Jump to content


Photo

O Que Devo "Ter" Para Começar Programar Em Php?


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 Matheus Batera

Matheus Batera

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Tupã/SP

Posted 03/03/2010, 10:57

Ola pessoal, acabo de fazer meu cadastro aqui no wm, e se estiver fazendo essa pergunta em lugar errado, me desculpem. Bem é o seguinte, faço faculdade de S.I e agora tô querendo começar a pogramar para Web. Tenho um certo conhecimento em lógica de programação, e tava em dúvida primeiro em qual linguagem começar pra programar web, pensei em java, mas depois me falaram que pra começar era melhor PHP e que também é mais usada. Bom, sou novato e tem uns termos que não entendo. o Xampp é tipo um servidor de tudo o que eu preciso ter pra iniciar em PHP ou to errado? ele é que nem o easy php? e as IDE's, qual eu devo utilizar para programar? Tô acustomado com linguagens do tipo pascal e C que é o que ja vi na facul, mas pra web nao sei quase nada!

Espero que entendam minha pergunta, e me ajudem!
obrigado.. abraço a todos!

#2 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 03/03/2010, 12:50

Olá, Matheus, bem-vindo ao forum.

Ah, beleza, lógica de programação é interessante.

Pelas tuas perguntas, acho que você só está interessado em que ambiente deverá trabalhar.

Bem, eu utilizo algumas ferramentas, outros utilizam outras. Isso vai depender de cada caso.

Tem gente que programa no bom e velho "Bloco de Notas"
Tem gente que usa o DreamWeaver.

Já eu utilizo linux, então tenho que usar outras ferramentas, disponíveis ou não em plataforma Win.

Já programei PHP no Bluefish, que é um editor interessante para o linux, já usei o Gedit, também de linux, o Notepad++ no Windows, já tentei utilizar o Dreamweaver...

Acredito que deva ir experimentando. Assim que achar uma ferramenta que goste, aprenda o máximo sobre ela e a utilize sempre.

Isso para editores. Alguns terão completador de código, outros não, etc, etc...

Pacotes com os nomes LAMP, WAMP, etc são bons para iniciar, já que eles instalam tudo.

L e W são de Linux e Windows. A é Apache, M = mySQL e P = PHP

O básico para rodar scripts PHP é apenar um servidor com suporte ao mesmo, como o Apache.

Quando se aprofundar mais, aí sim você olhará para o mySQL, que é um servidor de banco de dados, entre outras coisas.

Ufa, acho que é isso. O importante em qualquer aprendizado é ter vontade de aprender e correr atrás. Comece com scripts básicos, dê uma olhada aqui no forum para ir tirando suas dúvidas, etc.

Boa jornada!
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?

#3 Renan L. Queiroz

Renan L. Queiroz

    Mestre

  • Usuários
  • 690 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 04/03/2010, 10:44

A partir do informado pelo nosso colega Dark de uma pesquisada no fórum de PHP também, irá encontrar muita coisa!!

Edição feita por: Renan L. Queiroz, 04/03/2010, 10:47.

Especialidade: Desenvolvimento e Banco de Dados.


Este post lhe ajudou? Agradeça: Posted Image


#4 MBA

MBA

    24 Horas

  • Usuários
  • 412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte
  • Interesses:Desenvolvimento WEB

Posted 04/03/2010, 11:49

Bom dia amigo,
Bem vindo ao fórum.

O servidor para rodar as aplicações vai depender do SO.
No caso do Windows eu usava o EasyPHP mas não sei te falar se é o melhor.

O banco de dados eu recomendo o MySQL. É o mais usado em PHP e é um dos mais poderosos.

Documentação PHP você encontra no www.php.net

IDE que eu uso (e sempre recomendo) é o NetBeans.
Além de PHP ele também tem interface para muitas outras linguagens o que facilita a vida (Principalmente de estudantes)

No mais é estudar e estudar!
Por mais que muitos falem, PHP não é fácil..

Boa sorte e espero te ver, daqui a pouco, ajudando o pessoal no fórum e contribuindo! =D
Abraços e até a próxima.
Mateus Antunes
Mateus Antunes
MBASistemas

#5 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 04/03/2010, 12:04

No mais é estudar e estudar!
Por mais que muitos falem, PHP não é fácil..

Programação em si não é fácil, já dizia Bryan Woods: http://writing.bryanwoods4e.com/

No mais é isto: aprendizado sem fim. Aquele que pára de aprender fica para trás.

Pretendo me graduar em Engenharia de Software ou até mesmo Sistemas de Informação (ainda não decidi) e, putz, vou precisar de muita dedicação... É muita coisa! :|

[]’sAté mais




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq