Jump to content


Dúvida Sobre Offset


  • Faça o login para participar
41 replies to this topic

#1 John Andrade

John Andrade
  • Visitantes

Posted 30/06/2003, 21:56

Eu tava lendo tópicos antigos e surgiu uma dúvida.
Nas impressões OFFSET, a matriz pde ser apenas Fotolito ou aquela chapa e talz ?
Impressora OFFSET pode trabalhar com formato digital ?

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 01/07/2003, 00:51

as matrizes de offset podem ser chapas de fotolito (filmes) q gravarão uma chapa metálica, ou CtP direto (q seria uma chapa pronta de poliéster).

offset é uma coisa, digital é outra. a digital dispensa o uso de fotolitos e CtP.

#3 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 01/07/2003, 08:23

OFFSET: Neste processo usa-se como primeira etapa a confecção do fotolito. Cada cor será um fotolito separado. Depois pega-se este fotolito e grava-se uma chapa (lâmina metálica que é gravada em um processo de fotoesposição).

Hoje já é possível gravar a chapa direto do arquivo digital. Porem, este processo ainda é muito caro e a maioria das gráficas ainda usam fotolito.

Existem máquinas digitais de alta resolução (que não são offset) para pequenas tiragens (2.000, 3.000). Passou desta tiragem o processo offset se torna mais barato.
=======
VICHENCO
=======

#4 John Andrade

John Andrade
  • Visitantes

Posted 01/07/2003, 10:33

ahhh valeu.

Geralmente, as empresas que imprimem em offset fornecem o serviço de produção do fotolito ou isso é separado ?
O Fotolito é fornecido para o cliente ou ele é mantido pela gráfica ?

Como posso aprender mais sobre isso ? Estou querendo ocnhecer várias técnicas de produção gráfica. Vocês recomendam que eu vá em uma gráfica e troque várias idéias ou existe alguma publicação [ livros, revistas, forums(alem deste)] que trate de processos gráficos ?

Ps: Valeu pessoal por estarem me ajudando

#5 John Andrade

John Andrade
  • Visitantes

Posted 01/07/2003, 10:39

Vocês poderiam postar aqui alguns preços médios de publicações, sem levar em conta o processo de criação. Somente a impressão ( eu sei que isso varia de gráfica pra gráfica ). Isso depende de cada trabalho. Comentem um que vocês tenham feito e tal. Só por curiosidade.

#6 alx

alx
  • Visitantes

Posted 08/07/2003, 00:32

Geralmente, as empresas que imprimem em offset fornecem o serviço de produção do fotolito ou isso é separado?
O Fotolito é fornecido para o cliente ou ele é mantido pela gráfica?


olha, isso varia muito. algumas grandes gráficas tem fotolito próprio, outras terceirizam. ainda assim todas aceitam q o cliente traga o fotolito próprio desde q esteja dento dos padrões de impressão da gráfica (lineatura, formato gráfico e tudo mais)

dentro de um orçamento vc pode colocar o preço do fotolito ou não, fica a critério do cliente.

Como posso aprender mais sobre isso ? Estou querendo ocnhecer várias técnicas de produção gráfica. Vocês recomendam que eu vá em uma gráfica e troque várias idéias ou existe alguma publicação [ livros, revistas, forums(alem deste)] que trate de processos gráficos?

depende. se vc mora em são paulo - capital, tem um monte de cursos e palestras. algumas gratuitas, outras pagas... mas vale a pena.
livros nem conheço sobre DtP mesmo, mas tem algumas revistas q ajudam bem... na área de impressão mesmo vc pode encotrar a Publish e a Design Gráfico, q sempre falam sobre as novidades do meio e trazem ótimas matérias.

e procurar conversar com o pessoal das gráficas da tua cidade, procurar um bureau nela e estar jundo dos caras. é interessante pra eles e pra vc.

manda ver!

#7 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 09/07/2003, 20:27

Além disso exitem outras tecnologias.... como off-set DI - Direct Imagem - grava chapa direto na maquina de impressão. Em 15 minutos já se tem a 1 prova de cor. Está entre o processo de Impressão Digital e off-set :)


Serve para serviços rápidos de pequenas e médias tiragens e com qualidade off-set.
Exemplo: Tenho uma evento para participar, resolvi de ultima hora. Entra em maquina pela manhã e sai no meio-dia.
:rolleyes:
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#8 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 09/07/2003, 21:21

_kreativ_ Postado em 09 Jul 2003, 20:27
--------------------------------------------------------------------------------
Além disso exitem outras tecnologias.... como off-set DI - Direct Imagem - grava chapa direto na maquina de impressão. Em 15 minutos já se tem a 1 prova de cor. Está entre o processo de Impressão Digital e off-set


Serve para serviços rápidos de pequenas e médias tiragens e com qualidade off-set.
Exemplo: Tenho uma evento para participar, resolvi de ultima hora. Entra em maquina pela manhã e sai no meio-dia.


E qto aos preços? <_<

qual a diferença entre essa a gráfica q tem tecnologia digital de ponta
e a gráfica convencional?(off-set)

vc sabe?

Imagino q não seja barata!

isso varia tbem...

depende da quantidade tbem... tem q ver se compensa...
o milheiro de um flyer de 10 x 15 cm, 4 cores (cmyk), por qto sai num papel couché fosco numa e na outra?

pra ter uma base...

Galera, esse é o Kreativ, um amigo meu nos tempos de irc da (brasnet)

gente boa, ruim é a polícia q não prende... :lol: hauhauahauahuaha zuera

saca um pouquinho, só...zuando de novo...

some não cara

t+

#9 alx

alx
  • Visitantes

Posted 10/07/2003, 00:07

E qto aos preços?

qual a diferença entre essa a gráfica q tem tecnologia digital de ponta
e a gráfica convencional?(off-set)

vc sabe?

Imagino q não seja barata!


a impressão DI dispensa o fotolito e a necessidade de grandes impressões, ou seja, se vc precisar de 5000 panfletos hoje, 5000 mês q vem vc pode imprimir 5000 e depois mais 5000.

ela trabalha sobre a demanda... "on demand"... e isso pode tornar o preço mais interessante. nota: se vc pode imprimir duas vezes, vc corta gastos de armazenamento do material impresso, transporte e muito mais coisas... enquanto q em offset pra ser interessante vc precisaria imprimir tudo de uma vez só.

a qualidade é a mesma, precisa verificar de acordo com a tiragem q será impressa.

#10 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 10/07/2003, 22:21

Já tive uma DI - Os custos são mais baratos. Isto na visão do dono da gráfica. Já para o cliente final sai no mesmo preço ou até mais barato ou até mais caro, varia muito. Não é so o impresso em si que a grafica passa a vender e sim, qualidade em prazos super curtos e diferenciais únicos o que pode encarecer o produto ou nao, depende da grafica. O mesmo equipamento tem complementos de forno UV para secagem rápida e impressão de dados variáveis em preto, para personalização. O cliente para este tipo de serviço é cliente "on demand" que trabalha por demanda igual nosso amigo sitou acima. Não trabalham com estoques e querem tudo pra ontem e geralmente não se repete o mesmo serviço, sempre tem alterações.

Impressão Digital: impressão feita em copiadora colorida ou impressora laser colorida - Sua impressão é feita direto do computador.
feita para quantidades pequenas, apresentação de lay-outs, provas simples entre outros. Podem fazer dados variaves, ou seja, 10 capas de revista cada um com nome do assinante diferente ja impresso..(print on demand)

Impressão digital em equipamentos Computer To Paper: máquinas de alta definição como Indigo, Seikon, DicoPress, Duco70 xerox, etc todo com sua engines bem parecidas. Fazem tudo o que as maquinas de impressão digital fazem mesmo porque são consideradas também como impressão digital. Vantagens: Qualidade muito superior, simulação de reticulas melhorada, muitos não conseguem diferenciar usa impressão de uma impressão off-set. Também para pequenas médias tiragens. Outra vantagem são os formatos e capacidade de impressão em diversos tipo de midias especiais. Prova de cor entre outros. dados variaveis mais avancados em full page color. (print on demand)

Impressão DI: eu já falei acima. lembrando que DI formato 2, são hibricas(off-set e off-set digital), ou seja tanto gravam chapas direto, como recebem chapas ja gravadas. (print on demand)

Impressao Off-set: tradicional, necessita de um fotolito antes para se gravar chapa, ou um CTP(computer to plate).

e por ai vai.... flexogravura, rotogravura... entre outros.....


diz .. pendragon - Esse e chapa demais - eu arranho em artes graficas em geral hehehe ninguem pode falar que sabe tudo nisso cada dia se aprende mais e mais.... as tecnologias estao mudando muito rapido.

desculpem pela acentuacao - del pal de uma hora pra outra no teclado.

flw aee
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#11 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 11/07/2003, 10:08

Pelo visto temos um pessoal bom aqui.

Parabéns.
=======
VICHENCO
=======

#12 John Andrade

John Andrade
  • Visitantes

Posted 14/07/2003, 09:27

VALEOOOOOOOOOOOOOOOZZZ

#13 alx

alx
  • Visitantes

Posted 14/07/2003, 21:57

Pelo visto temos um pessoal bom aqui.

Parabéns.

é verdade. e o forum precisa deste pessoal com mais vivência profissional.

legal teu coment kreativ.

#14 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 17/07/2003, 09:37

é verdade. e o forum precisa deste pessoal com mais vivência profissional.

legal teu coment kreativ.



Vlw ALX, eu vim pra ficar mesmo, neste fórum.

Um forum muito interessante, com pessoas inteligentes e o melhor peguntas interessantes. Fora o pessoal qualificado que tem para responder...

bom sem babar muito pra nao ficar chato hehehehe


é um forum 1000% :ok: gostei pra caramba de vcs...... e to fazendo uns teste aki no meu birô em breve vou enxer aki de perguntas.... vejo que tem pessoas de diversos segmentos que ajudarão muito. :light:

abraços, :blink:
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#15 alx

alx
  • Visitantes

Posted 17/07/2003, 21:42

hahaha... bureau.. q saudade...

seguinte:

eu trabalho em gráfica, com desenvolvimento e preparação de material q vai (ou não) ser enviado pra fotolitia. trabalhei em bureau antes de ir pra gráfica, de lá vem quase tudo o q sei sobre photoshop e manipulação de imanges.

o vich, trampa em um bureau em sampa, e manda muuuuuuuuuuuuuito bem... acho q ele pode se apresentar melhor.

seja bem vindo!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq