Jump to content


Photo

10 Pecados Web Designer


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#1 DARKSTONE

DARKSTONE

    olhar de aço ¬¬

  • Usuários
  • 261 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/07/2003, 08:07

Os 10 pecados do Webdesigner

julho - 2003


Existem certos pecados que ainda são cometidos por muitos sites de pequeno e até mesmo de grande porte. Na grande maioria são pequenos deslizes que quando esquecidos podem representar grandes perdas. Acompanhe nesse artigo uma seleção de apenas 10 dos muitos pecados dos webdesigners.

1) Não troque a cor azul dos textos linkados. Pesquisas mostram que os links são menos eficientes quando se troca a cor padrão. O seu visitante simplesmente clicará menos sobre ele. O mesmo ocorre para links sem o sublinhado.

2) Não use página de entrada ou boas-vindas. É comum encontrar sites que colocam uma primeira página contendo apenas a logomarca da empresa, uma mensagem de boas vindas e um link com o texto "ENTRAR". Evite isso. Quer saber porque? Veja nas estatísticas do seu site a quantidade de pessoas que simplesmente não clica no link "ENTRAR" e acaba abandonando o site. Você vai se assustar.

3) Não utilize textos muito longos com fontes do tamanho 1. Muitos dos visitantes do seu site não vão ler o texto por dois motivos: o primeiro é porque não vão nem perceber que ele esta lá. O segundo é que se torna bastante incômodo ler textos com fontes muito pequenas.

4) Não valorize mais o design do que o conteúdo. A maioria das pessoas quando visita um site está em busca de algum tipo de informação. O design de um site deve funcionar como uma ferramenta para facilitar o acesso e a compreensão da informação. Tudo bem que a primeira impressão é a que fica mas a frustração de não encontrar com facilidade o que se procura destrói qualquer boa impressão.

5) Não use menu utilizando JAVA Applet. Java normalmente é um recurso que demora para carregar, consome recursos até o ponto de travar algumas máquinas menos potentes. É muito comum encontrar sites que utilizam recursos JAVA, Flash, DHTML na parte mais importante que é o MENU de opções.

6) Não esqueça que a maioria das pessoas acessa Internet via Modem. Muitas produtoras de site trabalham com links de alta velocidade e os profissionais acabam esquecendo que a maioria das pessoas ainda acessam a Internet através de modens que não conseguem transferir mais de 3,3kb por segundo.

7) Não complique a navegação. Você tem poucos segundos para convencer o seu visitante a continuar visitando o site. Deixe as opções de navegação na cara do visitante. Se o site possui muitas páginas coloque uma busca interna de páginas por palavra-chave. As pessoas além de acessarem via modem também pagam PULSOS telefônicos durante o acesso e não tem muito tempo a perder no labirinto de html's do seu site.

8) Não comprometa a qualidade do seu site pela tentação de vender anúncios. Encher o site de banners animados atrapalha a visualização da informação e cansa a vista do Internauta. O resultado é que o visitante vai embora rapidamente, não volta mais para o seu site e as dezenas de banners que você colocou no site não serão clicadas e conseqüentemente seus anunciantes ficarão insatisfeitos.

9) Não use banners do tipo "ANUNCIE AQUI!". Banners desse tipo causam a impressão de que o site está louco por dinheiro e que ninguém visita aquele site. Um site bem visitado não precisa usar desses artifícios para almejar anunciantes. Os anunciantes vão até você, certos da qualidade do seu site.

10) Não faça do seu site um festival de cores. Encontre a harmonia entre a sua marca e as cores utilizadas no site. Cuidado com a escolha das cores dos textos para que não torne a leitura desagradável.

Fonte: http://www.rhoempreendedor.com.br

Alguns destas observações tem excessões
Maicon Rafael
Designer Graphics and Web

Nethand Soluções Web
Minha galeria na DeviantART

#2 advanced

advanced

    ...

  • Usuários
  • 603 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Muitos

Posted 11/07/2003, 08:14

Gostei do artigo.
Coisas ae que eu nunca imaginava que podece ser um erro.

#3 DARKSTONE

DARKSTONE

    olhar de aço ¬¬

  • Usuários
  • 261 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/07/2003, 08:49

Eu vou começar a postar umas materias legais que eu tenho estudado

bem que podia abrir uma área pra isso aki no forum neh

Obs.: Eu podia ser o responsável neh :D

valew
Maicon Rafael
Designer Graphics and Web

Nethand Soluções Web
Minha galeria na DeviantART

#4 Web Developer

Web Developer

    12 Horas

  • Usuários
  • 283 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre - RS
  • Interesses:Desenvolvimento Web.

Posted 11/07/2003, 11:02

Concordo, já tem um Off topic para isso... Legal sua máteria, procure postar mais artigos sobre isso aqui no fórum... :D
PHP não é coisa pra muleque!

#5 offspring

offspring
  • Visitantes

Posted 11/07/2003, 11:09

são 10 pecados ou 7 ? alguem ai num conto direito :lol: acho que vc esqueceu de copiar o restinho

#6 Web Developer

Web Developer

    12 Horas

  • Usuários
  • 283 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre - RS
  • Interesses:Desenvolvimento Web.

Posted 11/07/2003, 11:12

Opa tenho mais umas colocações:

--> hoje em dia o padrão para desenvolver um site é em resolução 800x600.
--> Figuras muito grande, demoram para ser carregadas, entao tenha bom censo

alguns conselhos de um programador (q manja poquinho de designer) hehe
PHP não é coisa pra muleque!

#7 = | De L0nge |=

= | De L0nge |=

    Turista

  • Usuários
  • 54 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/07/2003, 11:28

Eu acho q link sublinhado e fonte maior que 2 acaba detonando um poko o design.

Mas blz...
ALIENS EXIST!!!!!
rodrigo@creativex.com.br

#8 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 11/07/2003, 11:44

Eu acho q link sublinhado e fonte maior que 2 acaba detonando um poko o design.

Mas blz...

É relativo essa sua colocação.

Depende muito do target do site.

E se o target é para pessoas acima de 40-50 anos?

Você irá colocar uma fonte verdana 1 para pessoas que provavelmente já estão com a visão 'cansada'? B)
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#9 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 11/07/2003, 11:56

Sobre o link sublinhado, é uma coisa que Jakob Nielsen bate sempre na mesma tecla em seus artigos e livros sobre usabilidade.

Desde os princípios da Internet, os links sempre foram sublinhados e azuis. O povo está acustumado com isso.

Então se você por acaso faz algo diferente, o povo pode acabar se confundindo (principalmente se você não dá o devido destaque que um menu deve ter), o que faz com que o cara se perca completamente dentro do site e acabe saindo. B)
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#10 Nando

Nando

    Eta eta eta, brasileiro quer.. futibol, mulher e rock'n roll

  • Usuários
  • 916 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Sapucaia do Sul - RS
  • Interesses:Não sou interesseiro.

Posted 11/07/2003, 12:47

Os q faltavam estão aqui:

8) Não comprometa a qualidade do seu site pela tentação de vender anúncios. Encher o site de banners animados atrapalha a visualização da informação e cansa a vista do Internauta. O resultado é que o visitante vai embora rapidamente, não volta mais para o seu site e as dezenas de banners que você colocou no site não serão clicadas e conseqüentemente seus anunciantes ficarão insatisfeitos.

9) Não use banners do tipo "ANUNCIE AQUI!". Banners desse tipo causam a impressão de que o site está louco por dinheiro e que ninguém visita aquele site. Um site bem visitado não precisa usar desses artifícios para almejar anunciantes. Os anunciantes vão até você, certos da qualidade do seu site.

10) Não faça do seu site um festival de cores. Encontre a harmonia entre a sua marca e as cores utilizadas no site. Cuidado com a escolha das cores dos textos para que não torne a leitura desagradável.
Qualquer dia será só 1 linha de assinatura! x) Aí vou deixar essa aki mesmo já pra garantir.
Fireworks: llllllllllllllllllllllllllllll (Jah mexo a tempo mas ando meio parado)
Dreamweaver: llllllllllllllllllllllllllllll (Braço direito enquanto programo)
Js: llllllllllllllllllllllllllllll (Recem iniciando)
PHP: llllllllllllllllllllllllllllll (Dinamic Punch!!)

#11 Kenshin

Kenshin

    Damage Inc

  • Ex-Admins
  • 621 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Zona Leste

Posted 11/07/2003, 14:03

O local mais apropriado para isso não seria na seção Design em Geral?
Posted Image

#12 Web Developer

Web Developer

    12 Horas

  • Usuários
  • 283 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre - RS
  • Interesses:Desenvolvimento Web.

Posted 11/07/2003, 14:24

po para de fica se preocupando onde esta ou deve de tá o tópico, se for um tópico interessante como esse, dexa ele postar... :ok:
PHP não é coisa pra muleque!

#13 Kenshin

Kenshin

    Damage Inc

  • Ex-Admins
  • 621 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Zona Leste

Posted 11/07/2003, 14:40

E daí que o tópico é interessante? Só por isso não pode ser movido?
Posted Image

#14 DARKSTONE

DARKSTONE

    olhar de aço ¬¬

  • Usuários
  • 261 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/07/2003, 17:51

Desculpe por ter colocado no lugar errado

hehe :(

a intenção nao era prejudicar

nem me liguei

mas é isso aih
Maicon Rafael
Designer Graphics and Web

Nethand Soluções Web
Minha galeria na DeviantART

#15 Spider

Spider

    ...

  • Usuários
  • 156 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas
  • Interesses:desinteressado

Posted 11/07/2003, 19:36

Concordo co mquas tudo, exceto pela cor dos links, depende da cor usada, por exemplo, acho q só usar uma cor para link comum e link visitado e quando passar o mouse sobre ele o texto apareça sublinhado, aí sim......... O tamanho das fontes tbm concordo, mas tem sempre algum internauta q usa uam resolução muito um pouco avancadinha, tipo os japoneses q preerem usar 1600x sei lá quanto ou peÇoal geral da gringolândia q tá pegano moda de usar 1280x1024 só q com os sites em modo de janela.........

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Conhecimentos:
ּּMacromedia MX 2004, Photoshop,
▀ ּּImage Ready, HTML & CSS
Links:
ּּhttp://www.lokbr.uni.cc/
▀ּּּּּּDark Chroniclesּּּּּּ

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq