Jump to content


Photo

Proteção De Sistema Em Php+Mysql


  • Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 CmteMoraes

CmteMoraes

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 25/11/2010, 19:05

Estou migrando meus sistemas de Clipper para PHP+MySql, contudo tenho pesquisado uma solução para impedir que os arquivos sejam baixados e copiados pela internet. A idéia inicial é disponibilizar o sistema no servidor da empresa com acesso total aos colaboradores e parcial de alguns modulos pelos clientes para atualizacao, consulta e impressao de relatorios.

Até o momento não encontrei nenhuma explicação didática de como impedir totalmente este tipo de ação dos usuários. Estou entusiasmado com a possibilidade de montar um sistema no qual não tenha de ser atualizado em cada máquina e que possa ser acessado de qualquer local. Como ainda estou iniciando na plataforma de desenvolvimento web, a principio estou optando pelo PHP com MySql. Alguns profissionais me disseram que o ideal seria Java, mas a janela de aprendizado é bem maior.

Como no PHP o código é inteiramente processado no servidor, acredito que devam haver formas de proteger os arquivos. Seria através de configuração do servidor ? O banco de dados Mysql tambem possui um bom nivel de proteção ?

Agradeço antecipadamente pela ajuda.

Cmte.Moraes

#2 Alexx Ares

Alexx Ares

    Doutor

  • Usuários
  • 921 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santos - SP

Posted 25/11/2010, 23:52

O script PHP é processado no servidor, e quando tem acesso por algum visitante o mesmo não enxerga o script, apenas o código fonte que é o HTML que monta visualmente um site... sendo assim, se o seu sistema estiver hospedado em um servidor que somente você tenha acesso e os outros só entrem pelo endereço www., ninguem vai ver ou baixar o sistema, apenas visualizar o resultado, a página html.

Agora se a idéia é criar sistemas em redes internas de empresas por exemplo, vale a mesma regra, mas o dono da empresa pode ter acesso ao computador que hospeda e assim ao fonte do programa...

É isso que quer saber?

:) (y)
||| PENSE NISSO ||| O ser humano, dizem, deve dormir 8 horas por dia. Isso equivale a 1 terço do seu dia dormindo. Agora imagine a seguinte situação: você, com 75 anos, prestes a morrer, olha para trás e percebe que dormiu 1 terço da sua vida, ou seja, 25 anos. Cara... 25 ANOS DORMINDO !!! Se você tem menos de 25 anos, simplesmente você vai dormir mais do que viveu até hoje!!! Pense nisso... e durma menos.

#3 CmteMoraes

CmteMoraes

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 26/11/2010, 10:49

Exatamente, penso em instalar o sistema em um servidor aqui na empresa para evitar que o sistema esteja fora do ar por causa da conexao com a internet, muito precaria por aqui. Quanto aos fontes em php já vi algo sobre criptograr os arquivos.
Quanto ao acesso interno tem como ser feito via web e somente em caso de falha de link liberar para acesso direto ?
Entendi que qualquer pagina php nao pode ser baixada, somente html é isso ?

Cmte.Moraes




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq