Jump to content


Photo

Problemas com Layer (Absolute e Relative)


  • Faça o login para participar
46 replies to this topic

#1 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 08/07/2003, 03:37

É claro q esse negócio de DESAFIO é só uma brincadeira que eu quis fazer com vocês. Não é que eu estou bravo por não conseguir. Hehehe :P

É sobre as camadas relativas de novo. Eu estive tentando como vcs explicaram, tentei como estava no imasters (q não é diferente do q vcs disseram) e eu realmente não consegui! Pensem sobre o que acontece ao criar uma tabela exclusivamente para os sub-menus:

1- eu tenho o topo do site no topo da página, é claro!
2- eu tenho abaixo do topo, o menu colocado horizontalmente. Assim como está este menu aí em cima do Fórum WMOnline (Busca | Regras| Membros | Meus controles |...)
3- Deste menu vão descer os sub-menus qdo o mouse estiver em cima.
4- Abaixo do menu terá um título da seção que a pessoa estiver.

Agora vem o problema!

Se eu criar uma tabela para colocar as imagens usadas para sub-menus, o Dreamweaver vai reservar este espaço ali para isso. Ou seja, ao entrar no site, vai ficar um espaço vazio ali onde vão aparecer os sub-menus. Quando se cria uma tabela, ao colocar uma imagem dentro dela, ela se redimensiona para o tamanho da imagem, não é? Automaticamente, o resto do site desce. Neste caso, o que está descendo é o título da seção que vem logo abaixo (4).
O que devia acontecer era o seguinte: ao colocar o mouse num botão do menu, o sub-menu apareceria embaixo do menu cobrindo o que estivesse abaixo (4- título da seção). Como acontece em qualquer site.

As pessoas costumam usar este recurso em um menu vertical. Talvez o meu problema seja eu estar fazendo isso com um menu horizontal - já que no vertical no lado esquerdo, as posições esquerda e superior dele na tela continuam as mesmas em qualquer resolução. Mas, levando-se em conta que o Imasters ensinou num horizontal, quer dizer que isso é possível.

Cansado de ficar explicando tudo pra vocês, eu resolvi propor uma coisa.
Eu vou fazer um layout posicionando as camadas (layers) normalmente como estou fazendo, deixando absolute. Coloco isso no ar, digo a vocês a senha e login, vocês puxam para o computador de vocês e resolvem este problema.

Depois eu puxo de novo para meu Dreamweaver para ver como é q vocês fazem para o conteúdo desta tabela não fazer o resto da página descer.
Alguém aceita o desafio?

Moderadores, acho que agora é sobre Dreamweaver, né? Mas se por acaso vcs acharem que eu devia ter postado na seção de HTML, peço a vcs q mudem aí de novo.

É isso então...
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#2 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 08/07/2003, 11:30

é aqui mesmo... e eu aceito esse desafio...

mas perceba duas coisas! Nenhum editor de HTML é completamente perfeito.. tanto o Dream como o Front tem problemas.. o mais famoso do Dream é o lance das tabelas no Layout View.. o do front não sei pq odeio Front !!!

a segunda coisa: Quando você for criar um menu e colocar uma figura dentro NUNCA deixe o dream redimensionar suas tabelas... se a igura tiver 100px X 100px .. você cria uma célula exatamente com 100x100 saca??

se vc deixar ele redimensionar ele zoa tudo memo... mas coloca o htm ae pra gente dar uma olhada! B)
Matheus Colen

Escabroso Produções

#3 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/07/2003, 02:46

Lá vai então:
O endereço é grande porque este é um endereço que fiz ontem no Kit.net justamente para testes. Então, vou aproveitar para usá-lo pra isso. Desculpa aí o tamanho. :P

Tudo junto, minúsculo, e sem acento

Não assusta com os outros dados não, porque eu me cadastrai com nome de mulher só para encher o saco mesmo.

ftp: ftp.kit.net
login: reiayanami2003
senha: ayanami

O site está bastante desalinhado e mal organizado porque fiz isso rapidamente hoje, pouco antes de postar aqui.

Usei a resolução 800 X 600 para fazer.

Muito obrigado pela atenção.
Falou!
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#4 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 09/07/2003, 12:08

Poste um HTM que não seja um template! ! B)
cara. .sei lá.. eu faço aqui e funciona...na page que você postou não deu muito certo.. mas pq vc está criando as tabelas no fireworks?? cria só as imagens e faz o resto no dream!
Tente criar uma tabela com 100% de width e height e nela vc põe as tag's DIV como relative e depois é só posicionar..

o lance é que essas tag's "empurram" a page né?? isso é algo que vc mesmo vai ter que burlar.. arranjar um espaço na sua page pra poder por essas tag's sem que elas atrapalhem!
Eu fiz um htm novo aqui .. e funciona...!! tente o seguinte.. .faça uma tabela bem comprida e coloque no final dela as DIV's.. assim elas não vão ter o que empurrar, ou então coloque elas em uma célula da sua tabela que seja grande em altura.. assim elas não interferem no layout!
no seu caso.. você poderá colocá-las na tabela que vai conter o conteúdo do site..
sinto muito cara, mas nem tudo é perfeito.. B)

Ps: Tb sou fãn de millencolin e lagwagon.. do millencolin acho que tenho todos os CD's.. eheh muito doido! :)
Matheus Colen

Escabroso Produções

#5 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/07/2003, 04:34

Eu não entendi esse negócio que vc disse pra eu fazer, mas de qualquer forma eu farei outro aqui sem usar modelo (Template) e colocarei lá.

Não é aconselhável usar Templates nesse caso?
Quer dizer que vou ter que fazer este menu em cada página separadamente?

Hehe. Eu não posso dizer que sou fã dessas bandas porque não conheço muito sobre eles. A maioria das músicas eu nem sei direito sobre o que estão falando - outro motivo para eu não poder me considerar entendido do assunto.

-------------------------------------------------------------------------------------
Editado por ter se distanciado muito do tópico.
-------------------------------------------------------------------------------------


Falou!

Edição feita por: Crab, 15/07/2004, 22:53.

PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#6 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/07/2003, 00:59

Eu fiz um novo teste e já coloquei no ar. É só vc olhar. Pelo que eu entendi do que vc me disse, pensei que talvez fosse da forma que fiz agora.

_ Se não for assim, eu tento fazer novamente.

_ Se for assim, eu tenho algumas dúvidas em relação a este modo, mas é melhor vc ver primeiro. Se tiver errado, eu te pergunto a minha dúvida.

Para vc ter uma idéia, eu nem precisei mudar o absolute para relative. Isso aconteceu porque fiz cada layer dentro de uma célula da tabela ao invés de colocar na mesma. Minha dúvida é em relação a isto, mas vê primeiro e depois me fala se tá certo ou errado.

O endereço para ir direto para a página é este aqui

Se você quiser mexer na página, tem uma que está só com o menu e o topo, sem os sub-menus, caso você preferir. O link tá aqui

É isso, então. Tomara que eu tenha progredido...
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#7 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 17/07/2003, 10:05

progrediu sim cara...
mas vc sacou porque desse jeito que vc fez funcionou?? por que sua page não está centralizada na página! ela está para a esquerda.. então..eu posso redimensionar o quanto eu quiser que não vou mudar a posição dos layers...

assim funciona tb.. mas se você quiser usar a página centralizada...terá que usar o lance do relative mesmo! B)
Matheus Colen

Escabroso Produções

#8 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/07/2003, 05:13

Perguntas:

1- Agora é só mudar de absolute para relative e centralizar que dá?
2- O único jeito de fazer é assim? Ou eu posso colocar as layers com os sub-menus numa mesma célula?

Essa era a minha dúvida maior. Vc já pensou no caso de eu ter que fazer um sub-menu maior? Deste jeito que eu fiz, se o sub-menu for muito grande, eu vou ter que deixar um espaço muito grande antes da página, entende?
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#9 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 18/07/2003, 12:24

testa ae cara.. mas eu creio que se trocar de absolute para relative ele vai distorcer...
vc tem que arranjar um lugar legal para por esses layers! B)
Matheus Colen

Escabroso Produções

#10 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/07/2003, 03:34

"vc tem que arranjar um lugar legal para por esses layers!"


Esse é o problema... hehehe.
Mas eu vou testar mais coisas aqui, depois posto os resultados.
Obrigado pela atenção que vc tá me dando!
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#11 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 19/07/2003, 20:11

hehe
tranquilo cara!! B) :ok:
Matheus Colen

Escabroso Produções

#12 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/07/2003, 00:49

"cara, poste sua dúvida somente em um tópico, ok? postar em vários não vai ajudar a resolver!

Esse cara criou umas funções em JS para exibir corretamente esses layers...

Deve existir alguma extenção que faça isso.. da uma olhada no site da macromedia!"

Desculpa aí mas é que aquele outro tópico que vc escreveu isso aí já era um pouco mais antigo. Como eu não consegui solucionar e nem entender direito o que eu tinha que fazer, resolvi criar este aqui para fazer diferente: ao invés de eu falar o que estava dando errado, eu queria mostrar.

Continuando o assunto deste tópico:
Eu fiz outra página colocando-a centralizada e mudando as camadas para relative. Aconteceu a mesma coisa que sempre acontece. Eu tirei um "Print Screen" pra vc ver como fica. Nesta imagem a "mãozinha" do mouse estava sobre o botão "Offspring". Olha onde o sub-menu está aparecendo!
Aqui está a imagem - Obs.: eu desenhei a mãozinha pois ela não saiu no "Print Screen".

Uma coisa estranha que acontece é que, quando eu mudo de absolute para relative, as camadas se transformam em tabelas (ou somem, não sei). Isso não deve ser normal de acontecer... toda vez que mudo faz isso. Isso acontece neste caso, onde cada camada está dentro de uma célula da tabela.
Se eu coloco todas na mesma célula, qdo mudo de absolute para relative as camadas com os sub-menus automaticamente se colocam uma de baixo da outra. Eu não sei mais como resolver este problema.
Foi por isso que coloquei como título do tópico que eu duvidava que isso é possível...

Aqui está a página pra vc ver.
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#13 Pirucask8

Pirucask8

    SouzaColen

  • Usuários
  • 1925 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Capital !!

Posted 22/07/2003, 01:10

"cara, poste sua dúvida somente em um tópico, ok? postar em vários não vai ajudar a resolver!

Esse cara criou umas funções em JS para exibir corretamente esses layers...

Deve existir alguma extenção que faça isso.. da uma olhada no site da macromedia!"

fica frio pq isso não era pra VC.. eheh mas fico feliz em saber que vc tem uma boa conciência! :ok:

vou dar uma olhada e já volto! B)


<-------->
Se liga.. achei um link que pode nos ajudar..

é um JS pronto que faz o menu.. creio que nossa solução está nesse JS cara..
http://forum.wmonlin...818&hl=submenus

lá tem um link...

Edição feita por: Pirucask8, 22/07/2003, 02:38.

Matheus Colen

Escabroso Produções

#14 Kosmos

Kosmos

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/07/2003, 00:43

Parece ser muito bom. Apesar de que eu queria aprender a fazer um do nada, mas esse aí parece ser bom, além de ser customizável.
Vou dar uma olhada nele aqui.
Obrigado!
PROÍBIDO IMAGENS NA ASSINATURA

#15 Duff

Duff
  • Visitantes

Posted 23/07/2003, 10:13

aí cara, tava vendo o tópico e acho q consegui resolver o problema... pelo que eu entendi o problema é o posicionamento das camadas... é isso mesmo??

Se for realmente isso, eu fiz aqui no Dreamweaver um modelo igual ao que você publicou e refiz os submenus, acredito q o que estava dando errado era o fato de você ter criado as camadas dentro de tabelas, pois assim você limitaria o posicionamento das camadas.
Se você quiser dar uma olhada no modelo que eu fiz eu posso publicar nesse endereço que você postou aqui, se tiver interesse me manda uma resposta que eu envio.. :ok:

Valeu.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq