Jump to content


Photo

Como Formatar HD ?


  • Faça o login para participar
109 replies to this topic

#61 fefe02

fefe02

    Normal

  • Usuários
  • 109 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Area de Informática, música e cinema.

Posted 25/01/2005, 18:16

Formatei meu HD que comprei para instalar o winxp e tudo ocorria bem ate perceber que depois de formatado e instalado ao iniciar o pc notei que no windows as letras dos drives estavam trocadas, desta maneira: o drive que contem o sistema operacional estava com a letra E, o outro HD com a letra C E O CD ROM com a D. Já na hora da instalacao ele informa que o E é C e o C é D, Entenderam?
Por favor me ajudem?
Assinatura editada por Cavaleiro Negro!

Leia as regras do fórum, o tamanho máximo da fonte é 4 e não 7 como estava sendo utilizado

#62 Hard e Redes

Hard e Redes
  • Visitantes

Posted 05/02/2005, 20:24

fala pessoal...
:light: alguem pode me ajudar...??
estou com um hd repartido em 2.. e gostaria de formatar ele.. mas eu nao sei nem oq devo fazer primeiro para fomatar um pc.. tipo.. keria formatar e deixar as duas partes do hd formatadas...
ai na hr de instalar o win.. keria instalar so em uma parte e na outra deixar limpa... para colocar outras coisas...
entao.. resumindo.. gostaria de um tipo de tutorial de como formatar passo a passo esse meu hd :unsure:
preciso de diskets tbm ne?? mas pra ke.. o q eles devem ter .. em fim.. um passo a passo msm :ph34r:

Siga as informações abaixo para que possa formatar seu HD de forma correta!

Nota: O Windows XP está como uma referência de sistema operacional, caso desejar instala-lo ou não siga as informações referente à ele.

Iniciando a instalação do Windows XP

1. Tenha o CD do Windows XP e a chave de instalação em mãos. Parece meio óbvio, mas muita gente esquece disso.

2. Crie um disco de boot

Rode o programa, coloque um disquete vazio no drive e clique Ok. Será criado um disco de boot, com suporte a cd-rom, e com vários outros utilitários que vc possa precisar, como o format, fdisk, smartdrv, edit, scandisk e xcopy.

3. Boot

Dê boot no computador aonde vc quer instalar o Windows XP usando o disquete de boot que vc criou. Durante o boot ele vai informar qual a letra que ele instalou o seu CD-ROM (normalmente "D:"), ou caso ele não detecte o seu CD-ROM, vai ser informado qual procedimento vc deverá fazer para que isso aconteça (nada muito difícil). Terminado o boot, vc vai ter o A:\> na sua frente.

4. Usando o FDISK

Caso vc esteja instalando o Windows XP num HD novo, ou queira mexer nas configurações das partições, vc vai precisar do FDISK. Se não for um HD novo e vc já tenha as partições definidas, pule este passo.

Agora vamos criar as partições. Supondo que seja um HD novo, vou mostrar como criar 2 partições, cada uma com metade do tamanho do HD.

Digite fdisk para entrar no programa.

Vai aparecer uma tela perguntando se vc quer habilitar o suporte a discos grandes (mais de 2Gb).

A menos que vc pretenda usar ,junto com o XP, o Windows 95, ou uma versão antiga do DOS (ambos só suportam fat16), escolha não (n).

Na imensa maioria dos casos (inclusive o nosso), o melhor a fazer é habilitar essa opção. Escolha sim (y).

Aí vc vai chegar no menu principal do FDISk:

1. Create DOS partition or Logical DOS Drive

2. Set Active partition

3. Delete partition or Logical DOS Drive

4. Display partition information

Escolha 1 para criar uma nova partição.

Vai aparecer outro menu:

1. Create Primary DOS Partition

2. Create Extended DOS Partition

3. Create Logical DOS Drive(s) in the Extended DOS Partition

Escolha 1 para criar a partição primária.

Seu disco vai ser verificado, para ver se não há nenhum problema com ele. Pode levar um tempinho. Seja paciente.

Terminada a verificação, o programa vai te perguntar se vc quer usar todo o tamanho do HD na partição primária.

Se vc for usar somente uma partição, escolha sim (y).

Se vc for usar mais de uma partição, escolha não (n), para poder colocar manualmente o tamanho da partição.

No nosso caso, escolha não (n).

De novo se disco vai ser verificado. Paciência...

Então vai aparecer o tamanho total do seu HD e o tamanho disponível para essa partição. O programa pede pra vc digitar o tamanho da sua partição primária. Digite o tamanho que vc quiser, ou use porcentagem. Para dividir o HD no meio, coloque 50%.

Escolhido o tamanho, a partição vai ser criada e vão ser exibidas as informações sobre ela. Tecle Esc para continuar.

Agora de volta ao menu principal, escolha a opção 2 para escolher a partição ativa.

Escolha o número da partição que vc quer tornar ativa. No caso, 1.

Depois de ter criado a partição primária e tornado ela ativa, vc pode criar as partições extendidas e as unidades lógicas. (Se não deseja criar outras partições, vá para o próximo passo do tutorial).

Selecione a opção 1 do menu principal.

Escolha agora a opção 2 do próximo menu, para criar a partição extendida.

Vai aparecer o tamanho total do disco e o tamanho disponível para esta partição. No nosso exemplo, vai estar disponível metade do tamanho para a partição extendida, já qua a partição primária já ocupou a primeira metade.

O programa pede para vc colocar o tamanho da partição extendida. Coloque todo o tamanho disponível.

Vão ser exibidas informações sobre as suas partições, com a primária, e agora com a extendida tb.

Seu disco será verificado novamente.

Automaticamente o programa vai criar a unidade logica e vai perguntar qual tamanho vc quer para a unidade lógica. Digite o tamanho total disponível, ou então 100%.

As informações sobre a unidade lógica vão ser exibidas e seu disco vai ser verificado novamente.

Pronto. Agora vc pode sair do FDISK. Ao sair do programa, uma mensagem vai ser exibida, dizendo que vc precisa reiniciar o computador. Isto é muito importante!

Reinicie o computador, e faça o boot novamente com o disquete de boot.

Para um tutorial mais completo sobre o FDISK, inclusive com fotos:

http://www.blkviper....disk/fdisk1.htm

5. Formatando

Se vc acabou de criar as partições de seu novo HD usando o FDISK, vc precisa formatá-las. Simplesmente execute A:\>format C: para formatar a primeira partição, e depois de terminada a primeira, execute A:\>format D: para formartar a segunda partição.

Se vc quer detonar o sistema operacional antigo q vc tinha aí no seu computador, e reinstalar tudo de novo, use format c: /q. Não esqueça de fazer backup de dados importantes q vc tenha, pois vai ser tudo apagado.

Eu pessoalmente não recomendo fazer upgrade (instalar um SO por cima do outro), prefiro instalar do zero. Mas caso vc queria fazer um upgrade do sistema operacional existente, pule este passo relativo à formatação.

6. Começando a instalação

Depois de formatar as partições, reinicie o computador e verifique no Setup do seu micro (Tecle DEL durante a inicialização para entrar no setup) se ele tem suporte a boot pelo CD-ROM.

Em caso afirmativo, selecione o boot pelo CD-ROM, salve as configurações e saia do setup. Reinicie o computador com o cd do Windows XP no drive e a instalação irá começar.

Caso o seu computador não tenha suporte a boot pelo cd-rom, siga os passos:

Inicie o computador com o disquete de boot.

Digite o comando smartdrv, para que a sua instalação do windows se torne mais rápida.

Digite D:\i386\winnt (aonde D é a letra da unidade de CD-ROM). A instalação do Windows XP irá começar.

Vai aparecer uma tela azul perguntando aonde se encontram os arquivos de instalação do windows. É só colocar: D:\i386 (novamente lembrando que D é a letra da unidade de CD-ROM).

7. Passos iniciais

A instalação começa, e o programa de setup roda os drivers necessários. Aparecem uns avisos rápidos no rodapé, pedindo pra vc pressionar certa tecla caso queira instalar um dispositivo RAID. Se não for o seu caso, apenas ignore as mensagens e espere.

Então vai aparecer a tela de boas-vindas:

To set up Windows XP now, press ENTER.

To repair a Windows XP installation using Recovery Console, press R.

To quit Setup without installing Windows XP, press F3.

Pressione Enter.

Surge a tela do EULA (END-USER LICENSE AGREEMENT). Se quiser perder tempo lendo essa ladainha, tudo bem. Quando terminar tecle F8 para concordar com o termo.

8. Selecionando a partição

A próxima tela é uma lista com as partições existentes em seu computador. Aqui vc deve escolher em qual vc vai instalar o XP. Seguindo o nosso exemplo, da formatação e particionamento de um HD novo, selecione C: Partition1 [FAT32] e pressione Enter.

O programa de setup vai detectar que a sua partição é FAT32, e vai te perguntar se vc deseja usar o sistema de arquivos NTFS. Se vc só vai usar o Windows XP, é recomendável vc converter sua partição para NTFS, pois é mais estável e seguro. Caso vc vá usar outro SO junto com o XP, ou não esteja a vontade para mudar para o NTFS ainda, escolha a opção Leave the current file system intact (no changes) e não se preocupe. Vc pode fazer esta mudança depois se quiser.

Deve aparecer agora uma mensagem para vc pressionar esc, se deseja instalar o XP numa pasta diferente da padrão (\windows).

Se o setup detectar outra pasta de sistema operacional chamada windows, vai perguntar se vc deseja instalar por cima ou se quer instalar o XP em outra pasta, como por exemplo, \winxp (Pode também aparecer a opção de formatar a partição. Não lembro muito bem dessa parte). Mas como no nosso caso não há sistema operacional instalado, não deve aparecer nada.

9. Finalizando a primeira parte

O programa de setup vai agora criar uma lista dos arquivos que vão ser copiados. Isso pode demorar bastante, dependendo do seu computador.

Até que ele começa a copiar os arquivos. Aparece uma barra de progresso e leva mais um tempo até terminar.

O setup então inicializa a configuração do Windows XP rodando vários arquivos de informação.

Terminada a primeira parte da instalação, o setup pede que vc tecle enter para reiniciar o computador. Ou então, passados 15 segundos, ele reinicia sozinho o pc. Lembre-se de tirar o disquete de boot caso ele ainda esteja no drive.

10. Configurações básicas

A tela de boot do Windows XP aparece e entra uma daquelas telas comuns de instalação do Windows. Demora um tempinho nisso.

O setup vai fazendo tudo sozinho até que mostra as configurações de região e de linguagem. Para mudar é só clicar no botão Customize.

Depois vc coloca o seu nome (o seu nome aqui, deve ser diferente do seu nome de usuário e diferente do nome do seu computador) e o nome da sua organização (um dia eu ainda vou ter uma organização, só pra colocar na instalação do windows ).

Aí vc coloca a chave de instalação do Windows XP.

11. Configurações não tão básicas

Vc coloca agora o nome do computador. (Um nome pra ele ser identificado. O nome pode ser HOMEPC, por exemplo. Ou qualquer outra coisa, diferente do seu nome de registro e do seu nome de usuário)

Logo abaixo do nome do computador vc deve colocar a senha de administrador. Como vc deve saber, o Windows XP é um sistema operacional multi-usuário, aonde é necessário existir um administrador.

Não perca esta senha de administrador... Vc pode precisar dela caso dê algum pau no micro.

Configure por último data e hora.

12. Instalando a rede

Agora o windows vai instalar a sua rede (modem, placa de rede, tcp/ip, esses troços). Leva um tempinho nisso e então ele vai te pedir pra fazer as configurações de rede. Faça as configurações.

13. Terminando

Agora o setup vai terminar de copiar os arquivos (leva mais um tempo) e vai reiniciar o seu computador de novo.

Vai aparecer novamente a tela de boot do Windows XP.

O XP vai ajustar a resolução da sua tela.

Então vai ser pedido um nome de usuário para vc e para os outros usuários do computador, caso outras pessoas o usem tb.

Vc loga com o seu nome de usuário e pronto! Já está no XP!

Qualquer dúvida post novamente!

Boa Sorte!

HARD & REDES

#63 luiz000

luiz000

    Expert

  • Banidos
  • PipPipPipPipPipPip
  • 530 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/02/2005, 11:26

Hard e Redes, qual á e a diferenca desse tutorial que voce postou pra aquele que o usuario Peri postou logo no inicio do topico?

o dele foi tao rapido e o seu foi mó grandao,

#64 luiz000

luiz000

    Expert

  • Banidos
  • PipPipPipPipPipPip
  • 530 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/02/2005, 11:26

Hard e Redes, qual á e a diferenca desse tutorial que voce postou pra aquele que o usuario Peri postou logo no inicio do topico?

o dele foi tao rapido e o seu foi mó grandao,

--- EDITANDO

Esse diskete que eu criei (seguindo orientacos do Peri), uando ele tava reiniciando, apareceu isto aki: "Disk I/O"
ae ele fala pra eu colocar outro disco e pressionar qualquer tecla,

Edição feita por: luiz000, 12/02/2005, 16:24.


#65 D31v1d1

D31v1d1

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/02/2005, 09:18

só que tem uns problemas pra formatar o xp com o disco do bot do 98 ou ME..... Algumas vezes a partição esta em NTFS aí num da =(

Mas eh mto facil... é so vc entrar aqui \\\\\SITE AQUI e fazer o download pro A:

*Este arquivo que você vai baxar é um ""disco de boot"" para NTFS... ele é muito útil para quem tem win xp


mais pra que que serve, e o que é esse NTFS :wacko: :wacko:

Edição feita por: D31v1d1, 14/02/2005, 09:18.

oinNC :P

#66 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 14/02/2005, 09:50


só que tem uns problemas pra formatar o xp com o disco do bot do 98 ou ME..... Algumas vezes a partição esta em NTFS aí num da =(

Mas eh mto facil... é so vc entrar aqui \\\\\SITE AQUI e fazer o download pro A:

*Este arquivo que você vai baxar é um ""disco de boot"" para NTFS... ele é muito útil para quem tem win xp


mais pra que que serve, e o que é esse NTFS :wacko: :wacko:

NTFS --> é um sistema de arquivos, usado por um(s) determinados sistemas operacionais.
para melhor esclarecimento da suas duvidas por favor leia esse TUTORIAL, ele lhe dara uma boa noção não so sobre o NTFS mas de uma forma global do que é sistemas de arquivos. ok?

Edição feita por: merdaman, 14/02/2005, 11:48.

Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#67 WoLvEriNe_XMeN

WoLvEriNe_XMeN

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/05/2005, 16:18

Olhem a maneira q eu fiz pra formata pc queru saber c fiz certo Obrigado....
1-Coloquei o cd do Xp apertei F8 dai começo carrega etc..
2-Tinha 3 opçoes Instalar o xp,Restaurar,Sair, dai eu mandei instalar xp ..
2-Dai eu vi a partitura NTFS q tinha as coisas dai dei enter mandei formata..
3-Formato e dai estalei tudo ok aqui blzinha ta funcionando aqui tudo ok..

E ai fiz certo ..OBS .Formatei pelo CD XP XP XP

Sem Mais..Logan..Bubua

#68 xleandro

xleandro

    Saber eh poder

  • Usuários
  • 359 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:ES
  • Interesses:Linguagens de programaçao, SO`s, hardwares e softwares.

Posted 23/05/2005, 04:34

Ta funcionando? Deu algum erro? Se tiver tudo ok, vc fez certo neh
Aparentemente fez certo sim :rolleyes:
Nesta guerra jah conquistamos grandes e pequenas batalhas, desde as mais faceis ateh akelas que para qualquer outro mortal seria dita como inalcansavel, mas então, pq continuar? Simples...
Pq o mais importante não eh vencer todas as batalhas, mas sim perpetuar a guerra. ;o)

Meu fotolog: http://www.pixlog.net/xleandro
Leandro Pretti

#69 WoLvEriNe_XMeN

WoLvEriNe_XMeN

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/05/2005, 16:42

Eu formatei meu pc so q em vez d cria C: crio D: nossa pq isso

#70 =RSV=

=RSV=

    Fireworks sempre!

  • Usuários
  • 99 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santos - SP

Posted 07/07/2005, 00:34

Bom gente, vou tentar ser curto...

Eu tinha um win98 instalado, mas deu pau (possívelmente vírus) aí instalei o xp sp2 em uma pasta que nomei com meu nome, ao invés de jogar em windows, porque só assim eu não perderia os arquivos do win98.

Depois, no próprio xp, criei um disco de boot, só que não consigo formatar a unidade c:

Os tipos de arquivo é fat32.

Eu posso deletar essa (partição) FAT32, com ajuda do cd do winxp, mas será que eu estaria fazendo o certo?????

Preciso da ajuda de vcs

Muito obrigado

#71 GM_Tek

GM_Tek

    Eh-Nois =D

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:balneário camboriú - sc
  • Interesses:Aprender php =D

Posted 09/10/2005, 14:48

Mudar letra da unidade:

1- Clique com o botão esquerdo em cima de Meu Computador;
2- Aperte em Gerenciar;
3- No lado esquerdo, selecione Gerenciamento de Disco;
4- Selecione a Partição que deseja alterar a letra no lado esquerdo;
5- Clique com botão esquerdo em cima dessa Partição;
6- Clique em Mudar Letra;
7- Escolha a letra que deseja que seje...;
8- REINICIE O PC

è isso...

EU QUE FIZ ENTAO NAO COPIEM DIREITOS AUTORAIS (GMTEK)

#72 Anderson Vulczak

Anderson Vulczak

    Novato no fórum

  • Banidos
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 13/10/2005, 18:06

Alguem sabe onde eu acho DM1 da Samsung?
"O inicio é o caminho para o Fim."(Anderson Vulczak)

Intermediário reiniciando a carreira....

No dia 23, Vote NÃO, Vote 1...

#73 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 13/10/2005, 19:13

Alguem sabe onde eu acho DM1 da Samsung?

que tal a gente procurar no site da Samsung :)

http://www.samsung.c...ities/index.htm
¬¬
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#74 Giovanna Cóppola

Giovanna Cóppola

    Normal

  • Usuários
  • 116 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:São Paulo

Posted 08/03/2006, 21:47

Pessoal, estou com o Windows 2000 Professional e quero instalar o XP (tenho apenas o CD de instalação). Tenho que fazer algum disco de boot?
Pandartt | Redação SEO, Marketing Digital, Sites e Fotos

#75 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 08/03/2006, 22:05

Pessoal, estou com o Windows 2000 Professional e quero instalar o XP (tenho apenas o CD de instalação). Tenho que fazer algum disco de boot?

voce pode atualizar diretamente do windows 2000
basta inserir o CD do xp no drive de CD-ROM dentro do windows 2000
normalmente o CD se autoexecutará, bastando somente voce seguir os passos na tela.
caso isso nao ocorra, voce devara executar o arquivo Winnt32.exe que se encontra dentro da pasta i386 que por sua vez esta dentro do CD-Rom do windows XP.
(y)
Não é necessário criar discos de boot.
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq