Jump to content


Dúvida Sobre Offset


  • Faça o login para participar
41 replies to this topic

#16 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 18/07/2003, 08:55

bão, ninguém falou nos ditos cujos dos preços, uahuahauahuaha! mais EUUUU vou falar, hahahahah!
aeó negócio é assim as antes existiam apenas as CtP's enormes e que custam milhares de dóllares que só uma grande Gráfica Off-Set poderia comprar, mais hoje em dia invetaram uma tecnologia (fui num congresso a umas 2 semanas sobre isso) que vc pode ter um CtP caseiro em sua gráfica, como???? só é preciso uma impressora laser com um formato de boca um pouco maior (230mm) e uma chapa de CtP especial que criaram para isso (num sei se pode falar, mais foi a Agfa que criou esta tecnologia), bom como a chapa é de poliéster ela não pode dilatar, e o que isso significa???? as impressoras a laser de hoje em dia (a HP está incluída, tenho uma 1200 aqui e ela esquenta que é uma beleza) tem uma chapa que esquenta e quando o filme (laser, vegetal ou CtP) passa por ela ele dilata (ou "abre" na linguagem técnica) ocasionando que o registro de cores não sai perfeito, tendo que tirar vários e vários filmes (filme laser ou vegetal) para conseguir um encaixe perfeito.
Filme Laser ou Vegetal??? é hoje está comum gráficas pequenas se utilizarem de folhas de "papel" Laser ou Vegetal para baratear o custo do impresso, mais o que é isso???? é como se fosse o filme de fotolito, mais a folha é um pouco mais opaca e é impressa numa impressora laser comum, não necessitando de uma impressora de fotolito enorme e cara :o) .
aahhhh esqueci de dizer aquele CtP caseiro só serve pra impressões de pequenas quantidades 10.000 no máximo se não me engano a uma resolução de 600 dpi.
e sobre os preço depende muito da gráfica onde vai ser impresso, mais se for algo comum (um papel couché, impressão em policromia (quadricromia), 1000 unidades) vc vai pagar uns 250 reais, pois a quantidade é pequena em relação a "qualidade" requerida, para compensar fazer um cartão em quadricromia seriam no mínimo uns 5000 cartões, mais hoje já existem gráficas especializadas em cartão (o famoso cartão fotográfico) que inventaram uma maneira de baratear o custo e vendem cartões fotográficos pela média de preço de 60 reais. (depois explico como é a forma que eles criaram para baratear)
eu tinha mais algumas coisas pra falar mais esqueci o que era, uhauahauahau e achei que o texto ficou um pouco confuso, desculpem qualquer dúvida sobre essa salada que postei aí, é só falar que respondo, e mais tarde falo como os caras barateiam o custo do cartão, por enquanto vao pensando (isto é um desafio, alguém sabe??? hehehheeh)

[]'s

Old_Pardal

ps.: os custos são baseados nos preços aqui de curitiba
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#17 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 18/07/2003, 09:09

Vida boa heim curitibano. Linda tua cidade.

Já usei muito laiser filme. há uns 8 anos atrás eu fazia isso no bureau que trampava para os cliente que não queriam pagar fotolito. Isso é uma saída legal para baixar o preço.

Agora, eu só aconselho esse tipo de procedimento para artes simples e sem retículas (isso se o cliente for exigente, agora se não, tá valendo).

Claro que com laiser filme vc nunca terá a qualidade de uma imagesetter. Mas é como eu falei, depende do cliente.
=======
VICHENCO
=======

#18 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 18/07/2003, 11:05

hehehe isso é bom... antigamente eu tirava filmes em jato de tinta... em acetado.... ganhei muito dinheiro com uma epsonzinha..... :)

hehehhe parecia retícula estocástica..... hehehehh


velhos tempos.... eu comecei... na fotomecanica..... muito antes mesmo la pelos meus 13 anos pra fazer livro eu usava VEntura em P e B...... tinha que trocar de partição pra rodar ele... e outra para rodar windows.
Fora que antes eu via os artefinalistas fazendo uma revista na mão.
E filme convencional... tirava a revista em PeB pra bater foto e gerar filme.. depois aplicavam reticulas... e seleção bruta..
impressora de 300dpis hehehe laser..... 486 dx2 66 hehehe faz parti.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#19 alx

alx
  • Visitantes

Posted 19/07/2003, 19:02

putz....... foto-mecânica... qto tempo q eu não ouvia isso!!! deve ter tomado muito leite pra desentoxicar! hahahaha a vida hoje é q é boa!!! :lol:

bom, sobre o laser film, infelizmente temos q ter este material pra atender aos clientes q não querem pagar fotolitos, a impressão não é 100% e não me aceito a tirar qq material q tenha encaixe de cores nele.

tb tenho uma HP 1200 series na gráfica e qdo preciso, tiro nela mesmo... olha só: 1200dpi com as etapas de gradiente (no corel, no caso) em 1024 etapas - qdo mando pro fotolito vai com 2000 etapas.

e qdo o serviço é só traço, notas fiscais, eu tb uso ela, mas pra qq outra coisa, mesmo impressos a uma cor com muitas retículas baixas (10% / 20%) fotolito no material.

é isso aí!


CARAS, NÃO SEI VCS, MAS ESTOU ACHANDO O MÁXIMO O NÍVEL DAS CONVERSAS NESTA SALA!!!! :lol:

#20 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 21/07/2003, 08:49

ae alx realmente degradês e retículas em baixa não saem muito legal, mais com fotolito fica show!
sobre a resposta de como baratear custo do cartão de visita?? o negócio funciona assim, ela same vender cartão como loucos e dão o prazo de 2 semanas pra entrega, aí pegam e enchem uma folha inteira com cartões diferentes e mandam rodar em policromia, aí o que ocorre, eles gastam 1 matriz pra rodar 20 tipos de cartões diferentes, barateando o custo (ganhando dinheiro pra caramba) e entregando um cartão com excelente qualidade de impressão, mais o ruim disso tudo é o design dos cartões, alguns ficam muito bons, mais a maioria é tudo igual, muda pouca coisa, aí eu acho que eles pecam! mais a qualidade de impressão é muito boa, com custo reduzido!!!

[]'s
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#21 alx

alx
  • Visitantes

Posted 21/07/2003, 23:45

temos isso aqui na gráfica. se chama "placa de cartões" e realmente é uma forma acessível de se ter algo feio.

CARTÕES EM POLICROMIA... hehehhe... pra q cartões coloridos? em duas cores tá ótimo.

olha as desvantagens:
01. vc não escolhe o acabamento... verniz ou plastificação. vai o gosto da maioria.

02. se resolver rodar mais 1000 cartões não terá sua chapa pronta pra rodar, vai ter q esperar a próxima placa.

03. se for plastificado, muito dificilmente o papel se manterá firme, ou seja, um couche 280gr vai ficar meio "mole" qdo for plastificado. o ideal seria um triplex, mas aí o preço fica alto.

04. isso acaba gerando um público acostumado a preços baixos, o q a longo prazo pode dar uma má reputação de "barateira" pra gráfica (embora acredite q vc tenha q ter todos os tipos de serviços para seus clientes!)

05. vc não tem seu cartão amanhãs, ou num prazo determinado por vc. precisa esperar o fechamento da placa.

como vê, acho q o cliente tem a opção de pagar menos, mas tem q se preparar para uma série de "condições" e q - pior pras gráficas - às vezes, ao receber o material impresso, simplesmente desistem do trampo.

e aí?

#22 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 22/07/2003, 08:35

uhuehuehueh realmente é uma maneira de baratear e tem bastante desvantagens, mais tem muitas vantagens tb! bom eu sinceramente até faria um cartão em policromia, mais não fotográfico, mais simples sabe, tenho umas idéias na cabeça que acham que ficam muito legais, mais opinião própria eu prefiro coisas mais simples, ficam mais "estilosas" :o)
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#23 alx

alx
  • Visitantes

Posted 22/07/2003, 20:41

pardal, quais outras vantagens vc vê neste sistema além do custo???

#24 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 23/07/2003, 14:26

uehueheueh achu que nenhuma :o)
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#25 alx

alx
  • Visitantes

Posted 24/07/2003, 21:59

então... isso vc precisa verificar.

até q ponto a individualidade do seu cartão é sacrificável mediante um custo menor? pense nisso!

#26 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 25/07/2003, 08:23

então... isso vc precisa verificar.

até q ponto a individualidade do seu cartão é sacrificável mediante um custo menor? pense nisso!

Sem dúvida a coletividade de clientes em um único impresso pode comprometer a qualidade.

Vamos supor o seguinte:

um dos clientes quer um cartao totalmente chapado em preto com as letras brancas.
um outro que o cartao com uma foto em quadricromia.

O impressor vai precisar carregar um pouco para conseguir fazer um chapado decente.

Pergunta: O que vai acontecer com a foto?
=======
VICHENCO
=======

#27 alx

alx
  • Visitantes

Posted 27/07/2003, 02:23

vai ficar totalmente alterada a carga de cores... e olha mais... o ideal para um cartão chapadão destes seria passar duas
vezes na máquina...

pra dar um preto legal (ou usar um preto 2x pantone)... neste esquema, sem chance!

#28 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 27/07/2003, 13:07

Geralmente eu colocou um calço no preto.. Faço um preto com 20%azul...para algumas gráficas uso 40% de azul no preto. ai não precisa... carregar no preto ao ponto de atrapalhar a imagem do outro cartão. Fora este recurso qualquer outro irá detonar a imagem do outro cartão.
Já pantone... vai deixar mais caro..
Fora Q...: caramba hehe viche C apelou nesse exemplo.. um cartao chapado com um colorido.. melhor rodar a porkera do cartao preto sozim.. numa multilit hehehe...
sds, :D
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#29 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 27/07/2003, 15:49

tem gosto pra tudo. foi só para ilustrar que em alguns casos nao compensa fazer essa economia.
=======
VICHENCO
=======

#30 alx

alx
  • Visitantes

Posted 29/07/2003, 21:04

nas últimas chapas de cartões q rodamos na gráfica, experimentamos calçar o preto com 40% de cyan, 40% de preto, 20% de amarelo e os 100% de preto.

cara, ficou um pusta pretão!

tipo o preto pantone 2x.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)


    Bing (1)
IPB Skin By Virteq