Jump to content


Photo

Duvidas Sobre Conexao E Acesso Ao Banco


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Rafael Rocha

Rafael Rocha

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 19 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/11/2009, 16:26

Olá galera, estou com algumas duvidas e ja li bastante coisa sobre elas porem em cada lugar fala uma coisa diferente. Bom vamos lá, estou montando um sisitema web para uma cidade do rio de janeiro onde alunos de varias escolas entraram simultaneamente para trocarem informaçoes, estou me referindo a acessos simultaneos na casa de 1000 pessoas a cada duas horas... ou seja meio dia teram 1000 pessoas no site as 2 da tarde terao + 1000 e asism por diante. ou seja o pico inicial de acesso chegará a 1000... ok acho q deu para entender né? heheheh

Vou mostar o sistema em php e mySQL, aqui vao minhas perguntas:

1) será q o mySQL suporta esse numero de acessos simultaneos?
2) eu li na internete que ficar abrindo e fechando conexoes com o banco de dados toda hora é ruim que o idela é abrir e deix-la aberta isso é verdade?
3) li que o ideal é evitar o máximo possível query e conexao com o banco para nao sobrecarrega-lo, com isso pensei em fazer o seguinte: há no banco uma tabela onde tem os cadastros dos alunos, há cerca de 30 informaões dos alunos, (entre eles nome, telefone, endereco...) como toda hora eu vou precisar dessas informaçoes pensei em pega-las uma vez e joga-las em uma session, quando o aluno logar-se eu vou ao banco e pegos essas informaçoes e jogo em 30 session... ai minha dúvida: é valido essa alternativa? é melhor salvar em session ou ir no banco toda hora (lembrando que serão 1000 acessos simultaneos)? meu objetivo é nao deixar o banco sobrecarregado + será q dessa forma eu resolveria meu problema? pq as paginas php`s ficariam pesadas com tantas sessions ( nao sei posso esta falando besteira).
4) será q o melhor plano de servidores como locaweb é o suficiente ou o ideal é ter um servidor dedicado?

bom e a outra ideia de soluçao que tive e q gostaria de confirmar se é valida e se realmente faz diferenca é a seguinte:

uma das áreas mas utilizadas do site sera uma parte parecida com loja online ( porem só de procura) onde todos os alunos vao cadastrar informacoes e outros alunos poderam procurar por essas informaçoes (isso ao mesmo tempo), lembrando que são mas de 1000 pessoas ao memso tempo, e dessa forma tentando evitar um numero mt grande de query e conexoes pensei em fazer da seguinte forma: no site hávera um banco principal onde estao cadastrados todos os itens que serão buscados, quando as pessoas fizerem um busca, será nesse banco que irao procurar até ai tudo bem, so q para evitar mt acessos nesse banco (pois haverá busca e cadastro nesse banco) pensei em fazer da seguinte forma quando forem cadastrar um item, as informacoes vao para outro banco secundario, e quando tiver no fim do dia eu atualizo as infromaçoes de um banco para o outro, ou seja, o que elas cadastraram no dia só serao encontrados no dia seguinte, com isso eu iria evitar querys e conexoes toda hora nesse banco principal quando fosse cadastrado um item novo e assim eu mesmo faria isso com uma unica conexao e quando o movimento no site fosse + fraco....
a duvida é: será q vale apena? tera alguma diferenca fazer isso ou é a memsa coisa?

bom gostaria que fosse postados tb informacoes adicionais para otimizar o banco que possa me ajudar...
vlww galera fico no aguardo




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq