Jump to content


Photo

Retícula Estocástica


  • Faça o login para participar
17 replies to this topic

#1 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 22/07/2003, 08:32

Vamos a mais um assunto interessante.

Retícula Estocástica
Um processo de produção de fotolitos, por meio do qual os meio tons são gerados pela variação do número e localização dos pontos, ao invés de alterar-se somente o tamanho dos pontos em posições fixas, como na reticulagem convencional, o que permite obter maior fidelidade de reprodução da imagem.

Retícula estocástica. Quem já trabalhou aqui? os resultados foram satisfatórios?

A pergunta mais importante é alguém já fez retícula estocástica no Photoshop?

Fiquei na dúvida, não sabia se postava aqui ou na sessão Photoshop... Como a resposta se alonga toda
para um processo gráfico resolvi colocar aqui. :P

abraços, :coffee:
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#2 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 22/07/2003, 08:51

Fala kreativ, blz?

Cara, nunca fiz e nunca usei essa retícula, sei q ela é disforme (não existe aquela uniformidade da retícula "padrão").

já vi numa comparação de um impresso entre essas duas retículas num seminário sobre cores aki em Bsb.

falow

#3 alx

alx
  • Visitantes

Posted 22/07/2003, 20:57

para todos os q estão se perguntando: o q é retícula estocástica, aí vai uma luz...

P. 4.3 O que é retícula estocástica?
R. Esta é uma retícula não tradicional que geralmente é usada por impressoras jato de tinta e outros dispositivos específicos, mas com o Harlequin (RIP)você também pode usar esta retícula em imagesetters ou platesetters para produzir imagens de alta qualidade.

P. 4.4 Qual o tipo de retícula estocástica o Harlequin produz?
R. Galerias especiais de retículas estocásticas, desde grossas até as mais finas, estão disponíveis com o HDS (Harlequin Dispersed Screens).

pra quem gostou da explicação, aqui tem mais.... seção de dúvidas - apolo informática / harlequin

ah, eu nunca usei.

#4 alx

alx
  • Visitantes

Posted 22/07/2003, 21:14

ops... desculpe o flood, mas achei mais material sobre RETÍCULA ESTOCÁSTICA.

Reticulado Digital
entre o moderno e o tradicional

Numa abordagem feita em 1998 (na edição de Janeiro do jornal O Serigráfico), os técnicos da Sefar Inc. demonstra(ra)m como "(...) nos tipos de Retícula AM que conhecemos, os valores de tonalidade são simulados por pontos de diferentes tamanhos com intervalos iguais; nos tipos de Retícula FM todos os pontos são iguais, do mesmo tamanho e distribuidos segundo o princípio casual (...) Na Retícula FM não existem ângulos, por isso, utiliza-se na impressão de alta qualidade". Na época, também numa breve abordagem do editor do jornal com a física Joane d'Almeida y Piñon, esta observou que "quando, no âmbito digital, uma imagem é quebrada em micropontos uniformes e de forma aleatória obtemos uma distribuição com referência ao valor da tonalidade; esta geração de 'pontos de meio tom' embasada na Tecnologia Digital denominamos como Reticulagem Estocástica - ou FM (Frequência Modulada)".

Esta Reticulagem Estocástica não é novidade, vem sendo aplicada na Impressão Off-Set desde os Anos 60, do Séc. XX. Ainda segundo os técnicos da Sefar Inc., "(...) a não existência de ângulos e de grade elimina tanto o Moire como o Roseta, efeitos nocivos na impressão; por outro lado, a Retícula Estocástica permite o uso de Pontos Pequenos (com diâmetros de 7 a 25 mícrons) para a reprodução de alta fidelidade de detalhes e a combinação de mais 4 Cores em áreas de contrastes (...)". As novas tecnologias, onde o Processo Serigráfico vai buscar fôlego industrial, vêm trazendo outros campos de atuação acabando com a tradição, na maioria dos casos, e combinando processos, em outros (poucos) casos. É o caso das Retículas Estocásticas (RE's) e das Retículas Convencionais (RC's) que agora convivem no meio serigráfico - e, neste meio de reprodução de imagens, as RE's não eliminam, apenas atenuam o Efeito Moire (diferentemente da Impressão Off-Set onde o elimina, mesmo), pelo que ainda não é a fuga perfeita àquele efeito de interferências geométricas na trama da reticulagem e até na trama do tecido serigráfico.

Já se fala em combinar os Processos de Reticulagem Convencional e Estocástica, o que trará, sem dúvida, vantagens técnicas fantásticas


fonte: site site "o serigráfico".

#5 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 22/07/2003, 22:19

:light: Só para ilustrar a resposta do alx, segue abaixo um exemplo de retícula estocástica e sua diferênça para a tradicional.


Retícula Tradicional

A retícula tradicional é medida pela quantidades de pontos. No meio gráfico a unidade de medida é a polegada (pelo menos se aderiu a esta unidade depois da revolução nos bureaus no começo da década de 90 do século passado).

A quantidade de pontos que uma polegada contém determina a resolução do fotolito.

:light: Quando ouvimos falar que o fotolito está com 2400dpi de resolução, isto quer dizer que a cada polegada (2,54mm) deste fotolito temos 2400 pontinhos.

Cada um destes pontinhos podem variar de tamanho conforme a porcentagem de tinta que se aplica nos programas gráficos.
Por exemplo: se você fizer um quadrado no corel (ou qualquer programa gráfico) e aplicar 10% de preto e com este arquivo soltar um fotolito, você verá que todos os pontos estarão do mesmo tamanho e ocupando um espaço de 10% em relação ao seu diametro máximo.

Abaixo segue um demonstrativo de porcentagem. Observem que a medida que a porcentagem vai subindo o ponto vai crescendo.

Posted Image


Abaixo segue um degradê e como as retículas tradicionais se comportam.
É interesante observar que a medida que o degradê acaba não se diminui a quantidades de pontos e sim o seu diametro.

Posted Image



Retícula Estocástica

A retícula estocástica se diferencia em primeiro lugar por todos os seus pontos serem do mesmo tamanho.
Como citado pelo alx acima, para se ver um exemplo clássico da retícula estocástica basta ver a impressão em uma jato de tinta.

Na retícula estocástica não é o diametro do ponto que aumenta para cobrir mais área do papel e sim a quantidade de pontos.

A grande vantagem da retícula estocástica é que podemos regular o tamanho do ponto (precisamos regular o tamanho do ponto pois, para gravarmos a chapa na gráfica é preciso respeitar o tamanho mínimo que se consegue atingir) e com esta regulagem não teremos pontos maiores para cobir o suporte (papel ou outro material a ser impresso) e sim uma quantidade maior de pontos.

Abaixo segue uma ilustração do comportamento da retícula estocástica.

Posted Image

Posted Image


É importante lembrar que não basta chegar em uma gráfica e dizer que quer seu material impresso em estocástica.
Para se imprimir retículas estocásticas em uma qualidade maior que as retículas tradicionais temos que considerar muitas variáveis.
Os equipamentos devem está calibrados desde o começo do processo, ou seja, quando vc faz um porcentagem qualquer (ex. 10%) em seu programa gráfico o bureau deve garantir que o fotolito saia com 10% e não 11% ou 15%. Para o bureau dar esta garantia aos clientes é necessário que se adote medidas que vão desde a calibração diária da imagesetter, manutenção dos processos químicos que se submetem os fotolitos até a garantia da gráfica que a chapa (matriz que transfere a tinta para a borracha que por sua vez transfere para o papel) manterá estas porcentagens e evitará os chamados ganhos e perdas de pontos (inrregularidade que acontece quando a chapa é submetida mais o menos tempo em exposição a luz).

A grande maioria do mercado não utiliza esta retícula, embora de maior qualidade. Pois os custos de manter todos estes processos de qualidade são enormes.
Este tipo de trabalho é utilizados em materiais mais sofisticados como Portfólio, catálogos, etc...

Bom, é isso. Espero ter ajudado.


A pergunta mais importante é alguém já fez retícula estocástica no Photoshop?

Já tivemos ótimas experiências com estocásticas no photoshop. Para fazer alguns degradês em latas são ótimas. E também aquelas sombrinhas chatas.

A melhor experiência foi na virada do milênio. A Pepsi criou 5 latas promocionais com fotos em azul escuro e azul claro e fizemos os fotolitos para estas latas. Utilizamos retículas estocásticas (feitas no ps) nas fotos e retículas tradicionais no resto da lata. Ficou Show.
Alguem se lembra.
=======
VICHENCO
=======

#6 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 23/07/2003, 00:41

bom.... eu tenho uma teoria.. pra fazer estocastica no PS... Mas nunca fiz....

Bom meu Rip nao faz retícula estocástica

Tem como me dar a luz aee.... vich C q é o baummm :)???

é através de bitmaps? já fiz efeitos iguais estocastica....com btmaps... de 2400 dpis... mas nunca.. tentei.....
ai faço o btmap.. e desligo... as questoes de angulacao..., ponto no hip?

quero aprofundar mais esta teoria...

lembra no curso de Ps... do Alexandre keese.... ele faz bitmap com a garrafa da coca-cola.. usando bitmap separados.... manual...... foi dai q pensei nisso.. é por ai ? ai ele fez uma garrava grande de coca-cola feita de minis garrafas.. de cocas...

sds,,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#7 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 23/07/2003, 09:11

Kreativ,

um bom exempro que fiz de retícula estocástica está na lata de Pepsi. Observe que atrás do globo da logomarca Pepsi sai um brilho azul claro.
Este brilho está construído em estocástica no ps.

De quanquer forma vou preparar um tuto com uma foto 4 cores.

Basicamente vc separa os canais com SPLIT CHANNELS e transforma cada um deles em bitmap com a opção DIFFUSION DITHER. Define quantos dpi (a quantidade de dpi que definirá o tamanho do ponto) e depois junta os canais novamente. Pronto, sua imagem está construída em estocástica.

Nunca mandei imprimir em estocástica utilizando CMYK. Normalmente eu utilizo quando quero uma sombra diferenciada em uma ou no caso da Pepsi Virada (citada acima) que utilizei dois azuis.
=======
VICHENCO
=======

#8 SucraM

SucraM

    NO RULES...

  • Usuários
  • 36 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília - DF
  • Interesses:Acabar com a fome no mundo e comprar uma Kombi pra mim...

Posted 23/07/2003, 09:33

Aff...dei uma lida de kbo a rabo no topico e to viajando, vo dar mais uma estudada nisso ai pq achei interessante...preciso saber mais desses processos graficos, to mto por fora!!!
----------------------------------------------------------------

PORTFOLIO :

http://www.sucramweb.com.br

----------------------------------------------------------------

#9 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 23/07/2003, 15:07

Ok, viche é isso mesmo que eu queria fazer faz tempo... mas tinha dúvidas se ia dar certo... sempre usei este efeito para sombras.... antigamente... no pagemaker eu usava isso.
Fazia sombras...de imagens... assim... e sombra fundia com o fundo do pagemaker... sem precisar fazer uma imagem com sombra e com cor de fundo definido..... hj com os plugins de indesign e quark... não uso mais.

Pois vou viajar aqui.... vou começar a fazer testes... com estocástica em 4 cores... mesmo pra imagem final.

o efeito é legal.... retículas de cores lisas.... com angulação e linhagem e imagens com retículas estocasticas...

:) agora a gráfica tem que se garantir tambem.. se não.. da mo zebra...

sempre estudei sobre retícula estocástica mas aqui na empresa o harleqim não faz... é caro... o plugin pra isso.. tipo cristal raster da vida.... ai o jeito é inventar.

e legal os desenhos de retícula que vc postou... ia postar mas não achei aqui... maneiro demais.... Esse viche é arro....o demais... ne não alx :) heheheh :ph34r:

sds, :D
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#10 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 25/07/2003, 11:01

Outro trampo que fizemos retículas no ps foi as latas de sucos del valle.

Todas as imagens das latas as frutas foram feitas com retículas do ps (retícula tradicional).

O legal de fazer isso é que dá para verificar como fica a imagem reticulada na impressora jato de tinta.

Imagens para lata tem 75lpi.

Posted Image
=======
VICHENCO
=======

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 04/08/2003, 21:54

ainda não deu pra soltar nada em fotolito neste esquema... sabe como é... meus patrões são muito corajosos... hehehehe

mesmo assim preparei uma estocástica como o vich disse e soltei na HP 1200... caras, fiz um degradê q quase caí das pernas qdo saiu da impressorinha... NADA, eu disse NADA de tarjas num gradiente de 100% a 0%!!! e olha q tarjar gradiente em impressora a laser é maior moleza!!! hehehehehe

#12 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 04/08/2003, 22:52

heheh já fiz altas paradas aqui.... com estocástica... misturei retícula convencional com estocastica... 1 foto de cada....
tem gente me pertubando até agora aqui... só pra saber que isso que aprontei. hehehe
Detalhe.... to arriscando nus crientis aqui hehehe... ta ficando bom..... o pior... meu scaner é um cézane... agora imagina um cezane escaneando impressos no angulo de 60º para evitar moiré com a inteligência Artificial ligada (ajuste de cores) e descreen ligado para eliminar os pontos. Agora junta tudo isso e tira um filme com estocástica..... hauhuahua tem gente se perguntando como é que eu consegui deixar um escaneamento de impressos melhor que o impresso. :)
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#13 alx

alx
  • Visitantes

Posted 05/08/2003, 23:46

q ótimo cara... beleza! mas vamos ser realistas: com um cézanne na mão a vida fica mais fácil!!!

#14 Sabrit

Sabrit

    Turista

  • Usuários
  • 44 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/09/2004, 20:14

E ae?
já tive experiências gratificantes com retículas estocásticas, exite várias coisas que a estocástica faz com resultados melhoress se comparada com a reticula de frequência modulada. Por exemplo, como o AXL comprovou em seu teste, esse tipo de retícula proporciona passagens suaves não só entre tons de uma mesma cor mas também entre passagens entre matizes. Por isso quanto mais saturadas as cores mais indicado o uso da estocástica. Já uma imagem sem muitas variações não obtem bons resultados com o uso da estocástica, ela roduzirá um efeito meio blur no impresso.
A estocástica tem mais vantagens que a retícula de freqüencia modulada em alguns casos, pois: enquanto em uma retícula convencional os pontos se concentram no centro da célula matriz para fora (dependendo da porcentagem que se deseja reproduzir), na retícula estocástica a distribuição dos pontos é feita por meio de um algorítmo presente no software que posiciona esses pontos de acordo com uma avaliação estatística dos tons e detalhes em cada área a ser reproduzida.
Além do que existe um monte de vantagens:
• Não há como ter moiré
• Mais detalhes finos nas reproduções.
• Se torna viável usar resoluções mais baixas na exposição dos filmes da seleção de cores nas imagesetters.
• Acerto mais rápido da impressora devido a um balanço água-tinta menos sensível
• Cores mais brilhantes e saturadas
• Maior qualidade em papéis macroporosos ( papel-jornal, cartão, reciclado )
• Facilita pacas a produção de filmes ou chapas de seleções de cores para impressão com mais de 4 cores _ metálicas, Hi Fi Color)
• Essa é muito usada: a R. E. possibilita utilizar cores de realce ou de complementação para resaltar determinados tons na impressão e sem risco de moiré. ( hexacromia, por exemplo).
• Hoje está mais que difundido, disponível para a maioria das postscripts, é de fácil implementação.
• Não há diferenças no tempo de trabalho com R. E. ou R. convencional.

Enfim, é analizar o trabalho e se não houver impecilhos técnicos mandar ver na estocástica...

Espero ter dado alguma luz,!
" Eu prefiro morrer a perder a vida" - Chapolim Colorado

#15 alx

alx
  • Visitantes

Posted 13/09/2004, 08:17

eu só acho q, mesmo hoje, muitas gráficas de pequeno e médio porte tem dificuldades em se adaptar a R.E.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq