Jump to content


Photo

Tipo De Softwares


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 23/07/2003, 02:13

Freeware
Freewares são os softwares gratuitos. Você pode utilizá-los livremente que não terá que pagar nada por isso. Muitas vezes alguns softwares são gratuitos apenas para pessoa física, havendo uma versão shareware para pessoa jurídica. Realmente é preciso ver essa questão individualmente, pois são muitas as políticas empregadas pelos desenvolvedores.

Shareware
São softwares os quais você faz o download, o utiliza por um determinado período de tempo e logo após decide se realmente quer comprá-lo. Esse período de tempo chama-se período de avaliação e após seu término o software perde suas funcionalidades. Para poder continuar a utilizá-lo, você precisa adquirir um registro do mesmo.

Demo e Trial
As versões Demo são basicamente relacionadas a jogos. É geralmente uma versão mais curta do jogo, contendo apenas um pedaço do jogo para que você instale-o e veja se gosta. Caso goste, é preciso comprar o software na sua versão de caixa, como chamamos, aquela que literalmente fica exposta na prateleira. Isso acontece porque muitos jogos são muito grandes, ocupam até vários CDs, e seria impraticável distribuí-los a título de Shareware. Os Trials funcionam quase da mesma maneira, se aplicam a programas geralmente mas com uma pequena diferença: geralmente não salvam nem exportam os trabalhos realizados. Você poderá utilizá-los em todo seu potencial para aprender mas deverá comprar o produto de caixa. Existem algumas variações, é preciso verificar os planos do desenvolvedor.

Beta
Versões ainda em desenvolvimento. Muitas vezes com aspectos de Freeware, outras vezes Shareware. Precede a versão oficial, assim como softwares com a versão 0.x ou RC1, RC2, etc. RC é a sigla de Release Candidate, geralmente as últimas versões antes do lançamento oficial.

Adware
São programas suportados por banners, assim como sites. São gratuítos enquanto o banner estiver rodando no programa mas há a possibilidade de adquirir um registro e retirar o sistema de banners. Novamente, você obterá todas as vantagens de ser um usuário cadastrado, assim como acontece com os Sharewares.

Opensource, GPL e GNU
É um tipo de distribuição no qual o programa é um freeware é o seu código-fonte também é disponível para download. Entende-se por código-fonte o código em alguma linguagem de programação no qual o programa foi desenvolvido. Desenvolvedores poderão utilizar este código, readaptando o software de acordo com suas necessidades, mas essa readaptação deverá sempre ser distribuída nos mesmos padrões. GPL (GNU Public License) é o formato padrão dos softwares Opensource. Aprenda mais sobre a GNU em:
http://www.gnu.org/p...free-sw.pt.html

Malware
Neologismo, em inglês, montado com as palavras malicious software. O termo é empregado para designar programas que objetivam invadir ou danificar sistemas, como vírus e cavalos-de-tróia.

Spyware
Software que possui aplicativo para monitorar a vida digital do usuário, recolhendo dados de forma dissimulada. Geralmente utilizado como moeda forte para venda de informações a banco de dados de propaganda direcionada

Outros tipos
Existem ainda inúmeros tipos de distribuição. Bookware, por exemplo, consiste em comprar um determinado livro do autor para que o software se torne legítimo. Alguns desenvolvedores, para ampliar suas coleções pessoais ou hobbies, desenvolveram o Postcardware e o Stampware, por exemplo, você envia um cartão postal para ele ou apenas uma carta normal e o software será registrado.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#2 Skuall

Skuall

    Doutor

  • Usuários
  • 968 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/07/2003, 02:21

Olá! :yes:

Juntamente com os Outros Tipos...

Podemos citar os LinkWares que são aqueles em que é pedido para se coloque um Link para um Determinado Site, ao fazer uso do Aplicativo, Arquivo...




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq