1- Para lidar com números, trabalhe sempre que puder com inteiros, que ocupam menos memória e são mais rápidos. Como no VB uma variável não declarada pelo programador é definida como variant, bem mais lenta, é bom tomar cuidado. Para desabilitar esta opção do VB, na seção general do form escreva Option Explicit, isto exigirá que todas variáveis usadas no programa terão que ser previamente declaradas.
2- Quando for trabalhar muito com uma propriedade de um objeto, é melhor guardar o valor desta propriedade numa variável e trabalhar com ela. Exemplo:
x=label1.caption for i=1 to 1000 if vetor (i) = x then ... next ié mais rápido que
CODE
for i=1 to 1000 if vetor (i) = label1.caption then ... next i3- Embora torne o programa memos legível, a omissão da variável usada pelo For no Next torna a execução mais rápida. O Next então incrementa o valor do contador mais recente. Exemplo:
For i=1 to 10 For j=1 to 10 x= 3 * 5 Next Nexté mais rápido que
For i=1 to 10 for j=1 to 10 x= 3 * 5 Next j Next i4- Embora ocupe mais memória, pode ser melhor apenas esconder um form com o hide ao invés de usar o unload, quando o form for chamado novamente ele aparecerá bem mais rápido.
5- Todos os objetos têm uma propriedade padrão, que são acessadas sem precisar escrevê-las, o que também torna mais rápida a execução. Exemplo:
A propriedade padrão do label é o "caption". As seguintes linhas produzem o mesmo efeito, embora a primeira opção seja mais rápida:
x= label1 x= label1.captionNo VB4, o comando with também ajuda neste sentido, porque com ele as propriedades de um objeto podem ser acessadas mais rapidamente.
6- Uma variável string usa 10 bytes mais um byte por caracter, para definir o tamanho máximo de caracteres numa variável string, use o asterisco e depois o tamanho desejado, o que poderá economizar muitos bytes. Exemplo:
Uma variável num programa que guardaria valores de "Pai" ou "Mãe", se fosse declarada como:
Dim variavel as stringEstaria ocupando 13 bytes na memória, enqüanto se fosse declarada como:
Dim variavel as string * 3Ocuparia sempre 3 bytes na memória.
Se for atribuído um texto maior que três caracteres, o "excesso" será ignorado. Se for atribuído um valor menor que três caracteres, o que "faltar" será preenchido com espaços em branco.
7- Antes de gerar um executável para distribuição, salve o projeto e saia do VB, abra novamente, carregue o projeto e gere o executável, isto evitará que o VB possa colocar dados inúteis dentro do programa final. Isto também pode ser feito pela linha de comando digitando o seguinte: O caminho do executável do vb, depois /make e o nome do projeto. Exemplo:
c:\vb\vb.exe /make projeto.mak8- Sempre que possível, utilize o Image ao invés do Picturebox para exibir gráficos, ele é mais leve na memória, embora não possua menos métodos.
9- Como uma variável declarada num form não é visível em outro, algumas pessoas têm o costume de declarar todas as variáveis usadas no programa como globais em um módulo, o que não é aconselhável, já que variáveis globais tornam o programa mais lento, portanto devem ser usadas apenas quando necessárias.
10- Em processos demorados, é bom colocar contadores de progresso, que pode ser um label com uma porcentagem, uma barra que aumenta de tamanho ou qualquer coisa que indique que o programa não está travado, mas realizando cálculos, causando a impressão de velocidade.
Conhecendo o VB Compress
Muitos programas consagrados nos Estados Unidos são verdadeiros desconhecidos entre parte dos usuários do VB no Brasil, que ainda não sabem que o VB pode ser muito expandido de várias formas. Um desses programas é o VB Compress, que tem este nome não porque faz nenhuma compactação de arquivos, mas porque analiza o código do programa indicando o que não está sendo usado, criando assim um executável menor.
Na produção de um programa, uma das etapas finais é ver se não têm variáveis declaradas que não estão sendo utilizadas, assim como constantes, funções, procedimentos e declarações para chamadas API, principalmente quando são adicionados ao projeto módulos cheios de funções, constantes, etc. Dependendo do programa que está sendo feito, isto pode levar um tempo considerável, além de não ser nada divertido. Neste hora o VB Compress é muito útil, porque ele faz toda esta tarefa, gerando um relatório do que não está sendo utilizado, ou dependendo da opção, modifica diretamente o projeto. A versão demo só trabalha com projetos contendo no máximo oito arquivos, não imprime relatórios e funciona até para o VB4. Para obter a versão demo ou comprar a versão completa do programa, visite o site da WhippleWare.
Espero que tenham gostado.
Edição feita por: Negative, 18/06/2004, 01:14.