Jump to content


Cores


  • Faça o login para participar
10 replies to this topic

#1 Banjo

Banjo
  • Visitantes

Posted 17/07/2003, 02:52

Tive problemas com flyers, estes a cor no monitor era uma coisa e qdo vinha da impressão, vixiiiii, o que eu poderia fazer?
Regular, configurar!!! No photoshop tive que fazer o flyer em RGB para aproveitar todos os plugins!!

#2 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 17/07/2003, 08:46

Eu também trabalho com as imagens em rgb. Depois que faço todo o tratamento de cores e tudo o mais que tiver para fazer eu transformo para cmyk.

Vc precisa configurar o seu monitor. Para configurar vc precisa ter em maos uma impressão ou uma prova calibrada. Com esta impressão vc regula as cores no GAMMA do photoshop. Eu utilizo para acertar as cores aquele gamma que vinha com o ps antigo.

Outra coisa. Para transformar suas imagens de rgb para cmyk é necessário fazer uma configuração especial tambem.

Abaixo estou disponibilizando um pdf explicando como se deve converter de rgb para cmyk

Baixe aqui o pdf


Para calibração do monitor vc precisa encontrar o GAMMA que vinha no ps antigo. Não te mando pois o me é para mac.
Segue uma imagem do GAMMA para vc procurar.

Attached Files


=======
VICHENCO
=======

#3 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 17/07/2003, 08:56

Caro Banjo, isso ocorre com frequencia. Muitas pessoas acretidam no que o monitor mostra e nem sempre sai a cor correta.

Não tem problema fazer em rgb para aproveitar os plugins. Porém na hora de converter de RGB para CMYK tem que ter cuidado, pois isso é o X da questão.

Intão vamos lá.

É bem complexo este Tema, mais vale apena ser abordado.
Vou tentar simplificar o máximo. Sabendo que para se calibrar um monitor é necessário equipamentos caros e profissionais altamente qualificados. Então farei algo caseiro que ajudará muito.

Texto baseado em manuais e revistas profissionais do ramo. Testado e aprovado :)) hehehe

Na maioria dos casos, a separação de cores pelo Photoshop
produz excelentes resultados. Quando necessário, por exemplo,
no caso de uma mesma imagem ser impressa em couché para
uma revista e jornal para um anúncio na Folha, pode-se modificar
os métodos, tendo, porém, que converter a imagem de RGB
para CMYK para ajustar as novas configurações.

1) Escolha Arquivo > Configuração de cores > Configuração de
CMYK;
2) Em Modelo CMYK, escolha interno;
3) Escolha UCR ou GCR;
4) Em composição do preto, determine máximo, médio ou
suave ou personalize sua curva do preto. Para a opção de
personalizar a composição preto, as curvas CMY se ajustarão
automaticamente.
5) Em Limite de Tinta Preta, coloque o valor máximo que sua
impressora suporta. Esse valor, geralmente varia de 85 a 95%.6)
No Limite Total das Tintas o número máximo que se pode
chegar numa impressão é de 400% (100% para cada tinta). Porém,
não é necessário uma quantidade tão elevada de tinta o que
dificultaria a secagem na impressão. Geralmente, no caso do GCR
este número varia de 280 a 320% (90C + 80M + 80Y + 60K, por
exemplo).
Em UCR, como as áreas escuras rebaixam as cores
CMY e elevam o preto, esse valor varia de 220 a 260% (60C + 50M
+ 50Y + 90K, por exemplo).
7) A intensidade de UCA (Adição de Cor Base) compensa falhas
de posterização ou perda de densidade em áreas escuras e
neutras. Aumentar o UCA implica em aumentar as tintas CMY nas
áreas de sombra. Se não tiver informações junto à gráfica dessa
falha, coloque o valor 0%.
(Texto extraído do manula

Bom, achei um link aqui que ajudará a calibrar o básico no photoshop para se ter uma conversão legal e saida legal na impressão

De rgb para cmyk


Mesmo assim recomendo comprar uma escala de cores. O correto é seguir as cores através de valores. % de cor. exem: para se fazer um azul é necessário tanto de cian e tanto de magenta.. ex: 100c e 80m - é mais segura.
--> escala de cores tem as escalas de cores em cmyk para se comprar com trocentos tipos de cor.
Você escolhe a cor, ver a porcentagem e plica no photoshop ou qualquer programa gráfico. Se no monitor ficar diferente, ignore, siga a refencia númerica que você tirou da escala.

outras dúvidas é so postar

abraços,

ps. Vixe enquanto escrevia este post... o nosso amigo vichenco tinha colocado outro já com o que tinha falado.... BOm.. fica aee meu reforço hehehehhe
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#4 banjo

banjo
  • Visitantes

Posted 17/07/2003, 19:24

MUITO OBRIGADO, VALEU PESSOAL

#5 vichenco - out

vichenco - out
  • Visitantes

Posted 17/07/2003, 21:43

Sempre é bom duas ou mais opniões. Muito boa sua explicação.

#6 alx

alx
  • Visitantes

Posted 17/07/2003, 22:27

banjo, realmente pra se ter um monitor calibrado vc vai penar um pouco. pra començo de história, calibrar monitor de pc é complicadíssimo... recomendo um X-Rite... sai na faixa de uns US$ 10.000.

monitores de mac são bem mais fáceis de se calibrar... ainda mais com ColorSink... um sistema de busca de iluminação de ambiente q calibra o monitor sozinho... se estiver tudo ok, o resultado até q é legal.

e ainda nem falei dos monitores barca... mas estes deixamos pra outra hora;

bom, pra terminar, fiz um tutoria sobre ajuste básico do color settings do ps 7.0... dá uma olhada e segue ele...

tutorial de color settings - the design

#7 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 18/07/2003, 09:03

bom o negócio é assim o grande problemas das gráficas é justamente esse! :o)
vc mostra pro cliente no monitor é uma cor, quando manda imprimir na sua deskjet é outa cor, manda pro fotolito e pede uma prova de prelo (uma impressão que geralmente os bureaus fazem) e vem outra cor, e no impresso off-set geralmente sai outra cor, ou seja vc mostra ao cliente 4 coisas totalmente diferentes uahuahauah e quer que ele saia satisfeito??? uheu mais isso é um problema que todas as gráficas enfrentam por isso já existem softwares pra calibrar o monitor a impressora e consequentemente a impressão na máquina off-set (que fica por conta do impressor da máquina) bom o esquema é manter tudo regulado e bater um bom papo com o cliente, geralmente esplicando isso a ele, e tentar tirar o serviço com bastante qualidade, daí as cores passam despercebidas :)

[]'s

Old_Pardal
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#8 alx

alx
  • Visitantes

Posted 19/07/2003, 18:55

... manda pro fotolito e pede uma prova de prelo (uma impressão que geralmente os bureaus fazem) e vem outra cor, e no impresso off-set geralmente sai outra cor ...

mas neste caso vc tem um problema sério. a prova de prelo é CONTRATUAL, a variação entre ela e o impresso deve ser mínima, imperceptível aos olhos de uma pessoa q não seja técnica em artes gráficas. se do prelo pro impresso final variar demais, o cliente tem o DIREITO de reclamar e não aceitar o serviço. isso é um problema do processo de impressão e precisa ser resolvido.

#9 xanderzone

xanderzone

    Turista

  • Usuários
  • 57 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Lins - São Paulo
  • Interesses:Music, Design, Movies, DivX;-)

Posted 20/07/2003, 09:14

Estava mesmo em busca de um tópico deste...
Comecei a trablahar numa loja de fotografias que trabalha muito com digital.
Usamos uma Frontier 330 e qdo corrigimos as cores no monitor da frontier, sai tudo numa boa, mas qdo mando as fotos direto do pc para a maquina, tem saido um magenta muito forte... E tb ele estah mostrando a foto muito mais clara do q ela realmente eh... O monitor eh um flatron LG, alguem ae poderia dar umas dicas mais especificas sobre como corrigir neste caso, ou os excelentes tutos acima, tb resolvem meu problema?

Obrigado,

[]s :ok:
???????????????????????????
No imagens on sign...
No imagens on sign...
No imagens on sign...
No imagens on sign...
No imagens on sign...
No imagens on sign...
No imagens on sign...

#10 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 21/07/2003, 08:51

mais acu que se vc calibrar centinho seu monitor e impressora não há porque sair errado, mais as vezes a tua impressora tá com alguma opção descalibrada ou marcada, dá uma verificada nas configurações dela e veja se está tudo certinho, achu que é isso

[]'s

ps.: hehe sobre aquele negócio de cores eu dei uma exagerada, hehehehe só pra dar o exemplo porque tem muita gente que sofre com esses problemas, agora a prova de prelo sai realmente muito parecida com que deve sair o impresso, mais asssim, dependendo da prova ela pode vir mais carregada com magenta, ou amarelo, porque às vezes os caras da impressão no prelo não calibraram as tintas direito daí saí tudo meio estranho, mais foi um exemplo meioo exagerado :o) desculpe
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 21/07/2003, 23:55

pardal, no geral acho o pessoal do prelo MUITO MAIS CAPRICHOSO E PROFISSIONAL do q os da gráfica.

pedradas, ok!

mas isso acontece.

sobre o lance da calibração do monitor flatron.. bom, levemos em consideração q ainda é um monitor de pc... q tal dar uma boa ajustada com uma foto q tenha sido impressa legal, e q tenha o arquivo em mãos usando o Adobe Gamma?

depois, procura um setup legal pro Color Settings do teu ps, isso pode ajudar.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq