Fórum WMO: Tutorial De Virtualdub - Fórum WMO

Ir para

Atenção!

Esta seção destina-se para tópicos que tenham dúvidas relacionadas exclusivamente com captura, conversão e edição de video. Dúvidas sobre placas de vídeo, problemas de exibição, entre outros, devem ser postadas nas salas de Hardware e Software.
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder
  • Ícone  Compartilhar

Tutorial De Virtualdub

#1 Membro offline   Bruno Augusto 

• ∙•● Restarting... ●•∙
  • Ícone
  • Grupo: Usuários
  • Cadastrado: 09/03/2004
Pontos: 0
Neutral

Postou 22/04/2004, 17:33

Como prometi, segue abaixo o tutorial:

1. Instalação

Depois de fazer o dowenload do VirtualDub a instalação é fácil. Todos os arquivos do programa vêm num pacote ZIP. Basta criar um diretório e extrair todos os arquivos para ele.

2. Converta de MPEG1 para AVI

No VirtualDub, é fácil converter um arquivo MPEG1 compactado (com quadros de 320X240 pixels) para AVI de 24 bits descompactado. Basta abrir o arquivo de vídeo (para isso vá em File -> Open Video File, ou tecle Ctrl+O) e de pois acionar File -> Save as AVI (ou tecle F7).
O problema com esse tipo de conversão é o resultado do arquivo, por exemplo: Um filminho de 1 min. e 24s em MPEG1 (8,54 MB) transforma-se em um monstro de 616MB em AVI.

3. Tesoura para cortar o vídeo

Imagine que você tem um clipe e deseja eliminar dele um pedaço que está no meio do arquivo.
Com o mouse, deslize o ponteiro na barra de localização (Trackbar),
a fim de encontrar o ponto inicial da região do corte.
No ponto de início clique no botão Mark In (ou tecle Home),
desloque o ponteiro para a posição final do corte e clique no botão Mark Out.
Para eliminar a área destacada vá em [I]Edit
-> Delete Selection e o trecho desaparece. Salve o vídeo e pronto.

4. Junte num só vários arquivos AVI

Um recurso de edição é anexação de arquivos (exclusividade de formatos AVI). Para realizar tal operação, proceda da seguinte maneira: Tenha, no mínimo, dois arquivos AVI com as mesmas características físicas (tamanho dos quadros, frame rate e etc.). Abra o primeiro arquivo AVI (File -> Open Video File), posicione o ponteiro da barra de localização onde o novo arquivo deve ser inserido e acione File -> Append AVI Segment e indique o segundo arquivo.

5. Ajuste a taxa de exibição

Para mudar a taxa de exibição de imagens em quadros por segundo, acione Video -> Frame Rate, clique na opção Change To e digite o número de quadros na ca unidade de tempo. Não há necessidade de se fazer aproximações, por exemplo: se a taxa desejada é 29,97 digite esse número e não arrendonde-o para 29 ou 30.

6. Captura de vídeo sem compactação

Para capturar vídeo, basta fazer a conexão física entre a fonte de vídeo (vídeo-cassete) e o dispositivo de captura, então, basta acionar File -> Captura AVI. O formato padrão de captura é AVI decompactado.
Acione Video -> Compression e escolha, por exemplo o codec Intel Indeo Video para obter um bom grau de compactação. Na maioria dos casos, aconselha-se o uso dos softwares para captura de vídeo fornecido juntamente com a placa.

7. Isole no filme a trila de áudio

Se o filme tem, combinadas, uma trilha de vídeo e outra de áudio e você quiser salvar em separado apenas os itens de som, acione File -> Save WAV.
Dê um nome para o arquivo e você terá gravado as falas e músicas (se houver) do filme.

8. Ficha completa do arquivo

Para saber detalhes sobre o arquivo de vídeo ativo acione File -> File Information. Abre-se uma janela com todas as informações básicas do vídeo (tamanho dos quadros, taxa de exibição, número total de quadros, compressão e etc.) e também dados pertinentes à trilha de áudio (taxa de amostragem, número de canais, nível de compressão eetc.).

Imagens de vídeo pra BMP

É possível salvar um trecho do filme numa imagem BMP separadas, quadro a quadro. Para isso, vá em File -> Save Image Sequence. Na janela Image Output Filter, indique primeiro um prefixo para as imagens (qaudro, por exemplo). O VirtualDub vai salvar arquivos com nomes como "quadro1.bmp", "quadro2.bmp" "quadro3.bmp" e etc.
Na caixa Directory Hold Images indique o diretório onde os arquivos devem ser salvos. Mas cuidado com a criação de muitos arquivos BMP para não correr o risco de entupir o HD.

10. Salve apenas um quadro

Na tela principal, o VirtualDub apresenta duas janelas para exibição de vídeo. Na primeira, a janela de entrada (source) aparece o arquivo original. Na seguna (output) aparece o resultado de alguma operção realizada. Você pode capturar apenas o quadro de atual na janela de entrada ou saída. Para isso, acione Video -> Copy Source Frame to Clipboard (ou tecle Ctrl + 1) ou
Video ->Copy Output Frame to Clipboard. Com a imagem na memória, cole-a em qualquer editor de imagem, salve-a e pronto.

11. Reduza o tamnho da imagem

Se você tem um arquivo de vídeo em 352X240 pixels e deseja reduzir essas dimensões pela metade, faça o seguinte: No menu, acione Video -> Filters. Abre-se a janela [/I]Filters. Nela clique em Add e aparecerá uma lista com os filtros disponíveis. Escolha a opção 2:1 Reduction ou 2:1 Reduction (High Quality). Com essas opções o arquivo será reduzido à quarta parte.
Se você usa o filtro
Resize digite os tamanhos desejados (2:1 resulta em 176X210 pixels). Depois dê OK.
Para visualizar acione [/B]
File -> Preview. Se tudo estiver certo, salve como AVI.

Adicione áudio ao seu vídeo

No VirtualDub você pode adicionar áudio numa sequência de vídeo desde que a fonte seja um arquivo WAV. Para isso, comande: [I]Audio
-> WAV Audio. Na Caixa WAV Audio File que pretende usar para sonorizar o filme. Depois salve o AVI e pronto.

Use filtro para as legendas

O VirtualDub aceita a inclusão de filtro externos (arquivos que auxiliam em tarefas extras). Um dos mais interessantes é o que acrescenta ao filme legendas.
Para usar um filtro externo qualquer, você precisa fazer o download e instalá-lo em separado.
No link que eu disponibilizei, encontra-se o filtro de legendas (Subtitles), para usá-lo crie um diretório chamado "plug-ins" dentro do diretório onde foi instalado VirtualDub e nele extrair o arquivo VDF (com filtro). Dessa forma, o VistualDub carregará automaticamente o filtro em sua inicialização.
Para agregar legendas a um filme, comande Video -> Filters e depois acione o botão Add.
Na lista Add Filter, selecione o filtro "Subtitler" e dê OK. Surgirá a janela Subtitler: Configuration. Nela indique o arquivo com as legendas (um arquivo com a extensão SSA). O programa traz um vídeo de exemplo (Gray.avi) um outro de legendas (Demo.ssa) que pode ser usado para testes.

14. Tamanho da imagem na captura

Em alguns micros, o VirtualDub captura imagens em 768X576 pixels em outros, em 640X480 pixels. Como corrigir esse problema? Primeiro que não é um problema e sim uma diferença entre capturas no sistema PAL e NTSC.
O PAL opera com 625 linhas em 50Hz e o NTSC opera com 525 linhas e 59,94 Hz. Além disso o PAL captura 25 quadros por segundo e o NTSC captura 39,97 quadros por segundo.

15. Capture arquivos com mais de 4GB

O VirtualDub não permite a captura de arquivos maiores do que 4GB.
Há duas causas para esse problema. Uma é você usar Windows 95, 98, 98 SE ou Me. A outra é você usar sistema de arquivos FAT32. Uma ou outra determinam esse limite.
Para capturar um arquivo maior que 4GB é necessário usar Windows 2000 ou XP e sistema de arquivos NTFS. Mas tem como contornar essa situação.
Acione File -> Capture AVI, marque a opção Capture/Enable Multisegmented Capture e defina os valor dos intervalos (thresholds) para 50MB.

16. Linha cinzenta na imagem

Algumas imagens capturadas com VirtualDub apresentam uma linha cinzenta no inferior da tela. Nesse caso o defeito pode decorrer de um problema na cabeça de leitura do aparelho de vídeo-cassete usado como fonte. Você pode ignorá-la e depois recortar manualmente dos quadros em que ela aparece.
Agora se várias dessas linhas aparecerem, a causa é do entrelaçamento. Isso vai aparecer toda vez que você capturar imagens com altura superior a 240 linhas (no padrão NTSC) ou 288 linhas (no padrão PAL). O entrelaçamento, não constitui um defeito, sendo assim não é possível corrigí-lo.

17. Driver padrão Vídeo for Windows

Sua máquina tem um dispositivo para capturar vídeo e no entanto o VirtualDub apresenta uma mensagem dizendo que não o encontra? Para capturar vídeo, o VirtualDub exige um driver para Vídeo for Windows. Se o periférico de captura não traz esse driver, o VirtualDub nãopode serr utilizado.

Espero que se tutorial ajude a quem precisa, alguma dúvida é só postar.
0

#2 Membro offline   ahermes 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 24/04/2007
  • Localidade:Rio de Janeiro
Neutral

Postou 29/04/2007, 02:09

Como salvar um video depois de corta-lo? No menu file não existe uma opção de save puro.

Este post foi editado por ahermes: 29/04/2007, 09:02

0

#3 Membro offline   yukii.nishi 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 06/06/2007
Neutral

Ícone  Postou 06/06/2007, 19:19

oii :rolleyes:

saca só, eu sou muuuuito novata nesse assunto e nem sei se vc vai conseguir responder e se tem a ver, mas... Eu to simplesmente desesperada! :blink: :blink: :blink:

meu problema: :unsure:

1: como eu abro programas que estão em tipo: arquivo vfs e vdi ???

2: como diabos eu tiro a legenda de um vídeo normal, antes de ser avi. ????

vlw aí, tomara que vc saiba um dos 2 ;)

0

#4 Membro offline   Bruno Augusto 

• ∙•● Restarting... ●•∙
  • Ícone
  • Cadastrado: 09/03/2004
Neutral

Postou 07/06/2007, 09:16

Êta UP danada esse hein :lol:

Pelas minhas pesquisas, esse formato VDI é do programa Virtuo CD Manager e o xxxxxx é do Viplay Subtitle File.

Não achei nenhuma informação de site oficial sobre o Virtuo CD Manager, mas encontrei que ele é uma imagem de CD editável e manipulável por softwares suportados. Um muito bom que eu uso quase sempre é o UltraISO

Já o xxxxxx, pode ser convertido com qualquer programa de legendas que suporte o formato. O melhor que existe é Subtitle Workshop da mesma criadora do ViPlay, software detentor do formato de legendas xxxxxx.

Agora sobre retirar a legenda de um filme em AVI eu acredito ser impossível, uma vez que a legenda foi anexada diretamente nas trilhas do vídeo, com um filtro do VirtualDub mesmo ou programa mais complexos como os da Pinnacle.

Aproveitando o tópico, respondo a dúvida anterior a sua sobre cortar e salvar.

Não é possível fazer diretamente pelo VirtualDub. Você pode cortar, selecionando os frames desejados e pressionando Del / Delete
Mas para salvar, o VirtualDub só oferece a possibilidade de salvar em AVI descompressado ou seja muito muito muito grande mesmo :P
Se você quiser fazer tal qual outroprograma, sobrescrevendo o arquivo original (mantendo pequenino) terá de aplicar os filtros FirstPass e Two Pass do XviD, adicionando cada uma das respectivas etapas ao Job Control, para disparara as trafeas simultâneamente gerando o arquivo comprimido com o codec.

Para mais informações visite Doom9.org e informe-se de detalhes em Tutoriais e/ou Guias, alguns, inclusive em Português.

Ufa!!
0

#5 Membro offline   fxmcloud 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 13/06/2007
Neutral

Postou 14/06/2007, 18:19

Olá pessoal, beleza?. Eu tô convertendo um video mpeg2 de 20 minutos no VirtualDubMod com o Xvid utilizando 4filtros, o problema é que o processo demorava cerca de 4 horas pois eu faço em duas passadas, então percebi que se eu converter primeiro em avi não comprimido
utilizando os três primeiros filtros e aplicar o ultimo filtro ao comprimí-lo com o Xvid o tempo do processo é reduzido em 25%(3 horas). Só que eu queria também comprimir varios de uma vez utilizando o Job Control, então surgiu o seguinte problema: Como eu farei isso se terei que usar o avi não comprimido como video de entrada que ainda não foi criado e portanto não tem como eu incluí-lo na lista Job Control?. Para deixar o post mais claro permitam-me mostrar a sequencia: primeiro eu abro o arquivo mpeg2 com o VirtualDubMod e adiciono-o à lista Job Control para ser processado como avi não comprimido, depois eu teria que adicionar à lista esse mesmo avi não comprimido que ainda não foi criado para ser processado pelo Xvid, algum iluminado saberia como resolver esse infeliz problema, Obrigado. :unsure:

Pessoal acho que já resolvi o problema: primeiro eu tenho que salvar um arquivo avi não comprimido com um tamanho maior do video que eu quero comprimir, então eu posso adicioná-lo à lista Job Control logo após. Portanto a sequencia ficará assim:
será processado em avi não comprimido o video mpeg2 que deixarei com um tamanho menor do que o avi não comprimido criado anteriormente e substituirá este último, então quando este terminar de ser criado será posto como video de entrada para ser processado pelo Xvid, o detalhe é que na opção video>select range vou ter que colocar o tempo total do video que eu quero criar caso contrario o Xvid irá mudar o bitrate deixando o arquivo final maior. :rolleyes:
0

#6 Membro offline   kinvaras 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 06/09/2007
  • Localidade:SP
Neutral

Postou 06/09/2007, 14:55

Seguinte, eu tenho um filme (transformers.mpeg) c/ audio em ingles, eu tentei adciona o audio em portugues, mas ele tinha comessado a converter, passou 10 minutos e o arquivo tinha 2gb, sendo que o filme soh tinha 1gb
eu fiz algo de errado?
ajuda ae, toh tentando faze um filme dual audio

flw

Ver postkinvaras, em 06/09/2007, 00:41, disse:

Seguinte, eu tenho um filme (transformers.mpeg) c/ audio em ingles, eu tentei adciona o audio em portugues, mas ele tinha comessado a converter, passou 10 minutos e o arquivo tinha 2gb, sendo que o filme soh tinha 1gb
eu fiz algo de errado?
ajuda ae, toh tentando faze um filme dual audio

flw

aki, fikei fuçando e acabei descobrindo como q faz...
acho q a min ha versão do programa é posterior a que você tah ensinando
a minha é 1.5.10.2 ALL

vai ver é diferente...
naum sei, sabe essa historia de 2gb?
na hora que ele tava gerendo o arquivo ele fikou c/ 2gb, mas quando acabou ele tava c/ 1,1gb (100mb do novo audio)
mas, funciona que é uma beleza :rolleyes:
0

#7 Membro offline   Eduardo castellani 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 09/07/2008
Neutral

Postou 09/07/2008, 13:57

OI BRUNO,

PRECISO DA SUA AJUDA, LI TODO O SEU TUTORIAL, MAS NÃO CONSEGUI RESOLVER O MEU PROBLEMA QUE É SIMPLES.

TENHO VARIOS VIDEOS E UM DELES EU QUERO APENAS CORTA UMA PARTE E ENVIAR PARA O YUTUBO, O AQUIVO ESTA EM DIVX E JA CONSEGUI CORTAR A PARTE QUE ME INTEREÇA, MAS NA HORA DE SALVAR PARA AVI AI COMEÇA O PROBLEMA.

DEPOIS QUE TINHA A PARTE DO VIDEO QUE EU QUERIA, EU SALVEI EM save old format AVI e o resultado é que o video vicou normal, mas o audio esta entrecortado.

Voce poderia me ajudar?

ficarei muito grato
0

#8 Membro offline   Fabisss 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 11/08/2008
Neutral

Ícone  Postou 11/08/2008, 12:52

:rolleyes: Boa Tarde....

Estou com um pequeno probleminha.... Se alguém poder me ajudar, agradeço muito!

Eu converti um vídeo para avi no virtualdub, o problema é que além dele duplicar a fala constantemente.... Qd coloco o vídeo no premiere 2.0 vem sem audio...

Alguém pode me ajudar a configurar o programa, para q eu tenha uma captura boa e que a mesma apareça no premiere?

Obrigada,

Fabiana
0

#9 Membro offline   DarkSign 

• Doutor
  • Ícone
  • Cadastrado: 26/02/2008
  • Localidade:Brasil
Pontos: 8
Neutral

Postou 12/08/2008, 14:23

Bem, isso depende de como é o video original. O VirtualDub pode bagunçar alguns codecs na hora de abrir. Então preciso saber os codecs originais de video/audio, bem como o container (Avi ou nao) do video original.

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?
0

#10 Membro offline   JACKSON RICARDO SCHROEDER 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 25/10/2008
Neutral

Postou 25/10/2008, 09:42

Prezados,

Tenho o virtualdub 1.8.6 e sei como utilizá-lo. Pelo menos em suas funções mais básicas, como compactar em divx/xvid, cortar partes, etc...

Estou precisando de algo básico, mas que ainda não sei. Preciso limitar o tamanho do arquivo. Tenho um arquivo de 726MB e quero re-compactá-lo em 699MB. Realmente não achei no software como fazer isto.

Observação: não quero que o virtualdub, ao exportá-lo, splite-o quando chegar a 699MB, mas sim criar apenas uma mídia deste tamanho. Não serve um arquivo com 699MB e outra parte menor com 27MB.

Desde já agradeço a ajuda,

Jackson Ricardo Schroeder
jacksonrs (em) gmail.com
0

#11 Membro offline   DarkSign 

• Doutor
  • Ícone
  • Cadastrado: 26/02/2008
  • Localidade:Brasil
Pontos: 8
Neutral

Postou 26/10/2008, 00:54

Olá, pelo que eu sei, o VD não tem controle preciso do tamanho final do arquivo. Isso depende de cada codec e quantos passos está fazendo seus encodes. Então, não podemos dizer com certeza quanto um arquivo ficará no final.

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?
0

#12 Membro offline   Oceanodrs 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 13/03/2009
Neutral

Postou 29/04/2009, 18:17

Olá amigos, estou com dúvidas em relação ao uso de Filtros no VirtualDub.

Bom, tenho alguns filmes antigos gravados em VHS e capturados para arquivos AVI.
Pois bem, em alguns, as imagens estão de baixa qualidade, com muito granulado e em alguns, existem minusculas linhas horizontais, principalmente nas cenas de maior movimentos, aparecendo mais quando assisto no DVD Player.

Exemplo:

http://img140.images...interlacedo.jpg
http://img142.images...0/imagemefx.jpg

Sei que o VirtualDub possui alguns filtros que minimizam estes defeitos e melhoram a qualidade dos filmes, mas o problema é que não sei quais filtros devo usar.

Será que alguém saberia como me ajudar? Ficaria muito grato.
0

#13 Membro offline   myqu 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Cadastrado: 18/04/2011
Neutral

Postou 18/04/2011, 14:54

Olá amigos.

Ha como adicionar audios na stream list?SIM
Gostaria de saber se posso renomea-los para que ao selecionar um deles em um player me seja mostrado o nome deles, e não Stream1 Stream2..ou Trilha1 Trilha2 MAS que eu possa saber qual eu estou selecionando, pelo nome real. E caso seja possível..com legendas é possível fazer o mesmo?

EX: selecionar audio.. Português
Inglês
selecionar legenda.. Português
Inglês

Arquivo anexado  stream.jpg (47.43K)
Número de downloads: 3
Grato
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)