Jump to content


Photo

Efeito Gel


  • Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 23/04/2004, 15:57

Veja abaixo um tutorial sobre como criar um "Efeito Gel" para seu texto:

Posted Image

Se você já viu a campanha publicitária do Mac OS X, vai saber agora como é feito o belíssimo X da propaganda: não é um efeito difícil (na realidade é até bem básico), mas você tem que pensar que ele terá um resultado perfeito somente em 72ppi. Mas e se você quiser usar o efeito num documento de 300ppi, para impressão?! Sem problemas - mas você terá de fazer alguns cáculos e trabalhar com a imagem bem maior para não perder resolução.

Vamos a ele:

- 1. Você precisa saber quanto o seu título vai ocupar e você não precisa fazer isto às cegas: crie um retângulo ou qualquer outro objeto que possa servir como placeholder para você saber o quanto ele vai ocupar. Simplesmente anote seu tamanho. Sugestão: para descobrir o tamanho, crie o objeto em um layer separado, selecione o layer segurando Control e clicando nele. Agora olhe na paleta info o tamanho da seleção.

- 2. Multiplique esse tamanho por 4,1. O produto será o tamanho do documento que você deve criar, com resolução de 72ppi.

- 3. Isso criará o documento de tamanho perfeito. Depois que você criar o efeito, oculte a camada Background e dê um merge visible (clique no triângulo virado acima da camada layers e escolha merge visible). Agora abra seu documento em 300ppi. Volte ao de 72, sem fechar o de 300. Clique com o botão direito na camada que não é a de background, acione Duplicate layer, e escolha o nome do documento de 300 ppi. Ele terá o tamanho perfeito. Interessante, não? :)...

OK, agora vamos ao efeito em si:

- 1. Crie o documento
Crie seu documento em 72 ppi e modo de cor RGB: não se preocupe muito com o tamanho, apenas se lembre que quanto mais espaço para trabalhar, melhor. Aqui usarei um documento 800x600. OBS: No final do tutorial, você verá o documento criado por completo.

- 2. Configure as cores
Para começar, configure sua cor de foreground para um azul escuro. Estou usando R=0 G=0 B=200.

- 3. Configure o texto
Configure seu texto com um tamanho de pelo menos 200pt. Você deve escolher a fonte - mas não use fontes muito finas nem muito grossas. Aqui usei Garamond Regular, com Anti-aliasing Smooth, 600pt. Eu estou usando o X para que você veja, no final do tutorial, os detalhes do efeito (e como eles são bonitos). Se eu usasse muitas letras, ia ficar bonito ainda - porém você iria ver menos o efeito.

Posted Image

Se quiser, sinta-se à vontade para criar o efeito com outras letras, mas assim que possível, faça com uma letra só para ver como é. OBS: Deixe uma borda na imagem. Depois use trim para cortar. ;-)

- 4. Configure as cores - de novo
Agora configure a cor de foreground para um azul mais claro. Definirei aqui como "azul bebê". Nesse exemplo estou usando R=0 G=200 B=255

- 5. Rotina de ajuste

Posted Image

Nesse passo você criará alguns ajustes na imagem. Depois você fará os efeitos...

1. Crie uma nova camada clicando no ícone New Layer.
2. Mantenha a tecla CTRL pressionada e clique na camada do texto. Solte-a e clique nele.
3. Vá ao menu Select > Modify > Contract e escolha 2 como valor. Clique OK.
4. Selecione o layer criado anteriormente.
5. Pinte a parte interna selecionada com a ferramenta Paint Bucket Tool.
6. Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur e escolha 5 como valor.
7. Aperte Ctrl + D para retirar a seleção.

ATENÇÃO: Estes valores são relativos. Quanto maior o tamanho do texto, maior deve ser o valor. Como a finalidade do efeito é se combinar ao seu trabalho, sinta-se à vontade para fazer os valores como quiser.

A imagem deverá ficar como a imagem acima: não se assuste com a aparência de entalhe que ela terá ...

- 6. "Gelização"
Agora sim vem a parte legal. Na realidade, o que faz o efeito gel é um conjunto de Layer Effects em cima da camada desfocada. Simples, não? Mas com um belíssimo resultado.

Vamos lá:

1. Acesse o menu Layer > Layer Styles > Bevel and Emboss.
2. Mude o style para Emboss, e Depth para 300.
3. Aumente size para 12.
4. Na seção Shading, aumente Highlight Opacity para 100% e diminua Shadow Opacity para 40%.
5. Altere Shadow Mode (no menu onde está escrito Multiply) para Color Dodge e deixe Highlight Mode como está.
6. Ao lado de Highlight Mode e de Shadow Mode há dois retângulos (o de cima é branco e o de baixo é preto): altere a cor do preto para branco.
7. Prepare-se para o impacto e clique OK. =)

- 7. Complementação - passo opcional

Posted Image

Essa parte é somente finalização. Definitivamente não é obrigatória, mas você gostará de ver o resultado.

1. Selecione a camada de cima (o topo da lista de camadas).
2. Rasterize a camada de texto.
3. Pressione Ctrl+E para transformar tudo em uma camada só e o plano de fundo.
4. Vá ao menu Layer > Layer Styles > Drop Shadow: você pode usar as configurações padrão ou alterar para o modo que quiser.

#2 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/04/2004, 16:07

eu axei um pouco "forçado" o efeito, ele eh meio q tipo...
...brusco.
ñ sei q palavras usar, + eh +- isso ae
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#3 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 23/04/2004, 16:41

Ele não é brusco e muito menos forçado, só é diferente.
Eu só postei porque achei interessante. Não sei se você irá aproveitar (nem sei se eu irei aproveitar), mas um dia alguém poderá precisar para criar um site não tão sério e nem tão profissional.

#4 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/04/2004, 17:05

ow velinho, eu so comentei, ñ quis ser rudi *( caso vc enterpretou dessa maneira )*
eu axei legal o tuto + axei q os efeitos foram "fortes"
entende?
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#5 .::LUCAS::.

.::LUCAS::.

    Interceptível

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Governador Valadares/MG
  • Interesses:Futebol, Mulheres, PhotoShop, Webdesign.

Posted 24/04/2004, 15:33

Parabéns pelo tuto. Simples e bem explicativo... :D
só q podia ter a tradução de algumas partes do menu.
Ex: Gaussian Blur = Movimento gaussiano

Pq eu e + gente usa o PS em portuga, entende?

Vlw! (y)

Edição feita por: .::LUCAS::., 24/04/2004, 15:36.

Avaliar é Interagir!

#6 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 26/04/2004, 13:44

Foi mal, acontece que varri a Net atrás de bons tutoriais (não os bonitos, mas os úteis mesmo) para postar. Desculpe se está em inglês, acontece que eu ainda não tenho o PS, nem sabia que ele poderia ser usado em uma versão brazuca.
Se é possível, peço que alguém me ensine como.

Valeu.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq