Jump to content


Photo

Cobrança De Sites!


  • Faça o login para participar
300 replies to this topic

#106 MaXiMuS

MaXiMuS

    o cara que escreve engraçado

  • Usuários
  • 785 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 31/01/2004, 14:26

H^llz, ninguém aqui quer desmerecer ninguém, por sua idade, nem eu poderia fazer isso. Tenho apenas 17 anos.

O que estamos querendo dizer é que(geralmente) as pessoas que possuem uma idade menor, entre 13/16 anos.. e já começam a trabalhar com isso.. geralmente são sustentados pelos pais, os pais bancam tudo. e por isso eles não precisam do dinheiro em si para sobreviver, e sim para comprar ALGO EXTRA como ja foi dito.

Isso infelizmente é meio desleal, eu concordo, pois algumas pessoas não levam em consideração o trabalho dado, oq ele gastou, agua, luz etc. Por serem sustentandos pelos pais, esses itens não entram na confecção do orçamento.

Já as outras pessoas, profissionais liberais, que possuem empresas... incluem estes encargos na confecção dos preços, afinal isso é o ganha pão delas, elas necessitam sobreviver e pagar as suas contas, diferentemente de quem é mais novo, q somente quer ALGO A MAIS.

#107 doutrinador

doutrinador

    Vái encarar?

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 31/01/2004, 17:09

Bom okay, confesso que estava meio perdido mesmo quanto à discussão, postei mais no inicio desse tópico.
Agora que li tudo com mais calma, vi que mesmo o Up.inTheSky não quis desmerecer ninguém pela idade.

Mas não concordo com:
A segunda pode ser conseguida por um garoto de 15 anos, conhecedor das técnicas que utiliza, desejoso de se aprimorar, tratando clientes e o mercado em geral como se trata um amigo...

O que impede uma pessoa mais nova de saber lidar com clientes? Nem sempre novo “de idade” é novo “de profissão”.
As crianças ganham computadores aos 3 anos, e nada impede que 2 em  1 milhão comesse a se interessar por internet aos 10 e aos 12 comesse a programar e brincar com os ow fw.
Aos 13 ou 14 pegar um cliente, patrão da vizinha e aos 15 ser um profissional com cursos e um portfolio bom.
Meu caso não foi esse minha história é bem diferente, mas nada impede que uma pessoa com uma historia semelhante a essa saiba trabalhar e lidar com clientes aos 15.

Não importa o argumento que usem para falar que um proficional de 15 anos não pode ser competente, eu sempre irei contra argumentar até convencer cada um aqui.

Só editando aqui, (hehehe).
Não fiquei ofendido magoado nem nada, só achei interessante mostrar meu ponto de vista quanto a discussão construtiva de que um garoto de 15 anos é incompetente por ter 15 anos.

[]’s  :P

Nem é uma questão de competencia, concordo com você, pois existem ótimos garotos dando banho em marmanjo, eu sempre noto isso, mas existe a questão vista na ótica do cliente, eles sim, se deixam levar pela aparencia.
Não digo uma vizinha, um colega; mas uma empresa grande se deixa levar pelas aparencias.
E eu tenho só 12 anos...
Vezes Três...

Valew (y)

Hoje em dia tem até discriminação contra os carecas.
Ainda bem que não sou careca, já que careca é quem não tem cabelos, e eu tenho uns fiozinhos... :D

#108 H^llz

H^llz

    @betalabsbr

  • Usuários
  • 151 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 31/01/2004, 20:04

É vocês entenderam o que eu estava querendo dizer, e conseguiram se expressar melhor do que eu. Dês de o inicio estava querendo dizer que existem exceções!
A palavra me fugiu as duas vezes que fui postar, e acabei rodando com meu texto sem conseguir chegar no ponto em que queria. (o português não é mesmo meu forte).
Concordo com o que vocês estão dizendo, ao ver de uma empresa é muito mais interessante uma pessoa mais velha, embora hoje em dia as grandes empresas e as médias também (rs) procuram novos talentos.
Existem muitos moleques mesmo, que não dão valor nenhuma o trabalho porque não precisam dele, todos nós conhecemos pelo menos um exemplo, e todos nós sabemos também que acontece com marmanjos de 18 anos também (embora seja comum com a galera de 13/16).
Fico feliz de fazer parte da exceção!

[]’s H^llz
Luan
T.(11) 3522 6826
Rua Bandeira Paulista 702, 12º andar
http://betalabs.com....utos/ecommerce/

#109 Super-Malkaviano

Super-Malkaviano

    Turista

  • Usuários
  • 47 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/01/2004, 20:12

Idade é o de meno para capacidade, mas acaba influindo mtu na hora de vender seus serviços...
Não adianta mtu o cara saber MTU de design e programação, criar um pusta sistema prum site de e-commerc por exemplo com um layout de altissima qualidade. e na hora de sentar pra discutir preço ele nem alcançar a mesa do escritório. Não q seja um problema real, mas tem um preconceito grande por parte de desconhecidos. Mesmo estando com o portifólio do "garotinho" na mão o contratador irá querer pagar o pequeno Wilber com um pirulito... é dura a realidade... mas na maioria dos casos eh assimq funciona.
Apesar de mta gente nova ser realmente boa no que faz, os outros não dão valor... a única saida nesses casos eh arrumar um vendedor... coisa q nem smepre dah certo... <_<

Post by: Malkav, aquele que escreve estranho por hábito com o MiRC

#110 MaXiMuS

MaXiMuS

    o cara que escreve engraçado

  • Usuários
  • 785 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 01/02/2004, 18:06

Nem sempre malkav... se a pessoa já olhar os seus serviços com ares extramemente comerciais e terem cabeça para venderem seus produtos sem q seu cliente seja influenciado pela sua pouca idade.. acho que não se precisa de um vendedor...

Claro que existem pessoas e pessoas, o que eu acho mais engraçado, é que se o designer em si tem q fazer um trabalho pensando na cabeça e idéia de uma pessoa.. como q ela não consegue conversar com outra normalmente?

Todos nós devemos vender e saber como vender o nosso peixe... se ficarmos sempre dependendo de outros, não iremos para a frente.. e se o seu "vendedor" achar algo melhor? Vc fica parado e sem clientes? Meio inviável...

Por mais difícil que possa ser no início, devemos sempre tentarmos vendermos nós mesmos os nossos peixes... ficar na mãos dos outros não é nada bom.

Sobre oq halls citou, q ao ver de uma empresa é mais interessante uma pessoa mais velha... não concordo.... conheço empresas que o setor de criação a idade média não passa de 25 anos...

Pra trabalhar em algum lugar a idade pouco importa, importa sua qualidade, seus conhecimentos, seu histórico, se vc sabe trabalhar em grupo, se vc é criativo, tem idéias novas, se tem ganancia.. sim ganancia é mt importante.. se moderado, e também se presta serviços comunitários..

Mas já para a formação do custo do seu serviço, a idade em si geralmente é importante, pois somente com a experiência e necessidades, aprendemos a valorizar o nosso trabalho. Não trabalho apenas para ter um "brinquedinho" a mais... e sim para pagar algo que necessito para a continuidade da vida. E somente com alguma experiência e uma cabeça no lugar.. se consegue enxergar isso... Apesar q conheço vários profissionais excelentes, q infelizmente não sabem calcular o custo de seu trabalho, e acabam sempre tendo prejuízo...

Existem pessoas que tem censo empresarial, e tem pessoas q nasceram apenas para serem funcionários e nada mais. Quem tem censo empresarial, geralmente começa trabalhando sozinho, sabe calcular suas despesas, para não se deixar levar em prejuízos... (nem sempre.. mas é a maioria).... Mas também existem pessoas que não tem censo algum de como calcular seus gastos..e por isso serão eternos "funcionários".. apenas vão exercer tal trabalho... q lhe fora obrigado... receber o seu dinheiro no final do mês e pronto.... Não tendo capacidade de amadurecimento e crescimento comercial... pois geralmente em sua própria vida pessoal, possuem dívidas.. já imaginou tendo empresa própria???

#111 alamdias

alamdias

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/02/2004, 14:06

<LEIAM, É GRANDE MAS VALE A PENA. MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA>

Caros amigo,

A princípio, parabéns pelo Site em si, e pelo belo POST.

Vou tentar expor meu ponto de vista.

Comecei a trabalhar com "PUBLICIDADE" em um jornal na minha cidade aos 14 anos, peguei a vaga no peito mesmo, me lembro como se fosse hoje..: " Deixa eu trabalhar, o primeiro mes é de graça, se não gostar eu vou embora...." e o cara me "contratou" com autorização do meu pai, é claro. Fiquei 2 anos. Fazia no início, anúncios em Corel, tratava umas fotos e tauz...

A partir daí comecei a ler e estudar muito, não na escola por que vou ser sincero: nunca gostei de colégio, minhas notas sempre foram boas, mas não gostava, só fiz o segundo grau. Estudava 8 horas/dia, era um ritual. Comecei a fazer alguns trabalhos (panfletos, cartões de visita etc..) e quando vejo hoje meus trabalhos antigos e chego a conclusão; sempre fui bom nisso, sem me gabar, está no sangue mesmo. Aos 18 anos, já tinha um portifólio GIGANTE mesmo, folders, cartazes, e muitas peças.

Daí parti para o mercado de trabalho, agências, birôs etc... e o portifolio foi aumentando.... depois comecei com internet. Assumo que os primeiros lay&acute;s eram horríveis, mas nunca tive coragem de vender, enquanto não fiquei bom mesmo. Mas no "MARKETING" e criação, eu na maioria das vezes passava na frente dos caras formados, graduados e tauz, por que MUITAS VEZES A AGENCIA OU EMPRESA QUE UM PROFISSIONAL EXPERIENTE! Não que faculdade não signifique nada, significa quase tudo, mas não fique só nos livros, crie campanhas de mintirinha, logos e outras coisas e mostre para algum profissional para ele dar sua opnião !

Hoje tenho 25 anos, sou casado, tenho uma bela casa, uma bela esposa, um carro mais ou menos, bons computadores no meu escritório, não tenho patrão e entre uma página pronta e um script, tomo um banho de piscina para relaxar. No meu ecritório (construi na minha casa, ao lado mesmo) eu faço meu dinheiro, busco novos clientes e sustento a mim e a minha esposa. No inicio é difícil, mas depois que você fica "conhecido" é mais fácil.

AHH, isso é uma boa dica para vocês: aprendi em uma agência onde no meio da casa, tinha uma piscina e brinquedos de criança para os "criadores" e funcionários "descontraírem" um pouco. SEMPRE QUANDO ESTIVEREM SEM IDÉIAS, CANSADOS, DESANIMADOS, DEPRIMIDO, PAAAAREEEEE UM POUCO, MOLHE OS PÉS, ADMIRE UMA PLANTA, ANDE DESCALÇO, RESPIRE FUNDO E RELAXE, BUSQUE DENTRO DE VOCÊ A IDÉIA, ESSAS SÃO SEMPRE AS MELHORES, AS QUE VEM DE DENTRO!!!

Participei e desenvolvi campanhas que nunca imaginaria, campanhas de R$ 50.000, com rádio, tv etc.. e aprendi muito com isso. V

Trabalho com desenvolvimento de sites principalmente, mas sempre pinta um serviço de "PUBLICIDADE".

>>>>> TODOS NÓS TIVEMOS 13,14,15 ANOS E NÃO NASCEMOS SABENDO NADA, NÃO CRITIQUE ESSAS PESSOAS, APENAS FAÇA O SEU TRABALHO, UM DIA ELAS CRESCERÃO E TALVEZ SE TORNEM PROFISSIONAIS, SE ESTIVER NO SANGUE... SIM <<<<<<<

E quanto ao "QUANTO COBRAR POR UM SITE?" Vai uma dica. Cada cliente, é um projeto, um serviço, uma tendência, uma escência diferente, e consequentemente, UM VALOR DIFERENTE. Semana passada fechei com um cliente um site simples, R$ 500,00, html e um pouco de PHP. Esta semana estou fechando um de R$ 3.500,00.. Depende do seu cliente. Num quero saber se a AGENCIA FULANOS E ASSOCIADOS, cobraria R$ 1.000 ou R$ 15.000. Eu defino quanto vale o meu trabalho, dentro do bom censo !

Desculpem o LIVRO mas esse assunto é bem delicado.

Atenciosamente,
Alam Dias
Dias e Rocha Soluções Digitais Ltda.
Dias & Rocha soluções Digitais Ltda
....rumo ao 50º cliente satisfeito


----------------------------------------------------------------
Só tenho uma coisa a dizer: EU AMO MINHA ESPOSA !!!!

#112 ZeEeHhH

ZeEeHhH

    De olhos bem abertos! O.O

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 02/02/2004, 14:19

Muito bom Alan...

Só tem uma coisa, quando falamos sobre preços, não estamos falando que nosso preço depende dos preços que os outros cobram, mas sim que os preços devem ser retrato do valor de nossa criatividade, pensamentos, entende... E isso que é o caro da coisa!

Mas compreendo tudo o que você disse, e gostei de ler sua "história de vida" Parabéns, e ainda chegará muito mais longe!

[]`s
Zeh
"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#113 Marcelolinhares.com

Marcelolinhares.com

    Turista

  • Usuários
  • 29 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 02/02/2004, 14:24

QUANTO COBRAR POR UM SITE?" Vai uma dica. Cada cliente, é um projeto, um serviço, uma tendência, uma escência diferente, e consequentemente, UM VALOR DIFERENTE. Semana passada fechei com um cliente um site simples, R$ 500,00, html e um pouco de PHP. Esta semana estou fechando um de R$ 3.500,00.. Depende do seu cliente. Num quero saber se a AGENCIA FULANOS E ASSOCIADOS, cobraria R$ 1.000 ou R$ 15.000. Eu defino quanto vale o meu trabalho, dentro do bom censo !


Concordo plenamente,
ressaltando....
só nós sabemos o quanto custa o nosso trabalho.......
Marcelo Linhares

Marcelo Linhares.com - Informação, Hospedagem e Soluções para WEB
www.marcelolinhares.com

Sou um eterno aprendiz...
Atualmente estou fascinado com tudo relacionado a WEB!

"Quando tudo está perdido na vida, mas somente quando tudo está perdido na vida, é que na vida você descobre que nem tudo está perdido minha flor"
By Poeta Zé Geraldo!

#114 alamdias

alamdias

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/02/2004, 15:42

Valeu mesmo. Entendi que não estamos comparando nossos preços com os dos outros ... aqui no espírito santo, funciona assim:

Adesão R$ 300,00 (valor mínimo)
Preço por pagina: com média 2 imagens. R$ 60,00
Página com mais conteúdo: R$ 75,00
Flash. Depende muito
Manutenção: R$ 50,00/mes (sem atualizações, apenas monitorar, mexe um pouco aqui outro ali.....)
Atualização constante. Semanal: R$ 170,00 Diária: R$ 240,00 Mensal: R$ 50,00

Isso vale para páginas simples, HTML, um formulário de contato etc.. Para sites dinâmicos com Banco de Dados, PHP, ASP essas coisas, só fazendo orçamento, projetando horas de trabalho, custo com deslocamento, mão de obra e etc...

Sucesso á todos !

(DICA: Criação de site é uma coisa, Criação de Logo é outra, só porque o cliente te pediu um site e não tem marca não quer dizer que vc tem que fazer de graça, dá para fazer um pacote de serviços, mas de graça NUNCA. Muita gente comete esse erro !)
Dias & Rocha soluções Digitais Ltda
....rumo ao 50º cliente satisfeito


----------------------------------------------------------------
Só tenho uma coisa a dizer: EU AMO MINHA ESPOSA !!!!

#115 ZeEeHhH

ZeEeHhH

    De olhos bem abertos! O.O

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 02/02/2004, 15:48

Isso mesmo que quis dizer Alan!

Nossos preços, nós sabemos o quanto é, mas devemos valorizar-nos!

(DICA: Criação de site é uma coisa, Criação de Logo é outra, só porque o cliente te pediu um site e não tem marca não quer dizer que vc tem que fazer de graça, dá para fazer um pacote de serviços, mas de graça NUNCA. Muita gente comete esse erro !)


Muito importante este toque... (y)

[]`s
Zeh
"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#116 MaXiMuS

MaXiMuS

    o cara que escreve engraçado

  • Usuários
  • 785 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 02/02/2004, 19:01

Concordo com td q vc disse allam...

Eu por exemplo... tenho sempre meus carrinhos.. meus legos... meus "enigmas" pra relaxar nas horas vagas.. ou então uma boa duxa fria.. brinco um pouco.. fiko vendo a "paisagem" aqui.. e sempre surge algo...

Qualquer pessoa de criação.. precisa de um momento de recreação.... pena q nem em todos os lugares conseguimos isso... mtas empresas esquecem desse IMPORTANTE detalhe

#117 [tiago]

[tiago]

    Taekwondo SP

  • Usuários
  • 193 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/02/2004, 19:25

Concordo com todos, tendo sim meu ponto de vista...
tenho 17 anos... e sei que a discriminação simquanto a sua idade... e pelo preço que deve ser cobrado...

<EXPERIENCIA EM UM TRABALHO>

Em um trabalho recente no qual estava desenvolvendo um site em Flash XML e ColdFusion no qual tive que estudar o caso em si, pois naum sabia muita coisa de programação em action script pois estudei a fundo, comprei livros, isso saiu do meu bolso, e naum axei justo portanto na hora de sentar a xxxxxx na cadeira e fechar o preço coloquei tudo na "conta" pois apesar de ainda morar com meus pais... eles naum pagam minhas contas "EXTRAS" como cursos de design, livros e etc. portanto preciso cobrar bem para pelo menos pagar meus gastos...

e quando sentei o cara queria me pagar menos de 700,00 naum axei justo pois era um site grande, sendo que tinha que reenbolsar os livros e minha conta de telefone...

portanto queria pelo menos 2.000,00 e ele axou absurdo...
e fiz o seguinte, tenho um amigo que trabalha em uma agencia de publicidade e ja experiente nesta área, pedi para ele tratar este assunto por mim, e ele conseguiu sim um preço na base da qual eu queria , não conseguiu os 2.000,00 mas 1850,00 ja é algo bem além do que ele tinha me oferecido, e ai refleti e percebi que naum é descriminação e sim inesperiência, naum que eu naum tenha, mas ele tem o dobro, e isso contou na hora dele influenciar o contratante, no qual quando nós tivemos a conversa ele teria quase me influenciado a fazer este serviço por 700,00 e hj entendo que foi necessário alguém mais experiente para me ajudar, e hj ele ainda me ajuda na qual os serviços de web da agencia de publicidade ele repassa amim...

portanto axo que todos estão certos... e que com o tempo os novos saberão cobrar e influenciar seus clientes a pagar oq vale e não pegar o que ele quer... afinal... ele deve pensar que ele precisa e não nós .. apsar de muitas vezes estarmos necessitando mais que tudo..

os novos ficarão um dia expereientes e os mais velhos um dia ajudaram os mais novos... assim que penso e assim que deve ser...

falow galera!!!
Tiago Mendes Cold Fusion

||CF Studio RIA - cfstudioria.com.br||

#118 alamdias

alamdias

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/02/2004, 23:02

PERFEITO !!

Faço das minhas palavras as suas!!!

100+

Alam Dias
Dias & Rocha soluções Digitais Ltda
....rumo ao 50º cliente satisfeito


----------------------------------------------------------------
Só tenho uma coisa a dizer: EU AMO MINHA ESPOSA !!!!

#119 doutrinador

doutrinador

    Vái encarar?

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 04/02/2004, 03:47

Tá ficando cada vez melhor.
Concordo com os dois (alamdias e [tiago]).
Valew (y)

#120 ESPIA

ESPIA

    Eu mesmo!

  • Usuários
  • 157 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba/PR
  • Interesses:Processos de Engenharia e Qualidade de Software, mais especificamente Gerência de Projetos, requisitos e regras de Negócios, Técnicas de Análise (AE, OO), Projeto, Codificação (qualquer ferramenta), SGBDR e WEB development.

Posted 05/02/2004, 14:02

,2 Feb 2004, 20:25 ] Concordo com todos, tendo sim meu ponto de vista...
tenho 17 anos... e sei que a discriminação simquanto a sua idade... e pelo preço que deve ser cobrado...

Pegando uma carona, muito está se falando aqui sobre idade e tal. Os mais novos reclamam pela existência de discriminação. "Ah, você é novo? Puxa que pena. Estávamos atrás de alguém mais experiente..." - Isto é normal! Vcs já devem ter escutado isso de monte.

Aí vc vai, trampa, se enrosca, aprende na marra, cacetada pra todo o lado. Consegue finalmente esta dita experiência. Daí escuta o seguinte: "Putz! Que bela experiência hein? Mas é demais pro nosso caminhãozinho. Estamos atrás de gente mais nova!"

O que é isso? DESCULPA ESFARRAPADA! Estes caras estão é querendo esfolar alguém, contratando por valores quase escravizantes!

É isso sim! Não tem nada de experiência, idade, qualidade e tal! Os caras querem é gastar pouco! De preferência, gastar nada! E isso é culpa de nós mesmos, de não sabermos o nosso valor, de não sabermos fazer preço de nada! Acharmos que cada cliente tem o seu preço! O nosso trabalho tem o seu preço, independente de idade, sexo, religião ou a dita experiência!

Temos é que mudar, gente! Comecem a pensar e falar sobre isto. Coloquei um post aí esses dias sobre ESTIMATIVAS! Ninguém nem deu bola... Me ofereci pra dividir um pouco dessa experiência, mostrar como é que se CALCULAM CUSTOS e se FORMAM PREÇOS... Ninguém nem tchuns. Normal...

Voltando ao assunto, desculpem odesabafo, mas chega de dizer que o cara mais novo pode isso, o mais velho aquilo... O que vale é o seu dom! É sim, é um dom de apresender e fazer as coisas bem feitas, digo de novo, independentemente de idade.

Ah, ia me esquecendo, tenho 44 aninhos e me sinto com o mesmo tezão profissional (rs) de alguém com 18.

Aproveitando, alguém aí pra cima disse não concordar quando eu "disse" que webdesigner era uma evolução dos antigos programadores. Eu não disse isso, pois trata-se de uma grande burrice. Sei bem a diferença entre (web)designers e (web)developers.

Valeu?

Edição feita por: ESPIA, 05/02/2004, 14:06.

BB 20 4D 65 75 20 69 6E 74 65 72 65 73 73 65 20 61 71 75 69 20 E9 20 70 61 72 74 69 63 69 70 61 72 2C 20 64 65 20 66 6F 72 6D 61 20 70 6F 73 69 74 69 76 61 20 65 20 70 72 6F 64 75 74 69 76 61 2C 20 64 65 20 74 6F 64 61 73 20 61 73 20 64 69 73 63 75 73 73 F5 65 73 20 72 65 6C 61 63 69 6F 6E 61 64 61 73 20 61 20 48 61 72 64 77 61 72 65 2C 20 53 6F 66 74 77 61 72 65 20 65 20 57 65 62 20 44 65 76 65 6C 6F 70 6D 65 6E 74 2C 20 61 6C E9 6D 20 64 6F 20 70 72 F3 70 72 69 6F 20 72 65 6C 61 63 69 6F 6E 61 6D 65 6E 74 6F 20 65 20 64 65 73 65 6E 76 6F 6C 76 69 6D 65 6E 74 6F 20 68 75 6D 61 6E 6F 2C 20 65 6E 71 75 61 6E 74 6F 20 FA 74 69 6C 20 65 20 61 67 72 61 64 E1 76 65 6C 2E

» Deixe tudo um pouco melhor do que era antes de você chegar!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq