Jump to content


Artigo: Mercado De Templates


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 14/05/2004, 09:50

Tenho notado o grande crescimento de empresas que vendem layouts prontos. Muitas vezes não é só o layout que é vendido, mas um cd com um software que permite que o próprio cliente seja seu "webdesigner". O mercado de webdesign, dessa forma, passaria do setor terciário (serviços) para o setor secundário (produtos), fazendo do webdesigner não mais um prestador de serviços, mas um mero funcionário de linha de montagem...

Fica uma questão... Se a demanda tem crescido, provavelmente há procura. Mas que fatores poderiam influenciar o cliente na busca por esse produto? Preço?... Acho essa idéia demasiado simplista e o problema parece não se limitar à isso.

Quais podem ser os atrativos para o cliente?

- O cliente geralmente "tem boas idéias". Sempre (ou quase sempre) quer modificar alguma coisa onde julga ser melhor desta do que de tal forma, "menosprezando" os conhecimentos do webdesigner. Com esse produto, ele se sente de certa forma "fazendo o site", já que ele mesmo atualiza e modifica como bem entende, partindo de processos pré determinados no software ou no script, é claro.

- Comodidade. "O tempo urge"... Essa expressão se faz cada vez mais notada nos dias de hoje. O dia parece ter menos horas do que realmente tem e a pressa é fator determinante no fechamento de diversos negócios. Este tipo de produto elimina algumas etapas do processo. Contato, orçamento, negociação, envio de material, prazo e aprovação. O cliente simplesmente pega um CD e se sente à vontade por saber que poderá cuidar disso ele mesmo quando tiver um tempo vago.

- Preço. R$ 14,90 mensais. Sim, já vi inúmeras empresas que praticam esse valor. Isso atrai?... Com toda certeza.


O que o cliente não sabe?

Nada...Essa é a grande verdade.
Tive a oportunidade de visitar alguns desses sites, muitos com banners em resoluções pouco recomendadas ou resolução de monitor ocasionando barra de rolagens desnecessárias. Sua empresa estará sendo mal representada no ambiente virtual, que cada vez ganha proporção bem próxima do real...

Imaginem o seguinte... Você tem uma loja em um shopping, onde milhares de pessoas passam às pressas e são facilmente atraídas à pontos de interesse. Neste shopping, diversas lojas à seu lado tem exatamente o que precisam pra isso. Seu backlight é atraente e sem falhas, entrada e vitrine convidativas... A sua no entanto, mesmo sendo uma perfumaria, foi projetada como modelo que uma loja de brinquedos logo ali usou também... Vitrines "iguais" pra uma multidão apressada... Terrível.

O cliente geralmente não sabe ou não capta ainda esse paralelo entre a world wide web e o mundo real...


Riscos para a profissão

O webdesigner é transformado num mero "funcionário de fábrica"...
O profissional liberal julga o valor de mercado praticado por tais empresas um "suicídio orçamentário", mas os métodos são absurdamente diferentes.

O webdesigner é como um artista... Elabora uma peça única, exclusiva pra cada necessidade. Ele tem todas as habilidades e conhecimentos do ambiente (o shopping) onde o cliente quer se destacar. Empregará pra isso tais conhecimentos e isso leva tempo e consome recursos... O resultado final é "Uma fachada atraente e um sistema de trabalho rápido, que não cria filas e satisfaz o cliente do início ao fim".

O "outro lado" transforma a arte em linha de montagem. Já vimos isso acontecer com as artes plásticas... Esculturas vindas da forma... Quadros vindos da gráfica...
O webdesigner é contratado por um "preço de mercado" questionável pra desenvolver os tais templates. A produção de um único template pode gerar milhares de clientes... Compensa pra eles? Claro...
É o mesmo que comparar a contratação de pessoas pra copiar milhares de livros à mão e comprar um copiadora. E assim o "copista" desaparece.

...............................


Não vou desfechar o assunto... Não tenho tais desfechos.

Prefiro deixar minhas próprias indagações à respeito do problema e não uma busca de soluções. Se eu tiver tido êxito neste texto, você, webdesigner, provavelmente terá ficado inquieto com uma ameaça real pra sua profissão, e buscará você mesmo as possíveis soluções.

Alguns dirão que a ameaça não existe... Que a qualidade acabará sendo reconhecida. Estes não conhecem o poder do mercado... Hoje, existem inúmeros produtos com vendagem altíssima de qualidade inferior à outros que quase não vemos nas prateleiras.
Ademais, se contribuirmos para o crescimento desse mercado, logo encontrarão soluções para que os problemas encontrados na qualidade final desses produtos sejam suplantados...

Isso é bom ou ruim? Não seria um avanço tecnológico? Porque insistir em bilheteiros após o advento da roleta automática?

Eu não sei...

Só vejo uma "desumanização" crescente das profissões como resultado do avanço tecnológico. E me coloco como profissional iniciante diante dessa jornada.

Devo vender tais produtos? Tentar concorrer nesse mercado? Também não sei...
Mas ao que me parece seria o mesmo que inventarem "um anzol que pesca sozinho" e os pescadores baterem de porta em porta para vendê-lo.......


.....................



Por Éric Coutinho Fernandes (Up-inTheSky) - Maio de 2004

#2 MarviN*

MarviN*

    nw . newton web

  • Usuários
  • 780 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 14/05/2004, 10:41

Muito conveniente esse artigo Up, e muito bem tratado o assunto tb. parabéns! :)


Mas tem um outro ponto a se pensar...

Eu sempre acho que esse tipo de layout vende pra pessoas que tem um conhecimento com internet e gostariam de ter um site, mas não sabem nada de design. Um programador por exemplo, que não sabe design, ele é um cliente em potencial deste tipo de produto.

Dos sites que fiz até hoje, nenhum (posso afirmar com toda esta certeza) deles, os donos das empresas seriam capazes de criar o site obtendo o layout e etc. Ter um site na internet é muito mais do que fazer um layout e pronto.. se fosse assim, qualquer designer gráfico estaria construindo sites. (não que eles não possam, mas têm de estudar o html, css, js e etc pra construir um bom site).

Aí como vc disse, tem o fato do mercado.. pode crescer, ganhar mais mercado.. em breve as pessoas estarão cada vez mais familiarizadas com a internet.

Também não sei como encerrar minha idéia.. acredito que tudo pode acontecer, vai depender de qual rumo o mercado vai tomar.. e talvez nós estejamos de mãos atadas.. mas vale a pena sempre que for conversar com qquer cliente, lembra-lo sobre as vantagens do serviço exclusivo e personalizado... só assim essa idéia será difundida.


(y)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
[ Blog Desenvolvimento Web: http://www.newtonwagner.net/blog ]
[ Diário da Selva: http://www.diariodaselva.com/ ]

[ "Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." Mahatma Gandhi ]

#3 x23

x23

    Quem sabe, voltando... :)

  • Usuários
  • 670 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 14/05/2004, 10:54

é..
muito boa sua matéria up...
mas o que eu não entendo é o que o pessoal ve nesses layouts aí...
em vez te ter um já personalizado, unico peça e etc...
mas as vezes o cliente não sabe, e vai visita a empresa concorrente e ve o mesmo layout que o dele.
isso é meio incomodo para o cara, ele vai achar que está sendo copiado.

eu acho que é isso...
Falou

Obs. Falta as resposta rápida aqui!
antigo -= |LF| =-, ex-moderador e ex-monitor.

#4 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 14/05/2004, 11:02

Muito boa a matéria UP! Tive q mandar imprimir pra ler ali...hehe

Concordo tbem com o ponto de vista do Marvim e do LF, tudo a ver

Valeu! (y)

#5 deko

deko

    [www.theprodigy.com.br]

  • Administradores
  • 1078 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá - ABC - SP
  • Interesses:$

Posted 14/05/2004, 12:48

nossa cara vc disse tudo com palavras bem concretizadas... parabens...
[--Posted Image--]

#6 Hyuuga Hinata

Hyuuga Hinata

    Naruto!!... =)

  • Usuários
  • 289 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jacarépagua - RJ
  • Interesses:Handebol, amigos, namorar, fóruns, blogs/flogs, internet, msn, conversar, praia/piscina, passear nos shoppings, comprar, brincar, ajudar, receber/dar carinho...etc...!! =Pp

Posted 14/05/2004, 13:10

Nossa, bem legal o tópico, mto bem falado....topico ótimo....heheeh....bjinhus ae pra todos...t+ :D
"Não existe amor sem ações..."
..."A grande maioria das pessoas não vive, simplesmente existem"...
..."Carpe Diem"...aproveite o dia, o momento...!
"O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes."

#7 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 14/05/2004, 15:12

Eu sempre acho que esse tipo de layout vende pra pessoas que tem um conhecimento com internet e gostariam de ter um site, mas não sabem nada de design. Um programador por exemplo, que não sabe design, ele é um cliente em potencial deste tipo de produto.


Aí é que tá Marvin... O que tem me assustado não são coisas tipo "Template Monsters", que pra tu colocar o site no ar tem que ter algum conhecimento...

Tem bastante coisa aparecendo por aí que é pra leigo mesmo... O cara precisa de um conhecimento de usuário de internet pra colocar a bagaça no ar... Por 14,90...hehe

Brabo...

#8 x23

x23

    Quem sabe, voltando... :)

  • Usuários
  • 670 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 14/05/2004, 19:55

é... pode crer...
eu acho isso ruim pois o cara que comprou não vão saber editar o site e vão ficar com o layout no computador sem uso =P
acho que comprar o layout já personalizado para a empresa(ou não) e bem melhor, principalmente para quem não tem conhecimento de nada em web...

depois eles vem se "queixar" para quem vendeu o layout para ele pois não consegue arrumar do modo que quer, e depois o cara fala que só vendeu e caso queira um personalizado, pague mais uma quantia...

e tem também o fato de não ser "unica" peça como disse no 1º post nesse tópico (y)
Esses são meus comentários...
Sem mais
antigo -= |LF| =-, ex-moderador e ex-monitor.

#9 Moço da Padaria

Moço da Padaria

    www.lifebackon.org

  • Usuários
  • 267 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 15/05/2004, 21:28

Eu apenas penso que o resultado será diferente....

E, por mais que o cliente não veja que um site feito por um webdesigner seja melhor do que o site feito por ele mesmo (geralmente ele acha que o que ele fez é super D+)...

Ele vai sentir isso, quando se tratar de resultados.........



Ele vai perceber que a empresa do amigo dele, que contratou um webdesigner, tá tendo ótimos resultados provenientes do site...
E, ele praticamente não está tendo resultado....




Nesse momento, das duas, uma:
Ou ele vai parar de pagar os 14,90; e deixar a empresa fora da web (pq ñ tava adiantando nada...)
Ou, ele vai perceber a diferença que faz, e vai ligar para aquele webdesigner do qual ele tinha recusado o serviço, pra comprar um site "pré-fabricado..."



É isso o que eu penso.



PS.: Pensemos bem.... Existem casas pré-fabricadas, certo? Elas são mais baratas do que se eu pegar e for fazer a casa... certo?
Mas... mesmo assim....... a enorme maioria das pessoas prefere construir a própria casa.....
Será que isso não tem nenhuma relação com a web????

>> Prefiro deixar essa pergunta em aberto, para reflexão.....


[]'s
// System Analyst.

#10 x23

x23

    Quem sabe, voltando... :)

  • Usuários
  • 670 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 15/05/2004, 23:59

é...
isso tem um pouco a ver com web
mas não é o cliente que vai fazer seu próprio site.. (é mais o menos isso que vc falou)

eu acho que o cliente quer seu site do jeito que ele quer...

bom, agora mesmo, tem um cara que quer que eu faça um site para a empresa dele...
mas tem um porém.
na hora que eu falei quanto que ele poderia pagar pelo site ele me disse:
- Não posso pagar nada.

depois eu falei pra ele:
- você já trabalhou de graça?
- não né?

aí ele chegou pra mim e disse:
- Até mais

Num sei o que o cara tinha, mas será que ele mesmo trabalharia de graça?
acho que não...

Falou, mais uma vez.
antigo -= |LF| =-, ex-moderador e ex-monitor.

#11 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 18/05/2004, 13:17

Não... Não acho que tenha relação alguma com casas pré-fabricadas, mesmo porque nunca vi sequer um único anúncio de uma empresa dessas...hehe

Já com relação aos sites de layouts prontos... Pululam bem em nossa cara o tempo inteiro.

Ademais, a grande maioria ainda (pelo menos aqui no brasil) ao que me consta querem ter um website apenas pra não ser "antiquado" e poder mostrar "um cartão virtual" aos clientes... Não conhecem o potencial da internet e pra eles nada melhor que a praticidade e o preço de um layout pronto.

Não falo aqui de grandes empresas, mas de nossos (pelo menos meus) possíveis clientes...

#12 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 21/07/2004, 02:20

ótimo artigo.

pena que o mercado esteja encaminhando pra essas bandas..

se tornando um acoisa quase que amadora e sem respeito à profissão e companheiros da mesma..


- só não digo o que penso emrelação a isso pq seria advertido pelo fórum e td mais..

mais fica aí meu protesto.
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#13 key2back

key2back

    CLODOVIL IST KRIEG

  • Usuários
  • 79 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/07/2004, 02:59

é o que já falaram antes aqui...
concordo com tudo

muitos aprendem a fazer o design e já veiculam ele pra ser vendido, sem sequer querer se apronfundar nos conhecimentos... Pra que né? Com aquilo e um preço ridículo ele já consegue cliente... Daí aquele que faz o melhor que pode, um site ótimo é deixado de lado pelo preço mais alto...

Bom artigo (y)
Ninguém lê assinaturas. RÁ!

#14 aln

aln

    'Design'

  • Usuários
  • 745 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP

Posted 09/11/2004, 12:55

É um caso pra se pensar e refletir.

Nos, como designs devemos mostrar o quanto somos inportante para o cliente, principalmente á qualidade do trabalho, se ele compra um layout, poderá modificar, criar, realizar outras coisas, mais acredito que ele não tem á teoria do design, ou seja, em questão de marketing, se modificase o layout de tal forma, perderia visitas do site sem saber o porque, como também outras coisas...

Devemos mostrar, que o serviço único dos webmasters e webdesigns são exclusivos, seguros e de qualidade, assim ele terá total suporte para o serviço professional. Design, também é arte, quero dizer que se tal pessoa começar á pintar um desenho que já foi todo esbolçado pelo artista professional, não irá obter resultados claros, porém, esses pro fim deve ter estudos, teorias, paciencia e principalmente conhecimento total na área.
www.allanmc.com.br

#15 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 01/12/2004, 22:41

belo artigo!!!

Caras, esses dias chegou no meu e-mail: 1.000 layouts prontos por apenas R$49,00!!!!!!!
Tem noção!!! 49 real por mil sitios!!!!!!

Sem noção!
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq