Jump to content


Photo

Resolução Tela!


  • Faça o login para participar
16 replies to this topic

#1 Marcinha_Web

Marcinha_Web

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/05/2004, 19:46

Oi, meninos!

Gostaria de saber se alguém conhece 1 site ou fonte de pesquisa confiável, sobre o percentual de usuários de cada tipo de browser (IE, Netscape, Opera, etc), e das resoluções de tela utilizadas pelos usuários "comuns".
Sei que a grande maioria das pessoas usa o Internet Explorer, e a resolução 800x600; mas gostaria de saber o percentual de users de outros browsers e resoluções.
Quem pode me ajudar com isso?
Valeu, gente!
Bjs p/ todos! :P

#2 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 29/05/2004, 20:00

http://www.w3schools...wsers_stats.asp
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#3 Marcinha_Web

Marcinha_Web

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/05/2004, 17:18

Oi, klaus!
Agradeço a dica; eram os dados q/ eu precisava...
Agora quero discutir com a galera, o seguinte:
Se mais de 90% dos usuários usam o Internet Explorer e resolução 800x600 ou acima; não preciso me preocupar em produzir 1 page específica para 640x480 ou menos, e compatível com o Netscape e outros, né?
Posso ter certeza te a esmagadora maioria das pessoas vai ter condições de visualizar tudo perfeitamente! Alguém discorda?

Bjim pra vcs!

#4 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 30/05/2004, 20:28

Eu. Não se importar com 10% de seus clientes não é realmente uma boa estratégia de marketing. Eu estou usando agora Mozilla Firefox... Se esse fórum fechasse a porta para mim... Talvez sua dúvida ainda não tivesse sido respondida... =)

É questão de se pensar, afinal, são pequenos ajustes que farão sua página funcionam em muitos navegadores (crossover) e também para pessoas com deficiências (usabilidade)...
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#5 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 30/05/2004, 21:26

É verdade. Se você "desprezar" 10% de seus usuários, a coisa fica embaçada para você.

Você tem duas saídas:

1. Fazer todo o site em pixels (exemplo de tabelas e layers), ao invés de porcentagem;
2. Se você souber redirecionar com JavaScript para páginas, de acordo com a resolução, você fazer novas páginas.

Fica aí a seu critério. O quanto mais o seu site puder oferecer serviços aos mais diversificados browsers/resoluções, melhor.

#6 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 31/05/2004, 12:00

1. Fazer todo o site em pixels (exemplo de tabelas e layers), ao invés de porcentagem;
2. Se você souber redirecionar com JavaScript para páginas, de acordo com a resolução, você fazer novas páginas.

Acho que seria o inverso, porcentagem ao invés de pixels... :)
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#7 Marcinha_Web

Marcinha_Web

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/05/2004, 12:17

Agradeço as respostas, meus queridos, mas...
Vejam só:
Criar pages diferentes, para browsers e resoluções diferentes seria o ideal... Só q/ num site com mais de 100 pages, a coisa fica impossível!!!

Outra coisa, se o IE nos fornece recursos sensacionais de DHTML e VBscript, vou deixar de usá-los só pq menos de 10% dos users "talvez" não consigam visualizar corretamente em seus browsers?
Na minha opinião, DEVO usá-los, sim!
O q/ vcs acham?
Queria muito levantar a polêmica e ouvir a opinião da galera...
Vamos, gente; opinem...
Bjim pra vcs!

#8 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 02/06/2004, 13:51

Deve usar, sim.

E Klaus, uma coisa: é pixels, sim.

Imagine um layout de 779x500px (pixels) e se as tabelas estiverem em porcentagem, podem ficar distorcidas num layout de 1024.

#9 Dinho Z.

Dinho Z.

    Rock'n'Roll !!! Yeah !!!

  • Usuários
  • 755 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santo André - SP

Posted 03/06/2004, 12:05

Bom... a respeito do VBScript, é restrito ao IE, mas muitas coisas do DHTML funcionam para qualquer browser...

Meu site funciona quase em 100% para qualquer navegador, mas já vi diferenças, por exemplo, no Netscape para Windows funcionar e para Linux não...

Sou a favor de deixar o site 100% para qualquer navegador, mas é preciso "ralar" um pouco em cima de JavaScript ou CSS para que isto aconteça...

Instale os navegadores básicos em sua máquina (IE, Netscape, Mozilla, Opera) e teste o seu site em todos eles...

Caso você ache alguma coisa errada e não consegue resolver, poste sua dúvida aqui, que o pessoal aqui sempre está disposto a ajudar...
Dinho

Ajude a proibir os "jabás" nas rádios brasileiras.
Mas, afinal, o que é o "jabá"?!? acesse Rock Brasil
Acesse Fórum SOS Designers
Coluna de JavaScript/CSS do Upmasters

#10 Marcinha_Web

Marcinha_Web

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/06/2004, 17:23

Oi, Dinho!
Brigada pelas dicas...
Quero te perguntar 1 coisa:
Tenho em meu micro o IE 6.0 e o Opera 7.21
se instalar mais o Netscape e o Mozilla, não corro o risco de entrarem em conflito, e começar a dar pau no micro???
Qtos (e quais) browsers vc tem no seu micro?

#11 Dinho Z.

Dinho Z.

    Rock'n'Roll !!! Yeah !!!

  • Usuários
  • 755 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santo André - SP

Posted 04/06/2004, 08:31

Olá, Marcinha...

Eu tenho instalado em meu micro o IE 6, o Netscape 7, o Mozilla 1.5 e o Opera 7.2, e eles não dão conflitos não... quando você instalar eles, eles irão perguntar se quer torná-los seu navegador padrão, aí você escolhe se quer ou não...

Se você quiser, você pode abrir todos eles juntos, mas para abrir o Netscape e o Mozilla junto, é necessário criar dois tipos de usuários para eles, senão não consegue abrir os 2 juntos, aí com um navegador você escolhe um usuário e com o outro, outro usuário, aí você consegue abrir os 4 de uma vez...

Qualquer dúvida é só postar...
Dinho

Ajude a proibir os "jabás" nas rádios brasileiras.
Mas, afinal, o que é o "jabá"?!? acesse Rock Brasil
Acesse Fórum SOS Designers
Coluna de JavaScript/CSS do Upmasters

#12 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 04/06/2004, 16:15

Em casa tenho o Netscape, IE, Opera, Mozilla, RedFox.

E não apresentam conflitos. Apenas se você substituir alguns arquivos.

#13 Marcinha_Web

Marcinha_Web

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/06/2004, 12:35

Meus queridos,
Instalei 1 monte de browsers no meus micro; funcionou tudo ok, mas...

Apesar dos meus sites terem funcionado 100% em todos, no netscape SEMPRE haviam alterações de posicionamento de objetos.
Fiquei "p... da vida"; pôxa, se nos outros ficou legal, pq neste porcaria de Netscape a diagramação é alterada???

Isso acontece com vcs tbém?
O q/ posso fazer para minimizar o problema?

#14 Dinho Z.

Dinho Z.

    Rock'n'Roll !!! Yeah !!!

  • Usuários
  • 755 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santo André - SP

Posted 10/06/2004, 14:45

Se você estiver usando em algumas tag's a propriedade position: relative, procure usar position: absolute... Isto ajuda bastante...

Meu site ficou bom em todos os navegadores...

Há sim pequenas diferenças, mas eu consegui contorná-las, é questão de tentar alternativas na hora de fazer códigos em JS e em CSS e ver se ficou legal...

Edição feita por: Dinho Z., 23/06/2004, 08:11.

Dinho

Ajude a proibir os "jabás" nas rádios brasileiras.
Mas, afinal, o que é o "jabá"?!? acesse Rock Brasil
Acesse Fórum SOS Designers
Coluna de JavaScript/CSS do Upmasters

#15 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 10/06/2004, 14:54

Uma coisa também, só para incrementar: alguns comando do JavaScript são exclusivos para o Netscape e outros para o IE, como no caso a biblioteca do IE document.all e a do Netscape document.layers

Ok?

E uma coisa: position:absolute, como disse o Dinho Z., é 98% funcionável em todos os browsers.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq