Jump to content


Photo

Ignorância Básica. Formatos De Arquivos P/impressã


  • Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2003, 13:40

Bem, caros e competentes colegas. Tenho uma dúvida que apareceu agora sobre os processos aí em cima. Não sou profissional e não entendo como rolam os lances de formatos de arquivos nos bureaus.
Minha duvida surgiu porque gosto de usar o coreldraw, e como sempre, muita gente fala que os arquivos dão pau. Ou que em trabalhos com fontes especiais, elas devem ser enviadas separadamente ou convertidas em formas. Ou transparências do illustrator não imprimem bem, etc...e por aí vai.
Como tive um único trabalho impresso, que foi feito no corel e rasterizado em 300dpi, como pedem as impressões. Me pergunto, porque alguns trabalhos são enviados para as gráficas em formatos nativos e não em JPG ou TIFF que não dão probelmas? È pela qualidade de impressão? Me pareceu bom o que eu vi.
Valeu a atenção caríssimos!!!

#2 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 30/10/2003, 20:12

Muito boa a sua pergunta.

Hoje em dia, muitas agências estão enviando arquivos em imagem, porém ao fazer isso, você deixa de preocupar com certos detalhes que podem ou não ser considerados como fator qualidade.

exemplo:
traços/vetor e textos(principalmente os pequenos) irão sair mais serrilhados/tremolos, e se forem coloridos podem piorar. Antigamente, no começo das impressoas laser, todos rejeitavam as impressoras de 300dpis laser. Pq? pq os arte finalistas desenhavam as letras com mais perfeição que as impressoras, depois que lançaram as de 600dpis isso mudou. A tecnologia foi tomando conta e muitos foram mandados embora ou migraram para a computação gráfica.

Antes todos preocupavam em ter letras bem redondinhas e perfeitas, hj muitos ignoram isso.
Se vc pegar um impresso e olhar de pertinho, verá a diferença de um impresso feito do arquivo nativo e outro feito de imagem.

As imagesetter e platesetter de hoje estão cada vez mais rápidas e mais poderosas, isso ajuda a melhorar a qualidade, mas a tecnologia ainda é cara e para poucos.

TRAPPING/OVERPRINT: Converter tudo em imagem gera problemas de trapping(sobreposição de cores). Um texto preto com fundo verde claro em modo nativo podemos acionar o overprint ou não. Como funciona: geralmente texto preto é impresso sobre o fundo de cor, ai se a impressao sair um pouco fora de registro nao irá aparecer filetes brancos entre as letras. Já se o arquivo for convertido em imagem o texto irá vazar na cor e se a grafica vacilar um pouco, sai os filetes brancos dificultando a leitura.

Pequenas correções de ultima hora: Bom isso nem precisa de comentários, apaga o texto tal, move um pouco a foto tal.. etc..... no arquivo nativo é fácil corrigir, já em uma imagem só, pow, já era ou se a gráfica tiver tempo e boa vontade até tenta corrigir.

bom tem N's fatores positivos para arquivo nativo do programa. Eu só faço arquivo fechado pra graficas em PDF mas usando arquivo NATIVO.
o resto a galera posta aeee (y)
abraços,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#3 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2003, 20:52

:) Deus é pai!!! Ainda bem que vc não abandonou o forum também!!!
Vlw Kreativ!!!
Eu achava que a razão só poderia ser a qualidade mesmo, mas vc esclareceu tudo mostrando onde as coisas pegam!
No que vc disse concluo que os arquivos PDF têm então uma qualidade mais aceitavel que os de imagem (isso é novo prá mim!) jpg, tiff.
Acredito tb que dependendo da mídia essas exigências devem variar um pouco não?
E os arquivos CDR, são de fato problemáticos?
Desculpe te alugar mais um pouco...vlw pela aula Kreativ!!! (y)

PS.: Posso postar sua resposta na lista de discussão "ilustrasite" ???(http://br.groups.yah...oup/ilustrasite)? Acho que vai ajudar os que são menos feras (é cheia de superprofissionais feras ilustradores) e estimular um debate sobre o assunto lá. Vlw (y)

Edição feita por: Prottom, 30/10/2003, 21:03.


#4 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 30/10/2003, 22:53

Abandonar o fórum nunca.... :) andei meio sumido deviso ao volume de trabalho aki mas entro e respondo sempre que dá.

No que vc disse concluo que os arquivos PDF têm então uma qualidade mais aceitavel que os de imagem (isso é novo prá mim!) jpg, tiff.


O PDF preserva tudo igual ao arquivo nativo, o que é vetor contina sendo vetor, o que é imagem continua imagem.

Bom, tem várias foras de se fazer um PDF, o correto é fazer um arquivo fechado usando uma impressora postscript, depois usar o distiler do acrobat para gerar um PDF de qualidade, estas opções de Exporte PDF geralmente não funcionam. Eu trabalho para várias gráficas de grande porte, que aceitam PDF. (antes de migrar para PDF, tem que consultar a gráfica para saber se a mesma aceita).

Um exemplo básico:
Encarte do Pão de Açucar de 4 páginas que faço. Formato 54.8x41cm com média de quase 200 produtos.
Este arquivo em corel/outros programas que não usam imagens com links, ficaria com uns 200megas ou mais. O arquivo original é feito em freehand com mais de 200links(imagens esxternas). Estou em Fortaleza e tenho que mandar isso para Jão Pessoa, para uma gráfica que tem computer to plate. 2 da manha e os caras estão esperando isso até as 4da madruga para gravarem chapa.
Resumindo, o arquivo .cdr nao ia dar 200megas, o de freehand + imagens também nao, só em CD. o que faço??? fecho um arquivo PDF, peso total do arquivo frente e verso : entre 9 a 13megas (envio o arquivo via FTP). Mesmo padrão de qualidade.
Outro exemplo: anúncios de revista para Editora Abril, mando tudo em PDF 2 a 5 megas no máximo. http://publiabril.ab...=EspTec&qual=10 <-- mostra como fazer PDF.

E os arquivos CDR, são de fato problemáticos?

Não, pura mentira. Quem faz os arquivos ??? os operadores. Então diria que os Operadores que são problemáticos. Tem muitos instrutorizinhos por ae dando curso de corel apenas mostrando as ferramentas, mas não alertam as pessoas de como usar o programa devidamente para ARTES GRÁFICAS.
Enquanto um fotolito aqui perde tempo levando os arquivos de corel para ilustrator(quase que refazendo os arquivos) eu ja fiz uns 5 fotolitos na frente dele.
O correto é: existem alguns efeitos no corel, que geram problema nos fotolitos. Exemplo: lentes, texturas,drop shadows , nós(pontos) em excesso, entre outros usar várias imagens psd dentro do arquivo corel, ou até mesmo fazer uma revista ou livro no corel, NUNCA TENTE o arquivo fica pesado demais e ai pow perde tudo que fez, lembre-se PROGRAMA de ILUSTRACAO e nao EDITORACAO. Mas todos eles tem solução. Lentes, texturas, drop shadows, degradês (após finalizar a arte é so converter em imagem 300dpis que não darão mais problema). Na hora de fazer algum desenho faça uma curva usando a ferramenta de curva e nao.. 2000 kilos de nós. Só nisso que falei, vc já torna o corel bem mais confiável. (Detalhe, os novos rips nivel 3 já aceitam vários destes efeitos)
(lentes, sombras são efeitos para programas de imagens e nao pra vetor)

PS.: Posso postar sua resposta na lista de discussão "ilustrasite" ???(http://br.groups.yah...oup/ilustrasite)? Acho que vai ajudar os que são menos feras (é cheia de superprofissionais feras ilustradores) e estimular um debate sobre o assunto lá. Vlw

hehe claro que pode fera. Além disso pode convidar seus amigos para o forum aqui, não acho ruim não hehehe :) abraços.

PS. Sobre o corel, antes que alguem venha postar xxxxxx achando que babei o corel demais... vai o aviso: trabalho com todos os programas de ilustração profissional, gosto de cada um, cada um com seus defeitos e qualidades, mas não acho justo detonarem o programa corel(iguai alguns fazem), sendo que o problema maior é entre o teclado e a cadeira. Eu uso o freehand pra muita coisa o corel pra outras o ilustrator para outras... e por ai vai hehehe... abraçuuuusss e por favor não falem mal de nenhum programa aqui please.
hauhua como sempre acabo falando demais..... bom qualquer coisa é só perguntar.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#5 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2003, 23:52

Kreativ!! Kreativ!! Ave!!

Tem que pendurar essa matéria meu caro..., tem que publicar!!! Esclarece muita coisa!!!!

Uma ,duas ,três vezes
VLW, VLW, VLW

#6 alx

alx
  • Visitantes

Posted 31/10/2003, 21:53

é isso aí, krea, mandou muito bem...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq