Jump to content


Photo

Duvidas De Um Iniciante


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 RuanJoppert

RuanJoppert

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Foz

Posted 10/07/2010, 20:40

Primeiramente boa noite,



Galera eu fiz um curso de webdesign, HORRÍVEL diga-se de passagem, mas como moro no interior do Paraná, o curso da pro gasto. Mas o problema é que eu não tenho a minima ideia de como vender um site, de como chegar num cliente, achei que no curso eles dariam este suporte mas me enganei.

O problema é que fiz o curso quase que pra aprender somente isto, como vender. Então cá estou eu, pedindo umas dicas, sugestões dos webdesigners mais experientes. Como começo minha carreira? Como vendo meus sites? Fazer eu ja sei, o problema agora é vender.


Grande abraço



Obs* Fiz um portifolio pra mim estes dias, não sei se está bom ;S ( http://rd-st.sytes.net:8090/live/ ) é hosteado aqui em casa mesmo ;P ( que vergonha ).

#2 Sky Walker

Sky Walker

    Turista

  • Usuários
  • 48 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Vargem Alegre

Posted 22/07/2010, 10:57

E ae Ruan tudo bem ?

Cara eu não sou um dos mais indicados a te responder essa pergunta, mais tenho um pouco de experiência e posso te passar aquilo que sei.

Primeiro procure o responsável pela empresa, a administração, o gerente ou o dono - isso é óbvio, você não vai fazer a proposta para o a moça do balcão :P. Mais primeiro de tudo procure saber se a empresa já tem site, se tiver pergunte se querem uma reformularão do site. Se a empresa não tiver, fale com eles que irá fazer um site, sem compromisso, e que irá voltar uma semana depois com o Design pronto(apenas o Design), no primeiro "encontro" não fale de preço ou fale apenas superficialmente, faça também um briefing para saber oque realmente eles querem.

Tem site de vários preços de 600 a 1.200, vou fazer um site pra vocês, sem compromisso, tenho certeza que irão gostar(essa e a parte que você fala uma linguagem técnica so pra impressionar, como um técnico que quando vai consertar seu pc fala: ahhh os slots da placa mãe e da rebinboca da parafuseta e blablabla), nossos sites são feitos em html e estilizados em css, eles são totalmente estáveis sem bugs e sem erros, tem muita gente por ai que faz sites mais que ficam mais fora do ar do que dentro, eu te garanto que ficará muito satisfeito com o nosso produto.
Se eles não quiserem, bate na tecla que e sem compromisso, e que voltará o mais rapido possível ou dentro de uma semana.
No encontro seguinte, prepare os contratos (2 vias). Geralmente faço 2 desings um mais barato o mais simples, e outro mais caro o mais complexo, as vezes auto-gestão ou em flahs ou WordPress - depende do cliente. Sempre apresento o mais barato primeiro, para depois apresentar o outro, dependendo da reação do cliente aumento ou abaixo o preço(lembrando que deve falar o preço depois da apresentação), se não gostarem, seja persistente, va para casa e modifique o layout e volte depois.
Se comprarem realmente seu site, esclareça sobre o domínio e o host, não fale tudo, apenas que são taxas que é cobrada anualmente ou mensalmente, para colocar o site na web, e que não é você quem as cobra, por isso você não pode livra-los de pagar. Assine o contrato com eles - que pode ser encontrado na net mesmo. Tente abordar todos os aspectos.De uma procurada no google modelos de contratos de prestação de serviços ou de web design.

Precisa ter muita segurança na hora de falar e saber também o que exatamente vai falar, pense em todas as possíveis perguntas e as respostas, tente pensar na reação deles de vários "ângulos". Fique tranqüilo, você vai pegando o jeito com o tempo :lol: .

É importante também você caprichar no seu site e na sua apresentação, faça um folder bem legal, bem atraente isso muda tudo. Cuidado com a sua aparência também, nada de chegar de calça rasgada, bermuda ou de camiseta, de preferência a um estilo que mostre seriedade, evite ficar falando muita gíria também.

Você pode tentar de outra forma ... Faz todo o design e chega com a proposta nova e fala
- Sou web designer faço sites, percebi que vocês não tem um siite ainda ou percebi que seu site que está no ar tem esse e esse problema ou simples mente gostaria de mostrar uma nova proposta de um site para a sua empresa, e mostre o desing que fez e fala a linguagem técnica e faz as alterações que ele pedir.

É bom também pensar em um tipo de parcelamento, ou um modo de pagar. Eu geralmente recebo uma parte 30% ou 50% quando assino o contrato e a outra quando entrego o site. Sempre registre o que você falou e o que eles disseram, guarde e-mails tudo, so por precaução. Não faça nada no tipo confiança um ao outro. So faça aquilo que estiver no contrato, oque elesquiseremm a mais faça uma nota e peça para ele assinar.

Euparticularmentee contrato duas empresas para fazer odomínioo e o host. Startlogic para o host e a locaweb para odomínioo.

Você pode achar modelos de briefing e de contratos [url="http://www.arteccom.com.br/webdesign/interna.asp?id=3"net"]Aqui[/url]


Espero ter ajudado ^_^

Edição feita por: Sky Walker, 22/07/2010, 11:02.

Posted Image

#3 Henrique Menegale

Henrique Menegale

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 23 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 17/08/2010, 19:25

Meu conselho? Não procure clientes :)

O maior erro que vejo da galerinha nova é logo depois de terminar o curso ou fazer alguns sites para aprendizado sair querendo encontrar vários clientes e pegar uma boa graninha.

Se for estudante, procure um estágio. Caso contrário, envie currículos para diversas agências e tente pegar uma vaguinha nem que vc ganhe muito pouco. Meu primeiro trabalho eu aceitei uma vaga com um salário ridículo, é duro no começo, mas o que vc vai aprender compensa muito. Não adianta querer sair vendendo sites se vc ainda não tem uma experiência real no mercado, vc pode até conseguir, mas vai acabar sendo um profissional mediano.

Procure SEMPRE estar aprendendo, se perceber que está empacado no emprego atual, busque outro. Lembro que quando sai desse meu primeiro emprego ali fui para outra agência web, dessa vez com muito mais experiência e achando que estava pronto para ir bem no mercado... grande engano. Lá conheci outros bons profissionais, e em 1 ano que fiquei na agência aprendi mais do que um amigo que ficou 4 na facul.

Mantenha seu foco em evoluir como profissional, não em encher os bolsos. Claro, o dinheiro é importante, mas sacrifícios são necessários para evolução e se vc não quer ser apenas mais um "web designer", corra atrás.

A grande dificuldade é encontrar o primeiro emprego em um bom local, depois vc vai ter trabalhos para mostrar e nunca mais irá escrever um currículo na sua vida(se estiver na área de criação).

Bom, essa é minha opinião, ela não é a verdade absoluta, mas eu realmente acho que se essa visão de que trabalhar com web é algo sério, e não "terminei curso vou trabalhar de casa", o mercado não estaria tão zuado como está hoje.

Aproveite que vc está começando, e vá pelo caminho "correto", não o mais fácil, mas o que irá te trazer beneficios a longo prazo.

#4 The Fhenix

The Fhenix

    >>> PS na Veia <<<

  • Usuários
  • 48 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:Web Designer, Photoshop, Corel Draw, Fireworks, Dreamweaver.....

Posted 09/11/2010, 16:19

Meu conselho? Não procure clientes :)

O maior erro que vejo da galerinha nova é logo depois de terminar o curso ou fazer alguns sites para aprendizado sair querendo encontrar vários clientes e pegar uma boa graninha.

Se for estudante, procure um estágio. Caso contrário, envie currículos para diversas agências e tente pegar uma vaguinha nem que vc ganhe muito pouco. Meu primeiro trabalho eu aceitei uma vaga com um salário ridículo, é duro no começo, mas o que vc vai aprender compensa muito. Não adianta querer sair vendendo sites se vc ainda não tem uma experiência real no mercado, vc pode até conseguir, mas vai acabar sendo um profissional mediano.

Procure SEMPRE estar aprendendo, se perceber que está empacado no emprego atual, busque outro. Lembro que quando sai desse meu primeiro emprego ali fui para outra agência web, dessa vez com muito mais experiência e achando que estava pronto para ir bem no mercado... grande engano. Lá conheci outros bons profissionais, e em 1 ano que fiquei na agência aprendi mais do que um amigo que ficou 4 na facul.

Mantenha seu foco em evoluir como profissional, não em encher os bolsos. Claro, o dinheiro é importante, mas sacrifícios são necessários para evolução e se vc não quer ser apenas mais um "web designer", corra atrás.

A grande dificuldade é encontrar o primeiro emprego em um bom local, depois vc vai ter trabalhos para mostrar e nunca mais irá escrever um currículo na sua vida(se estiver na área de criação).

Bom, essa é minha opinião, ela não é a verdade absoluta, mas eu realmente acho que se essa visão de que trabalhar com web é algo sério, e não "terminei curso vou trabalhar de casa", o mercado não estaria tão zuado como está hoje.

Aproveite que vc está começando, e vá pelo caminho "correto", não o mais fácil, mas o que irá te trazer beneficios a longo prazo.


Caro Ruan,

o amigo Henrique disse tudo, o melhor para você que esta iniciando, é se tornar um profissional, e para isso busque um estágio onde você vai aprender realmente o que é a profissão, onde vai tirar muitas de suas dúvidas, onde vai migrar dentro de diversas áreas da agência, para assim poder trabalhar como um freelancer de maior respeito dentro do mercado, onde as agências vão te procurar e até mesmo os clientes...

Mas como frisou o amigo Henrique, se prepare para o sacrifício, mas no final a recompensa vai valer a pena.
Eu não sei tudo, mais todo dia aprendo um pouco mais daquilo que sei!

#5 Renato Russano

Renato Russano

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Design
    Programação
    Parcerias
    Freelancers

Posted 06/12/2010, 10:41

Crie um portifólio ou uma home page onde você possa introduzir teus trabalhos.

Tente sempre ser organizado, tenha um bom ciclo de amigos e mande fazer alguns cartões de visitas bem encrementados, depois disso é só esperar o tempo.

Eu comecei a 6 anos atrás me apresentando a clientes de camisa hering branca e calça jeans, cobrava R$ 25,00 em 1 cartão de visita, hoje me apresento de terno e gravata, levo notebook, projetor, sistemas, pasta personalizada, cartão estilizado e cobro R$250,00 por cartão de visita.

PS: nunca fiz curso.

Deu certo comigo, porque não pode dar certo com você? Claro que não foi fácil, eu tive que ralar muito, sai muitas vezes no prejuizo e sei que ainda não sou um bom profissional, afinal ainda não estou fechando negocios de R$50.000,00.

Outra dica boa para você é ter um papel timbrado, mesmo que preto e branco e feito numa empresora de casa, lembre-se que não existe vitória sem sacrificio e que não existe bonus sem onus.

E para finalizar, quando precisar de ajuda procure freelancers, pague, troque, faça o que for preciso, mas tente mostrar ao teu cliente que ele é importante e que você tem equipe mesmo que não tenha, mas nunca leve-os com você nas reuniões, você é o chefe.

Contrato de trabalho ajuda muito, o ultimo negocio que fechei foi uma escola de idiomas, não sei nada de programação, mas sei tipografar, então bolei um plano master sem ter um bom programador, dei o prazo assinamos contrato, recebi e o site esta no ar, porque assim que sai da reunião corri para as faculdades atras de programadores iniciantes ou amigos programadores, para reduzir o custo pedi a cada um deles sem que soubessem que fizessem uma parte do sistema, assim diminui o custeio, o trabalho e depois só corrigi alguns erros e juntei as partes.

Serviço completo, satisfação total do cliente e eu paguei 50% menos do que pagaria a um programador.

Boa aparencia, boa dicção, ter trabalhos para apresentar, ideias, ser carismatico é metade do caminho, o resto voce viu acima. Lembre-se seeeempre vista-se bem. É fundamental.

Abraços,
Supremacia é vencer o inimigo sem lutar
Posted Image




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq