Jump to content


Photo

Impressão E Edição De Jornal


  • Faça o login para participar
20 replies to this topic

#1 CrAsh_OveRride

CrAsh_OveRride

    [Morbidamente curioso]

  • Usuários
  • 790 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Viçosa

Posted 08/11/2003, 16:48

Ae galera, tenho um trbalho de escola que é pra montar um jornal, tô sem saber:

1) Em que largura e altura fazer, pra levar pra gráfica
2) Qual programa usar
3) Que formato exportar...


alguem pode me dar umas idéias??

desde já agradeço!

[]'s
←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←

#2 Gusttavo

Gusttavo

    Qualidade TEM que causar IMPACTO

  • Usuários
  • 73 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Aracaju-SE

Posted 08/11/2003, 19:54

Sua pergunta já foi respondida na seção de PHOTOSHOP!!
-----------------------------------------------------------------
NaGandaia.com - Um Show de Cobertura
www.nagandaia.com
-----------------------------------------------------------------

#3 CrAsh_OveRride

CrAsh_OveRride

    [Morbidamente curioso]

  • Usuários
  • 790 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Viçosa

Posted 08/11/2003, 20:01

Sua pergunta já foi respondida na seção de PHOTOSHOP!!

Ué. não entendi, uma pergunta só pode ser respondida uma vez?

Postei lá, por ser sobre o assunto de edição de imagem e texto, e aqui por se a impressão e diagramação... algum problema? <_< <_< (n)
←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←←

#4 Tygra

Tygra

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/11/2003, 08:50

tem 2 formato standart - tipo tamanho do estado de sao paulo - e tabloide tipo aqueles cadernos q vem dentro - de carros empregos blablablab

programa quark / page maker ou indesign

pdf


___________________


vai em um jornaleco de bairro u cidade é bem legal uma vez fiz isso aqui onde moro e aprendi muito - nao tenha medo nem vergonha de perguuntar mete as caras e vai ;)

#5 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 11/11/2003, 13:39

Os formatos variam de acordo com o volume de informação do jornal.
Os melhores programas são os de editoração eletrônica, (Indesign, pagemaker, quarkxpress). na hora de aplicar as imagens em alguns desses programas, não se deve usar copy e paste, deve salvar a imagem em .tif e importar a mesma em alguns destes programas.

Alguns formatos econmicos de corte de papel, consulte 1 a gráfica que irá rodar para saber qual formato de papel que ela usa.

Abaixo, link para formatos de papel.
http://www.sevenfoto...ample/for_a.gif
http://www.sevenfoto...ample/for_b.gif
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#6 Guest

Guest
  • Visitantes

Posted 19/11/2003, 12:31

1) Em que largura e altura fazer, pra levar pra gráfica

o ideal é conversar com a gráfica... existem muitos formatos diferentes... por exemplo, vc pode imprimir um jornal em formato tablóide, ou um pouco maior para aproveitar bem um formato 4 da gráfica.


2) Qual programa usar
existem vários programas, o quarkxpress, o adobe pagemaker e o indesign são boas opções... e ainda tem o corel ventura! procure evitar diagramações em word e em paginadores de sites... isso complica bastante o processo de filmagem do material.


3) Que formato exportar...
como assim exportar??? se montar no quark manda o qxd mesmo... se for no page manda o pmd e se for no indesign manda o indd, agora se fala sobre os formatos de imagens, usa eps pra vetores e cores especiais (pantones) e tif pras fotos... se não fizer questão de 100% de qualidade, um jpg com fator 10 - 12 tb tá bom.

alx

#7 anaideia

anaideia

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 14 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:ABC / SP (São Bernado do Campo)

Posted 29/11/2003, 00:09

Pô, cara, não sei se ainda vai te servir (talvez já tenha que ter entregue o trabalho), mas:

Já que é para um "trabalhinho" de escola eu aconselho o seguinte (faço muitas coisas semelhantes):

-> Software: Corel Draw! - é simples, fácil... nada de usar o PageMaker (este é o único programa da Adobe que eu detesto!);

-> Faça o seu projeto em folha A3 deitada (é o dobro do tamanho da A4);

-> como é para a escola mesmo, você pode mandar imprimir em uma copiadora, sai bem mais barato. Cópia digital do arquivo.

-> obs.: enquanto estiver diagramando, lembre-se das disposições das páginas na folha, por exemplo, se o jornal tiver 6 páginas, as páginas ficam assim: 6-1, 2-5, e numa folha A4 ficam, frente-e-verso 3-4.

-> faça tudo numa cor só. Seja simples, sem ser simplista! (é difícil, acredite)

-> se tiver dúvida quanto a diagramação tente perceber como os grande jornais fazem. É facil!

-> Ah, depois de pronto manda pra gente pra dar uma olhada!

É isto, Crash_override. Boa-sorte e que isto possa a te ajudar a não ficar de recuperação!


Inté.

Alexandre.
www.anaideia.pro.br

#8 soamazing

soamazing

    Até hoje e sempre

  • Usuários
  • 235 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:UPMASTERS.COM
  • Interesses:Boyz II Men, TLC, Destiny's Child, Mariah Carey
    Porpurina, programação, web design.
    Dreamweaver, Fireworks, Adobe.
    Namoro, Sexo, e nada de drogas

Posted 29/11/2003, 11:52

Em relação ao tamanho, acho que vc deve ver com a gráfica ou com o seu professor o tamanho que ele quer o Jornal.

anaideia já não concordo com você em relação a fazer um jornal no Corel, eu já peguei trabalhos de jornais no Corel e dependendo do tamanho do jornal o Corel começa a dar pau, ai tive que re-fazer todo o jornal no Page :(

Você deve fechar o arquivo antes de mandar pra gráfica, ou mandar como PDF mesmo (eu mando como PDF, quase sempre).
[NAME] JAQUELINE BENEDICTO
[OCCUPATION] Administradora
[SITES] UpMasters - LinksBR - BlogsBR
[COMPANY] HostClassic - All Domínios
[FÓRUM] UPFÓRUM

#9 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 29/11/2003, 13:10

éh . . . CorelPau é fogo em gráfica !

acho q vale a pena . . . converse p/ gráfica q vc vai usar e pegue a dimensão do papel e use uma tabelinha de aproveitamento (a gráfica sempre dá)

1) prestar atenção em kreativ e alx (quem sabe sabe)

2) use Quarkxpress ou pagemaker (quark é melhor)

3) importe seus arquivos . . . não copie (use tif p/ imagens e eps para imagens com paths)

4) passe pelo distiller e faça o pdf . . . assim vc pode durmir, hahahaha !

5) não se esqueça q o papel é fino e a lineatura diferente . . . senão vai borrar e até rasgar




abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#10 anaideia

anaideia

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 14 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:ABC / SP (São Bernado do Campo)

Posted 29/11/2003, 13:23

Pô, galera, quanta coisa complicada para só um trabalhinho de escola.....


= = = = = = =

#11 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 29/11/2003, 14:18

É isso aí, aqui a coisa é completo! :rolleyes:

Pô, galera, quanta coisa complicada para só um trabalhinho de escola.....


mad_mouse

#12 alx

alx
  • Visitantes

Posted 01/12/2003, 12:23

se for mandar aberto (o arq.) verifique se todas as imagens e fontes usadas no trabalho estão sendo enviadas juntamente.

SE o material for impresso em gráfica este é o procedimento... gráfica não vai aceitar jornal em word... e, sendo no page / quark / indesign não adianta chorar, tem q trabalhar corretamente. senão, como disse a Soamazing, o fim quase sempre é refazer tudo.

#13 caio.jrspassapan

caio.jrspassapan

    Turista

  • Usuários
  • 59 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/12/2003, 20:23

mas antes de passar na impressão ela vai pro bureal pra arrumar a imagem pra ser impressa no fotolito, ou se a grafica ja tiver o sistema digital.
Eu fiz uma revista pro méxico no corel draw, eu fiz todas as medidas que é 21X28 lá na grafica foi combinado o papel a3, mandei as folha separada com o arquivo aberto, eles levaram para o bureal, e eles colocaram no layout deles, e fizeram o fotolito!

Edição feita por: caio.jrspassapan, 21/12/2003, 20:25.


#14 alx

alx
  • Visitantes

Posted 22/12/2003, 07:09

Eu fiz uma revista pro méxico no corel draw, eu fiz todas as medidas que é 21X28 lá na grafica foi combinado o papel a3, mandei as folha separada com o arquivo aberto, eles levaram para o bureal, e eles colocaram no layout deles, e fizeram o fotolito!

é quase certeza q o pessoal do bureau teve q refazer todo o seu serviço... ainda mais no méxico, onde os caras tem mania de trampar como americanos... só quark + illustrator.

e o q é pior: eles estão certos! :)

#15 caio.jrspassapan

caio.jrspassapan

    Turista

  • Usuários
  • 59 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/01/2004, 19:54

mas eu to fazendo no brasil, eu fiz 21X28, no biro já fizeram os fotolitos vai ser impressa no a3 e depois refilada pra fica certinha, eu tava com ele no biro e vi que ele fez tudo no corel!
há, mas eles não layataram tudo não, eu fiz tudo certo (pra minha primeira revista até que deu certo), eles apenas encaixaram no tamanho da folha que els iam imprimir, e a sobra eles iriam refila!

Edição feita por: caio.jrspassapan, 04/01/2004, 19:57.





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq