Jump to content


Photo

Dúvida Referente A Paradigmas De Programação!


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Thiago José Ferreira

Thiago José Ferreira

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas

Posted 04/12/2010, 18:07

Galera, boa tarde.

Minha dúvida é mais referente a paradigmas de programação, como não há nenhuma board específica para esse tipo de dúvida, estou perguntando aqui mesmo na área de linguagem C, porque parte da dúvida trata dessa linguagem. Bom vamos lá, eu preciso fazer um trabalho para apresentar para sala na faculdade e o assunto é o paradigma imperativo, estou com algumas dúvidas, se puderem me ajudar, ficarei grato. Lá vai:

É possível por exemplo, utilizar uma linguagem de alto nível como o Java(paradigma OO), mesmo que isso não seja viável, para criar drivers de hardware ou isso não é possível? E criar um programa grande como o AutoCAD usando assembly, seria possível também ou não?

Uma outra dúvida, todas as linguagens orientadas a objeto são consideradas linguagens de alto nível e são recomendadas a serem usadas quando se necessita fazer programas muito grandes?

Uma linguagem pode englobar mais de um paradigma ao mesmo tempo?

Uma outra dúvida, a linguagem C engloba vários paradigmas ou não? Pois, pelo que pude entender referente as características dos paradigmas, C encaixa em três paradigmas, imperativo, estruturado e procedural.

Imperativo - pois o paradigma imperativo, por exemplo, consiste fazer programas que são lidos em uma sequ~encia de comandos para o computador executar, ou seja, linha por linha, além de ser baseado na mudanças dos estados das variáveis, através de comandos de atribuição, exatamente como ocorre na linguagem C.
Procedural - pelo que pude entender, paradigma procedural consistar pegar um problema(programa, no caso), e quebrar em partes menores, e cada parte resolveria uma parte do problema, por exemplo, fazer um programa que calcule a media de todos alunos, poderia quebrar esse programa de forma que uma parte ficaria responsável por ler as notas de todos alunos e a outra, por exemplo calculasse as médias. Isso no caso seria funções, o que é muito utilizado na linguagem C.
Estruturado - pois esse paradigma reduz um programa a ser resolvido em três estruturadas: sequência(linha por linha como na linguagem imperativa), decisão(seria o if), iteração(loopings, while, for, etc). Essa linguagem foi transformada na prática depois para linguagem modular, que utiliza sub-rotinas e as
funções para resolução de problemas.

Para finalizar, mais uma duvidazinha, rsrs, eu entendi isso, se eu estiver errado me corrijam, por favor. Os paradigmas de programação são úteis para criadores de linguagens de programação(por exemplo, quando criador ou criadores da linguagem C), pois de acordo com a escolha do paradigma, ele vai determinar como os programadores que irão utilizar essa linguagem deverão proceder para desenvolver os programas.

Por exemplo, o Diego cria a linguagem X e ele opta em utilizar o paradigma orientado a objetos, ou seja, se os programadores forem utilizar essa linguagem X, eles não terão opção de escolher o paradigma, ele irão escolher a linguagem, que automaticamente já vem o paradigma OO embutido, correto?

Obrigado.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq