dos logotipos..
aproveitando o assunto Eu gostaria de criar um logotipo para um site soh q estou sem ideia para o logo..

o nome do site eh "plugados no fervo" Gostaria q me ajudasem a criar esse logo.

Se trata de um site de divulgação e fotos de Baladas e agitos.
--------------------

André Luiz Zabott
André Luiz Zabott

#273 idéia

idéia
  • Visitantes

Posted 29/03/2006, 18:17

Está explicação foi a melhor!!!!

Attached Files

  • Attached File  juii.JPG   41.84KB   57 downloads


#274 Tchesco_Gonca

Tchesco_Gonca
  • Visitantes

Posted 31/05/2006, 23:27

Achei isto sobre a COCA-COLA este site contém toda a história e detalhes sobre a Logomarca, no próprio site tem a fonte de onde foi achado as informações:

COCA-COLA

Fonte do Blog Site: Alunas da PUC-RJ :)


Sobre a Logomarca da EMBRATEL:

Posted Image

Na logomarca da Empresa, a palavra Embratel passou a ficar sob uma elipse, indicando avanço no tempo e no espaço, com o número 21 em destaque.

Fonte: Site da Embratel


Como todos sabemos a Embratel é uma empresa de telecomunicações e pioneira na comunicação via satélite. Portanto o arco parabólico representa uma antena e o 21 foi adicionado para associar o código de operação da empresa na cabeça dos usuários, logo pensou Embratel, pensou 21!!!

#275 oOs2ThIaGos2Oo

oOs2ThIaGos2Oo

    SemTeMpO

  • Banidos
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/07/2006, 19:02

uhusahshuahsuahsu..... NA boa que cmédia essa Disculsão...
Meu pra mim o logo do Banco Do Brasil é "2 Bês" msm.... agora o da TIM vale uma boa pensada.... ;)

acho que a parte verde parece que está tentando abranger todos como um grande laço...auhsuahsh será?
"¬¬

#276 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/08/2006, 08:30

muito bom galera, qd criei esse tópico não sabia que ia ser tão útil, ótimas as explicações e a discussão pelo entendimento......abraços
msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#277 hitoshijp

hitoshijp
  • Visitantes

Posted 30/10/2006, 17:29

Olá!
Alguém poderia me dizer qual o conceito usado para a criação do logo da Claro...?
Acho os comerciais da claro mto bem feito..!!^^

By Hitoshi

#278 jrorasec

jrorasec
  • Visitantes

Posted 31/10/2006, 10:21

Bom galera!
Sou novo no fórum e já vou me intrometendo. :P
Muito boa a sacada de de estudar sobre algumas logomarcas e seus conceitos.

Em relação à logo do Bradesco, tenho um manual logo que foi implantada essa nova identidade visual. O saco é que não to achando mas vou perseverar e digitalizar pra vocês terem um pouco da noção do que significa a logo. São no mínimo 5 páginas detalhando cada traço, junção desemembramento da logo. É ESPETACULAR. :D

Quanto da criação de uma logomarca, posso dizer que muitas tem sua forma ou concepção implantada na mente das pessoas por vários motivos. Um deles é a pesquisa em torno da empresa, da necessidade e da aplicação da logo. Tendo esses dados em mãos, uma equipe especializada desenvolve, baseada em técnicas muito aguçadas, uma logomarca com as principais características apontadas na pesquisa.

Tudo bem q não dá pra acreditar que a logo do Carrefour :huh: , por exemplo, não teve esse processso mas...

Vou pegar algumas matérias da facul e disponibilizar pra todos. :D

[]s

:blink:
Jairo

E o pior é saber q a logo do Carrefour é um C impresso na bandeira da França. :huh:


[]s

:blink:
Jairo

#279 Wishmaster

Wishmaster

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/12/2006, 02:57

Muito bom o tópico!
parabéns

#280 gutesgute

gutesgute

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/01/2007, 09:59

' date='03/06/2004, 20:08' post='378376']
só esclarecendo

LOGOTIPO = logo feito só de tipologia ex: coca-cola
LOGOMARCA = logo que utiliza simbologia associada à tipologia ex: mcdonald's

bom, osbre a forma do logo da TIM, eu acho que ela tb sugere a forma de um celular, um pouco mais esticada.

eu li um livro com análise de Logotipos, vou dar uma procurada.


"Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou à marca (enquanto combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil. No entanto, Tecnicamente o termo é considerado inadequado por não possuir a necessária precisão.

Em seu livro "O Efeito Multiplicador do Design", a designer Ana Luísa Escorel discute os problemas do termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. Portanto, logomarca significaria “palavra-marca” o que não faz sentido.

Em design gráfico, símbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades diferentes. O símbolo, através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas e o que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando o correto seria dizer o logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes Benz, quando a designação correta seria símbolo, já que o primeiro é um fonograma e o segundo um símbolo abstrato.
E logomarca? LOGOMARCA QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA! É possível que seu inventor estivesse querendo dar conta daquelas situações na qual um símbolo e um logotipo se combinam na veiculação de uma imagem. O fato é que, se por acaso foi essa a origem do termo no Brasil, todo sinal gráfico que pretenda identificar uma empresa ou um produto, é chamado de logomarca, independente de ser símbolo, logotipo ou sinal misto. Lógos, em grego,quer dizer conhecimento e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão, tudo bem. Agora, palavra-marca ou conhecimento marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma! E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à comunicação gráfica, no as seguintes expressões: logotipo, logograma, signo, sinal, sigla, pictograma, icon, isotipo, tipograma, símbolo, emblema - cada uma com um significado próprio. E cuidado para não pisar na bola! Se até a Federação das indústrias começa a usar indiscriminadamente o termo logormarca, não se deixe influenciar para continuar difundindo aleatoriamente esse termo estritamente tupiniquim! Curioso que áreas tão habituadas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo! Nelas, as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa. "LOGOMARK" , JAMAIS!"

Guto Peron
Designer Gráfico
Universidade Federal de Santa Catarina - 031

#281 Diego CODU

Diego CODU

    Turista

  • Usuários
  • 34 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 23/04/2007, 20:24

Uma logo que é bem curiosa e que certamente está ligada ao nome do produto... mas eu não entendo porque o nome dele:

o Firefox

alguem sabe???
Reduza sua conta telefônica em até 90%
e conheça a melhor OPORTUNIDADE
de RENDA EXTRA da sua vida!
Acesse: http://www.phoneclube-ce.com.br/
Fone: (85) 3454 1414

#282 -=ZEUS=-

-=ZEUS=-

    12 Horas

  • Usuários
  • 187 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/04/2007, 09:50

Uma logo que é bem curiosa e que certamente está ligada ao nome do produto... mas eu não entendo porque o nome dele:

o Firefox

alguem sabe???


Nome

O projeto, atualmente conhecido como Firefox, começou como uma divisão experimental da suíte Mozilla chamada m/b (ou mozilla/browser). Após o estágio inicial de desenvolvimento, versões de teste foram disponibilizadas ao público em setembro de 2002 sob o nome Phoenix.

O nome Phoenix vigorou até 14 de abril de 2003, quando teve que ser mudado devido à problemas de direito autoral com a fabricante de BIOS Phoenix Technologies (que produz um navegador para BIOS). O novo nome, Firebird, foi recebido com opiniões diversas, pois tinha o mesmo nome do software livre de base de dados Firebird. No final de abril, seguindo - em apenas poucas horas - uma aparente mudança de nome do navegador para Firebird browser, a Mozilla Foundation determinou que o navegador fosse chamado de Mozilla Firebird para evitar confusões com o nome do servidor de dados Firebird. Entretanto, uma contínua pressão da comunidade de software livre forçou outra mudança de nome, e em 9 de fevereiro de 2004, Mozilla Firebird se tornou Mozilla Firefox (ou somente Firefox).


O nome "Firefox", que por incrível que pareça, se refere ao Panda vermelho, foi escolhido por ser parecido com "Firebird" e também por ser único na indústria da computação. A fim de evitar uma futura mudança de nome, a Mozilla Foundation deu início ao processo de registro do nome Firefox como marca registrada no Gabinete Americano de marcas e patentes em dezembro de 2003. Como o mesmo nome já havia sido registrado no Reino Unido, a Mozilla Foundation fez um acordo com a The Charlton Company.

Muitas derivações incorretas da escrita original do nome tem ocorrido, como por exemplo: Fire fox, Fire Fox ou ainda FireFox. Porém, o nome oficial do browser é escrito em apenas uma palavra, e com o segundo F minúsculo: "Firefox". Ao contrário do que muitos pensam, a abreviatura de Firefox não é FF, e sim Fx.

Devido a problemas de marca registrada da Mozilla Foundation [2], os pacotes "Firefox" e "Thunderbird" foram trocadas de nomes para a distribuição Linux Debian, o Debian só aceita software totalmente livres, devido a este problema legal, o Firefox torna-se "Iceweasel" e o Thunderbird é "Icedove".

Marca e identidade visual



O progresso no desenvolvimento da identidade visual, desde o início do projeto, é um dos aspectos mais notáveis do Firefox. Frequentemente se diz que falta ao software livre uma sólida identidade visual. As primeiras versões do Firefox foram consideradas razoáveis em relação ao design, mas não alcançavam os mesmos padrões dos softwares utilizados em larga escala. O lançamento do Firefox 0.8 em fevereiro de 2004 demonstrou o esforço em se atingir um novo visual, inclusive com novos ícones [4]. O ícone do Firefox é desenhado desde então pelo britânico Jon Hicks[5].

O animal mostrado no ícone é uma raposa estilizada, por mais que "firefox" ("raposa de fogo") seja o nome utilizado para designar o Panda vermelho. Este ícone foi escolhido por não ser extremamente chamativo.
Posted Image
Imagem do panda que representa o logotipo do Firefox

O ícone do Firefox é uma marca registrada usada para designar o Mozilla Firefox distribuído pela Mozilla. Apesar de ter o código fonte aberto, os ícones não são de uso livre. Devido a isto, versões modificadas do Firefox não estão autorizadas a usar os ícones oficiais. O mesmo ocorre nas versões beta do Firefox. Por serem modificações do original lançado, elas não podem utilizar o mesmo ícone sendo usado geralmente o íconePosted Image e modificações do mesmo.


é isso ae galera.

;)

Bom galera!
Sou novo no fórum e já vou me intrometendo. :P
Muito boa a sacada de de estudar sobre algumas logomarcas e seus conceitos.

Em relação à logo do Bradesco, tenho um manual logo que foi implantada essa nova identidade visual. O saco é que não to achando mas vou perseverar e digitalizar pra vocês terem um pouco da noção do que significa a logo. São no mínimo 5 páginas detalhando cada traço, junção desemembramento da logo. É ESPETACULAR. :D

Quanto da criação de uma logomarca, posso dizer que muitas tem sua forma ou concepção implantada na mente das pessoas por vários motivos. Um deles é a pesquisa em torno da empresa, da necessidade e da aplicação da logo. Tendo esses dados em mãos, uma equipe especializada desenvolve, baseada em técnicas muito aguçadas, uma logomarca com as principais características apontadas na pesquisa.

Tudo bem q não dá pra acreditar que a logo do Carrefour :huh: , por exemplo, não teve esse processso mas...

Vou pegar algumas matérias da facul e disponibilizar pra todos. :D

[]s

:blink:
Jairo

E o pior é saber q a logo do Carrefour é um C impresso na bandeira da França. :huh:


[]s

:blink:
Jairo



Temos uma explicação sobre a Logo do Bradesco na página 2

Edição feita por: -=ZEUS=-, 27/04/2007, 09:30.

msn : zeus_in_rio@hotmail.com
Rio de Janeiro - Brasil
América do Sul - Terra - Universo

#283 lizribeiro

lizribeiro

    12 Horas

  • Usuários
  • 236 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Joomla, Front Page, HTML, Photoshop, PHP, CSS

Posted 11/05/2007, 16:45

mt bom o topico
mas sobre o logo da nestlé
eh soh pensar um pouco
ninho em ingles eh oq? nest!!
nestlé...
por isso o ninho..

obs: pensei isso sozinho e n tenho ctz q eh a verdadeira historia do logo


Ninho em inglês???

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Que eu saiba a Nestlé é uma empresa Suíça
e Nestlé é o sobrenome do cara que inventou a Farinha Láctea - Henri Nestlé

#284 carinegt

carinegt

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:Lajeado/RS

Posted 16/07/2007, 10:49

Bem, todos esses logos são de empresas conhecidas e bem conseituadas, mas quando se cria um logo para uma empresa que esta começando? Quais os parâmetros que devemos usar? Ela não tem história, não tem nada, só um nome e um ramo de ponto de partida. Ham? Eu tenho uma gráfica expressa, fabrico sacolas de papel, carimbos, crachás, e crio a arte,mas quando é pra criar um logo, me aperto um pouco, me ajudem!

#285 brazilian_gabriel

brazilian_gabriel

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/10/2007, 17:14

Alguem desvenda o Logo do Itau ai, eu sei qual é o significado meu irmão trabalha la e tem um livro esplicando... vamos quebrar a cabeça um pouquinho...

Posted Image


Itaú, num idioma indígena, quer dizer "pedra preta". O azul royal do fundo é quase preto, e o formato representa uma pedra. Explicado?
Gabriel




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq